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Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
O encaminhamento das pessoas a serem atendidas pelos Serviços de Atendimento Educacional Especializado (SAEDE) e Serviço de Atendimento Especializado (SAESP) deverá:
ser realizado pela equipe diagnóstica da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) ou por equipes indicadas por esta, fundamentado nos documentos das diretrizes de cada um dos Serviços.
ser realizado pela equipe do departamento técnico da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) ou por profissionais ligados à saúde.
ser desenvolvido pelos próprios professores das crianças que necessitarem de atendimento especializado.
ser realizado pelo diretor geral da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) ou por familiares, nos documentos das diretrizes de cada um dos Serviços.
ser realizado pelas próprias crianças e jovens que sentirem necessidade de um atendimento mais individualizado, com vistas a um melhor desempenho escolar.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação à formação dos profissionais da escola, assinale a opção correta.
O termo profissionalismo refere-se à capacidade de enfrentar situações desafiadoras.
Saberes são conhecimentos adquiridos na formação universitária e não se relacionam às aprendizagens cotidianas.
Profissionalização se relaciona com a garantia do exercício profissional de qualidade.
Liderança é a função de delegar atribuições.
A competência profissional é determinada pela qualidade dos cursos realizados.
Algumas das estratégias usadas para ensinar leitura também ajudam as crianças a escrever, que é o outro componente da alfabetização. Em relação a essas estratégias, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O ensino das associações de som-símbolo ajuda as crianças a aprenderem a soletrar e a ler. Naturalmente, a boa escrita é muito mais do que apenas soletrar; ela requer instrução e prática, assim como a leitura. ( ) As crianças precisam aprender sobre técnicas de escrita, como fazer resumos e desenvolver parágrafos, a fim de se tornarem boas escritoras. ( ) Para serem boas escritoras, as crianças precisam aprender sobre a mecânica da língua, tal como gramática e usos adequados de palavras, bem como sobre editar o trabalho escrito seu e de outros.V/ V/ V
V/ F/ F
F/ F/ V
V/ V/ F
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Assinale a alternativa que melhor define currículo escolar.
É um processo que busca superar as visões parciais e dicotômicas do planejamento e da avaliação em direção a uma concepção dialética.
É a seleção prévia dos conteúdos principais a serem trabalhados durante um ano letivo em torno de temas geradores.
O caminho, a jornada, o trajeto a ser percorrido pelo aluno no período de sua formação e que tem referências, mapas, mas que sempre admite mudanças, atalhos, alterações significativas de rotas. Esse caminho está diretamente imbricado com os sujeitos - professores e alunos -, o objeto de estudo e o contexto.
Um espaço de reflexão crítica, coletiva e constante sobre a prática da sala de aula e da instituição para a troca de experiências e o desenvolvimento da atitude de cooperação.
Nessa perspectiva, uma vice-diretora afirmou na reunião inicial de planejamento escolar que, para ser bem-sucedido no processo de planejamento, um requisito básico é tomar como ponto de partida
as condições encontradas. O planejamento resulta de um processo de reflexão sobre a ação a ser desenvolvida, de modo a alcançar o objetivo pretendido, utilizando, da forma mais adequada, os recursos existentes, o que possibilitará, também, definir com maior clareza os meios e recursos que ainda precisam ser viabilizados para essa ação.
a escola isoladamente como a instância responsável pela qualidade do ensino público, muito aquém do sistema, somente com a fragmentação do sistema constrói-se a autonomia das unidades.
a autoavaliação dos órgãos centrais e regionais, principalmente quando, nos sistemas escolares, a avaliação está vinculada à ideia de seleção, de classificação, de premiação ou de punição, representando uma ameaça aos indivíduos ou grupos.
a legislação e o como fazer. A partir das leis e de dados apresentados pelo sistema, compete à escola começar com a formulação de alternativas de intervenção.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
De acordo com estudos recentes, as instituições de Educação Infantil devem criar um ambiente de acolhimento que dê segurança e confiança às crianças, garantindo oportunidades para que sejam capazes de:
1. familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e as sensações que ele produz.
2. brincar.
3. relacionar-se unicamente com as crianças de sua turma e com sua professora, evitando demais contatos.
4. interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo, executando ações simples relacionadas à saúde e higiene.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 3.
É correta apenas a afirmativa 4.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
Acerca dos instrumentos técnico-operativos, assinale a opção correta.
A conversa entabulada objetivando a compreensão de uma situação ou fenômeno social é denominada visita.
A visita tem o objetivo de interação social e aproximação.
A conclusão a que chega o profissional a respeito de uma situação estudada é chamada parecer.
O documento denominado laudo é o que contém as impressões previamente colhidas pelo profissional.
O parecer é o documento adequado para descrever uma situação e proceder também a sua interpretação.
linguagem fônica sistemática e explícita, a qual requer um alto nível de consciência fonológica. Pesquisas sugerem que as crianças com habilidades de consciência fonológica bem desenvolvidas na época do jardim de infância aprendem a ler mais rapidamente.
abordagem de linguagem integral, a qual requer um alto nível de consciência fonológica. Pesquisas sugerem que as crianças com habilidades de consciência fonológica bem desenvolvidas na época do jardim de infância aprendem a ler mais rapidamente.
ortografia inventada, a qual requer um alto nível de consciência fonológica. Pesquisas sugerem que as crianças com habilidades de consciência fonológica bem desenvolvidas na época do jardim de infância aprendem a ler mais rapidamente.
abordagem balanceada, a qual requer um alto nível de consciência fonológica. Pesquisas sugerem que as crianças com habilidades de consciência fonológica bem desenvolvidas na época do jardim de infância aprendem a ler mais rapidamente.
Leia o texto:
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 4, 5 e 6.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.
Como toda forma de diversidade é hoje recebida na escola, há a demanda óbvia por um currículo que atenda a essa universalidade. Diante dos princípios descritos norteadores da organização curricular, a gestão da unidade deve
reconhecer que há diversos conhecimentos produzidos pela humanidade que estão ausentes e, assim, devem permanecer, nos currículos e na formação dos professores, como, por exemplo, o conhecimento produzido pela comunidade negra ao longo da luta pela superação do racismo; o conhecimento produzido pelas mulheres no processo de luta pela igualdade de gênero; o conhecimento produzido pela juventude na vivência da sua condição juvenil, entre outros. Incorporar esses conhecimentos que versam sobre a produção histórica das diferenças e das desigualdades é uma forma de discriminação e viabilizar tratos escolares românticos sobre a diversidade e expor a desigualdade, que deve permanecer velada.
discursar sobre a diversidade, mas agir, planejando, organizando o currículo, vendo os alunos como um bloco homogêneo e um corpo abstrato, pois a escola é uma instituição de ensino coletivo para as amplas massas da população. O currículo escolar deve garantir a padronização no sentido de combater a diversidade existente, rumo ao igualitarismo, como se convivesse com um protótipo único de aluno.
garantir alguns eventos, como no Dia da Consciência Negra, de reconhecimento da identidade cultural (negros, indígenas, homossexuais, entre outros). No currículo escolar, a diversidade deve aparecer não como um dos eixos centrais da orientação curricular, mas, sim, como um tema. As diversidades são partes que diversificam o currículo e não núcleos. Os conhecimentos historicamente produzidos e elaborados devem ocupar lugar hegemônico da organização curricular.
agir, sair do imobilismo e da inércia e cumprir a sua função pedagógica diante da diversidade: construir, conjuntamente com os docentes, práticas pedagógicas que realmente expressem a riqueza das identidades e da diversidade cultural presente na escola e na sociedade. Falar sobre diversidade e diferença implica posicionar-se contra processos de colonização e dominação. É perceber como, nesses contextos, algumas diferenças foram naturalizadas e inferiorizadas sendo, portanto, tratadas de forma desigual e discriminatória. É entender o impacto subjetivo destes processos na vida dos sujeitos sociais e no cotidiano da escola.
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