Questões de Pedagogia

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É correto afirmar que os programas ou projetos de inclusão social

  • A.

    podem ser criados e gerenciados apenas pelos governos federal e estaduais.

  • B.

    são ações que visam inserir pessoas no mercado de trabalho, na escola, no universo da informática e outros.

  • C.

    são ações que visam retirar as pessoas das regiões periféricas trazendo-as para os centros urbanos.

  • D.

    são ações populares de reivindicação de melhores condições de vida e trabalho.

  • E.

    são programas que visam possibilitar o ingresso de pessoas nas universidades federais.

Hernandez e Ventura afirmam que a metodologia de projetos muito usada numa escola moderna deve apresentar os seguintes elementos:

  • A.

    perspectiva, estimativa de prazos, resultados esperados.

  • B.

    objetivo geral e específico, rede de todos os procedimentos de avaliação.

  • C.

    situação geradora, atividades e tarefas, procedimentos de avaliação.

  • D.

    situação geradora, objetivo específico, atividades e tarefas, recursos e cronograma.

  • E.

    objetivos gerais e específicos, situação geradora, justificativa.

Ao romper com a visão classificatória da avaliação, que privilegia o consolidado, ou seja, a comparação de uma resposta dada com um padrão certo ou admissível, assumindo-a como parte do processo de construção do conhecimento, é fator determinante considerar o “erro” do aluno como indicador:

  • A.

    do que definitivamente não sabem.

  • B.

    de aprendizagens potenciais.

  • C.

    do potencial que não possuem.

  • D.

    da inadequação do discente ao conteúdo.

  • E.

    da necessidade de comprometimento.

Uma escola voltada para um trabalho participativo com vistas à formação de um sujeito solidário, crítico e atuante, preconiza a “ação pedagógica interdisciplinar como sendo aquela que tem a seguinte orientação curricular”:

  • A.

    regras bem definidas e ações individuais com conexões aleatórias.

  • B.

    conteúdos curriculares em torno de um interesse comum, fazendo as interconexões com as disciplinas.

  • C.

    tomam como base diferentes unidades de trabalho e o uso de apenasumrecurso didático.

  • D.

    organizam de forma diferente o trabalho escolar, dinamizando o currículo reprodutor.

  • E.

    estruturam o trabalho escolar excluindo, no currículo, conhecimentos.

Em relação ao desenvolvimento da linguagem escrita, analise as assertivas abaixo.

I. A criança tem uma história, uma origem fora da escola. Esta história de cada indivíduo tem grande peso no desenvolvimento da escrita, e também, no do ser humano como um todo.

II. Todos os períodos vivenciados pela criança servirão de base para formação de um ser que se completa a cada dia.

III. Brincar, desenhar e jogar, por vezes podem atrapalhar a aplicação de atividades importantes.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    I, II e III.

O planejamento é uma ferramenta que facilita ou possibilita um bom trabalho. Neste caso, para a escola organizar suas ações, ela deve trabalhar com o planejamento

  • A.

    estratégico, voltado a uma Gestão da Qualidade Total na Escola, que incentiva a participação dos educadores na sua totalidade e motiva todos os envolvidos a construírem o Projeto Político-Pedagógico.

  • B.

    administrativo, que estabelece níveis de prioridades, funções detalhadas, metas a serem atingidas; para isso, o gestor da escola deve esclarecer que conta com a colaboração de todos para execução do trabalho cotidiano e o bom funcionamento da unidade.

  • C.

    participativo, que contenha uma proposta bem determinada, uma filosofia, conceitos e modelos próprios, e instrumentos e técnicas próprios. Pretende servir para o planejamento político, não apenas estratégico para a instituição, mas também para o planejamento administrativo a serviço deste planejamento político, contribuindo para a construção de uma determinada sociedade.

  • D.

    coletivo, que contenha a missão da escola e desenvolva um processo educativo ligado ao bem comum e voltado à informação de todos. Para isso, a equipe gestora se compromete a avaliar o processo percorrido ao longo do ano letivo, dando devolutivas sistematicamente nas reuniões pedagógicas.

Entrevista é definida como uma conversa intencional entre duas ou mais pessoas, dirigida por uma dessas pessoas com a intenção de obter informações sobre determinado assunto. A respeito de entrevista, assinale a opção correta.

  • A.

    Independentemente do tipo de entrevista escolhido, o pesquisador será sempre o entrevistador.

  • B.

    É inadequado o uso do telefone para realização de entrevistas no contexto da pesquisa acadêmica.

  • C.

    O trabalho de transferir para o papel o conteúdo das entrevistas gravadas em áudio denomina-se impressão.

  • D.

    Entrevista estruturada tem como característica principal a organização do ambiente físico onde a entrevista será realizada.

  • E.

    A entrevista semiestruturada caracteriza-se pela existência de um roteiro que serve de guia para o seu desenvolvimento e pela flexibilidade com relação à sequência das questões.

Uma das práticas pedagógicas modernas é o desenvolvimento da metodologia de projetos. Sobre este tema é correto afirmar:

  • A.

    mantém a fragmentação do saber, com ênfase no conteudismo.

  • B.

    explicita a formação global e holística do aluno, numa perspectiva acrítica.

  • C.

    dispensa o uso de trabalhos de grupo, pesquisa e a orientação do professor.

  • D.

    propõe novos rumos pedagógicos, com modelos que ressaltam a capacidade de criar, de construir e de se harmonizar consigo mesmo.

  • E.

    é uma metodologia descontextualizada, com imposição de disciplinas e de conteúdos a serem trabalhados pelo professor.

O papel do Orientador Educacional deve ser o de mediador entre o aluno, as situações de caráter didático-pedagógicas e as situações socioculturais. Segundo Giacaglia e Penteado (2002, p. 15) “Participando do planejamento e da caracterização da escola e da comunidade, o Orientador Educacional poderá contribuir, significativamente, para decisões que se referem ao processo educativo como um todo.” O orientador, aliado aos demais profissionais da escola e a outros pedagogos, pode contribuir em muito para a organização e dinamização do processo educativo. Nesse contexto, a presença desse profissional na escola favorecerá o trabalhoemequipes:

  • A.

    interdisciplinares.

  • B.

    pedagógicas.

  • C.

    técnico-pedagógicas

  • D.

    transdisciplinares

  • E.

    multidisciplinares.

A construção do conhecimento lógico-matemático se faz a partir da vivência da criança, aliada às situações de desafio que lhe são colocadas na escola e em casa. Sem dúvida, o jogo é um aliado importante nesta construção. Assinale a alternativa que apresenta os estímulos que este conhecimento oferece.

  • A.

    O conhecimento lógico-matemático ajuda o aluno a competir, e isso às vezes deixa o ambiente desarmonioso. A construção e o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos na Educação Infantil devem ocorrer a partir do conhecimento dos pais, que devem fazer a criança contar em diversas oportunidades, que não devem se preocupar com os jogos em si.

  • B.

    O conhecimento lógico-matemático auxilia na busca de estratégias, na resolução de problemas e no convívio harmonioso com os colegas. É importante que a construção e o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos na Educação Infantil ocorram a partir do conhecimento lógico da criança favorecido pelas possibilidades a ela oferecidas ao interagir com o meio físico e social. É importante e necessário que as crianças efetivamente incorporem os conceitos matemáticos, construindo, assim, a estrutura lógica de maneira sólida, tornando-se capazes de raciocinar logicamente numa ampla variedade de situações ou tarefas.

  • C.

    O conhecimento lógico-matemático auxilia na busca de estratégias e na resolução de problemas. É necessário que a construção e o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos na Educação Infantil ocorram a partir do conhecimento lógico da criança, e será desenvolvido com somas, nas quais todos (mãe, avó, tia) devem colaborar. É importante e necessário que as crianças efetivamente incorporem os conceitos matemáticos, construindo, assim, a estrutura lógica de maneira sólida, tornando-se capazes de raciocinar logicamente numa ampla variedade de situações ou tarefas de adição.

  • D.

    Aprender os números não é uma tarefa fácil para as crianças, pois a combinação dos números não aceita regras e a sequência é pouco flexível. Além dessas dificuldades, os números apresentam diferentes funções, isto é, diferentes leituras podem ser feitas a partir deles.

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