Questões de Pedagogia

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Segundo o Artigo 13 da LDBEN n° 9.394/96, os docentes incumbir-se-ão de:

I. Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

II. Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

III. Promover a aprendizagem dos alunos.

IV. Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.

  • A.

    Apenas II e IV estão corretas.

  • B.

    Apenas I e III estão corretas.

  • C.

    Apenas I, II e IV estão corretas.

  • D.

    Apenas I e II estão corretas.

  • E.

    Apenas I e IV estão corretas.

O processo de leitura e escrita precisa ser estimulado na escola, pois

  • A.

    um mundo inteiramente novo, repleto de descobertas, encantamento e diversão se descortinará, alicerçada no prazer que só a leitura é capaz de proporcionar.

  • B.

    o papel desta é fundamental neste processo. Contudo, o professor não tem tempo hábil para despertar em seus alunos o prazer da leitura, e, na maioria das vezes, as condições não permitem.

  • C.

    o País ainda sofre com deficiências no ensino público e com o alto índice de analfabetos funcionais (aqueles que, embora tenham aprendido a decodificar a escrita, não desenvolveram a habilidade de interpretação de texto), qualquer iniciativa que vise a transformar brasileiros em leitores é extremamente bem-vinda, mas nas escolas a prioridade é lançar conteúdos.

  • D.

    o professor não tem como criar ofertas múltiplas e instigantes de leitura nas escolas.

A interdisciplinaridade e a contextualização devem assegurar a transversalidade do conhecimento de diferentes disciplinas e eixos temáticos, perpassando todo o currículo e propiciando a interlocução entre os saberes e os diferentes campos do conhecimento. Sobre a interdisciplinaridade e a contextualização, é correto afirmar que:

I. a interdisciplinaridade, nas suas mais variadas formas, partirá do princípio de que todo conhecimento mantém um diálogo permanente com outros conhecimentos, que pode ser de questionamento , de negação , d e complementação, de ampliação, de iluminação de aspectos não distinguidos.

II. a interdisciplinaridade tem como ponto de partida o reconhecimento dos direitos humanos e dos deveres e direitos da cidadania, visando à constituição de identidades que busquem e pratiquem a igualdade no acesso aos bens sociais e culturais, o respeito ao bem comum, o protagonismo e a responsabilidade nos âmbitos público e privado, o combate a todas as formas discriminatórias e o respeito aos princípios do Estado de Direito na forma do sistema federativo e do regime democrático e republicano.

III. a contextualização deverá substituir a repetição e a padronização, estimulando a criatividade, o espírito inventivo, a curiosidade pelo inusitado e a afetividade, bem como facilitar a constituição de identidades capazes de suportar a inquietação, conviver com o incerto e o imprevisível, colher e conviver com a diversidade, valorizar a qualidade, a delicadeza, a sutileza, as formas lúdicas e alegóricas de conhecer o mundo e fazer do lazer, da sexualidade e da imaginação um exercício de liberdade responsável.

IV. as es colas deverão obser var que a contextualização acontece na situação de ensino e aprendizagem, quando o conhecimento é transposto da situação em que foi criado, inventado ou produzido, e, por causa dessa transposição didática, deve ser relacionado com a prática ou a experiência do aluno a fim de adquirir significado.

V. tanto a interdiscipl inar idade como a contextualização buscam superar dicotomias entre o mundo da moral e o mundo da matéria, o público e o privado, para constituir identidades sensíveis e igualitárias no testemunho de valores de seu tempo, praticando um humanismo contemporâneo, pelo reconhecimento, respeito e acolhimento da identidade do outro e pela incorporação da solidariedade , da responsabilidade e da reciprocidade comoorientadoras de seus atos na vida profissional, social, civil e pessoal.

Entre as alternativas abaixo, assinale:

  • A.

    Apenas I e III estão corretas.

  • B.

    Apenas II e III estão corretas.

  • C.

    Apenas I e IV estão corretas.

  • D.

    Apenas II e IV estão corretas.

  • E.

    Apenas Vestá correta.

Acriança na fase perceptivo motora é capaz de:

  • A.

    realizar operações formais.

  • B.

    compreender o mundo por processos cognitivos.

  • C.

    compreender a relação espacial e temporal.

  • D.

    realizar comparação e analise sistemática.

  • E.

    epigênise da identidade.

  • A.

    I – a; II – e; III – d; IV – c; V – b.

  • B.

    I – c; II – a; III – d; IV – e; V – b.

  • C.

    I – b; II – e; III – c; IV – d; V – a.

  • D.

    I – d; II – c; III – a; IV – e; V – b.

  • E.

    I – a; II – b; III – c; IV – d; V – e.

Freud afirmou que a educação é uma tarefa impossível. Com essa afirmação ele defende a ideia de que a educação é uma tarefa:

  • A.

    irrealizável.

  • B.

    fadada ao fracasso.

  • C.

    que não pode ser realizada integralmente.

  • D.

    que só pode ser realizada se for integrada com a psicanálise.

  • E.

    impraticável.

A imagem abaixo mostra uma cena que, infelizmente, está se tornando rotina nas escolas de todo o mundo. Para combater esse tipo de violência na escola é preciso que:

I. a escola exercite do bom relacionamento;

II. a escola cultive da paz no ambiente;

III. a escola faça um projeto de conscientização junto, somente, aos alunos para combater a violência escolar;

IV. a escola faça um projeto de conscientização junto a comunidade escolar para combater essa violência.

Estão corretos os itens:

  • A.

    I e II, apenas;

  • B.

    I e III, apenas;

  • C.

    I e IV, apenas;

  • D.

    I, II e IV, apenas;

  • E.

    I, II, III e IV.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais , desenvolvidos para o Ensino Fundamental, destinam-se a todos os brasileiros e objetivam alcançar e fortalecer a formação da cidadania. A proposta para o trabalho com a ÉTICA preconiza conteúdos que priorizam o convívio escolar. São eles:

  • A.

    respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade.

  • B.

    justiça, indiferença, igualdade, diálogo e intolerância.

  • C.

    diálogo, igualdade, amor ao próximo e regras sociais.

  • D.

    solidariedade, individualismo, autonomia do sujeito e diálogo.

  • E.

    respeitabilidade, amor ao próximo, justiça coletiva e regras sociais.

Sobre alfabetização, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Recomenda-se alfabetizar letrando sem descuidar da especificidade do processo de alfabetização.

  • B.

    O aluno não precisa entender a tecnologia da alfabetização.

  • C.

    As convenções não precisam ser ensinadas e aprendidas, trata-se de um sistema de convenções com bastante complexidade.

  • D.

    O professor deve orientar parcialmente o estudante durante a aprendizagem, pois, além de decodificar letras e palavras, o aluno aprende toda uma tecnologia complexa: como segurar o lápis, escrever de cima pra baixo e da esquerda para a direita; escrever numa linha horizontal, sem subir ou descer, tarefas que requerem independência.

Compõem o Sistema Municipal de Ensino:

  • A.

    as instituições de ensino mantidas , respectivamente, pelo Poder Público Estadual e pelo Distrito Federal; as instituições de Educação Superior mantidas pelo Poder Público Municipal; as instituições de Ensino Fundamental e Médio, criadas e mantidas pela iniciativa privada, e os órgãos de educação estaduais e do Distrito Federal, respectivamente.

  • B.

    as instituições de ensino mantidas pela União; as instituições de Educação Superior, criadas e mantidas pela iniciativa privada, e os órgãos federais de educação.

  • C.

    as instituições do Ensino Fundamental, Médio e de Educação Infantil mantidas pelo Poder Público Municipal; as instituições de Educação Infantil, criadas e mantidas pela iniciativa privada, e os órgãos municipais de educação.

  • D.

    as instituições de ensino mantidas , respectivamente, pelo Poder Público Estadual e pelo Distrito Federal; as instituições de Educação Superior mantidas pelo Poder Público Municipal, as instituições de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio criadas e mantidas pela iniciativa privada.

  • E.

    as instituições de ensino mantidas , respectivamente, pelo Poder Público Estadual e pelo Distrito Federal; as instituições de Educação Superior mantidas pelo Poder Público Municipal, as instituições de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, criadas e mantidas pela iniciativa privada, além dos órgãos municipais de educação.

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