Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Pensar que a família determina o problema de aprendizagem de um dos seus integrantes é pensar emtermos de causalidade:

  • A.

    linear

  • B.

    circular

  • C.

    linear-circular

  • D.

    circular-linear

  • E.

    circularidade causal.

NÃO incumbe aos estabelecimentos de ensino:

  • A.

    Articular-se com as famílias e a comunidade, integrando a sociedade com a escola.

  • B.

    Recensear a população em idade escolar para o ensino fundamental e os jovens e adultos que a ele não tiveram acesso.

  • C.

    Elaborar e executar sua própria proposta pedagógica.

  • D.

    Administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros.

A escola, por si, não forma cidadãos, mas pode preparar, instrumentalizar e proporcionar condições para que seus alunos possam apropriar-se dos conhecimentos, firmar-se e construir sua cidadania. Para cumprir essa função social, a escola precisa:

I. buscar sua autonomia e competência, como espaço de decisão e apropr iação de conhecimentos e habilidades significativas.

II. diminuir a repetência e aumentar a permanência das crianças e adolescentes na escola, revendo a avaliação que nela se processa, bem como discutir e adotar uma política de inclusão escolar.

III. proporcionar condições para o uso de tecnologias educacionais no processo ensino-aprendizagem, voltado para a produção e apropriação do conhecimento.

IV. aprofundar a discussão sobre uma escola pública de qualidade, como aspecto essencial para o efetivo cumprimento de sua função social.

Estão corretas as afirmativas:

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    Apenas II e IV.

  • C.

    Apenas I, II e III.

  • D.

    Apenas I e IV.

  • E.

    Apenas I e II.

No final do primeiro semestre de 1997, o MEC divulgou um documento denominado (proposta inicial dos procedimentos a serem seguidos):

  • A.

    Plano Decenal de Educação.

  • B.

    Plano de Desenvolvimento de Competências.

  • C.

    Plano Nacional de Desenvolvimento.

  • D.

    Plano deAção para a Educação.

  • E.

    Plano Nacional de Educação.

Sobre o meio ambiente, analise as assertivas abaixo.

I. Uma excelente oportunidade para que a criança aprenda a preservar o meio ambiente é ensiná-la como plantar alguma semente, cuidar da plantinha, e acompanhar o crescimento.

II. Cabe à escola garantir situações em que os alunos possam pôr em prática sua capacidade de atuação. O fornecimento das informações, a explicitação e discussão das regras e normas da escola, a promoção de atividades que possibilitem uma participação concreta dos alunos, desde a definição do objetivo, dos caminhos a seguir para atingi-los, da opção pelos materiais didáticos a serem usados, dentro das possibilidades da escola, são condições para a construção de um ambiente democrático e para o desenvolvimento da capacidade de intervenção na realidade.

III. A estrutura da escola, a ação dos outros integrantes do espaço escolar devem contribuir na construção das condições necessárias à desejada formação mais atuante e participativa do cidadão.

IV. As atividades de educação ambiental dos professores são consideradas no âmbito do aprimoramento de sua cidadania, e não como algo inédito de que eles ainda não estejam participando. Afinal, a própria inserção do indivíduo na sociedade implica algum tipo de participação, de direitos e deveres com relação ao ambiente.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e IV, apenas.

  • B.

    II e IV, apenas.

  • C.

    I, II, III e IV.

  • D.

    I e III, apenas.

A exigência legal de definição de padrões mínimos de qualidade da educação traduz a necessidade de reconhecer que a sua avaliação se associa à ação planejada, coletivamente, pelos sujeitos da escola. Para que se concretize a educação escolar, exige-se um padrão mínimo de insumos, que tem como base um investimento com valor calculado das despesas essenciais ao desenvolvimento dos processos e procedimentos formativos, que levem, gradualmente, a uma educação integral, dotada de qualidade social. Dos padrões listados a seguir, assinale o que NÃO é previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica:

  • A.

    Creches e escolas que possuam condições de infraestrutura e adequados equipamentos.

  • B.

    Professores qualificados com remuneração adequada e compatível com a de outros profissionais com igual nível de formação, em regime de trabalho de 40 (quarenta) horas em tempo integralemuma mesma escola.

  • C.

    Definição de uma relação adequada entre o número de alunos por turma e por professor, que assegure aprendizagens relevantes.

  • D.

    Pessoal de apoio técnico e administrativo que responda às exigências do que se estabelece no Projeto Político-Pedagógico.

  • E.

    Proposta Pedagógica da Educação Infantil prevendo formas para garantir a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, respeitando as especificidades etárias, com antecipação de conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental.

Pode-se descrever a hipoacomodação como:

  • A.

    pobreza de contato com o objeto, déficit lúdico e criativo.

  • B.

    pobreza de contato com a subjetividade, falta de iniciativa.

  • C.

    dificuldade na internalização da imagem, falta de estimulação.

  • D.

    predomínio da subjetivação.

  • E.

    ludicidade exacerbada.

Levando em consideração alguns estudos sobre a organização e gestão escolar e a observação de experiências levadas a efeito nos últimos anos, Libâneo et al apresentam quatro diferentes concepções de gestão.

•________ : considera como elemento prioritário na análise dos processos de organização e gestão os significados subjetivos, as intenções e a interação das pessoas.

•________ : baseia-se na responsabilidade coletiva, na ausência de direção centralizada e na acentuação da participação direta e por igual de todos os membros da instituição.

•________ : baseia-se na relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe.

•________ : baseia-se na hierarquia de cargos e de funções, nas regras e nos procedimentos administrativos, para a racionalização do trabalho e a eficiência dos serviços escolares.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

  • A.

    Técnico-científica ... Autogestionária ... Interpretativa ... Democrático-participativa

  • B.

    Democrático-participativa ... Autogestionária ... Interpretativa ... Técnico-científica

  • C.

    Interpretativa ... Autogestionária ... Democrático- -participativa ... Técnico-científica

  • D.

    Autogestionária ... Democrático-participativa ... Técnico-científica ... Interpretativa

  • E.

    Democrático-participativa ... Interpretativa ... Autogestionária ... Técnico-científica

O distúrbio de déficit de atenção afeta cerca de 10% da população infantil. Encontre a alternativa que revele uma característica básica desse déficit:

  • A.

    diminuição da atenção dirigida a uma atividade.

  • B.

    humor sem variação.

  • C.

    apresenta invariavelmente hiperatividade.

  • D.

    a criança não apresenta impulsividade.

  • E.

    foco em uma atividade perdendo a noção do contexto geral.

A escola e seus atores precisam repensar sua ação e conhecer as expectativas e necessidades dos seus alunos a fim de definir:

  • A.

    o papel dos pais;

  • B.

    as prioridades na formação dos alunos;

  • C.

    as medidas de controle da educação;

  • D.

    as normas de aceitação da autoridade constituída;

  • E.

    os papéis de cada um em seu grupo etário.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...