Questões de Pedagogia

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O encaminhamento das pessoas a serem atendidas pelos Serviços de Atendimento Educacional Especializado (SAEDE) e Serviço de Atendimento Especializado (SAESP) deverá:

  • A.

    ser realizado pela equipe diagnóstica da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) ou por equipes indicadas por esta, fundamentado nos documentos das diretrizes de cada um dos Serviços.

  • B.

    ser realizado pela equipe do departamento técnico da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) ou por profissionais ligados à saúde.

  • C.

    ser desenvolvido pelos próprios professores das crianças que necessitarem de atendimento especializado.

  • D.

    ser realizado pelo diretor geral da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) ou por familiares, nos documentos das diretrizes de cada um dos Serviços.

  • E.

    ser realizado pelas próprias crianças e jovens que sentirem necessidade de um atendimento mais individualizado, com vistas a um melhor desempenho escolar.

Com relação à formação dos profissionais da escola, assinale a opção correta.

  • A.

    O termo profissionalismo refere-se à capacidade de enfrentar situações desafiadoras.

  • B.

    Saberes são conhecimentos adquiridos na formação universitária e não se relacionam às aprendizagens cotidianas.

  • C.

    Profissionalização se relaciona com a garantia do exercício profissional de qualidade.

  • D.

    Liderança é a função de delegar atribuições.

  • E.

    A competência profissional é determinada pela qualidade dos cursos realizados.

Algumas das estratégias usadas para ensinar leitura também ajudam as crianças a escrever, que é o outro componente da alfabetização. Em relação a essas estratégias, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O ensino das associações de som-símbolo ajuda as crianças a aprenderem a soletrar e a ler. Naturalmente, a boa escrita é muito mais do que apenas soletrar; ela requer instrução e prática, assim como a leitura.

( ) As crianças precisam aprender sobre técnicas de escrita, como fazer resumos e desenvolver parágrafos, a fim de se tornarem boas escritoras.

( ) Para serem boas escritoras, as crianças precisam aprender sobre a mecânica da língua, tal como gramática e usos adequados de palavras, bem como sobre editar o trabalho escrito seu e de outros.

  • A.

    V/ V/ V

  • B.

    V/ F/ F

  • C.

    F/ F/ V

  • D.

    V/ V/ F

Assinale a alternativa que melhor define “currículo escolar”.

  • A.

    É um processo que busca superar as visões parciais e dicotômicas do planejamento e da avaliação em direção a uma concepção dialética.

  • B.

    É a seleção prévia dos conteúdos principais a serem trabalhados durante um ano letivo em torno de temas geradores.

  • C.

    O caminho, a jornada, o trajeto a ser percorrido pelo aluno no período de sua formação e que tem referências, mapas, mas que sempre admite mudanças, atalhos, alterações significativas de rotas. Esse caminho está diretamente imbricado com os sujeitos - professores e alunos -, o objeto de estudo e o contexto.

  • D.

    Um espaço de reflexão crítica, coletiva e constante sobre a prática da sala de aula e da instituição para a troca de experiências e o desenvolvimento da atitude de cooperação.

  • E. É a necessidade de se fazer o trabalho a partir dos reais problemas da escola, o que exige que seja feita uma problematização da realidade para não se cair nas armadilhas de uma ideologia dominante.

Nessa perspectiva, uma vice-diretora afirmou na reunião inicial de planejamento escolar que, para ser bem-sucedido no processo de planejamento, um requisito básico é tomar como ponto de partida

  • A.

    as condições encontradas. O planejamento resulta de um processo de reflexão sobre a ação a ser desenvolvida, de modo a alcançar o objetivo pretendido, utilizando, da forma mais adequada, os recursos existentes, o que possibilitará, também, definir com maior clareza os meios e recursos que ainda precisam ser viabilizados para essa ação.

  • B.

    a escola isoladamente como a instância responsável pela qualidade do ensino público, muito aquém do sistema, somente com a fragmentação do sistema constrói-se a autonomia das unidades.

  • C.

    a autoavaliação dos órgãos centrais e regionais, principalmente quando, nos sistemas escolares, a avaliação está vinculada à ideia de seleção, de classificação, de premiação ou de punição, representando uma ameaça aos indivíduos ou grupos.

  • D.

    a legislação e o como fazer. A partir das leis e de dados apresentados pelo sistema, compete à escola começar com a formulação de alternativas de intervenção.

De acordo com estudos recentes, as instituições de Educação Infantil devem criar um ambiente de acolhimento que dê segurança e confiança às crianças, garantindo oportunidades para que sejam capazes de:

1. familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e as sensações que ele produz.

2. brincar.

3. relacionar-se unicamente com as crianças de sua turma e com sua professora, evitando demais contatos.

4. interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo, executando ações simples relacionadas à saúde e higiene.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    É correta apenas a afirmativa 3.

  • B.

    É correta apenas a afirmativa 4.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

  • E.

    São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Acerca dos instrumentos técnico-operativos, assinale a opção correta.

  • A.

    A conversa entabulada objetivando a compreensão de uma situação ou fenômeno social é denominada visita.

  • B.

    A visita tem o objetivo de interação social e aproximação.

  • C.

    A conclusão a que chega o profissional a respeito de uma situação estudada é chamada parecer.

  • D.

    O documento denominado laudo é o que contém as impressões previamente colhidas pelo profissional.

  • E.

    O parecer é o documento adequado para descrever uma situação e proceder também a sua interpretação.

  • A.

    linguagem fônica sistemática e explícita, a qual requer um alto nível de consciência fonológica. Pesquisas sugerem que as crianças com habilidades de consciência fonológica bem desenvolvidas na época do jardim de infância aprendem a ler mais rapidamente.

  • B.

    abordagem de linguagem integral, a qual requer um alto nível de consciência fonológica. Pesquisas sugerem que as crianças com habilidades de consciência fonológica bem desenvolvidas na época do jardim de infância aprendem a ler mais rapidamente.

  • C.

    ortografia inventada, a qual requer um alto nível de consciência fonológica. Pesquisas sugerem que as crianças com habilidades de consciência fonológica bem desenvolvidas na época do jardim de infância aprendem a ler mais rapidamente.

  • D.

    abordagem balanceada, a qual requer um alto nível de consciência fonológica. Pesquisas sugerem que as crianças com habilidades de consciência fonológica bem desenvolvidas na época do jardim de infância aprendem a ler mais rapidamente.

Leia o texto:

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 4, 5 e 6.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.

Como toda forma de diversidade é hoje recebida na escola, há a demanda óbvia por um currículo que atenda a essa universalidade. Diante dos princípios descritos norteadores da organização curricular, a gestão da unidade deve

  • A.

    reconhecer que há diversos conhecimentos produzidos pela humanidade que estão ausentes e, assim, devem permanecer, nos currículos e na formação dos professores, como, por exemplo, o conhecimento produzido pela comunidade negra ao longo da luta pela superação do racismo; o conhecimento produzido pelas mulheres no processo de luta pela igualdade de gênero; o conhecimento produzido pela juventude na vivência da sua condição juvenil, entre outros. Incorporar esses conhecimentos que versam sobre a produção histórica das diferenças e das desigualdades é uma forma de discriminação e viabilizar tratos escolares românticos sobre a diversidade e expor a desigualdade, que deve permanecer velada.

  • B.

    discursar sobre a diversidade, mas agir, planejando, organizando o currículo, vendo os alunos como um bloco homogêneo e um corpo abstrato, pois a escola é uma instituição de ensino coletivo para as amplas massas da população. O currículo escolar deve garantir a padronização no sentido de combater a diversidade existente, rumo ao igualitarismo, como se convivesse com um protótipo único de aluno.

  • C.

    garantir alguns eventos, como no Dia da Consciência Negra, de reconhecimento da identidade cultural (negros, indígenas, homossexuais, entre outros). No currículo escolar, a diversidade deve aparecer não como um dos eixos centrais da orientação curricular, mas, sim, como um tema. As diversidades são partes que diversificam o currículo e não núcleos. Os conhecimentos historicamente produzidos e elaborados devem ocupar lugar hegemônico da organização curricular.

  • D.

    agir, sair do imobilismo e da inércia e cumprir a sua função pedagógica diante da diversidade: construir, conjuntamente com os docentes, práticas pedagógicas que realmente expressem a riqueza das identidades e da diversidade cultural presente na escola e na sociedade. Falar sobre diversidade e diferença implica posicionar-se contra processos de colonização e dominação. É perceber como, nesses contextos, algumas diferenças foram naturalizadas e inferiorizadas sendo, portanto, tratadas de forma desigual e discriminatória. É entender o impacto subjetivo destes processos na vida dos sujeitos sociais e no cotidiano da escola.

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