Questões de Pedagogia

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O atendimento em creches e pré-escolas como direito social das crianças se afirma na Constituição de 1988, com o reconhecimento da Educação Infantil como dever do Estado com a Educação. O processo que resultou nessa conquista teve participação dos:

1. movimentos comunitários, dos movimentos de mulheres.

2. dos movimentos de religiosos e religiosas da igreja católica.

3. dos movimentos de trabalhadores.

4. dos movimentos sindicais dos trabalhadores da agroindústria.

5. dos movimentos de redemocratização do país e das lutas dos próprios profissionais da educação.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

  • D.

    corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.

  • E.

    São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

A partir de estudos realizados, pode-se dizer que o processo reflexivo provocado pela avaliação favorece em curto prazo e consolida em médio prazo a cultura de antecipação, em que a gestão educacional deixa de ser reativa e passa a agir orientando-se em decisões e estratégias:

  • A.

    lineares.

  • B.

    corporativas.

  • C.

    emancipatórias.

  • D.

    fragmentadas.

  • E.

    homogêneas.

Quando Gordon (2006) apresenta as habilidades ouvir ativo ou escuta ativa, ele espera o seguinte procedimento do Supervisor:

  • A.

    ouvir tudo o que a mídia está transmitindo para, em seguida, comunicar às famílias dos alunos;

  • B.

    ouvir a fala do diretor e as queixas dos pais que chegam à escola, guardá-las para si para não molestar o professor;

  • C.

    ouvir os recados do diretor, funcionando como verdadeiro pombo-correio entre professores e diretor;

  • D.

    ouvir/escuta ativa é a tarefa que permite transmitir mensagens à comunidade externa à escola;

  • E.

    ouvir ativo é a tentativa de captar o que está por trás da fala do interlocutor e a mensagem que ele está expressando.

Sobre o exercício da tutoria no processo de mediação pedagógica a distância, leia as proposições abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I No cenário da Educação a Distância, o papel do tutor restringe-se aos limites conceituais impostos na sua nomenclatura, já que ele, em sua missão precípua, é apenas um motivador dos estudos.

II A diferença entre o docente e o tutor é institucional, o que leva a consequências pedagógicas importantes, pois as intervenções do tutor, na educação a distância, são demarcadas em um quadro institucional diferente.

III Cabe ao tutor promover recompensas positivas aos seus aprendizes, tal como nos modelos de educação baseados na meritocracia, incentivando o espírito competitivo e dinâmico dos estudantes.

IV Um processo de mediação pedagógica eficaz em EaD depende, entre outros aspectos, da capacidade articuladora do professor tutor dos meios tecnológicos numa perspectiva criativa e instigadora.

  • A.

    Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

  • B.

    Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

  • C.

    Apenas a afirmativas I e II estão corretas.

  • D.

    Apenas as afirmativas III e IV são corretas.

Sobre a concepção de infância e de criança, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A concepção de criança é uma noção recentemente construída e não se modificou ao longo dos tempos.

  • B.

    A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico.

  • C.

    As crianças pequenas brasileiras enfrentam um cotidiano bastante tranquilo, mesmo as das escolas públicas, com excelentes condições de vida.

  • D.

    A Educação Infantil em creches e pré-escolas passou a ser, ao menos do ponto de vista legal, um dever da iniciativa privada e um direito da criança.

A vice-diretora recebeu da professora uma criança com um histórico de vida familiar complexo, com o céu da boca machucado e que dizia ter sido o pai que a machucou. Diante do exposto e da legislação em vigor, a atitude da vice-diretora deve ser

  • A.

    chamar a mãe, expor o fato, registrar, solicitar ciência e adverti-la que é dever dela zelar pela dignidade da criança, pondo-a a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor. Solicitar um laudo médico para a frequência da criança.

  • B.

    socorrer a criança, comunicar a família e solicitar a participação desta, mesmo sendo conhecedora da falha do mecanismo familiar, e garantir a frequência. Na falha do mecanismo familiar, é dever do Estado garantir os direitos fundamentais de todas as crianças. O ECA não admite silêncio, de acordo com o artigo 13: “Os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais.”.

  • C.

    encaminhar o caso para a justiça e a segurança pública, pois a violência doméstica não pode ser tratada como um problema educacional, das instituições de ensino.

  • D.

    chamar a família, conversar sigilosamente respeitando a regra que em família prevalece a “lei do silêncio”. Os abusos que caracterizam violência contra crianças e adolescentes apresentam-se rotineiros, no geral, e não apenas em termos domésticos, sob forma de agressão física, sexual, psicológica ou mesmo como negligência.

As instituições de Educação Infantil deverão prever em sua proposta pedagógica as condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem:

1. A educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo indissociável ao processo educativo.

2. A participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização de suas formas de organização.

3. A acessibilidade de espaços, materiais, objetos, brinquedos e instruções para as crianças com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

4. O reconhecimento das especificidades etárias, das singularidades, promovendo interações entre crianças somente de mesma idade.

5. A apropriação pelas crianças das contribuições histórico-culturais apenas dos povos europeus que são hoje a cultura dominante.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 5.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

  • E.

    São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

Tendo como referência a construção do PPP, marque V para as alternativas VERDADEIRAS e F para as FALSAS.

( ) Eliminação das relações verticalizadas entre a escola e os dirigentes educacionais.

( ) Realização de trabalho padronizado, repetitivo e mecânico, desconsiderando as diferenças entre os agentes educativos.

( ) O currículo se restringe ao cumprimento das atividades do livro didático, que passa a ser utilizado como um fim e não um meio.

( ) A elaboração do PPP possibilita aos profissionais da educação e aos alunos a vivência do processo democrático.

A sequência CORRETA, de cima para baixo é:

  • A.

    V, F, F, V.

  • B.

    F, F, F, V.

  • C.

    V, F, V, V.

  • D.

    F, V, V, F.

Pesquisas indicam que a avaliação institucional, atualmente em destaque entre as prioridades das Instituições de Ensino Superior, se constitui importante estratégia de gestão, na busca da melhora da instituição.

No entanto, a melhora institucional requer conhecimento:

  • A.

    estático e passivo do contexto educacional.

  • B.

    crítico e estético exclusivamente da realidade interna da instituição.

  • C.

    analítico e mecânico da realidade externa da instituição.

  • D.

    analítico e crítico da realidade interna e externa da instituição.

  • E.

    analítico da realidade interna e crítico da realidade externa da instituição.

Em relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente, analise quais destas afirmações são falsas.

I. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.

II. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente somente a Educação Infantil, obrigatória e gratuita, inclusive para os que a ela não tiveram acesso na idade própria.

III. Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede particular e especial de ensino.

IV. Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de elevados níveis de repetência.

V. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência somente das faltas dos filhos no decorrer do ano letivo.

São afirmações FALSAS:

  • A.

    Apenas I e IV

  • B.

    Todas

  • C.

    Apenas II, III, V

  • D.

    Apenas IV e V

  • E.

    Apenas I, II, III e IV

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