Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Pensar que a família determina o problema de aprendizagem de um dos seus integrantes é pensar emtermos de causalidade:
linear
circular
linear-circular
circular-linear
circularidade causal.
NÃO incumbe aos estabelecimentos de ensino:
Articular-se com as famílias e a comunidade, integrando a sociedade com a escola.
Recensear a população em idade escolar para o ensino fundamental e os jovens e adultos que a ele não tiveram acesso.
Elaborar e executar sua própria proposta pedagógica.
Administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A escola, por si, não forma cidadãos, mas pode preparar, instrumentalizar e proporcionar condições para que seus alunos possam apropriar-se dos conhecimentos, firmar-se e construir sua cidadania. Para cumprir essa função social, a escola precisa:
I. buscar sua autonomia e competência, como espaço de decisão e apropr iação de conhecimentos e habilidades significativas.
II. diminuir a repetência e aumentar a permanência das crianças e adolescentes na escola, revendo a avaliação que nela se processa, bem como discutir e adotar uma política de inclusão escolar.
III. proporcionar condições para o uso de tecnologias educacionais no processo ensino-aprendizagem, voltado para a produção e apropriação do conhecimento.
IV. aprofundar a discussão sobre uma escola pública de qualidade, como aspecto essencial para o efetivo cumprimento de sua função social.
Estão corretas as afirmativas:
I, II, III e IV.
Apenas II e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas I e IV.
Apenas I e II.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
No final do primeiro semestre de 1997, o MEC divulgou um documento denominado (proposta inicial dos procedimentos a serem seguidos):
Plano Decenal de Educação.
Plano de Desenvolvimento de Competências.
Plano Nacional de Desenvolvimento.
Plano deAção para a Educação.
Plano Nacional de Educação.
Sobre o meio ambiente, analise as assertivas abaixo.
I. Uma excelente oportunidade para que a criança aprenda a preservar o meio ambiente é ensiná-la como plantar alguma semente, cuidar da plantinha, e acompanhar o crescimento. II. Cabe à escola garantir situações em que os alunos possam pôr em prática sua capacidade de atuação. O fornecimento das informações, a explicitação e discussão das regras e normas da escola, a promoção de atividades que possibilitem uma participação concreta dos alunos, desde a definição do objetivo, dos caminhos a seguir para atingi-los, da opção pelos materiais didáticos a serem usados, dentro das possibilidades da escola, são condições para a construção de um ambiente democrático e para o desenvolvimento da capacidade de intervenção na realidade. III. A estrutura da escola, a ação dos outros integrantes do espaço escolar devem contribuir na construção das condições necessárias à desejada formação mais atuante e participativa do cidadão. IV. As atividades de educação ambiental dos professores são consideradas no âmbito do aprimoramento de sua cidadania, e não como algo inédito de que eles ainda não estejam participando. Afinal, a própria inserção do indivíduo na sociedade implica algum tipo de participação, de direitos e deveres com relação ao ambiente. É correto o que se afirma emI, II e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e III, apenas.
A exigência legal de definição de padrões mínimos de qualidade da educação traduz a necessidade de reconhecer que a sua avaliação se associa à ação planejada, coletivamente, pelos sujeitos da escola. Para que se concretize a educação escolar, exige-se um padrão mínimo de insumos, que tem como base um investimento com valor calculado das despesas essenciais ao desenvolvimento dos processos e procedimentos formativos, que levem, gradualmente, a uma educação integral, dotada de qualidade social. Dos padrões listados a seguir, assinale o que NÃO é previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica:
Creches e escolas que possuam condições de infraestrutura e adequados equipamentos.
Professores qualificados com remuneração adequada e compatível com a de outros profissionais com igual nível de formação, em regime de trabalho de 40 (quarenta) horas em tempo integralemuma mesma escola.
Definição de uma relação adequada entre o número de alunos por turma e por professor, que assegure aprendizagens relevantes.
Pessoal de apoio técnico e administrativo que responda às exigências do que se estabelece no Projeto Político-Pedagógico.
Proposta Pedagógica da Educação Infantil prevendo formas para garantir a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, respeitando as especificidades etárias, com antecipação de conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Pode-se descrever a hipoacomodação como:
pobreza de contato com o objeto, déficit lúdico e criativo.
pobreza de contato com a subjetividade, falta de iniciativa.
dificuldade na internalização da imagem, falta de estimulação.
predomínio da subjetivação.
ludicidade exacerbada.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Levando em consideração alguns estudos sobre a organização e gestão escolar e a observação de experiências levadas a efeito nos últimos anos, Libâneo et al apresentam quatro diferentes concepções de gestão.
________ : considera como elemento prioritário na análise dos processos de organização e gestão os significados subjetivos, as intenções e a interação das pessoas.
________ : baseia-se na responsabilidade coletiva, na ausência de direção centralizada e na acentuação da participação direta e por igual de todos os membros da instituição.
________ : baseia-se na relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe.
________ : baseia-se na hierarquia de cargos e de funções, nas regras e nos procedimentos administrativos, para a racionalização do trabalho e a eficiência dos serviços escolares.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
Técnico-científica ... Autogestionária ... Interpretativa ... Democrático-participativa
Democrático-participativa ... Autogestionária ... Interpretativa ... Técnico-científica
Interpretativa ... Autogestionária ... Democrático- -participativa ... Técnico-científica
Autogestionária ... Democrático-participativa ... Técnico-científica ... Interpretativa
Democrático-participativa ... Interpretativa ... Autogestionária ... Técnico-científica
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O distúrbio de déficit de atenção afeta cerca de 10% da população infantil. Encontre a alternativa que revele uma característica básica desse déficit:
diminuição da atenção dirigida a uma atividade.
humor sem variação.
apresenta invariavelmente hiperatividade.
a criança não apresenta impulsividade.
foco em uma atividade perdendo a noção do contexto geral.
A escola e seus atores precisam repensar sua ação e conhecer as expectativas e necessidades dos seus alunos a fim de definir:
o papel dos pais;
as prioridades na formação dos alunos;
as medidas de controle da educação;
as normas de aceitação da autoridade constituída;
os papéis de cada um em seu grupo etário.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...