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Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Segundo o Artigo 13 da LDBEN n° 9.394/96, os docentes incumbir-se-ão de:
I. Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
II. Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
III. Promover a aprendizagem dos alunos.
IV. Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.
Apenas II e IV estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Apenas I, II e IV estão corretas.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas I e IV estão corretas.
O processo de leitura e escrita precisa ser estimulado na escola, pois
um mundo inteiramente novo, repleto de descobertas, encantamento e diversão se descortinará, alicerçada no prazer que só a leitura é capaz de proporcionar.
o papel desta é fundamental neste processo. Contudo, o professor não tem tempo hábil para despertar em seus alunos o prazer da leitura, e, na maioria das vezes, as condições não permitem.
o País ainda sofre com deficiências no ensino público e com o alto índice de analfabetos funcionais (aqueles que, embora tenham aprendido a decodificar a escrita, não desenvolveram a habilidade de interpretação de texto), qualquer iniciativa que vise a transformar brasileiros em leitores é extremamente bem-vinda, mas nas escolas a prioridade é lançar conteúdos.
o professor não tem como criar ofertas múltiplas e instigantes de leitura nas escolas.
A interdisciplinaridade e a contextualização devem assegurar a transversalidade do conhecimento de diferentes disciplinas e eixos temáticos, perpassando todo o currículo e propiciando a interlocução entre os saberes e os diferentes campos do conhecimento. Sobre a interdisciplinaridade e a contextualização, é correto afirmar que:
I. a interdisciplinaridade, nas suas mais variadas formas, partirá do princípio de que todo conhecimento mantém um diálogo permanente com outros conhecimentos, que pode ser de questionamento , de negação , d e complementação, de ampliação, de iluminação de aspectos não distinguidos.
II. a interdisciplinaridade tem como ponto de partida o reconhecimento dos direitos humanos e dos deveres e direitos da cidadania, visando à constituição de identidades que busquem e pratiquem a igualdade no acesso aos bens sociais e culturais, o respeito ao bem comum, o protagonismo e a responsabilidade nos âmbitos público e privado, o combate a todas as formas discriminatórias e o respeito aos princípios do Estado de Direito na forma do sistema federativo e do regime democrático e republicano.
III. a contextualização deverá substituir a repetição e a padronização, estimulando a criatividade, o espírito inventivo, a curiosidade pelo inusitado e a afetividade, bem como facilitar a constituição de identidades capazes de suportar a inquietação, conviver com o incerto e o imprevisível, colher e conviver com a diversidade, valorizar a qualidade, a delicadeza, a sutileza, as formas lúdicas e alegóricas de conhecer o mundo e fazer do lazer, da sexualidade e da imaginação um exercício de liberdade responsável.
IV. as es colas deverão obser var que a contextualização acontece na situação de ensino e aprendizagem, quando o conhecimento é transposto da situação em que foi criado, inventado ou produzido, e, por causa dessa transposição didática, deve ser relacionado com a prática ou a experiência do aluno a fim de adquirir significado.
V. tanto a interdiscipl inar idade como a contextualização buscam superar dicotomias entre o mundo da moral e o mundo da matéria, o público e o privado, para constituir identidades sensíveis e igualitárias no testemunho de valores de seu tempo, praticando um humanismo contemporâneo, pelo reconhecimento, respeito e acolhimento da identidade do outro e pela incorporação da solidariedade , da responsabilidade e da reciprocidade comoorientadoras de seus atos na vida profissional, social, civil e pessoal.
Entre as alternativas abaixo, assinale:
Apenas I e III estão corretas.
Apenas II e III estão corretas.
Apenas I e IV estão corretas.
Apenas II e IV estão corretas.
Apenas Vestá correta.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Acriança na fase perceptivo motora é capaz de:
realizar operações formais.
compreender o mundo por processos cognitivos.
compreender a relação espacial e temporal.
realizar comparação e analise sistemática.
epigênise da identidade.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
I a; II e; III d; IV c; V b.
I c; II a; III d; IV e; V b.
I b; II e; III c; IV d; V a.
I d; II c; III a; IV e; V b.
I a; II b; III c; IV d; V e.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Freud afirmou que a educação é uma tarefa impossível. Com essa afirmação ele defende a ideia de que a educação é uma tarefa:
irrealizável.
fadada ao fracasso.
que não pode ser realizada integralmente.
que só pode ser realizada se for integrada com a psicanálise.
impraticável.
A imagem abaixo mostra uma cena que, infelizmente, está se tornando rotina nas escolas de todo o mundo. Para combater esse tipo de violência na escola é preciso que:
I. a escola exercite do bom relacionamento;
II. a escola cultive da paz no ambiente;
III. a escola faça um projeto de conscientização junto, somente, aos alunos para combater a violência escolar;
IV. a escola faça um projeto de conscientização junto a comunidade escolar para combater essa violência.
Estão corretos os itens:
I e II, apenas;
I e III, apenas;
I e IV, apenas;
I, II e IV, apenas;
I, II, III e IV.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Os Parâmetros Curriculares Nacionais , desenvolvidos para o Ensino Fundamental, destinam-se a todos os brasileiros e objetivam alcançar e fortalecer a formação da cidadania. A proposta para o trabalho com a ÉTICA preconiza conteúdos que priorizam o convívio escolar. São eles:
respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade.
justiça, indiferença, igualdade, diálogo e intolerância.
diálogo, igualdade, amor ao próximo e regras sociais.
solidariedade, individualismo, autonomia do sujeito e diálogo.
respeitabilidade, amor ao próximo, justiça coletiva e regras sociais.
Sobre alfabetização, assinale a alternativa correta.
Recomenda-se alfabetizar letrando sem descuidar da especificidade do processo de alfabetização.
O aluno não precisa entender a tecnologia da alfabetização.
As convenções não precisam ser ensinadas e aprendidas, trata-se de um sistema de convenções com bastante complexidade.
O professor deve orientar parcialmente o estudante durante a aprendizagem, pois, além de decodificar letras e palavras, o aluno aprende toda uma tecnologia complexa: como segurar o lápis, escrever de cima pra baixo e da esquerda para a direita; escrever numa linha horizontal, sem subir ou descer, tarefas que requerem independência.
Compõem o Sistema Municipal de Ensino:
as instituições de ensino mantidas , respectivamente, pelo Poder Público Estadual e pelo Distrito Federal; as instituições de Educação Superior mantidas pelo Poder Público Municipal; as instituições de Ensino Fundamental e Médio, criadas e mantidas pela iniciativa privada, e os órgãos de educação estaduais e do Distrito Federal, respectivamente.
as instituições de ensino mantidas pela União; as instituições de Educação Superior, criadas e mantidas pela iniciativa privada, e os órgãos federais de educação.
as instituições do Ensino Fundamental, Médio e de Educação Infantil mantidas pelo Poder Público Municipal; as instituições de Educação Infantil, criadas e mantidas pela iniciativa privada, e os órgãos municipais de educação.
as instituições de ensino mantidas , respectivamente, pelo Poder Público Estadual e pelo Distrito Federal; as instituições de Educação Superior mantidas pelo Poder Público Municipal, as instituições de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio criadas e mantidas pela iniciativa privada.
as instituições de ensino mantidas , respectivamente, pelo Poder Público Estadual e pelo Distrito Federal; as instituições de Educação Superior mantidas pelo Poder Público Municipal, as instituições de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, criadas e mantidas pela iniciativa privada, além dos órgãos municipais de educação.
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