Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O pensamento multicultural tenta viabilizar uma educação que questione o modelo único, branco, masculino, heterossexual e ocidental que embasa discursos curriculares, monoculturais e dominante. Ao lidarmos com o múltiplo, estamos praticando um processo de aprendizagem que leva em conta e valoriza a:
uniformidade das identidades.
identidade e diferença.
perspectiva dominante da cultura.
hierarquização cultural.
síntese cultural.
O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO:
igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
gratuidade do ensino público em estabelecimentos públicos e privados;
valorização da experiência extraescolar;
coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar,em especial nas áreas de:
educação física e literatura brasileira.
educação ambiental e educação artística.
educação artística e de literatura e história brasileiras.
educação ambiental e educação física.
educação artística e educação física.
O trabalho com a linguagem oral, nas instituições de Educação Infantil, tem se restringido a algumas atividades, entre elas, as rodas de conversas. Apesar de serem organizadas com a intenção de desenvolver a conversa, caracterizam-se, em geral, por um monólogo com o professor, no qual as crianças são chamadas a responder em coro a uma única pergunta. Neste caso, deve-se
I. utilizar a linguagem oral para possibilitar comunicar ideias, pensamentos e intenções de diversas naturezas. II. através da linguagem influenciar o outro e estabelecer relações interpessoais. III. dialogar, é por meio do diálogo que a comunicação acontece. IV. considerar a linguagem oral como vocabulário, lista de palavras ou sentenças. É correto o que está contido emI, II e IV, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), considerando o papel social e político da educação infantil.
( ) As instituições de Educação Infantil constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial.
( ) As instituições de Educação Infantil devem ser reguladas e supervisionadas por órgão competente do sistema de ensino e submetidas a controle social.
( ) É dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção.
( ) É dever da família garantir a oferta de Educação Infantil de qualidade para seus filhos.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
V V V F
V V F V
V F V V
F F V F
F F F F
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Osujeito vygotskyano é:
unicamente histórico.
passivo
eminentemente cultural.
puramente social.
ativo.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Técnicas projetivas procuram avaliar o aluno no seguinte aspecto:
inteligência
cognição.
afetividade
assimilação.
transcendência.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), marque a resposta INCORRETA:
São elaborados pelo MEC e colocados à disposição das escolas, visando à melhoria da educação,emtodo o país.
É uma proposta governamental que impõe um modelo curricular único.
Sugere a adequação do currículo escolar à realidade educacional e à peculiaridade da clientela que atende.
Os temas transversais dos PCNs tratam da interdisciplinaridade, como proposta de estabelecer comunicação entre as disciplinas escolares.
Uma de suas funções é orientar e garantir a coerência das políticas de melhoria da qualidade de ensino.
Em relação à avaliação, assinale a alternativa correta.
A avaliação representa um esforço do professor em classificar o que as crianças fazem, os significados atribuídos por elas aos elementos trabalhados nas situações vivenciadas. Esse é um processo relacionado com a observação da criança e o lançamento de notas.
A avaliação tem a função de mapear e acompanhar o pensamento das crianças, isto é, o que elas sabem e como pensam para reorientar o planejamento da ação educativa.
Deve-se utilizar a aplicação de instrumentos tradicionais ou convencionais, como notas e símbolos.
A avaliação tem um propósito classificatório ou juízos conclusivos.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Sobre os atendimentos nos Serviços de Educação Especial, é correto afirmar:
1. A criança matriculada na Educação Infantil que apresentar deficiência auditiva será atendida em SAEDE/DA, disponibilizado, preferencialmente, na rede regular de ensino, objetivando a aquisição de LIBRAS como primeira língua.
2. Quando a criança apresentar atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, deverá ser encaminhada para o atendimento de estimulação essencial oferecido no SAESP.
3. O educando com baixa visão, matriculado no Ensino Fundamental, será atendido pelo Serviço de Reabilitação Visual na FCEE e posteriormente em SAEDE/DV, dando continuidade ao serviço reabilitatório.
4. O serviço de reabilitação ao educando com deficiência física, em todas as etapas e modalidades da educação básica, deverá ser prestado pelo centro de reabilitação mantido pelo poder público.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 1.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...