Questões de Pedagogia

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As propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar os seguintes princípios:

  • A.

    Éticos, Políticos e Cristãos.

  • B.

    Éticos, Políticos e Estéticos.

  • C.

    Pedagógicos, Políticos e Morais.

  • D.

    Religiosos, Familiares e Pedagógicos.

  • E.

    Educacionais, Familiares e Espirituais.

Muitos estudos foram realizados com relação à organização do espaço que a escola ocupa e utiliza, e que vai sendo transformado nas relações estabelecidas. Segundo Zabala (1998), as salas precisam de um mobiliário que permita um deslocamento temporário conforme as propostas metodológicas, além do trabalho individual. Esta forma de organização seria

  • A.

    o deslocamento da centralidade da aprendizagem para o ensino.

  • B.

    a oportunidade de centrar no ensino a transmissão do conhecimento.

  • C.

    a oportunidade de se ter o controle da sala de aula.

  • D.

    o deslocamento da centralidade do ensino para a aprendizagem.

É correto afirmar que o atendimento sociopsicopedagógico

  • A.

    visa ao tratamento dos transtornos psíquicos nas unidades de atendimento.

  • B.

    destina-se ao acompanhamento escolar de crianças em situação de hospitalização.

  • C.

    tem como função auxiliar as famílias de crianças matriculadas na escola por meio da concessão de recursos financeiros.

  • D.

    refere-se ao atendimento realizado pelo médico neurologista para diagnóstico de deficiência intelectual em crianças.

  • E.

    é um trabalho que se realiza por meio de abordagens diversificadas no processo de avaliação, acompanhamento e inclusão social.

Considerando-se as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de 0 (zero) a 6 (seis) anos, a qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da cidadania devem estar embasadas em determinados princípios educativos. Em relação a esse assunto, analise as assertivas abaixo.

I. As crianças devem ser consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc.

II. As crianças têm o direito de brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil.

III. É importante o acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, a fim de ampliar o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, aos afetos, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética.

IV. É fundamental a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    I, II, III e IV.

  • D.

    III e IV, apenas.

Segundo a Política de Educação Especial de Santa Catarina, a Educação Especial deve ser entendida como:

  • A.

    Processo multidisciplinar que se ocupa com excelência do atendimento e da educação de pessoas com deficiência em instituições especializadas, tais como escola para surdos, escola para cegos ou escolas para atender pessoas com deficiência mental.

  • B.

    Processo interdisciplinar que visa à prevenção, ao ensino e à reabilitação da pessoa com deficiência, condutas típicas e altas habilidades, objetivando sua inclusão mediante a utilização de recursos pedagógicos e tecnológicos específicos.

  • C.

    Processo evolutivo-comportamental definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços educacionais especializados que visam garantir e promover as potencialidades dos alunos que apresentam NEE (Necessidades Educacionais Especiais) em educação básica.

  • D.

    Processo neuro-psicopedagógico adaptado às diferenças individuais, permitindo ações integradas entre a Educação Especial e o Ensino Regular, possibilitando a detecção e o acompanhamento das exigências escolares.

  • E.

    Processo que tem o objetivo de restaurar o direito à educação, negado a jovens e adultos, oferecendo a eles igualdade de oportunidades para a entrada e permanência no mercado de trabalho e qualificação para uma educação permanente.

Discutia-se, na sala de reuniões de uma escola, a importância do aluno e da Educação para o futuro. Este assunto começou a ganhar força por volta da década de 1920, quando o aluno era o centro das atenções. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Surge a Escola Nova, movimento que reinventa a escola a partir de conhecimentos produzidos por meios alternativos, com embasamento empírico, não científico.

  • B.

    O aluno deve ser o sujeito mais importante da escola. Para isso, defende a adoção de novos métodos e a reforma dos currículos escolares.

  • C.

    O conhecimento deve ser ensinado exclusivamente na escola. Havia resistência quanto ao conhecimento adquirido fora da escola, ainda não se utilizava o contexto sociocultural no ensinoaprendizagem.

  • D.

    O Manifesto da Escola Nova, assinado por personalidades como Anísio Teixeira, defendia a universalização da escola pública, laica e gratuita e mudanças nas práticas e saberes pedagógicos, não levando em conta, contudo, a experiência da criança.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais incorporam os Temas Transversais de modo que sejam incluídos no currículo novos e importantes temas que não constituem novas áreas. Assim, o trabalho com a proposta da transversalidade se define em torno de:

1. a inclusão dos temas possibilitará à escola maior poder e controle sobre as famílias, no modo como deverão educar seus filhos.

2. a perspectiva transversal aponta uma transformação da prática pedagógica, pois rompe a limitação da atuação dos professores às atividades formais e amplia a sua responsabilidade com a sua formação dos alunos.

3. a inclusão dos temas implica a necessidade de um trabalho sistemático e contínuo no decorrer de toda a escolaridade, o que possibilitará um tratamento cada vez mais aprofundado das questões eleitas.

4. a proposta de transversalidade traz a necessidade de a escola refletir e atuar conscientemente na educação de valores e atitudes em todas as áreas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    É correta apenas a afirmativa 3.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

  • E.

    São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

A inclusão escolar, que visa a reverter o percurso de exclusão de qualquer natureza e ampliar as possibilidades de inserção de crianças, jovens e adultos em escolas regulares, tem sido defendida em conferências, convenções e documentos internacionais. A Declaração de Salamanca, em 1994, propôs a escola inclusiva como aquela

  • A.

    aberta às diferenças, na qual as crianças, jovens e adultos devem aprender juntos, independentemente de suas características, origens, condições físicas, sensoriais, intelectuais, linguísticas ou emocionais, econômicas ou socioculturais.

  • B.

    na qual se desenvolva uma pedagogia centrada no professor e capaz de educar as crianças com diferentes necessidades, reordenando o trabalho pedagógico para as classes que irão receber estas crianças com suas características, origens, condições físicas, sensoriais, intelectuais, linguísticas ou emocionais, econômicas ou socioculturais.

  • C.

    que reconhece e responde às diversas necessidades de seus alunos, assegurando um currículo capaz de educá-los em espaços criados exclusivamente para os alunos com necessidades educacionais especiais, reordenando e adaptando o trabalho pedagógico para as classes que acolherão as crianças com estas características.

  • D.

    que tem como princípio o direito incondicional à escolarização de todos os alunos em espaços educativos diferenciados; para isso a escola deve transformar-se para receber estes alunos e isto deve constar no Projeto Político-Pedagógico da escola, construído pela equipe gestora.

A sociedade contemporânea tem passado por rápidas transformações, exigindo do cidadão constantes movimentos de adaptação. No âmbito educacional, as mudanças também chegaram alterando modos de pensar e de ensinar. A interação entre duas ou mais disciplinas, podendo ir da simples comunicação à integração recíproca de conceitos fundamentais e princípios metodológicos é denominada

  • A.

    interdisciplinaridade.

  • B.

    transposição didática.

  • C.

    multidisciplinaridade.

  • D.

    multiculturalismo.

  • E.

    multirreferencialidade.

  • A.

    detenha tanto o domínio instrumental como o conteúdo que deve ser trabalhado, as próprias concepções de currículo e as estratégias de aprendizagem.

  • B.

    domine completamente o inst rumental tecnológico a ser utilizado, não necessariamente tendo de ter conhecimento de todo conteúdo curricular a ser aplicado.

  • C.

    possua conhecimento das estratégias de aprendizagem e do conteúdo curricular a ser trabalhado, sem necessidade de conhecimento da tecnologia utilizada.

  • D.

    crie estratégias de aprendizagem para que os alunos desenvolvam o domínio do instrumental utilizado sem que este tenha ligação efetiva com a composição curricular.

  • E.

    trabalhe o conteúdo curricular a ser aplicado, de acordo com uma estratégia de aprendizagem que privilegie o conhecimento teórico a respeito do instrumental tecnológico.

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