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Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
É correto afirmar que os programas ou projetos de inclusão social
podem ser criados e gerenciados apenas pelos governos federal e estaduais.
são ações que visam inserir pessoas no mercado de trabalho, na escola, no universo da informática e outros.
são ações que visam retirar as pessoas das regiões periféricas trazendo-as para os centros urbanos.
são ações populares de reivindicação de melhores condições de vida e trabalho.
são programas que visam possibilitar o ingresso de pessoas nas universidades federais.
Hernandez e Ventura afirmam que a metodologia de projetos muito usada numa escola moderna deve apresentar os seguintes elementos:
perspectiva, estimativa de prazos, resultados esperados.
objetivo geral e específico, rede de todos os procedimentos de avaliação.
situação geradora, atividades e tarefas, procedimentos de avaliação.
situação geradora, objetivo específico, atividades e tarefas, recursos e cronograma.
objetivos gerais e específicos, situação geradora, justificativa.
Ao romper com a visão classificatória da avaliação, que privilegia o consolidado, ou seja, a comparação de uma resposta dada com um padrão certo ou admissível, assumindo-a como parte do processo de construção do conhecimento, é fator determinante considerar o erro do aluno como indicador:
do que definitivamente não sabem.
de aprendizagens potenciais.
do potencial que não possuem.
da inadequação do discente ao conteúdo.
da necessidade de comprometimento.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Uma escola voltada para um trabalho participativo com vistas à formação de um sujeito solidário, crítico e atuante, preconiza a ação pedagógica interdisciplinar como sendo aquela que tem a seguinte orientação curricular:
regras bem definidas e ações individuais com conexões aleatórias.
conteúdos curriculares em torno de um interesse comum, fazendo as interconexões com as disciplinas.
tomam como base diferentes unidades de trabalho e o uso de apenasumrecurso didático.
organizam de forma diferente o trabalho escolar, dinamizando o currículo reprodutor.
estruturam o trabalho escolar excluindo, no currículo, conhecimentos.
Em relação ao desenvolvimento da linguagem escrita, analise as assertivas abaixo.
I. A criança tem uma história, uma origem fora da escola. Esta história de cada indivíduo tem grande peso no desenvolvimento da escrita, e também, no do ser humano como um todo. II. Todos os períodos vivenciados pela criança servirão de base para formação de um ser que se completa a cada dia. III. Brincar, desenhar e jogar, por vezes podem atrapalhar a aplicação de atividades importantes. É correto o que se afirma emI e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
O planejamento é uma ferramenta que facilita ou possibilita um bom trabalho. Neste caso, para a escola organizar suas ações, ela deve trabalhar com o planejamento
estratégico, voltado a uma Gestão da Qualidade Total na Escola, que incentiva a participação dos educadores na sua totalidade e motiva todos os envolvidos a construírem o Projeto Político-Pedagógico.
administrativo, que estabelece níveis de prioridades, funções detalhadas, metas a serem atingidas; para isso, o gestor da escola deve esclarecer que conta com a colaboração de todos para execução do trabalho cotidiano e o bom funcionamento da unidade.
participativo, que contenha uma proposta bem determinada, uma filosofia, conceitos e modelos próprios, e instrumentos e técnicas próprios. Pretende servir para o planejamento político, não apenas estratégico para a instituição, mas também para o planejamento administrativo a serviço deste planejamento político, contribuindo para a construção de uma determinada sociedade.
coletivo, que contenha a missão da escola e desenvolva um processo educativo ligado ao bem comum e voltado à informação de todos. Para isso, a equipe gestora se compromete a avaliar o processo percorrido ao longo do ano letivo, dando devolutivas sistematicamente nas reuniões pedagógicas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Entrevista é definida como uma conversa intencional entre duas ou mais pessoas, dirigida por uma dessas pessoas com a intenção de obter informações sobre determinado assunto. A respeito de entrevista, assinale a opção correta.
Independentemente do tipo de entrevista escolhido, o pesquisador será sempre o entrevistador.
É inadequado o uso do telefone para realização de entrevistas no contexto da pesquisa acadêmica.
O trabalho de transferir para o papel o conteúdo das entrevistas gravadas em áudio denomina-se impressão.
Entrevista estruturada tem como característica principal a organização do ambiente físico onde a entrevista será realizada.
A entrevista semiestruturada caracteriza-se pela existência de um roteiro que serve de guia para o seu desenvolvimento e pela flexibilidade com relação à sequência das questões.
Uma das práticas pedagógicas modernas é o desenvolvimento da metodologia de projetos. Sobre este tema é correto afirmar:
mantém a fragmentação do saber, com ênfase no conteudismo.
explicita a formação global e holística do aluno, numa perspectiva acrítica.
dispensa o uso de trabalhos de grupo, pesquisa e a orientação do professor.
propõe novos rumos pedagógicos, com modelos que ressaltam a capacidade de criar, de construir e de se harmonizar consigo mesmo.
é uma metodologia descontextualizada, com imposição de disciplinas e de conteúdos a serem trabalhados pelo professor.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O papel do Orientador Educacional deve ser o de mediador entre o aluno, as situações de caráter didático-pedagógicas e as situações socioculturais. Segundo Giacaglia e Penteado (2002, p. 15) Participando do planejamento e da caracterização da escola e da comunidade, o Orientador Educacional poderá contribuir, significativamente, para decisões que se referem ao processo educativo como um todo. O orientador, aliado aos demais profissionais da escola e a outros pedagogos, pode contribuir em muito para a organização e dinamização do processo educativo. Nesse contexto, a presença desse profissional na escola favorecerá o trabalhoemequipes:
interdisciplinares.
pedagógicas.
técnico-pedagógicas
transdisciplinares
multidisciplinares.
A construção do conhecimento lógico-matemático se faz a partir da vivência da criança, aliada às situações de desafio que lhe são colocadas na escola e em casa. Sem dúvida, o jogo é um aliado importante nesta construção. Assinale a alternativa que apresenta os estímulos que este conhecimento oferece.
O conhecimento lógico-matemático ajuda o aluno a competir, e isso às vezes deixa o ambiente desarmonioso. A construção e o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos na Educação Infantil devem ocorrer a partir do conhecimento dos pais, que devem fazer a criança contar em diversas oportunidades, que não devem se preocupar com os jogos em si.
O conhecimento lógico-matemático auxilia na busca de estratégias, na resolução de problemas e no convívio harmonioso com os colegas. É importante que a construção e o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos na Educação Infantil ocorram a partir do conhecimento lógico da criança favorecido pelas possibilidades a ela oferecidas ao interagir com o meio físico e social. É importante e necessário que as crianças efetivamente incorporem os conceitos matemáticos, construindo, assim, a estrutura lógica de maneira sólida, tornando-se capazes de raciocinar logicamente numa ampla variedade de situações ou tarefas.
O conhecimento lógico-matemático auxilia na busca de estratégias e na resolução de problemas. É necessário que a construção e o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos na Educação Infantil ocorram a partir do conhecimento lógico da criança, e será desenvolvido com somas, nas quais todos (mãe, avó, tia) devem colaborar. É importante e necessário que as crianças efetivamente incorporem os conceitos matemáticos, construindo, assim, a estrutura lógica de maneira sólida, tornando-se capazes de raciocinar logicamente numa ampla variedade de situações ou tarefas de adição.
Aprender os números não é uma tarefa fácil para as crianças, pois a combinação dos números não aceita regras e a sequência é pouco flexível. Além dessas dificuldades, os números apresentam diferentes funções, isto é, diferentes leituras podem ser feitas a partir deles.
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