Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A instituição de educação infantil é um dos espaços de:
adaptação da criança ao mundo adulto.
inserção das crianças nas relações éticas e morais que permeiam a sociedade na qual estão inseridas.
adequação da criança ao espaço escolar como meio para que ela tenha condições de progredir em estudos posteriores.
inserção da criança ao mundo letrado, espaço este destinado especificamente à alfabetização dos menores de 06 anos.
elaboração de projetos educacionais higienistas e moralizadores para aqueles que neste espaço estão matriculados.
Assinale a opção correta, a respeito dos métodos e técnicas de ensino.
A técnica que consiste no incentivo à produção de grande quantidade de ideias em um curto espaço de tempo, garantindo a originalidade, é denominada debate.
Estudo de caso é a técnica que se baseia nas leituras das fontes bibliográficas.
A forma particular de estudo de casos por meio de técnicas de teatralização é chamada novela.
Estudo dirigido é a técnica que consiste na pesquisa e apresentação de determinado assunto por parte dos alunos.
Trabalho com grupos homogêneos é uma técnica de ensino que visa à organização da turma de forma que os alunos com dificuldades de aprendizagem sejam auxiliados pelos alunos mais capazes.
Para que se possa atingir os objetivos na Educação Infantil, é necessário selecionar conteúdos que auxiliem o desenvolvimento de capacidades. Em relação a esse assunto, analise as assertivas abaixo.
I. As capacidades podem ser de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social. II. As capacidades de ordem física estão associadas à possibilidade de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, ao autoconhecimento, ao uso do corpo na expressão das emoções e ao deslocamento com segurança. III. As capacidades de ordem cognitiva estão associadas ao desenvolvimento dos recursos para pensar e ao uso e apropriação de formas de representação e comunicação envolvendo resolução de problemas. É correto o que se afirma emI e II, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Assinale a alternativa que melhor traduz avaliação ao longo da história da prática pedagógica.
inclusão, cobrança, capacitação
seleção, verificação, transmissão
comparação, exclusão, mediação
cobrança, seleção, hierarquização
saber de cor, hierarquização, processo
A vice-diretora, substituindo a diretora da unidade que se encontrava em licença médica, iniciou a primeira reunião de organização da unidade revisitando a proposta pedagógica. Com base na Resolução nº 5, de 2009, solicitou que cinco professores apresentassem a definição de Educação Infantil. Sendo assim, assinale a alternativa cuja definição de Educação Infantil coincide com a referida legislação.
Primeira etapa do Ensino Fundamental, oferecida em creches, pré-escolas e escolas de Ensino Fundamental, as quais se caracterizam como espaços institucionais escolares que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 6 anos de idade, no período diurno, em jornada integral ou parcial. São regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e não são submetidos a controle social.
Ensino que tem por objetivo geral proporcionar ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de autorrealização, qualificação para o trabalho e preparo para o exercício consciente da cidadania. É oferecido em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos, que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 6 anos de idade, no período diurno, em jornada integral. São regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino.
Primeira etapa da educação básica, oferecida em creches, pré-escolas e atendimento domiciliar, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos e domésticos. Constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados, seja em creches formalmente organizadas e instituídas, seja de outras formas de organização, que educam e cuidam de crianças de 0 a 6 anos de idade, no período diurno, em jornada integral ou parcial. São regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.
Primeira etapa da educação básica, oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos, que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade, no período diurno, em jornada integral ou parcial. São regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Pensando numa proposta de trabalho na Educação Infantil que promova de forma efetiva e consistente as aprendizagens infantis é preciso que o professor considere:
1. a interação com crianças somente da mesma idade, em situações previstas em salas de aula, como fator de promoção da aprendizagem, do desenvolvimento e da capacidade de relacionar-se.
2. que a criança nesta faixa etária é privada de conhecimento; assim, o professor tem que iniciar todos os assuntos de modo bastante simplificado, não utilizando muitas variações de experiências, a fim de não confundi-las.
3. a individualidade e a diversidade.
4. a resolução de problemas como forma de aprendizagem.
5. o grau de desafio que as atividades apresentam e o fato de que devam ser significativas e apresentadas de maneira integrada para as crianças e o mais próximas possíveis das práticas sociais reais.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 5.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
No que concerne a métodos e a técnicas de ensino, assinale a opção correta.
Métodos de ensino são formas de transmissão de conhecimentos que visam controlar o que as pessoas devem aprender.
Métodos transmissivos preconizam a relação professor-aluno como elemento formador.
As técnicas de ensino determinam o método a ser seguido.
Aula expositiva é exemplo de método de ensino em que o professor detém a palavra e direciona a aula.
Método ativo parte da concepção de que o aluno é responsável pela construção do seu conhecimento por meio de problematizações propostas pelo professor.
1/ 3/ 2/ 4
3/ 1/ 2/ 4
2/ 4/ 1/ 3
4/ 2/ 3/ 1
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Sobre o ensino da língua, é correto afirmar.
O ensino da gramática normativa busca capacitar o usuário da língua a empregá-la adequadamente nas diversas situações de comunicação.
O ensino da variedade padrão ou formal da língua leva à competência comunicativa para a pluralidade de discursos.
Segundo a gramática normativa, não há erro linguístico e sim inadequação da variedade padrão.
O ensino da língua materna justifica-se prioritariamente pelo objetivo de desenvolver a competência comunicativa.
No ensino da língua materna, deve-se considerar a gramática descritiva, ou seja, o conjunto de regras que é dominado pelos falantes e que lhes permite o uso normal da língua.
A diretora de uma instituição educacional que atende crianças de 0 a 3 anos e 11 meses solicitou que o vice-diretor propusesse, com base nas propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, uma organização de materiais, espaços e tempos com a finalidade de efetivar os objetivos, as propostas pedagógicas da instituição e o trabalho coletivo. Diante do exposto, assinale a alternativa que não apresenta um aspecto que precisa ser assegurado.
A educação em sua integridade, entendendo o cuidado como algo indissociável ao processo educativo.
A indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança.
A ausência de deslocamentos e de movimentos amplos das crianças nos espaços internos e externos às salas de referencia dos agrupamentos, excetuando a área de parque para as crianças maiores de dois anos.
O estabelecimento de uma relação efetiva com a comunidade local e de mecanismos que garantam a gestão democrática e a consideração dos saberes da comunidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...