Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Um dos conceitos básicos piagetianos é a acomodação.Tal conceito se refere à ideia de:
necessidade de constância em um mundo de transição.
incorporação da realidade sem transformação.
aplicação deumesquema já percebido.
modificação do esquema de assimilação em função da resistência do objeto.
permanência dentro da mudança aparente.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Partindo da definição de que o processo de aprendizagem consiste na produção e na estabilização de condutas, serão consideradas aprendizagens, as que forem produzidas no contexto:
escolar.
meio familiar.
comunitário, desde que sejam aplicadas na escola.
escolar, familiar e comunitário desde que sejam aplicadas na escola.
escolar, familiar e comunitário, mesmo que não sejam aplicadas na escola.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Segundo o Artigo 12 da Lei nº 11.692/08, o ProJovem Urbano atenderá a jovens que saibam ler e escrever e não tenham concluído o Ensino Fundamental. A faixa etária desses jovens está compreendida entre:
15 e 25 anos.
21 e 27 anos.
13 e 24 anos.
20 e 22 anos.
Sobre o brincar, assinale a alternativa correta.
Para brincar, é preciso que as crianças tenham certa independência para escolher seus companheiros e os papéis que irão assumir no interior de um determinado tema enredo, cujos desenvolvimentos dependem unicamente da vontade de quem brinca.
A brincadeira é uma atividade humana na qual as crianças são introduzidas constituindo-se em um modo de assimilar e recriar a experiência sociocultural delas mesmas.
A brincadeira é a ponte que possibilita às crianças a ligação do real com o imaginário, distanciando seu contato com a realidade, fazendo com que elas criem seu próprio universo.
O brincar deve se constituir em atividade esporádica, sua constância dependerá dos interesses que as crianças apresentam nas diferentes faixas etárias.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Geralmente as adaptações curriculares realizadas nas escolas constituem modificações simples, realizadas pelo professor, no planejamento normal das atividades docentes, constituindo-se em pequenos ajustes dentro do contexto da sala de aula. Identifique a(s) afirmativa(s) que apresenta(m) exemplos de adaptações de acesso ao currículo:
1. Mobiliário adaptado; Sistemas alternativos de comunicação; Softwares educativos específicos.
2. Equipamentos para mobilidade; Materiais didático-pedagógicos adaptados (em Braille, em LIBRAS); Recursos adaptados para uso de equipamento de informática.
3. Recursos ópticos; Livro didático; Equipamento para mobilidade; Quadro negro e giz; Adaptação e adequação do espaço físico da residência.
4. Recursos ópticos e não-ópticos; Prótese auditiva; Posicionamento adequado do aluno em sala de aula; Adaptação e adequação do espaço físico da escola.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 3.
É correta apenas a afirmativa 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
Neste contexto, podemos afirmar EXCETO:
Escovar os dentes, lavar o rosto e as mãos e secá-los são aprendizagens procedimentais que precisam ser trabalhadas no decorrer da Educação Infantil.
O respeito pelos horários das refeições é o primeiro organizador temporal, devendo-se respeitar o ritmo individual de cada criança.
Ao ordenar o material de trabalho e os brinquedos em suas caixas, as crianças estarão desenvolvendo raciocínio lógico.
Na Educação Infantil, o ritmo da adaptação de cada criança acontece de forma homogênea, partindo de normas gerais, inflexíveis e rígidas.
A elaboração de um currículo define:
I. Conteúdos, programas e práticas pedagógicas.
II. Papel dos agentes envolvidos no processo educativo.
III. Articulação das áreas do conhecimento.
IV. Aproveitamento do tempo escolar.
V. Definição de normas e padrões de comportamento.
No que se refere à elaboração de um currículo, estão CORRETOS:
Todos os itens estão corretos.
Apenas os itens I, II, III, IV estão corretos.
Apenas os itens I, III, IV, V estão corretos.
Apenas os itens II, III, IV, V estão corretos.
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
A relação entre o cuidar e o educar com as instituições de Educação Infantil incorporam de maneira ______________ as funções de educar e cuidar, não mais diferenciando nem hierarquizando os _______________________ e instituições que atuam com as crianças pequenas e/ou aqueles que trabalham com as maiores. A instituição de Educação Infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a frequentam, indiscriminadamente, elementos da cultura que enriquecem o seu desenvolvimento e inserção social. Cumpre um papel __________________, propiciando o desenvolvimento da identidade das crianças, por meio de aprendizagens diversificadas, realizadas em situações de interação.integrada/ profissionais/ mediador
associada/ papéis/ socializador
integrada/ papéis/ mediador
integrada/ profissionais/ socializador
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
De acordo com o documento intitulado Política de Educação Especial do Estado de Santa Catarina (Santa Catarina, 2006), é correto afirmar:
1. a educação especial tem como objetivo a integração da pessoa com dificuldades de aprendizagem no espaço escolar, mediante recursos meramente tecnológicos.
2. a educação especial deve ser entendida como processo interdisciplinar que visa à prevenção, ao ensino e à reabilitação da pessoa com deficiência, condutas típicas e altas habilidades.
3. a educação especial objetiva a inclusão da pessoa com deficiência, condutas típicas e altas habilidades mediante a utilização de recursos pedagógicos e tecnológicos específicos.
4. todas as pessoas na faixa etária de 06 a 10 anos terão assegurado acesso, mediante a garantia de matrícula e de frequência, somente nas escolas do Ensino Fundamental.
5. a educação especial é uma modalidade que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, organizada para apoiar, complementar e suplementar a aprendizagem dos educandos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 2.
São corretas apenas as afirmativas 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Pesquisas revelam que o planejamento estratégico é processo essencialmente:
1. passivo
2. dinâmico
3. flexível
4. participativo
5. rígido
6. dialético
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 6.
São corretas apenas as afirmativas 1, 4, 5 e 6.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 6.
São corretas apenas as afirmativas 2, 4, 5 e 6.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...