Questões de Pedagogia

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Redigir documentos oficiais constitui-se tarefa de grande importância no processo de comunicação institucional. Não raras vezes, a imagem da escola e dos seus profissionais são comprometidas por erros na elaboração dos atos administrativos. Assinale abaixo, as afirmativas conceitualmente corretas.

a. ( ) Portaria é uma opinião fundamentada em dispositivos legais ou em informações sugerindo solução favorável ou contrária a uma situação ou caso proposto em processo.

b. ( ) Atestado é um documento emitido, a pedido do interessado, por pessoa credenciada ou repartição pública, assegurando a verdade acerca de determinado fato ou de uma situação que se tenha conhecimento.

c. ( ) Parecer é um instrumento de comunicação de que se utilizam os órgãos públicos com a finalidade de convocar funcionários ou interessados, dar avisos, informar sobre curso, concurso público, prestação de serviços e sobre outros assuntos.

d. ( ) O Atestado difere da Declaração porque esta pode ser feita por qualquer pessoa, sem a necessidade de apoiarse em provas diretas, instrumentos legais, exames ou outros documentos comprobatórios.

e. ( ) Memorando é um documento através do qual se transmitem informações sobre determinada situação, apresentando análise e sugestões de uma autoridade superior.

f. ( ) A Declaração difere da Certidão porque esta atesta a existência de fatos permanentes e não transitórios.

Na Certidão a comprovação faz-se por transcrição de livros, documentos, peças de um processo.

  • A.

    Somente a alternativa “a” está correta.

  • B.

    Estão corretas as alternativas “b”, “d” e “f”.

  • C.

    Estão corretas as alternativas “b”, “c” e “f”.

  • D.

    Estão corretas as alternativas “c”, “d” e “f’.

Em relação à psicogênese da língua escrita, é correto afirmar que

I. são estudos experimentais que envolvem crianças de diversos meios sociais em diferentes países, mas prevalecendo a base tradicional.

II. retrata o papel ativo do sujeito no processo de elaboração individual da escrita.

III. consiste em supor que é necessária uma série de processos de reflexão sobre a linguagem para passar a uma escrita constituída.

IV. tem por objetivo explicar como se dá o processo através do qual a escrita se constitui em objeto de conhecimento para a criança.

É correto o que está contido em

  • A.

    II, III e IV, apenas.

  • B.

    I, II, e IV, apenas.

  • C.

    I, III e IV, apenas.

  • D.

    I, II e III, apenas.

De acordo com os princípios estabelecidos na Política de Educação Especial do Estado de Santa Catarina:

1. A construção de uma sociedade inclusiva é um processo que envolve todos os segmentos sociais.

2. A família é a segunda instância socializadora da criança enquanto que a escola, como primeira, é a mediadora na apropriação de conhecimentos científicos.

3. Em uma sociedade inclusiva, a diversidade é atributo essencial para o desenvolvimento humano.

4. O respeito à cidadania e à dignidade está expresso em determinações legais embora tenham objetivos de alcance utópicos.

5. A escola inclusiva precisa letrar e alfabetizar mesmo que em instâncias socializadoras distintas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 2 e 5.

Uma vice-diretora, pensando em suas atribuições e funções, decidiu pesquisar sobre a história da Educação para entender melhor o processo de ensino-aprendizagem, de onde vieram as influências e qual foi o caminho percorrido para que a escola chegasse onde está. Descobriu que as mulheres nem sempre foram bem quistas como educadoras dentro da escola e que isto começou a mudar no século XIX. Descobriu, ainda, que, após a Proclamação da República,

I. surgiram as escolas especiais, com ensino voltado a crianças, a partir de 10 anos de idade, com necessidades especiais.

II. o governo reformou o ensino primário e normal, organizando uma rede de escolas normais e complementares.

III. a presença feminina nos cursos de formação de professores das Escolas Normais aumentou e esse aumento se deu devido ao magistério surgir como alternativa ao casamento forçado e ofícios de menor prestígio, como o de lavadeira e parteira.

É correto o que está contido em

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    II, apenas.

  • D.

    I, II e III.

As teorias de aprendizagem têm em comum o fato de assumirem que indivíduos são agentes ativos na busca e construção de conhecimento, dentro de um contexto significativo. Podemos citar como alguns dos principais teóricos do campo de estudos sobre desenvolvimento e aprendizagem:

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    1 – 2 – 3 – 4 – 5

  • B.

    1 – 3 – 2 – 4 – 5

  • C.

    2 – 5 – 3 – 1 – 4

  • D.

    3 – 1 – 5 – 2 – 4

  • E.

    5 – 4 – 3 – 1 – 2

O alfabeto da Língua Portuguesa é composto por 26 letras, que possibilitam a escrita de todas as palavras da língua. O professor deve apresentá-lo aos alunos seguindo a ordem, o que facilita a compreensão do todo e a distinção de cada unidade, além de dar condição aos alunos de ampliarem sua compreensão sobre

  • A.

    os nomes das letras, familiarizando-se com a ortografia, pontuação, paragrafação na ordem alfabética.

  • B.

    a cultura escrita, familiarizando-se com um conhecimento de grande utilidade social, visto que muitos dos nossos escritos se organizam pela ordem alfabética.

  • C.

    a cultura escrita, familiarizando-se com o conhecimento de escrita de palavras, frases e textos.

  • D.

    o conhecimento de ortografia, pontuação, paragrafação e sua compreensão sobre como escrever palavras e frases sem erros ortográficos.

Em relação aos conteúdos do ensino, assinale a opção correta.

  • A.

    Os conteúdos dispostos no plano temporal ao longo das séries obedecem a uma organização vertical.

  • B.

    Os conteúdos que seguem uma organização horizontal são aqueles encontrados em um mesmo livro.

  • C.

    Organizar conteúdos de acordo com o princípio lógico significa utilizar exemplos da realidade do aluno.

  • D.

    A ordenação de conteúdos que atende às características individuais está em consonância com o denominado princípio da particularidade.

  • E.

    A organização dos conteúdos deve seguir três critérios básicos: continuidade, integração e inclusão.

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

Letramento é o conjunto de práticas que denotam a capacidade de uso de diferentes tipos de material ____________, enquanto alfabetização é um processo dentro do letramento, é a _____________ de ensinar, de aprender a ler e a escrever. A criança, mesmo não ____________________, já pode ser inserida em um processo de letramento, pois, ela faz a _______________ incidental de rótulos, imagens, gestos, emoções. O contato com o mundo letrado é muito antes das letras e vai além delas.

  • A.

    didático/ forma/ alfabetizada/ decodificação

  • B.

    escrito/ maneira/ lendo/ decodificação

  • C.

    didático/ ação/ lendo/ leitura

  • D.

    escrito/ ação/ alfabetizada/ leitura

Assinale a alternativa que melhor conceitua metodologia de trabalho voltada à língua portuguesa.

  • A.

    São objetivos educacionais abstratos, isso porque referem-se a mudanças de comportamento no uso adequado da língua materna.

  • B.

    É a interação entre professor e conhecimento e as relações decorrentes desse convívio, dentro da sala de aula em que se constroem discursos paralelos.

  • C.

    A metodologia de trabalho deve, em primeira instância, ser entendida como orientação pedagógica geral para o processamento de uma prática congruente, não dissociada daqueles princípios que regem a concepção de linguagem assumida, com todas as suas implicações.

  • D.

    É um processo que estimula o repensar a formação docente ou a capacitação daqueles professores de português que já exercem suas funções.

  • E.

    É a ferramenta de que se vale o educador para formar seres humanos, capazes de refletir criticamente sobre o contexto em que vivem.

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

Um vice-diretor, pela primeira vez, ficou encarregado da direção de uma escola na ausência do diretor. Este, por sua vez, resolveu se aprofundar na área de Educação Infantil, pois havia, até então, apenas trabalhado com Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Como um vice-diretor deve sempre se preocupar com sua formação, pois uma de suas atribuições é lidar com coordenadores e professores, resolveu pesquisar um pouco mais sobre isso a fim de orientar os coordenadores e educandos, e descobriu que, em 1895, surgiu o primeiro _________________________ no Brasil. Antes disso, as crianças ficavam em casa até os _____________.

  • A.

    jardim de infância público/ 10 anos

  • B.

    escola de ensino básico pública/ 8 anos

  • C.

    jardim de infância público/ 7 anos

  • D.

    escola de ensino básico privada/ 9 anos

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