Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise o texto:

O ________________ é o planejamento geral que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição. É um processo de organização e coordenação da ação dos _______________ . Ele articula a atividade escolar e o contexto social da escola. É o _________________ que define os fins do trabalho pedagógico. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A.

    projeto político pedagógico ; professores ; planejamento

  • B.

    plano de ensino ; pedagogos ; planejamento

  • C.

    currículo oculto ; professores ; contexto

  • D.

    plano de curso ; familiares ; diretor

  • E.

    plano de aula ; alunos ; currículo

A compreensão e valorização das funções sociais da escrita é uma aprendizagem que deve acontecer desde os primeiros momentos da chegada da criança à escola e deve continuar até o final de sua formação estudantil. O professor orientará seus alunos para a compreensão e a valorização dos diferentes usos e funções da escrita, em diferentes gêneros e suportes, quando ler em voz alta

  • A.

    histórias, notícias, propagandas, trazendo para a sala de aula textos escritos de diferentes gêneros, em diversos suportes ou portadores, fazendo uso da escrita com diferentes finalidades, envolvendo os alunos.

  • B.

    histórias que tenham mais ilustrações do que textos escritos, trazendo para sala de aula exercícios grafo-motores como copiar o próprio nome e fazer uso da escrita individual ou coletiva de diferentes textos.

  • C.

    histórias, notícias, propagandas, trazendo para a sala de aula diferentes tipos de textos e atividades de escrita com textos de memórias, músicas, listas e nomes envolvendo os alunos.

  • D.

    textos de memórias, músicas, quadrinhas e propor atividades com exercícios grafo-motores como copiar o próprio nome e usar textos escritos de diferentes gêneros e com diferentes suportes, fazendo uso da escrita com a finalidade de ler para aprender.

A coordenadora pedagógica de uma escola, desejosa de solucionar problemas relacionados ao desempenho em Matemática de alguns alunos marcados como incapazes de aprender essa matéria, aproveitou a chegada de um novo professor e o instruiu dizendo-lhe que a turma A era composta por alunos muito competentes em Matemática, dedicados aos estudos e criativos; sobre a turma B, afirmou serem alunos desinteressados, desatentos e sem futuro para as ciências exatas. Passados alguns meses observou-se considerável elevação no desempenho da turma A, assim como o resultado inverso pode ser conferido na turma B. Detalhe importante é que a coordenadora havia invertido as informações fornecidas ao professor, isto é, a turma dos bons alunos era, na verdade, a B.

A partir dessa situação hipotética, assinale a opção correta acerca da relação professor-aluno.

  • A.

    Cabe ao professor, durante a intervenção em sala de aula, interagir com a turma, auxiliar os alunos nas dificuldades e reforçar os pontos positivos na aprendizagem.

  • B.

    Ao assumir novas turmas, é indispensável que o professor seja informado adequadamente sobre os alunos pelas pessoas mais antigas na escola sob pena de não conseguir realizar um bom trabalho.

  • C.

    As informações da coordenadora pedagógica a respeito das capacidades dos alunos são fundamentais para o sucesso do trabalho do professor.

  • D.

    O professor deve estar atento às informações de terceiros a respeito dos seus alunos, caso contrário não conseguirá ensiná-los.

  • E.

    Antes de iniciar as aulas, o novo professor deveria conferir com o serviço de orientação educacional a situação dos alunos.

A aplicação dos termos interdisciplinaridade e transdisciplinaridade são comumente usados no meio educacional. Classifique os conceitos na ( 2ª coluna) de acordo com o termo destacado na (1ª coluna). Marque em seguida a sequência correta:

1ª Coluna

1 – Interdisciplinaridade.

2 – Transdisciplinaridade.

2ª Coluna

( ) Busca superar o conceito de disciplina.

( ) Os interesses próprios de cada disciplina são preservados.

( ) Há comunicação entre campos do saber, possibilitando a interação do conhecimento.

( ) Etapa superior de integração, não existe fronteira entre as disciplinas.

( ) Adota uma perspectiva teórica-metodológica comum para todas as disciplinas envolvidas.

Está correta a sequência:

  • A.

    2, 2, 1, 1, 1.

  • B.

    1, 1, 2, 2, 2.

  • C.

    2, 1, 1, 1, 2.

  • D.

    2, 1, 2, 1, 1.

  • E.

    2, 1, 1, 2, 1.

É correto afirmar que, em uma sala de leitura,

  • A.

    são desenvolvidas atividades de linguagem ligadas à expressão oral e escrita. Na sala de leitura, existe o encanto, o belo, o imaginário, a fantasia e o poder de sonhar. As crianças participam de situações de leitura de diferentes gêneros como contos, poemas, histórias, parlendas, trava-línguas e outros. Observam e manuseiam materiais impressos como livros, revistas e histórias em quadrinhos, como também escolhem e utilizam o empréstimo dos livros. O objetivo é formar crianças leitoras.

  • B.

    são desenvolvidas atividades de linguagem ligadas à discussão de temas complexos. Na sala de leitura, existe o espaço para quem já sabe ler. As crianças participam de situações de leitura de diferentes gêneros como jornais diários, livros e enciclopédias. Também escolhem e utilizam o empréstimo dos livros.

  • C.

    são desenvolvidas atividades de linguagem ligadas à expressão oral para quem tem dificuldade em se expressar. Os alunos observam, manuseiam e organizam impressos como livros, revistas e histórias em quadrinhos. O objetivo é formar crianças organizadas.

  • D.

    se a criança manifesta dificuldades na aprendizagem, ela ficará sem espaço, pois é um local destinado a quem lê com fluência e tem bom desenvolvimento.

O problema do analfabetismo é alvo de discussões e estudos desde a independência do Brasil, quando apenas 0,20% da população era alfabetizada. Desde então, sabe-se quais grupos sociais não têm acesso à escolarização. Os dados do SAEB são exemplos disso e apontam que o problema do analfabetismo, na escola ou fora dela, é parte de problemas maiores, de natureza política, que são o da

  • A.

    igualdade social, o da injustiça social e o da exclusão social.

  • B.

    igualdade social, o da justiça social e o da exclusão social.

  • C.

    desigualdade social, o da injustiça social e o da exclusão social.

  • D.

    desigualdade social, o da injustiça social e o da inclusão social.

A respeito dos objetivos do ensino, assinale a opção correta.

  • A.

    Os objetivos gerais são responsáveis pela apresentação do projeto de ensino.

  • B.

    Os objetivos específicos são observáveis apenas a longo prazo.

  • C.

    As metas traçadas para uma escola fazem parte do escopo dos objetivos gerais.

  • D.

    Os objetivos específicos também são denominados objetivos motivacionais.

  • E.

    A definição dos conteúdos e dos conceitos a serem dominados é função dos objetivos gerais do ensino.

A metodologia de projetos rompe com as velhas práticas expositivas, lineares e unidirecionais. Por isto, ela é importante na medida em que:

  • A.

    desenvolve prioritariamente a afetividade, relegando os aspectos cognitivos a um segundo plano.

  • B.

    apenas coloca o aluno em atividade individual e em grupo.

  • C.

    promove a interação entre alunos, por meio da experimentação numa dimensão lúdica.

  • D.

    confunde a ação do professor, numa perspectiva de experiências reais.

  • E.

    todas as alternativas estão corretas.

A musicalização é um processo de educação musical que visa a

  • A.

    possibilitar diferentes situações de aprendizagem que levem a criança a perceber o universo sonoro-musical a que ela própria pertence, aprendendo os seguintes estilos musicais brasileiros: forró, músicas regionais, folclore brasileiro e samba.

  • B.

    levar a criança a perceber o universo sonoro-musical a que ela própria pertence interagindo, descobrindo, ouvindo, e para que ela capte e sinta o prazer da música, ela precisa apreciar, com pessoas da família, saraus de música.

  • C.

    possibilitar diferentes situações de aprendizagem que levem a criança a talvez não apreciar o universo sonoro-musical a que ela própria pertence, favorecendo que ela descubra que não gosta de ouvir alguns estilos, capte e sinta esse universo para vivenciar com falta de atenção e possivelmente sem prazer, as possibilidades de expressão.

  • D.

    possibilitar diferentes situações de aprendizagem que levem a criança a perceber o universo sonoro-musical a que ela própria pertence, favorecendo que ela conheça, descubra, ouça, capte e sinta esse universo de forma criativa para vivenciar com prazer a apreciação, as possibilidades de expressão, a imaginação criadora e o aprimoramento intelectual através da música.

Entende-se por avaliação formativa aquela que

  • A.

    é voltada à compreensão dos processos sociocognitivos dos alunos; ela permite ao professor aproximar-se dos processos de aprendizagem do aluno, compreender como ele está elaborando seu conhecimento e fazer as mediações necessárias para que as aprendizagens aconteçam.

  • B.

    exige do professor uma correta elaboração técnica, pois tem como finalidade o controle total da aprendizagem escolar e permite com isso constatar quais foram os reais avanços de seus alunos e ainda tomar decisões com relação à aprovação/reprovação.

  • C.

    recupera os fatos nas memórias individuais e coletivas dos alunos e possibilita avaliar os conceitos apreendidos, devendo partir sempre de uma avaliação inicial.

  • D.

    parte da premissa de que a escola deve avaliar somente a dimensão cognitiva e, para isso, o instrumento mais adequado a ser utilizado são as provas escritas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...