Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A instituição de educação infantil é um dos espaços de:

  • A.

    adaptação da criança ao mundo adulto.

  • B.

    inserção das crianças nas relações éticas e morais que permeiam a sociedade na qual estão inseridas.

  • C.

    adequação da criança ao espaço escolar como meio para que ela tenha condições de progredir em estudos posteriores.

  • D.

    inserção da criança ao mundo letrado, espaço este destinado especificamente à alfabetização dos menores de 06 anos.

  • E.

    elaboração de projetos educacionais higienistas e moralizadores para aqueles que neste espaço estão matriculados.

Assinale a opção correta, a respeito dos métodos e técnicas de ensino.

  • A.

    A técnica que consiste no incentivo à produção de grande quantidade de ideias em um curto espaço de tempo, garantindo a originalidade, é denominada debate.

  • B.

    Estudo de caso é a técnica que se baseia nas leituras das fontes bibliográficas.

  • C.

    A forma particular de estudo de casos por meio de técnicas de teatralização é chamada novela.

  • D.

    Estudo dirigido é a técnica que consiste na pesquisa e apresentação de determinado assunto por parte dos alunos.

  • E.

    Trabalho com grupos homogêneos é uma técnica de ensino que visa à organização da turma de forma que os alunos com dificuldades de aprendizagem sejam auxiliados pelos alunos mais capazes.

Para que se possa atingir os objetivos na Educação Infantil, é necessário selecionar conteúdos que auxiliem o desenvolvimento de capacidades. Em relação a esse assunto, analise as assertivas abaixo.

I. As capacidades podem ser de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social.

II. As capacidades de ordem física estão associadas à possibilidade de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, ao autoconhecimento, ao uso do corpo na expressão das emoções e ao deslocamento com segurança.

III. As capacidades de ordem cognitiva estão associadas ao desenvolvimento dos recursos para pensar e ao uso e apropriação de formas de representação e comunicação envolvendo resolução de problemas.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I e III, apenas.

Assinale a alternativa que melhor traduz avaliação ao longo da história da prática pedagógica.

  • A.

    inclusão, cobrança, capacitação

  • B.

    seleção, verificação, transmissão

  • C.

    comparação, exclusão, mediação

  • D.

    cobrança, seleção, hierarquização

  • E.

    “saber de cor”, hierarquização, processo

A vice-diretora, substituindo a diretora da unidade que se encontrava em licença médica, iniciou a primeira reunião de organização da unidade revisitando a proposta pedagógica. Com base na Resolução nº 5, de 2009, solicitou que cinco professores apresentassem a definição de Educação Infantil. Sendo assim, assinale a alternativa cuja definição de Educação Infantil coincide com a referida legislação.

  • A.

    Primeira etapa do Ensino Fundamental, oferecida em creches, pré-escolas e escolas de Ensino Fundamental, as quais se caracterizam como espaços institucionais escolares que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 6 anos de idade, no período diurno, em jornada integral ou parcial. São regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e não são submetidos a controle social.

  • B.

    Ensino que tem por objetivo geral proporcionar ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de autorrealização, qualificação para o trabalho e preparo para o exercício consciente da cidadania. É oferecido em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos, que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 6 anos de idade, no período diurno, em jornada integral. São regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino.

  • C.

    Primeira etapa da educação básica, oferecida em creches, pré-escolas e atendimento domiciliar, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos e domésticos. Constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados, seja em creches formalmente organizadas e instituídas, seja de outras formas de organização, que educam e cuidam de crianças de 0 a 6 anos de idade, no período diurno, em jornada integral ou parcial. São regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.

  • D.

    Primeira etapa da educação básica, oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos, que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade, no período diurno, em jornada integral ou parcial. São regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.

Pensando numa proposta de trabalho na Educação Infantil que promova de forma efetiva e consistente as aprendizagens infantis é preciso que o professor considere:

1. a interação com crianças somente da mesma idade, em situações previstas em salas de aula, como fator de promoção da aprendizagem, do desenvolvimento e da capacidade de relacionar-se.

2. que a criança nesta faixa etária é privada de conhecimento; assim, o professor tem que iniciar todos os assuntos de modo bastante simplificado, não utilizando muitas variações de experiências, a fim de não confundi-las.

3. a individualidade e a diversidade.

4. a resolução de problemas como forma de aprendizagem.

5. o grau de desafio que as atividades apresentam e o fato de que devam ser significativas e apresentadas de maneira integrada para as crianças e o mais próximas possíveis das práticas sociais reais.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    É correta apenas a afirmativa 5.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

No que concerne a métodos e a técnicas de ensino, assinale a opção correta.

  • A.

    Métodos de ensino são formas de transmissão de conhecimentos que visam controlar o que as pessoas devem aprender.

  • B.

    Métodos transmissivos preconizam a relação professor-aluno como elemento formador.

  • C.

    As técnicas de ensino determinam o método a ser seguido.

  • D.

    Aula expositiva é exemplo de método de ensino em que o professor detém a palavra e direciona a aula.

  • E.

    Método ativo parte da concepção de que o aluno é responsável pela construção do seu conhecimento por meio de problematizações propostas pelo professor.

  • A.

    1/ 3/ 2/ 4

  • B.

    3/ 1/ 2/ 4

  • C.

    2/ 4/ 1/ 3

  • D.

    4/ 2/ 3/ 1

Sobre o ensino da língua, é correto afirmar.

  • A.

    O ensino da gramática normativa busca capacitar o usuário da língua a empregá-la adequadamente nas diversas situações de comunicação.

  • B.

    O ensino da variedade padrão ou formal da língua leva à competência comunicativa para a pluralidade de discursos.

  • C.

    Segundo a gramática normativa, não há erro linguístico e sim inadequação da variedade padrão.

  • D.

    O ensino da língua materna justifica-se prioritariamente pelo objetivo de desenvolver a competência comunicativa.

  • E.

    No ensino da língua materna, deve-se considerar a gramática descritiva, ou seja, o conjunto de regras que é dominado pelos falantes e que lhes permite o uso normal da língua.

A diretora de uma instituição educacional que atende crianças de 0 a 3 anos e 11 meses solicitou que o vice-diretor propusesse, com base nas propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, uma organização de materiais, espaços e tempos com a finalidade de efetivar os objetivos, as propostas pedagógicas da instituição e o trabalho coletivo. Diante do exposto, assinale a alternativa que não apresenta um aspecto que precisa ser assegurado.

  • A.

    A educação em sua integridade, entendendo o cuidado como algo indissociável ao processo educativo.

  • B.

    A indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança.

  • C.

    A ausência de deslocamentos e de movimentos amplos das crianças nos espaços internos e externos às salas de referencia dos agrupamentos, excetuando a área de parque para as crianças maiores de dois anos.

  • D.

    O estabelecimento de uma relação efetiva com a comunidade local e de mecanismos que garantam a gestão democrática e a consideração dos saberes da comunidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...