Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa que não apresenta um pressuposto para a construção de uma escola inclusiva.
Oferecer cursos de formação de cuidadores especializados.
Acessibilidade dos espaços escolares.
Adaptação do material didático.
Formação de professores especializados.
A autoexclusão de determinados alunos com necessidades especiais, a rejeição dos próprios filhos por alguns pais, assim como preconceitos internalizado sem docentes são questões:
a serem enfrentadas pelos gestores escolares, emcertas ocasiões.
difíceis de ser contornadas pelos supervisores escolares.
temporárias, devido a certas incompreensões, mas com possibilidades de transformação de atitude.
que contribuem para negar a proposta de uma escola democrática para todos.
existentes apenas em alguns espaços com dificuldades de inclusão.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A Educação Infantil deve pautar-se pela indissociabilidade entre:
cuidado e a educação.
cuidado e escolarização.
aprendizado e socialização.
pensamento e linguagem.
direitos e deveres.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Pesquisas sinalizam que planejar de maneira estratégica é uma exigência de toda organização moderna, especialmente da universidade, enquanto instituição complexa, responsável pela formação dos futuros profissionais da sociedade de hoje e do futuro.
Nesse sentido, o planejamento estratégico pode ser entendido como um processo de gestão que busca:
1. privilegiar aos aspectos imediatistas do processo pedagógico.
2. definir a missão, os objetivos, as metas e programas de uma instituição.
3. explicitar as estratégias mais adequadas para operacionalizar os objetivos.
4. fixar, com rigor, as normas e regras que o corpo docente da instituição deve seguir.
5. elencar instrumentos de avaliação exclusivamente quantitativos, com o objetivo de fiscalizar a ação dos docentes.
6. formular a filosofia de uma instituição.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 6.
São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 6.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 6.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4, 5 e 6.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010, a garantia de padrão de qualidade, com pleno acesso, inclusão e permanência dos sujeitos das aprendizagens na escola e seu sucesso, com redução da evasão, da retenção e da distorção de idade/ano/série, resulta na qualidade social da educação, que é uma conquista coletiva de todos os sujeitos do processo educativo.Aescola de qualidade social adota como centralidade:
o estudante e a aprendizagem.
o estudante e o professor.
o conteúdo e a aprendizagem.
o conteúdo e o professor.
o planejamento e a aprendizagem.
O imaginário infantil deve ser estimulado para que o faz-de-conta torne-se, de fato, uma prática cotidiana entre as crianças. Para isto,
é preciso que se organize na sala um espaço para essa atividade, separado por uma cortina, biombo ou outro recurso qualquer, no qual as crianças poderão se esconder, fantasiar-se, brincar, sozinhas ou em grupos, de casinha, construir uma nave espacial ou um trem etc.
cabe ao professor proibir situações de interação em que panos, fraldas ou anteparos como caixas e biombos possam ser utilizados para esconder o rosto ou o corpo todo da criança e do parceiro, num jogo de esconder e aparecer.
é preciso que o professor impeça que as crianças façam aparecer e desaparecer brinquedos e objetos.
cabe ao educador garantir a não participação das crianças em brincadeiras de esconder e achar e em brincadeiras de imitação.
Antônio, de 31 anos, está matriculado numa turma do curso noturno da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ele procura a direção da escola para saber se terá de frequentar as aulas de Educação Física, oferecidas fora do período escolar que estuda. O vice-diretor esclarece que a Educação Física integra-se à proposta pedagógica da escola, sendo a sua prática facultativa, caso o aluno se enquadre nas seguintes condições, exceto:
apresente um documento que comprove a sua paternidade/ maternidade, como por exemplo, a certidão de nascimento de um(a) filho(a).
comprove que cumpre uma jornada de trabalho de, pelo menos, 8 (oito) horas diárias.
esteja prestando serviço militar inicial.
tenha mais de trinta anos de idade.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira e garantir experiências que, dentre outras:
1. Incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza.
2. Promovam o aprendizado sistematizado da gramática e ortografia, facilitando sua inserção no Ensino Fundamental.
3. Favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical.
4. Promovam o conhecimento de si e do mundo, por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas e corporais.
5. Possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 5.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5.
Em geral, os estudiosos em educação afirmam que o planejamento é importante porque:
explicita os valores, a participação coletiva e a diretrizes do processo educativo escolar.
apenas uma reunião na qual se discute o funcionamento geral da escola.
dispensa a integração e a coerência entre os vários níveis de ensino existentes na escola.
instrui no âmbito escolar como todos profissionais devem garantir seu trabalho.
todas estão corretas.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Com relação à avaliação institucional, a avaliação das condições de ensino tem seu foco em três grandes dimensões nas quais os avaliadores analisam o(a):
1. organização didático-pedagógica
2. corpo discente
3. dirigentes da instituição
4. corpo docente
5. instalações
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...