Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No âmbito escolar, a educação da matemática é vista como uma linguagem capaz de

I. traduzir a realidade e estabelecer suas diferenças.

II. envolver os alunos com atividades matemáticas que educam nas quais, ao manipulá-las, eles construam a aprendizagem de forma significativa.

III. atuar como um instrumento disciplinador e excludente.

IV. levar o aluno a aprender, fazendo com que o objeto da aprendizagem seja agradável e divertido.

É correto o que está contido em

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I, III e IV, apenas.

  • C.

    III e IV, apenas.

  • D.

    I, II e IV, apenas.

A instituição escolar, como é vista, foi constituída na história da humanidade como o espaço de socialização do conhecimento formal historicamente construído. O processo de educação formal possibilita novas formas de pensamento e de comportamento. Por meio das artes e das ciências o ser humano transforma sua vida e de seus descendentes. A escola é um espaço de ampliação da experiência humana, devendo, para tanto, não se limitar às experiências cotidianas da criança e trazendo, necessariamente, conhecimentos novos, metodologias e as áreas de conhecimento contemporâneas. O currículo se torna, assim, um instrumento de formação humana. Um currículo, para a formação humana,

  • A.

    não tem historicidade, não precisa ser situado historicamente, uma vez que os instrumentos culturais que são utilizados na mediação do desenvolvimento e na dinâmica das funções psicológicos superiores se modificam com o avanço tecnológico e científico.

  • B.

    limita os conhecimentos relacionados às vivências do aluno, às realidades regionais, ou com base no assim chamado conhecimento do cotidiano. Nessa perspectiva, currículo é a experiência cultural do aluno.

  • C.

    é aquele orientado para a inclusão de todos ao acesso dos bens culturais e ao conhecimento. Está, assim, a serviço da diversidade. Os seres humanos são diversos em suas experiências culturais, são únicos em suas personalidades e são diversos em suas formas de perceber o mundo. Os seres humanos apresentam, também, diversidade biológica.

  • D.

    entende que o conhecimento é informação. Quando se faz uma pergunta, pede-se informação. Quando se assiste à televisão ou a um filme, absorve-se informação. Ao ler um jornal, uma revista em quadrinhos, ou ao ouvir uma música, é sabido que se lida com algum tipo de informação.

Identifique as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), referentes ao Serviço de Atendimento Especializado (SAESP).

( ) Este Serviço tem caráter terapêutico e reabilitatório; será exercido por profissionais das áreas da psicologia, fisioterapia, pedagogia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

( ) Organizado pelo poder público, deve ser prestado através dos Centros de Reabilitação Municipal, Estadual ou Federal e por instituições conveniadas com a FCEE.

( ) Quando as equipes multidisciplinares das instituições conveniadas forem mantidas com recursos públicos deverão disponibilizar SAESP aos educandos matriculados na rede regular de ensino ou os que frequentam Centros Especializados.

( ) Este serviço tem caráter educativo e não reabilitatório e será exercido por pedagogos e orientadores que atuam com a criança no espaço escolar.

( ) Organizado pelo poder privado e instituições filantrópicas, deverá ser prestado através dos Centros de Educação Municipais, Estadual ou Federal.

 Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    V – V – V – V – V

  • B.

    V – V – V – F – F

  • C.

    V – F – V – F – F

  • D.

    V – F – V – F – F

  • E.

    F – V – F – F – V

  • A.

    2/ 4/ 1/ 3

  • B.

    3/ 2/ 1/ 4

  • C.

    4/ 2/ 1/ 3

  • D.

    2/ 4/ 3/ 1

Conforme o documento “Política da Educação Especial do Estado de Santa Catarina”:

1. São educandos aqueles diagnosticados com deficiência, com condutas típicas e com altas habilidades.

2. A deficiência não pode ser compreendida como a expressão da totalidade do indivíduo, mas sim da interação entre a pessoa com deficiência e o contexto histórico-cultural.

3. Os alunos com diagnóstico de autismo estão incluídos no grupo de Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD).

4. Os atendimentos, em educação especial, direcionados aos educandos da rede regular de ensino, não terão o caráter de apoio, complemento ou suplemento.

5. A presença de um Instrutor de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em todos os níveis de ensino, etapas e modalidades da Educação Básica precisa deixar de ser considerada como “atendimento” em educação especial direcionada à rede regular de ensino.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

Esta professora consegue ensinar a todos ou todos aprendem com ela e sua prática pedagógica se pauta na concepção de que

  • A.

    é um equívoco considerar o aprender como uma atividade cognitiva entendida unicamente como desenvolvimento intelectual. A construção do conhecimento envolve a emoção e, por ser uma ação social, implica trocas afetivas. Desta forma, a pessoa que aprende está presente em sua totalidade na situação de aprendizagem, assim como suas experiências na escola e com o conhecimento constituirão sua personalidade e sua forma de colocação no meio.

  • B.

    devido às peculiaridades do conhecimento formal, o trabalho com o educando pode se restringir a transmitir o conhecimento e não deve incluir, também, formas de apropriação do conhecimento posto.

  • C.

    o trabalho com a cultura e as artes deve substituir o trabalho sistemático com cada disciplina. Não há como a cultura e as artes se conectarem ao conhecimento formal no nível de desenvolvimento de categorias de pensamento e formação de conceitos.

  • D.

    o ser humano constitui e amplia os conceitos, continuamente, e esta ampliação depende de elementos internos à pessoa. Para constituição de um conceito, é suficiente somente a construção de significado, sendo desnecessário o estabelecimento e a compreensão das relações múltiplas possíveis existentes entre os vários significados.

Os atendimentos em educação especial, direcionados aos educandos da rede regular de ensino, terão caráter de apoio, complemento ou suplemento e podem ser, dentre outros:

1. Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEDE).

2. Serviço de Atendimento Especializado (SAESP).

3. Instrutor de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em todos os níveis de ensino, etapas e modalidades da Educação Básica.

4. Médicos capacitados atuando em escolas onde houver matricula de alunos da educação especial com comprometimento clínico que demandem supervisão constante.

5. Professor de educação especial nas turmas de todas as etapas e modalidades da Educação Básica, nas quais estiverem matriculados educandos com diagnóstico de condutas típicas ou com severos comprometimentos motores.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    É correta apenas a afirmativa 1.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.

O educador deve propiciar um ambiente acolhedor e adequado ao ato de ler, para isso, ele deve

  • A.

    levar os alunos à biblioteca, à sala de leitura, e à sala de aula (no cantinho de leitura), sem incentiválos muito, pois a leitura deve ser algo inerente ao ser humano.

  • B.

    orientar os alunos a usar os livros sem necessariamente se envolver no processo. É importante salientar que deve imperar o silêncio no ambiente.

  • C.

    disponibilizar textos, os mais diversos para leitura, como, por exemplo, textos narrativos, poemas, fábulas, parlendas, adivinhações, contos, histórias em quadrinhos, textos informativos, receitas culinárias, bulas de remédios, textos imagéticos (fotografias, pinturas em tela, desenhos), charges e crônicas.

  • D.

    pedir que os alunos tragam textos diversos como charges e textos de jornais e revistas, receitas culinárias, adivinhações, entre outros, e colocá-los dispostos dentro de uma caixa (a caixa de leitura), sendo que os textos devem ser lidos apenas no horário da leitura, que deve ser imposto pelo professor.

Analise o trexo abaixo:

“Em uma língua qualquer, é muito comum ocorrer que um plano de expressão (um significante) seja suporte para mais de um plano de conteúdo (significado), ou seja, que um mesmo termo tenha vários significados”.

Esse trecho traduz o significado de:

  • A.

    Paráfrase

  • B.

    Polissemia.

  • C.

    Oxímoro ou Paradoxo.

  • D.

    Denotação e Conotação.

  • E.

    Plano morfossintático dos textos e palavras.

A vice-diretora de uma escola recebeu uma professora que apresentava a produção de um aluno, dizendo que se tratava de um aluno fraco, sem rendimento, indisciplinado e grosseiro. A professora fechou seu diagnóstico com base nos testes e nas provas e concluía sobre a necessidade de apoio psicológico e até o afastamento temporário da sala de aula para não prejudicar os demais, pois, segundo ela, por causa de um, a turma toda fica rebelde. Tal postura e essa prática estão imbuídas de concepções, representações, sentidos e expressam certo modo de ver o mundo. Esse certo modo de ver o mundo, que está imbricado na ação da professora, trouxe para sua ação reflexos da cultura e de práticas vividas, no que tange à avaliação escolar, que estão muito impregnados pela lógica

  • A.

    da mudança. A professora entende que a avaliação é uma atividade orientada para o futuro. Avalia-se para tentar manter ou melhorar a atuação futura. Essa é a base da distinção entre medir e avaliar. Medir refere-se ao presente e ao passado e visa a obter informações a respeito do progresso efetuado pelos estudantes. Avaliar refere-se à reflexão sobre as informações obtidas com vistas a planejar o futuro.

  • B.

    do acompanhamento do desenvolvimento do estudante. Para a professora, a avaliação é uma das atividades que ocorre dentro de um processo pedagógico. Este processo inclui outras ações que implicam a própria formulação dos objetivos da ação educativa, a definição de seus conteúdos e métodos, entre outros. A avaliação, portanto, sendo parte de um processo maior, deve ser usada tanto no sentido de um acompanhamento do desenvolvimento do estudante como no sentido de uma apreciação final sobre o que este estudante pôde obter em um determinado período, sempre com vistas a planejar ações educativas futuras.

  • C.

    da inclusão, do diálogo, da construção da autonomia, da mediação, da participação, da construção da responsabilidade com o coletivo. A perspectiva de avaliação da professora alinha-se com a proposta de uma escola mais democrática, inclusiva, que considera as infindáveis possibilidades de realização de aprendizagens por parte dos estudantes. Essa concepção de avaliação parte do princípio de que todas as pessoas são capazes de aprender e de que as ações educativas, as estratégias de ensino, os conteúdos das disciplinas devem ser planejados a partir dessas infinitas possibilidades de aprender dos estudantes.

  • D.

    da classificação e da seleção. A professora usa as notas escolares para colocar os avaliados em uma situação classificatória. A cultura meritocrática naturaliza o uso das notas a fim de classificar os melhores e os piores avaliados. Em termos de educação escolar, os melhores seguirão em frente, os piores voltarão para o início da fila, refazendo todo o caminho percorrido ao longo de um período de estudos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...