Questões de Pedagogia

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Segundo a Portaria 4.059, de 10 de dezembro de 2004, que regulamenta a oferta de carga horária a distância em cursos e disciplinas presenciais, as instituições de ensino superior poderão

  • A.

    ofertar, no mínimo, 20% da carga horária de cada disciplina de um curso utilizando metodologias próprias da educação a distância, desde que previstas em seu projeto pedagógico.

  • B. introduzir a oferta de 20% de disciplinas integrantes do currículo que utilizem modalidade semipresencial para complementação de aprendizagem ou de recuperação de estudos.
  • C.

    introduzir, na organização pedagógica e didática de seus cursos superiores reconhecidos, a oferta de disciplinas integrantes do currículo que utilizem modalidade semipresencial.

  • D.

    ofertar atividades complementares de ensino, reforço e recuperação, por meio das TIC para os cidadãos que, por motivo de saúde, estejam impedidos de acompanhar o ensino presencial.

As escolas infantis no Brasil sofreram, no decorrer dos tempos, diferentes mudanças em suas funções. Em relação a esse assunto, analise as assertivas abaixo.

I. Essas diferenças passaram pelo assistencialismo, pela custódia e pela privação cultural até a função educativa.

II. Do ponto de vista histórico, houve um avanço significativo da legislação quando esta reconheceu a criança como cidadã, como sujeito de direitos, inclusive o direito à educação de qualidade desde o nascimento.

III. A Educação Infantil obteve um grande avanço com a promulgação da Constituição Federal de 1988, em que o Estado passou a ter como dever garantir educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças de até 5 anos.

É correto o que se afirma em

  • A.

    II e III, apenas.

  • B.

    III, apenas.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    I e II, apenas.

Considerando que o importante não é a forma, mas a prática de uma concepção de avaliação que privilegia a aprendizagem, é correto afirmar que não é fundamental

  • A.

    avaliar como condição para a mudança de prática e para o redimensionamento do processo de ensino-aprendizagem. Em dia de prova, a professora deve falar: “hoje, vamos fazer uma prova que servirá de base para a avaliação de vocês.”.

  • B.

    avaliar como parte do processo de ensino e de aprendizagem: não se ensina sem avaliar, não se aprende sem avaliar. Em dia de prova, a professora deve falar: “hoje, vamos fazer um teste que servirá de base para a avaliação de vocês.”.

  • C.

    romper a falsa dicotomia entre ensino e avaliação, como se esta fosse apenas o final de um processo. O que o estudante demonstrou não conhecer em um momento poderá vir a conhecer em outro.

  • D.

    reafirmar que a unidade educacional é um local onde se aprende um determinado conteúdo escolar, diferentemente de outros lugares como igrejas, associações, clubes que são espaços onde se aprende a construir relações com as “coisas” (mundo natural) e com as “pessoas” (mundo social). Em dia de prova, a professora deve falar: “hoje faremos uma avaliação.”.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F )

( ) O Serviço de Atendimento Educacional Especializado deverá ser oferecido exclusivamente em horário oposto ao da frequência das crianças na educação infantil. Em nenhum caso poderá ser ofertado no mesmo período.

( ) O poder público, por intermédio das unidades escolares ou por meio das congêneres especializadas, deverá oferecer Serviços de Atendimento Educacional Especializado aos educandos, em horário oposto ao da frequência destes no ensino fundamental.

( ) Nos casos em que o educando autista necessite de Serviços de tendimento especializado (psicológico, fonoaudiológico, terapia ocupacional, etc.), o poder público deverá disponibilizá- lo por intermédio das secretarias de saúde.

( ) O poder público, por intermédio das unidades escolares e congêneres especializadas, deverá oferecer serviços de atendimento educacional especializado às crianças matriculadas na educação infantil.

( ) É na Educação Infantil, na faixa de 0 a 3 anos, que se deve determinar o diagnóstico de Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD).

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    V – V – V – V – V

  • B.

    V – V – V – V – V

  • C.

    V – F – V – V – F

  • D.

    F – V – V – V – F

  • E.

    F – F – F – F – V

Numere os temas da (Lei n.º 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) da segunda coluna de acordo com as sentenças da Lei de Diretrizes e Bases da Educação da primeira e assinale a alternativa que traz a numeração correta, de cima para baixo:

I. Modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.

II. Sua finalidade é desenvolver o educando, assegurandolhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

III. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.

IV. A experiência docente é pré-requisito para o exercício profissional de quaisquer outras funções de magistério, nos termos das normas de cada sistema de ensino.

V. Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

( ) Princípios e fins da Educação Nacional

( ) Educação Básica

( ) Educação Especial

( ) Profissionais da Educação

( ) Organização da Educação Nacional

  • A.

    V – II – I – IV – III

  • B.

    III – I – IV – II – V

  • C.

    V – IV – II – III – I

  • D.

    I – II – III – V – IV

  • E.

    V – IV – III – II – I

Um dos pressupostos norteadores do currículo para a educação de jovens e adultos integrada à educação profissional técnica de nível médio é a formação integral do educando. Esse pressuposto refere-se à

  • A.

    formação que integra, no currículo, o trabalho que o aluno jovem ou adulto já exercia na prática, mas que não tinha habilitação para tal, oferecendo-lhe melhores oportunidades de emprego e renda.

  • B.

    formação de cidadãos-profissionais comprometidos com a sustentabilidade local e com o espírito competitivo, o que lhe permite ocupar as melhores vagas no mercado de trabalho e alavancar, sustentavelmente, a economia local.

  • C.

    formação que contempla uma educação básica sólida, em vínculo estreito com a formação profissional, com vistas a formar cidadãos-profissionais capazes de compreender e atuar no mundo do trabalho de forma crítica, ética e competente.

  • D.

    formação que integra diferentes habilitações profissionais, permitindo que o aluno ocupe diversas funções no mundo do trabalho, o que aumenta suas possibilidades de emprego e oportuniza ao jovem ou adulto inserir-se mais adequadamente na sociedade.

Em relação aos jogos e às brincadeiras no desenvolvimento da imaginação e da criatividade, analise as assertivas abaixo.

I. Os jogos devem ser trabalhados partindo sempre da curiosidade dos alunos e deixando-os livres.

II. O brincar deve ser direcionado, seguindo uma linha de aprendizagem para o alcance de objetivos.

III. O brincar deve ser utilizado ao fim da aula, como uma maneira de distrair e descansar as crianças, uma vez que o conteúdo já foi exposto ao longo do dia.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    III, apenas.

Uma vice-diretora, coordenando uma reunião de planejamento, dividiu os educadores em pequenos grupos e solicitou que fossem socializadas narrativas de memória de como cada um se constituiu em um profissional. Num segundo momento essas narrativas seriam socializadas no grande grupo. Com essa estratégica de formação continuada, conseguiu

  • A.

    consolidar práticas educacionais instituídas historicamente e necessárias à construção da escola de qualidade para todos e, sobretudo, racionalizar a própria prática, num processo de controle e de neutralização das emoções e das subjetividades.

  • B.

    reconhecer a multiculturalidade e a diversidade como elementos constitutivos do processo ensinoaprendizagem. Desvelar essa realidade e favorecer uma visão dinâmica, contextualizada e plural das identidades culturais é fundamental. Um politeísmo de práticas pedagógicas que são expostas e de maneira geral são inimagináveis e invisíveis diante de um aparente monoteísmo.

  • C.

    racionalizar as práticas educacionais com a finalidade de padronizar comportamentos profissionais. A maturidade social, cultural e cognitiva para apreender os processos relacionados à construção do educador profissional é a mesma de um para outro.

  • D.

    admitir a existência da consciência e de eventos mentais, mas propõe sua exclusão das práticas pedagógicas em virtude de sua subjetividade e impossibilidade de observação direta. Propõe a formulação de normas a serem adotadas por todos nos seus fazeres cotidianos.

O poder público organizará no Sistema Estadual de Ensino, preferencialmente na rede regular de ensino, Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEDE), atendendo a todas as peculiaridades educacionais das pessoas com deficiência, condutas típicas e altas habilidades. É correto afirmar quanto ao SAED:

1. Para as crianças de 0 a 3 anos de idade, com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor ou com prognóstico de atraso no desenvolvimento, serão disponibilizados serviços de estimulação essencial pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e pelas congêneres conveniadas com ela.

2. A criança matriculada em creches da esfera municipal ou estadual, que requerer atendimento reabilitatório, deverá ser encaminhada aos serviços de estimulação essencial ofertados pela congênere, pelos centros de reabilitação mantidos pelo poder público, sem que haja desligamento da creche.

3. A criança matriculada em creches da esfera estadual, com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, terá preferência no atendimento nos serviços de estimulação disponibilizados pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).

4. Os Serviços de Apoio Pedagógico deverão ser compreendidos como Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEDEs), que passarão a ser denominados em sua especificação pela área de atendimento.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    É correta apenas a afirmativa 4.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

  • E.

    São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Segundo a Lei n.º 8069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente, são direitos das crianças e dos adolescentes:

I. Opinião e expressão.

II. Organizar e participar de entidades estudantis.

III. Contestar critérios avaliativos e recorrer a instâncias superiores.

IV. Sigilo em todos os tipos de processos.

V. Se autor de ato infracional, não ser conduzido ou transportado indevidamente.

VI. Brincar, praticar esportes e divertir-se.

VII. Ser respeitado por seus educadores.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Todos os itens são direitos.

  • B.

    Apenas III e VII são direitos.

  • C.

    Apenas II e VI são direitos.

  • D.

    Apenas II, III, VI e VII são direitos.

  • E.

    Apenas III é direito.

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