Questões de Pedagogia

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A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria. De acordo com o Art. 38 da Lei de Diretrizes e Bases (Lei n° 9.394/96), os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudosemcaráter regular. Os exames a que se refere esse artigo serão realizados no nível de conclusão do Ensino Fundamental e no Nível de conclusão do Ensino Médio, respectivamente:

  • A.

    para maiores de 18 anos e para maiores de 21 anos.

  • B.

    para maiores de 14 anos e para maiores de 21 anos.

  • C.

    para maiores de 15 anos e para maiores de 21 anos.

  • D.

    para maiores de 14 anos e para maiores de 18 anos.

  • E.

    para maiores de 15 anos e para maiores de 18 anos.

As Teorias Psicogenéticas se baseiam em três grandes autores: Piaget, Vygotsky e Wallon. Com base nestes teóricos analise os itens a seguir:

I- Piaget divide em quatro os estágios de desenvolvimento do individuo, são eles: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

II- Segundo Vygotsky, o individuo não necessita do meio social para desenvolver-se.

III- Wallon acredita que as emoções têm um papel preponderante no desenvolvimento da pessoa, pois são através delas que demonstramos nossos desejos e vontades.

Marque a alternativa verdadeira.

  • A.

    Somente a I está correto.

  • B.

    I e III estão corretos.

  • C.

    Somente a III está correto.

  • D.

    Somente II está correto.

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, na concepção de Educação Infantil,

I. as polêmicas sobre cuidar e educar, sobre o papel do afeto na relação pedagógica e sobre educar para o desenvolvimento ou para o conhecimento têm constituído o panorama de fundo sobre o qual se constroem as propostas em Educação Infantil.

II. referencial é uma proposta fechada, inflexível e obrigatória, que poderá subsidiar os sistemas educacionais.

III. há práticas que privilegiam os cuidados físicos, partindo de concepções que compreendem a criança pequena como carente, frágil, dependente e passiva.

IV. em concepções mais abrangentes, os cuidados são compreendidos como aqueles referentes à proteção, saúde e alimentação, incluindo as necessidades de afeto, interação, estimulação, segurança e brincadeiras que possibilitem a exploração e a descoberta.

É correto o que está contido em

  • A.

    I, III e IV, apenas.

  • B.

    II e IV, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    I, II e IV, apenas.

Quando estudava na pré-escola, Lucas, de 6 anos, levava toda sexta-feira um brinquedo para a escola. Agora que está no 1º ano do Ensino Fundamental, a atual professora não permite que seus alunos levem brinquedos pessoais à escola, abolindo o chamado “dia do brinquedo”. O pai de Lucas percebeu que ele volta mais cansado da escola. Diante do ocorrido, a direção da escola resolveu incluir na pauta da reunião de professores alguns esclarecimentos sobre o Ensino Fundamental obrigatório de nove anos. Sendo assim, é correto afirmar que, exceto

  • A.

    a criança de seis anos precisa de uma proposta curricular que atenda às suas características, potencialidades e necessidades específicas dessa infância.

  • B.

    o Ensino Fundamental de nove anos exige a reelaboração da Proposta Pedagógica das Secretarias de Educação e do Projeto Pedagógico das escolas, bem como a atualização das normas curriculares pelos Conselhos de Educação.

  • C.

    garante que a criança esteja alfabetizada com um ano de antecedência, através dos estímulos de uma escolarização precoce.

  • D.

    garante aos alunos que entrem, antecipadamente, contato com o ambiente letrado, beneficiando as crianças cujas famílias não possuem o hábito da leitura.

Analise o texto:

Criança, sujeito histórico e de _____________________ que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua _____________________ , brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo _________________________ .

 Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A.

    sonhos ; vida ; política

  • B.

    planos ; felicidade ; seu futuro

  • C.

    deveres ; imaginação ; experiências

  • D.

    vontades ; identidade política ; direitos

  • E.

    direitos ; identidade pessoal e coletiva ; cultura

No processo de Avaliação Institucional estão inseridos momentos distintos, que são a avaliação:

1. externa

2. mediadora

3. interna

4. interdisciplinar

5. meta-avaliação

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.

É preciso reconhecer a existência de um campo de valência positiva quando nos defrontamos com professores resistentes às mudanças.

O trecho acima nos leva a:

  • A.

    refletir, aprofundar e fundamentar melhor nossa proposta de intervenção;

  • B.

    localizar no grupo quem é a favor ou contra a ação do Supervisor;

  • C.

    manter estável a situação escolar porque o professorado não deseja mudar nada;

  • D.

    cair em modismos de ação, implicando em desânimo e em nada fazer;

  • E.

    conhecer os amigos da escola e quem é “do contra”.

  • A.

    Séries iniciais do Ensino Fundamental: 1ª / 2ª / 3ª / 4ª e séries finais do Ensino Fundamental: 5ª / 6ª / 7ª / 8ª / 9ª.

  • B.

    Anos iniciais do Ensino Fundamental: 1º / 2º / 3º / 4º e anos finais do Ensino Fundamental: 5º / 6º / 7º / 8º / 9º.

  • C.

    Anos iniciais do Ensino Fundamental: 1º / 2º / 3º / 4º / 5º e anos finais do Ensino Fundamental: 6º / 7º / 8º / 9º

  • D.

    Primeiro ciclo: 1º / 2º / 3º / 4º e segundo ciclo: 5º /6º / 7º / 8º / 9º.

  • E.

    Primeiro segmento: 1º / 2º / 3º / 4º e segundo segmento: 5º /6º / 7º / 8º / 9º.

Pensando na importância do jogo infantil para o desenvolvimento da criança na faixa etária de 0 a 6 anos, analise as assertivas abaixo.

I. Os primeiros jogos de regras são valiosos para o desenvolvimento de capacidades corporais de equilíbrio e coordenação, mas trazem também a oportunidade, para as crianças, das primeiras situações competitivas, em que suas habilidades poderão ser valorizadas de acordo com os objetivos do jogo.

II. É muito importante que o professor não se envolva nos conflitos que possam surgir nessas situações, ajudando as crianças a desenvolver uma atitude de competição.

III. Nesta faixa etária, o professor é quem ajudará as crianças a combinar e cumprir regras, desenvolvendo atitudes de respeito e cooperação tão necessárias, mais tarde, no desenvolvimento das habilidades desportivas.

IV. As brincadeiras e jogos envolvem a descoberta e a exploração de capacidades físicas e a expressão de emoções, afetos e sentimentos. Além de alegria e prazer, algumas vezes a exposição de seu corpo e de seus movimentos podem gerar vergonha, medo ou raiva. Isso também precisa ser considerado pelo professor para que ele possa ajudar as crianças a lidar de forma positiva com limites e possibilidades do próprio corpo.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    II e IV, apenas.

  • C.

    I, III e IV, apenas.

  • D.

    I e III, apenas.

Analise as cenas abaixo comuns nas escolas.

Cena 1: os estudantes procurando suas notas em murais ou quadros de avisos. De um modo geral, são os resultados de final de ano ou de bimestre que irão informá-los sobre possíveis recuperações ou reprovações.

Cena 2: estudantes que só copiam da lousa e do livro e que necessitam, também, copiar as tarefas dos outros ou a tarefa que o colega ao lado está realizando.

Assinale a alternativa que apresenta o que essas cenas representam, respectivamente.

  • A.

    A cena 1 está relacionada com a exposição do estudante em seu ambiente social. Tanto pode o estudante ter sua autoestima valorizada, caso tenha tido uma boa nota e tenha sido aprovado como pode fazer com que o estudante sinta-se desprestigiado, humilhado frente aos seus pares; trata-se de um currículo oculto. A cena 2 conduz a refletir sobre as práticas educativas, a própria avaliação e até ao currículo oculto existente. O analfabeto funcional é quem lê, mas não interpreta um texto. O copista é quem só copia, não sabe que o “a” que escreveu, por exemplo, é um “a”. São crianças que só copiam no caderno o que vê no quadro, no caderno de outro colega; para ele, as letras são desenhos sem significado.

  • B.

    A cena 1 retrata a prática da cópia esvaziada de significados e não possibilita a aquisição da linguagem escrita e muito menos a formação de um sentido pessoal. Na cena 2, para os alunos com insucesso, trata-se de uma violência simbólica. A violência simbólica se expressa na imposição “legítima” e dissimulada, com a interiorização da cultura dominante, reproduzindo as relações do mundo do trabalho. O dominado não se opõe ao seu opressor, já que não se percebe como vítima deste processo: ao contrário, o oprimido considera a situação natural e inevitável.

  • C.

    A cena 1 trata de alunos copistas, ou seja, a arte de escrever sem saber ler. A cena 2, para os alunos com fracasso escolar, pode se caracterizar como uma violência simbólica. Ação Pedagógica perpetua a violência simbólica por meio de duas dimensões arbitrárias: o conteúdo da mensagem transmitida e o poder que instaura a relação pedagógica exercido por autoritarismo.

  • D.

    Na cena 1, tratam-se de crianças que não se apropriam do significado das palavras. Mas vão galgando as séries porque, como copiam, conseguem cumprir algumas tarefas em sala. A cena 2 é uma forma de violência simbólica. Os alunos não só reconhecem seus professores como uma autoridade, mas também legitimam a mensagem que por eles é transmitida, recebendo e interiorizando as informações.

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