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Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e do Ensino Fundamental e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil trazem em seu escopo as determinações da LDB. Constituem-se em um conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação e implementação de práticas educativas de qualidade, que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças no Brasil. Em relação aos princípios dos PCN´s podemos afirmar, EXCETO:
Matemática: comporta um amplo campo de relações que despertam a curiosidade e a investigação, favorecendo a estruturação do pensamento e do desenvolvimento do raciocínio lógico.
Ciências Naturais está estruturada em quatro blocos temáticos: Ambiente, Ser Humano e Saúde, Recursos Tecnológicos, Terra e Universo.
Língua Portuguesa é organizada de forma que os alunos sejam capazes de valer-se das linguagens para melhorar a qualidade de suas relações pessoais.
Arte em educação propicia o desenvolvimento do pensamento artístico. Tem uma função menos importante quanto aos outros conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem.
Entende-se por Educação Especial:
Uma modalidade de educação que visa separar os educandos com necessidades especiais, em salas especiais, com o objetivo de desenvolver um trabalho mais direcionado e com maior atenção.
A modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com necessidades especiais.
Uma modalidade da educação básica e superior que visa formar indivíduos com necessidades espaciais para o mercado de trabalho.
Uma modalidade de educação escolar, onde a sua oferta é dever exclusivo do setor privado, tendo inicio na educação infantil, na faixa etária de zero a seis anos.
O trabalho com a linguagem oral deve se orientar pelo seguinte pressuposto:
escutar a criança, dar atenção ao que ela que ela fala, atribuir sentido, reconhecendo que quer dizer algo.
incentivar a criança a acrescentar em seu vocabulário inflexões gramaticais, para que aprenda a criar perguntas e frases negativas.
reconhecer o esforço da criança em compreender o que ouve, mas sem interferir, para que aprenda sozinha a se comunicar.
o trabalho com as crianças da educação infantil exige do professor uma escuta e atenção às suas falas, aos seus movimentos, gestos e demais ações expressivas, contudo, apenas de caráter observador, o incentivo pode inibir a criança.
De acordo com o Ideb (Índice de desenvolvimento da Educação Básica), assinale a alternativa correta.
Estabelece como meta que, em 2022, o Ideb do Brasil atinja o índice 6.0, média que corresponde aos sistemas educacionais dos países desenvolvidos.
O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e as médias de desempenho dos alunos nas avaliações do Saresp.
As metas são as mesmas para cada rede de ensino e estabelecimentos escolares.
O resultado nacional do Ideb 2009 mostra que não houve avanços em nenhum nível de ensino.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A avaliação tem se tornado foco de muitos estudos na área educacional. Tais estudos indicam que avaliar é uma atividade que envolve legitimidade técnica e política na sua realização. Analise as afirmativas abaixo, considerando as teorias atuais.
1. A avaliação, sendo parte de um processo maior, deve ser usada tanto no sentido de um acompanhamento do desenvolvimento do estudante, como no sentido de uma apreciação final sobre o que este estudante pôde obter em um determinado período, sempre com vistas a planejar ações educativas futuras.
2. A avaliação é uma das atividades que ocorre dentro de um processo pedagógico.
3. A avaliação é uma atividade orientada para o futuro. Avalia-se para tentar manter ou melhorar nossa atuação futura.
4. Avaliar a aprendizagem do estudante implica simplesmente atribuirmos uma nota à aprendizagem e deve ocorrer somente no final do processo.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 2.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Tomando como referência a bibliografia disponível no âmbito educacional, pode-se dizer que, como todo processo permanente e dinâmico, o planejamento estratégico de qualquer organização envolve uma série de etapas. Quais são elas?
Homogêneas, sem variações do seu ambiente interno e/ou externo.
Lineares, sempre sujeitas às variações do seu ambiente interno e/ou externo.
Lineares, sem variações do seu ambiente interno e/ou externo.
Cíclicas, sempre sujeitas às variações excepcionalmente do seu ambiente interno.
Cíclicas, sempre sujeitas às variações do seu ambiente interno e/ou externo.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A preparação da prova baseia-se em uma matriz de competências elaborada para o ENEM. A confecção dessa matriz objetiva romper com o isolamento das disciplinas do ensino médio e promover a colaboração, complementaridade e integração entre os conteúdos das diversas áreas do conhecimento presentes nas propostas curriculares das escolas brasileiras de Ensino Fundamental e Médio (MEC/SEMTEC, 1999). A matriz estrutura-se na associação dos conteúdos do Ensino Fundamental e Médio, com base nos conceitos de:
contextualização e conhecimentos.
informação e comunicação.
contextualização e competências.
informação e habilidades.
competências e habilidades.
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), os sistemas de ensino NÃO deverão assegurar, aos educandos com necessidades especiais:
O acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível de ensino regular.
Currículos, métodos e técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades.
Professores com vasta experiência, porém sem especialização adequada.
Educação especial para o trabalho, visando sua efetiva integração na vida em sociedade.
Qual das tendências pedagógicas abaixo pode ser considerada Crítica e Transformadora:
Liberal Progressiva;
Liberal Tecnicista;
Liberal Tradicional;
Liberal Renovado Não-Diretiva;
Progressiva Libertadora.
Considerando-se as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de 0 (zero) a 6 (seis anos), a qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da cidadania devem estar embasadas nos seguintes princípios:
I. respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc. II. direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil. III. acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética. É correto o que está contido emI, II e III.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
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