Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Cabe aos profissionais do SAEDE e/ou SAESP:
orientarem tecnicamente a escola na qual o educando está matriculado e frequentando regularmente.
orientarem os familiares sobre como deverá ocorrer a educação da criança atendida, quanto a horário de estudos, lazer, rotinas diárias, etc.
nortearem pedagogicamente os encaminhamentos da escola.
atuarem na turma na qual o educando está matriculado, como forma de acompanhar diariamente seus avanços.
dar subsídio a tratamentos extras escolares dos educandos, quando necessário, preferencialmente aos matriculados na rede regular de ensino.
Therrién (1995) salienta o quanto os estudos sobre a formação do professor ainda persistem em uma dissociação entre a formação e a prática cotidiana, não enfatizando os saberes da experiência. Segundo o autor, esses saberes da experiência, que se caracterizam por serem originados na prática cotidiana da profissão, podem refletir tanto a dimensão da razão
instrumental, que implica um saber-fazer ou saber-agir, quanto a dimensão da razão interativa, que permite supor, julgar, decidir e modificar de acordo com os condicionamentos das situações complexas.
instrumental, que implica a transmissão do saber pelo professor, que detém todo o conhecimento a ser repassado pelo aluno, quanto a dimensão da razão interativa, que implica num saber-fazer ou saber-agir.
interativa, que implica um saber-fazer ou saber-agir, quanto a dimensão instrumental, que permite supor, julgar, decidir, modificar de acordo com os condicionamentos de situações complexas.
interativa, que implica a transmissão do saber pelo professor que detém todo o conhecimento a ser repassado pelo aluno, quanto a dimensão da razão instrumental que permite supor, julgar, decidir, modificar de acordo com os condicionamentos de situações complexas.
(...) a educação existe exatamente porque o homem é um ser gregário (...). Enquanto processo de formação humana, a educação é a única maneira pela qual é assegurada a continuidade da espécie, que assim consegue dominar a natureza e imprimir nela sua presença e sua maneira de ver o mundo.
O texto adaptado acima, de autoria de Walter Garcia, remete ao elemento presente na relação professor-aluno que se denominaincentivo.
apoio pedagógico.
motivação.
estimulação.
interação.
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
Educar significa propiciar situações de cuidado, brincadeira e ____________________ orientadas, de forma que possa __________________ para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal de ser e estar com os outros em uma atitude básica de _______________, respeito e confiança e o acesso pela criança aos _________________ mais amplos da realidade social e cultural.aprendizagens/ contribuir/ aceitação/ conhecimentos
práticas/ cooperar/ acomodação/ conhecimentos
práticas/ comprazer/ companheirismo/ conteúdos
aprendizagens/ comprazer/ aceitação/ conteúdos
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A teoria histórico-cultural ou Sócio-interacionista de Lev S. Vygotsky apresenta como níveis de desenvolvimento:
1. Nível do Desenvolvimento Real: se refere às conquistas já efetivadas pela criança.
2. Nível de Adaptação: envolve um equilíbrio entre os processos de assimilação e acomodação.
3. Nível de Desenvolvimento Potencial: se refere às capacidades a serem construídas. A criança realiza-as através da colaboração com os outros.
4. Zona de Desenvolvimento Proximal: é a distância entre aquilo que ela é capaz de realizar sozinha e aquilo que ela só consegue realizar com a ajuda dos outros.
5. Nível do Desenvolvimento Real: se refere a distância entre aquilo que ela é capaz de realizar com o professor e aquilo que ela consegue realizar com a ajuda dos amigos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 1.
São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
Lúcia é professora em uma escola pública e ministra aulas no Ensino Fundamental no 2º ano (1ª série). Rachel, sua colega de turno, solicitou sua ajuda para montar os agrupamentos e reagrupamentos com sua sala, com o objetivo de fornecer a aprendizagem de todos os seus alunos com relação à leitura. Rachel tem algumas informações sobre o perfil dos seus alunos e, também, registros sobre as hipóteses de escrita das crianças. Lúcia ofereceu as seguintes orientações a Rachel para que o planejamento dos agrupamentos seja produtivo e atinja os objetivos de aprendizagem dos alunos:
realizar uma atividade diferente com cada aluno, tendo o professor como o único informante durante o desenvolvimento da atividade.
desenvolver atividades com pouco desafio, intervir da mesma maneira com todos os alunos e definir o número de participantes nos agrupamentos.
organizar atividades em pequenos grupos, definir o número de participantes em cada grupo e estabelecer critérios de seleção dos participantes.
planejar os agrupamentos junto com os alunos, sendo que eles devem escolher com quem desejam realizar a atividade.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
É correto afirmar que a organização curricular por projetos
trata da integração do trabalho pedagógico com outras áreas do conhecimento.
só pode ser implementada na escola por regulamentação do MEC.
visa à participação de outros profissionais da escola na avaliação dos alunos.
constitui um movimento político liderado pelos alunos e acatado pelos professores.
permite trabalhar temas comuns em diferentes disciplinas, de maneira integrada.
A fala é o principal instrumento de comunicação das crianças com os professores e seus colegas. Porém, é recente como um conteúdo na Educação Infantil. Todos precisam saber se expressar e usar a linguagem em variadas situações comunicativas: conversas, entrevistas, seminários, ao telefone etc. Para desenvolver a comunicação oral desde cedo, é importante
I. diversificar os assuntos tratados em sala de aula. II. fazer um rodízio para que todos falem em uma roda de conversa. Mostrar textos para aqueles que ainda não sabem ler convencionalmente e ler para eles. Fotos e ilustrações também são de grande ajuda. III. discutir sobre uma reportagem, um fato recente ou até sobre um texto científico. Trazer outras pessoas para bater papo também ajuda. É correto o que está contido emI e III, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Analise o texto:
O desenvolvimento humano depende do aprendizado que a criança realiza num determinado grupo social. Ele é sempre mediado pelos outros (ambiente social).
O texto apresentado resume as características de que teoria da aprendizagem?
Gestaltismo
Teoria Sócio-Cultural de Vygotsky
Epistemologia Genética de Piaget
Abordagem Behaviorista ou Comportamentalista de Skinner
Inteligências múltiplas
Uma professora do 2º ano (1ª série) elaborou algumas atividades com o objetivo de identificar os progressos e as dificuldades dos seus alunos e levantar o que eles sabem e não sabem. Os alunos deveriam escrever uma lista de animais. A partir desta avaliação inicial, a professora planejará suas ações educativas acompanhando os processos dos alunos para que eles possam avançar no seu desenvolvimento e nas suas aprendizagens. Esta avaliação realizada por esta professora denomina-se
classificatória.
verificadora.
do rendimento escolar.
formativa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...