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Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Analise o texto:
O ________________ é o planejamento geral que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição. É um processo de organização e coordenação da ação dos _______________ . Ele articula a atividade escolar e o contexto social da escola. É o _________________ que define os fins do trabalho pedagógico. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
projeto político pedagógico ; professores ; planejamento
plano de ensino ; pedagogos ; planejamento
currículo oculto ; professores ; contexto
plano de curso ; familiares ; diretor
plano de aula ; alunos ; currículo
A compreensão e valorização das funções sociais da escrita é uma aprendizagem que deve acontecer desde os primeiros momentos da chegada da criança à escola e deve continuar até o final de sua formação estudantil. O professor orientará seus alunos para a compreensão e a valorização dos diferentes usos e funções da escrita, em diferentes gêneros e suportes, quando ler em voz alta
histórias, notícias, propagandas, trazendo para a sala de aula textos escritos de diferentes gêneros, em diversos suportes ou portadores, fazendo uso da escrita com diferentes finalidades, envolvendo os alunos.
histórias que tenham mais ilustrações do que textos escritos, trazendo para sala de aula exercícios grafo-motores como copiar o próprio nome e fazer uso da escrita individual ou coletiva de diferentes textos.
histórias, notícias, propagandas, trazendo para a sala de aula diferentes tipos de textos e atividades de escrita com textos de memórias, músicas, listas e nomes envolvendo os alunos.
textos de memórias, músicas, quadrinhas e propor atividades com exercícios grafo-motores como copiar o próprio nome e usar textos escritos de diferentes gêneros e com diferentes suportes, fazendo uso da escrita com a finalidade de ler para aprender.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A coordenadora pedagógica de uma escola, desejosa de solucionar problemas relacionados ao desempenho em Matemática de alguns alunos marcados como incapazes de aprender essa matéria, aproveitou a chegada de um novo professor e o instruiu dizendo-lhe que a turma A era composta por alunos muito competentes em Matemática, dedicados aos estudos e criativos; sobre a turma B, afirmou serem alunos desinteressados, desatentos e sem futuro para as ciências exatas. Passados alguns meses observou-se considerável elevação no desempenho da turma A, assim como o resultado inverso pode ser conferido na turma B. Detalhe importante é que a coordenadora havia invertido as informações fornecidas ao professor, isto é, a turma dos bons alunos era, na verdade, a B.
A partir dessa situação hipotética, assinale a opção correta acerca da relação professor-aluno.Cabe ao professor, durante a intervenção em sala de aula, interagir com a turma, auxiliar os alunos nas dificuldades e reforçar os pontos positivos na aprendizagem.
Ao assumir novas turmas, é indispensável que o professor seja informado adequadamente sobre os alunos pelas pessoas mais antigas na escola sob pena de não conseguir realizar um bom trabalho.
As informações da coordenadora pedagógica a respeito das capacidades dos alunos são fundamentais para o sucesso do trabalho do professor.
O professor deve estar atento às informações de terceiros a respeito dos seus alunos, caso contrário não conseguirá ensiná-los.
Antes de iniciar as aulas, o novo professor deveria conferir com o serviço de orientação educacional a situação dos alunos.
A aplicação dos termos interdisciplinaridade e transdisciplinaridade são comumente usados no meio educacional. Classifique os conceitos na ( 2ª coluna) de acordo com o termo destacado na (1ª coluna). Marque em seguida a sequência correta:
1ª Coluna
1 Interdisciplinaridade.
2 Transdisciplinaridade.
2ª Coluna
( ) Busca superar o conceito de disciplina.
( ) Os interesses próprios de cada disciplina são preservados.
( ) Há comunicação entre campos do saber, possibilitando a interação do conhecimento.
( ) Etapa superior de integração, não existe fronteira entre as disciplinas.
( ) Adota uma perspectiva teórica-metodológica comum para todas as disciplinas envolvidas.
Está correta a sequência:
2, 2, 1, 1, 1.
1, 1, 2, 2, 2.
2, 1, 1, 1, 2.
2, 1, 2, 1, 1.
2, 1, 1, 2, 1.
É correto afirmar que, em uma sala de leitura,
são desenvolvidas atividades de linguagem ligadas à expressão oral e escrita. Na sala de leitura, existe o encanto, o belo, o imaginário, a fantasia e o poder de sonhar. As crianças participam de situações de leitura de diferentes gêneros como contos, poemas, histórias, parlendas, trava-línguas e outros. Observam e manuseiam materiais impressos como livros, revistas e histórias em quadrinhos, como também escolhem e utilizam o empréstimo dos livros. O objetivo é formar crianças leitoras.
são desenvolvidas atividades de linguagem ligadas à discussão de temas complexos. Na sala de leitura, existe o espaço para quem já sabe ler. As crianças participam de situações de leitura de diferentes gêneros como jornais diários, livros e enciclopédias. Também escolhem e utilizam o empréstimo dos livros.
são desenvolvidas atividades de linguagem ligadas à expressão oral para quem tem dificuldade em se expressar. Os alunos observam, manuseiam e organizam impressos como livros, revistas e histórias em quadrinhos. O objetivo é formar crianças organizadas.
se a criança manifesta dificuldades na aprendizagem, ela ficará sem espaço, pois é um local destinado a quem lê com fluência e tem bom desenvolvimento.
O problema do analfabetismo é alvo de discussões e estudos desde a independência do Brasil, quando apenas 0,20% da população era alfabetizada. Desde então, sabe-se quais grupos sociais não têm acesso à escolarização. Os dados do SAEB são exemplos disso e apontam que o problema do analfabetismo, na escola ou fora dela, é parte de problemas maiores, de natureza política, que são o da
igualdade social, o da injustiça social e o da exclusão social.
igualdade social, o da justiça social e o da exclusão social.
desigualdade social, o da injustiça social e o da exclusão social.
desigualdade social, o da injustiça social e o da inclusão social.
A respeito dos objetivos do ensino, assinale a opção correta.
Os objetivos gerais são responsáveis pela apresentação do projeto de ensino.
Os objetivos específicos são observáveis apenas a longo prazo.
As metas traçadas para uma escola fazem parte do escopo dos objetivos gerais.
Os objetivos específicos também são denominados objetivos motivacionais.
A definição dos conteúdos e dos conceitos a serem dominados é função dos objetivos gerais do ensino.
A metodologia de projetos rompe com as velhas práticas expositivas, lineares e unidirecionais. Por isto, ela é importante na medida em que:
desenvolve prioritariamente a afetividade, relegando os aspectos cognitivos a um segundo plano.
apenas coloca o aluno em atividade individual e em grupo.
promove a interação entre alunos, por meio da experimentação numa dimensão lúdica.
confunde a ação do professor, numa perspectiva de experiências reais.
todas as alternativas estão corretas.
A musicalização é um processo de educação musical que visa a
possibilitar diferentes situações de aprendizagem que levem a criança a perceber o universo sonoro-musical a que ela própria pertence, aprendendo os seguintes estilos musicais brasileiros: forró, músicas regionais, folclore brasileiro e samba.
levar a criança a perceber o universo sonoro-musical a que ela própria pertence interagindo, descobrindo, ouvindo, e para que ela capte e sinta o prazer da música, ela precisa apreciar, com pessoas da família, saraus de música.
possibilitar diferentes situações de aprendizagem que levem a criança a talvez não apreciar o universo sonoro-musical a que ela própria pertence, favorecendo que ela descubra que não gosta de ouvir alguns estilos, capte e sinta esse universo para vivenciar com falta de atenção e possivelmente sem prazer, as possibilidades de expressão.
possibilitar diferentes situações de aprendizagem que levem a criança a perceber o universo sonoro-musical a que ela própria pertence, favorecendo que ela conheça, descubra, ouça, capte e sinta esse universo de forma criativa para vivenciar com prazer a apreciação, as possibilidades de expressão, a imaginação criadora e o aprimoramento intelectual através da música.
Entende-se por avaliação formativa aquela que
é voltada à compreensão dos processos sociocognitivos dos alunos; ela permite ao professor aproximar-se dos processos de aprendizagem do aluno, compreender como ele está elaborando seu conhecimento e fazer as mediações necessárias para que as aprendizagens aconteçam.
exige do professor uma correta elaboração técnica, pois tem como finalidade o controle total da aprendizagem escolar e permite com isso constatar quais foram os reais avanços de seus alunos e ainda tomar decisões com relação à aprovação/reprovação.
recupera os fatos nas memórias individuais e coletivas dos alunos e possibilita avaliar os conceitos apreendidos, devendo partir sempre de uma avaliação inicial.
parte da premissa de que a escola deve avaliar somente a dimensão cognitiva e, para isso, o instrumento mais adequado a ser utilizado são as provas escritas.
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