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Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito da formação dos profissionais da escola, assinale a opção correta.
É tarefa do coordenador pedagógico da escola fiscalizar o trabalho do professor.
A formação continuada caracteriza-se pelos estudos voltados para o aperfeiçoamento profissional no exercício da profissão.
A formação inicial do professor é marcada pela data de sua posse na escola.
A formação continuada é de total responsabilidade e domínio das secretarias de educação.
Apenas os cursos oferecidos pelo Ministério da Educação têm validade para a atualização profissional.
Em relação ao movimento como objeto de conhecimento na Educação Infantil, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A criança pequena utiliza seus gestos e movimentos para apoiar seu pensamento, como se este se projetasse em suas posturas. O movimento é uma linguagem, que comunica estados, sensações, ideias: o corpo fala. Assim, é importante que na Educação Infantil o professor possa organizar situações e atividades em que as crianças possam conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo. ( ) No fazer pedagógico da Educação Infantil, devem ser contempladas as diferentes linguagens que a criança utiliza para a apropriação e construção de conhecimentos. Entre essas linguagens destaca-se o movimento do seu corpo. ( ) O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana.V/ V/ F
V/ F/ V
F/ V/ V
V/ V/ V
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A reflexão sobre o currículo está instalada como tema central nos projetos político-pedagógicos das escolas e nas propostas dos sistemas de ensino, assim como nas pesquisas, na teoria pedagógica e na formação inicial e permanente dos docentes. De acordo com discussões recentes, podemos considerar currículo como:
1. as experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais.
2. essencial para a construção das identidades de nossos/as estudantes.
3. o conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas.
4. o coração da escola, o espaço central em que todos atuamos, o que nos torna, nos diferentes níveis do processo educacional, responsáveis por sua elaboração.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 3.
É correta apenas a afirmativa 4.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
O conceito de número é elaborado por meio de um processo longo. Segundo Piaget, desde muito pequena, a criança tem percepções numéricas e os conhecimentos matemáticos não passam de um nível perceptivo a um nível conceitual de forma espontânea e imediata e sim gradativamente, conduzindo-se por sucessivos momentos de avanços e retrocessos. Com base nas investigações de Piaget, está correto afirmar que o conceito de número depende do desenvolvimento dos processos de
classificação, interação e inclusão.
conservação, classificação e seriação.
memorização, organização e transmissão.
inclusão, conservação e condução.
Acerca do planejamento de ensino, assinale a opção correta.
O planejamento do ensino, a ser seguido por todos, será elaborado por um grupo eleito pela comunidade escolar.
Para o bom andamento do trabalho da escola, é importante planejar primeiro para executar depois.
Recursos didáticos são meios materiais e humanos que auxiliam professor e alunos na promoção da aprendizagem.
A ação educativa deve guiar os interesses dos alunos.
Procedimentos de ensino são comportamentos que visam à aquisição do hábito de estudar.
É correto afirmar que um ambiente alfabetizador
I. é aquele em que há uma cultura letrada, com livros, textos digitais ou em papel, um mundo de escritos que circulam socialmente. A comunidade que usa a todo momento esses escritos, que faz circular as ideias que eles contêm, é chamada alfabetizadora. II. não é somente aquele que contém material escrito, mas aquele em que diversos gêneros textuais estão presentes e sendo usados, dentro de uma função comunicativa, ou seja, o uso tem de ser efetivo. III. é aquele que se exige muita dedicação, inovação e criatividade do educador, para promover a aprendizagem dos alunos, e convivam com diversas formas de leitura e escrita. É correto o que está contido emI, II e III.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
O planejamento na escola deve:
1. possibilitar um trabalho mais significativo e transformador na sala de aula, na escola e na sociedade.
2. cumprir uma exigência meramente burocrática da escola.
3. corresponder a um projeto-compromisso do professor, tendo, pois, suas marcas.
4. criar e organizar o trabalho. Para tanto, deve ser: objetivo, verdadeiro, crítico e comprometido.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 4.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
Há situações sociais que requerem planejamento do que e como falar. A escola pode desenvolver as capacidades necessárias para se ter sucesso nestas circunstâncias, a partir de proposta como
produção escrita de um texto para publicação no mural da escola, debates na comunidade escolar e extraescolar, produção escrita de uma carta ao leitor para ser publicada na revista de circulação nacional, apresentação em eventos escolares que envolvam outras turmas e outros turnos, escrita de um folheto informativo sobre a dengue, por exemplo.
realização de entrevistas com pessoas da comunidade escolar e extraescolar, produção de jornais escritos, debates e entrevistas na TV e no rádio, escrita de uma carta ao leitor para ser publicada em revistas de circulação nacional, apresentação em eventos escolares que envolva a turma da sala de aula (jograis, entrevistas,etc).
criação de jornais falados, entrevistas e debates na TV e rádio, realização de entrevistas com pessoas da comunidade escolar e extraescolar, escrita de uma carta ao leitor para ser publicada em revistas de circulação nacional, produção escrita de um folheto informativo sobre a importância da vacina contra a raiva.
simulação de jornais falados, entrevistas e debates na TV e rádio, realização de entrevistas com pessoas da comunidade escolar e extraescolar, apresentação em eventos escolares que envolvam outras turmas e outros turnos (festas, desfiles, sorteios, torneios esportivos), campanhas públicas de convencimento a serem efetivados pelos alunos junto a outras turmas e outros turnos, nas vizinhanças da escola e em outros bairros.
Com relação às características e funções do planejamento de ensino, assinale a opção correta.
O exercício de planejar se traduz como uma antecipação da prática, permitindo aos profissionais da escola prever ações que possam levar aos resultados almejados.
O planejamento de ensino consiste no resumo das atividades didáticas da escola.
O planejamento da disciplina não inclui a avaliação; esta deverá fazer parte de outro momento pedagógico.
Os objetivos essenciais do planejamento de ensino são organizar, dirigir e controlar os serviços necessários à educação.
O planejamento de ensino contempla a ação de dispor elementos dentro de condições operativas que conduzam a fins determinados.
É preciso que a Educação Infantil oportunize a manipulação de objetos como um recurso indispensável para a compreensão e construção do número, como expressão de quantidade e de numeral como indicação de número. Em relação a esse assunto, analise as assertivas abaixo.
I. A criança, inicialmente, precisa interagir com os objetos, estabelecer relações entre eles, em função de suas qualidades (relação de semelhanças e diferenças) e qualificar coleções para, posteriormente, ser capaz de realizar a operação mental que parte das noções ou proposições simples para as mais complexas ou das partes para o todo, que permitem a consolidação da estrutura do número. II. A criança, inicialmente, não precisa utilizar os números para não se confundir enquanto ainda não está completamente apta a trabalhar com eles. III. A criança, inicialmente, deve entender que o número é alguma coisa que cada ser humano constrói através da criação e coordenação das relações. IV. Esta afirmação permite perceber que os alunos não precisam tanto de respostas aprendidas e de memorização, mas, sim, de flexibilidade operatória de seus esquemas de assimilação. É correto o que se afirma emI, II, III e IV.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
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