Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito da formação dos profissionais da escola, assinale a opção correta.

  • A.

    É tarefa do coordenador pedagógico da escola fiscalizar o trabalho do professor.

  • B.

    A formação continuada caracteriza-se pelos estudos voltados para o aperfeiçoamento profissional no exercício da profissão.

  • C.

    A formação inicial do professor é marcada pela data de sua posse na escola.

  • D.

    A formação continuada é de total responsabilidade e domínio das secretarias de educação.

  • E.

    Apenas os cursos oferecidos pelo Ministério da Educação têm validade para a atualização profissional.

Em relação ao movimento como objeto de conhecimento na Educação Infantil, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A criança pequena utiliza seus gestos e movimentos para apoiar seu pensamento, como se este se projetasse em suas posturas. O movimento é uma linguagem, que comunica estados, sensações, ideias: o corpo fala. Assim, é importante que na Educação Infantil o professor possa organizar situações e atividades em que as crianças possam conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo.

( ) No fazer pedagógico da Educação Infantil, devem ser contempladas as diferentes linguagens que a criança utiliza para a apropriação e construção de conhecimentos. Entre essas linguagens destaca-se o movimento do seu corpo.

( ) O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana.

  • A.

    V/ V/ F

  • B.

    V/ F/ V

  • C.

    F/ V/ V

  • D.

    V/ V/ V

A reflexão sobre o currículo está instalada como tema central nos projetos político-pedagógicos das escolas e nas propostas dos sistemas de ensino, assim como nas pesquisas, na teoria pedagógica e na formação inicial e permanente dos docentes. De acordo com discussões recentes, podemos considerar currículo como:

1. as experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais.

2. essencial para a construção das identidades de nossos/as estudantes.

3. o conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas.

4. o coração da escola, o espaço central em que todos atuamos, o que nos torna, nos diferentes níveis do processo educacional, responsáveis por sua elaboração.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    É correta apenas a afirmativa 3.

  • B.

    É correta apenas a afirmativa 4.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

  • E.

    São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

O conceito de número é elaborado por meio de um processo longo. Segundo Piaget, desde muito pequena, a criança tem percepções numéricas e os conhecimentos matemáticos não passam de um nível perceptivo a um nível conceitual de forma espontânea e imediata e sim gradativamente, conduzindo-se por sucessivos momentos de avanços e retrocessos. Com base nas investigações de Piaget, está correto afirmar que o conceito de número depende do desenvolvimento dos processos de

  • A.

    classificação, interação e inclusão.

  • B.

    conservação, classificação e seriação.

  • C.

    memorização, organização e transmissão.

  • D.

    inclusão, conservação e condução.

Acerca do planejamento de ensino, assinale a opção correta.

  • A.

    O planejamento do ensino, a ser seguido por todos, será elaborado por um grupo eleito pela comunidade escolar.

  • B.

    Para o bom andamento do trabalho da escola, é importante planejar primeiro para executar depois.

  • C.

    Recursos didáticos são meios materiais e humanos que auxiliam professor e alunos na promoção da aprendizagem.

  • D.

    A ação educativa deve guiar os interesses dos alunos.

  • E.

    Procedimentos de ensino são comportamentos que visam à aquisição do hábito de estudar.

É correto afirmar que um ambiente alfabetizador

I. é aquele em que há uma cultura letrada, com livros, textos digitais ou em papel, um mundo de escritos que circulam socialmente. A comunidade que usa a todo momento esses escritos, que faz circular as ideias que eles contêm, é chamada alfabetizadora.

II. não é somente aquele que contém material escrito, mas aquele em que diversos gêneros textuais estão presentes e sendo usados, dentro de uma função comunicativa, ou seja, o uso tem de ser efetivo.

III. é aquele que se exige muita dedicação, inovação e criatividade do educador, para promover a aprendizagem dos alunos, e convivam com diversas formas de leitura e escrita.

É correto o que está contido em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I e III, apenas.

O planejamento na escola deve:

1. possibilitar um trabalho mais significativo e transformador na sala de aula, na escola e na sociedade.

2. cumprir uma exigência meramente burocrática da escola.

3. corresponder a um projeto-compromisso do professor, tendo, pois, suas marcas.

4. criar e organizar o trabalho. Para tanto, deve ser: objetivo, verdadeiro, crítico e comprometido.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    É correta apenas a afirmativa 4.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

Há situações sociais que requerem planejamento do que e como falar. A escola pode desenvolver as capacidades necessárias para se ter sucesso nestas circunstâncias, a partir de proposta como

  • A.

    produção escrita de um texto para publicação no mural da escola, debates na comunidade escolar e extraescolar, produção escrita de uma carta ao leitor para ser publicada na revista de circulação nacional, apresentação em eventos escolares que envolvam outras turmas e outros turnos, escrita de um folheto informativo sobre a dengue, por exemplo.

  • B.

    realização de entrevistas com pessoas da comunidade escolar e extraescolar, produção de jornais escritos, debates e entrevistas na TV e no rádio, escrita de uma carta ao leitor para ser publicada em revistas de circulação nacional, apresentação em eventos escolares que envolva a turma da sala de aula (jograis, entrevistas,etc).

  • C.

    criação de jornais falados, entrevistas e debates na TV e rádio, realização de entrevistas com pessoas da comunidade escolar e extraescolar, escrita de uma carta ao leitor para ser publicada em revistas de circulação nacional, produção escrita de um folheto informativo sobre a importância da vacina contra a raiva.

  • D.

    simulação de jornais falados, entrevistas e debates na TV e rádio, realização de entrevistas com pessoas da comunidade escolar e extraescolar, apresentação em eventos escolares que envolvam outras turmas e outros turnos (festas, desfiles, sorteios, torneios esportivos), campanhas públicas de convencimento a serem efetivados pelos alunos junto a outras turmas e outros turnos, nas vizinhanças da escola e em outros bairros.

Com relação às características e funções do planejamento de ensino, assinale a opção correta.

  • A.

    O exercício de planejar se traduz como uma antecipação da prática, permitindo aos profissionais da escola prever ações que possam levar aos resultados almejados.

  • B.

    O planejamento de ensino consiste no resumo das atividades didáticas da escola.

  • C.

    O planejamento da disciplina não inclui a avaliação; esta deverá fazer parte de outro momento pedagógico.

  • D.

    Os objetivos essenciais do planejamento de ensino são organizar, dirigir e controlar os serviços necessários à educação.

  • E.

    O planejamento de ensino contempla a ação de dispor elementos dentro de condições operativas que conduzam a fins determinados.

É preciso que a Educação Infantil oportunize a manipulação de objetos como um recurso indispensável para a compreensão e construção do número, como expressão de quantidade e de numeral como indicação de número. Em relação a esse assunto, analise as assertivas abaixo.

I. A criança, inicialmente, precisa interagir com os objetos, estabelecer relações entre eles, em função de suas qualidades (relação de semelhanças e diferenças) e qualificar coleções para, posteriormente, ser capaz de realizar a operação mental que parte das noções ou proposições simples para as mais complexas ou das partes para o todo, que permitem a consolidação da estrutura do número.

II. A criança, inicialmente, não precisa utilizar os números para não se confundir enquanto ainda não está completamente apta a trabalhar com eles.

III. A criança, inicialmente, deve entender que o número é alguma coisa que cada ser humano constrói através da criação e coordenação das relações.

IV. Esta afirmação permite perceber que os alunos não precisam tanto de respostas aprendidas e de memorização, mas, sim, de flexibilidade operatória de seus esquemas de assimilação.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    III e IV, apenas.

  • D.

    I, III e IV, apenas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...