Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a autoestima, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a educação Infantil, assinale a alternativa correta.
A autoestima que a criança aos poucos desenvolve é, em grande parte, interiorização da estima que se tem por ela e da confiança da qual é alvo. Disso, resulta a necessidade de o adulto confiar e acreditar na capacidade de todas as crianças com as quais trabalha.
A postura corporal, somada à linguagem gestual, verbal etc., do adulto transmite informações, muitas vezes errôneas, às crianças, dificultando assim formas particulares e significativas de estabelecer vínculos com elas.
É importante criar situações educativas para que, dentro dos limites impostos pela vivência em coletividade, cada criança possa ter respeitados os seus hábitos, ritmos e preferências individuais. Da mesma forma, ouvir as falas das crianças, compreendendo o que elas estão querendo comunicar e ensinando a forma correta, fortalece a sua autoconfiança.
O processo de construção da autoconfiança envolve avanços e retrocessos. As crianças podem fazer birra diante de frustrações, demonstrar sentimentos como vergonha e medo ou ter pesadelos, necessitando de apoio e compreensão dos pais e professores. O adulto deve ter em relação a elas uma atitude contundente, para que estas atitudes não se repitam e a criança não passe a considerá-las corretas.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Com o movimento de integração de serviços da escola, evitam-se distanciamentos e fronteiras que delimitam princípios, processos e ações, acompanha-se, também, a valorização de Projeto Político-Pedagógico, que é o documento integrado e integrador das práticas e de seus fundamentos. Nesse contexto escolar dinâmico e integrado, inserem-se as concepções e as práticas conjuntas de:
supervisão e orientação escolar.
direção e supervisão escolar.
coordenação e supervisão escolar.
supervisão e inspeção escolar.
orientação e inspeção escolar.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O transtorno de aprendizagem relacionado a fatores internos constitui:
causa
doença.
sintoma.
debilidade mental.
reação.
Vários foram os estudiosos que se destacaram na história da educação. A partir de seus legados formaram- se algumas tendências pedagógicas. Sendo assim, podemos dizer que a tendência pedagógica que tem seu método baseado na facilitação da aprendizagem, seus conteúdos fundamentam-se na busca do conhecimento pelos próprios alunos e um dos seus ícones é Carl Rogers é:
A Tendência Liberal Renovadora Progressiva;
A Tendência Liberal Renovadora Não-Diretiva;
A Tendência Progressista Libertadora;
A Tendência Progressista Libertária;
A Tendência Progressista Crítico Social dos Conteúdos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Aavaliação da aprendizagem escolar faz-se presente no planejamento escolar, estando no processo de ensino-aprendizagem, em todas as suas etapas. Portanto:
a avaliação não se encerra com a qualificação do estado em que está o educando ou estão os educandos. Ela obriga a decisão, não é neutra. Só se completa com a possibilidade de indicar caminhos mais adequados e mais satisfatórios para uma ação que estáemcurso.
um dos objetivos da avaliação é a qualidade de vida para o educando, exigindo uma prática diagnosticadora voltada para a seleção dos melhores alunos, aqueles que se revelam automotivados sujeitos do bom desempenho.
quando se organiza o plano de curso, pelo seu caráter anual, o docente deve prever várias estratégias de avaliação, desde a autoavaliação até a coletiva. Devem ser aplicados instrumentos variados, com base na aprendizagem de definições memorizadas automaticamente.
no primeiro dia de aula, todos os professores devem aplicar testes padronizados como procedimento de aferição inicial. Após sua aplicação, dividir a turma em três grupos: os possíveis alunos que aprenderão; os que aprenderão com dificuldades; os que jamais aprenderão.
se a avaliação está presente em todas as etapas do ensino, devem ser utilizados instrumentos avaliativos objetivos porque facilitarão aos professores a sua correção, como também a comparação entre os alunos, detectando os bons alunos.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Assim sendo, para criar um relacionamento participativo entre a família e a instituição escolar e como parte de uma ética de trabalho, os gestores deveriam ter como objetivos:
acolher e inserir em seus projetos pedagógicos as diferentes culturas da comunidade a qual servem e realizar formalmente julgamentos moralistas ou preconceituosos sobre hábitos e valores da clientela.
reconhecer a importância de inserir o conhecimento familiar nos projetos educativos e dialogar continuamente com os pais sobre o cotidiano da criança na instituição.
delegar aos professores a tarefa de estabelecer a comunicação entre a instituição escolar e a família e instruir funcionários para disseminar, junto aos pais, os padrões da educação escolar.
valorizar o modelo nuclear como arranjo único de família e mais adequado para o desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
São princípios que devem nortear a organização do currículo na Educação Infantil
continuidade e integração.
sistematização e descontinuidade.
integração e diretividade.
diretividade e diversidade.
diversidade e sistematização.
Sobre letramento, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto em que a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno. ( ) A entrada da pessoa no mundo da escrita se dá pela aprendizagem de toda a complexa tecnologia envolvida no aprendizado do ato de ler e escrever. ( ) O nível de letramento é determinado pela variedade de gêneros de textos escritos que a criança reconhece.V/ F/ V
F/ V/ F
V/ V/ F
V/ V/ V
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Uma criança que apresente dispraxia, possui imaturidade no desenvolvimento do(a):
medula espinhal.
região parietal.
lobo frontal.
lobo occipital.
ventrículo.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em relação à organização do trabalho em sala de aula, Vasconcellos afirma que o trabalho com projetos tem se revelado como uma estratégia bastante interessante no sentido de superar os vícios da educação bancária.... Segundo o autor, isso ocorre porque, no trabalho com projetos didáticos,
ainda que os desafios colocados para os alunos sejam impossíveis de serem atingidos, sua importância está na motivação que proporciona.
os temas escolhidos pelo professor são trabalhados pela turma tendo em vista a transmissão de um rico patrimônio cultural.
para que o aluno aprenda os conteúdos do programa, o projeto deve se tornar uma simples estratégia de motivação.
parte-se de temas que são de interesse da turma e a metodologia é bastante ativa.
desconsidera-se a vinculação do trabalho por projeto com a intencionalidade do trabalho educativo como um todo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...