Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito da responsabilidade de educar as crianças, está correto afirmar:

  • A.

    É importante ter a clareza de que hoje as crianças e jovens estão sem parâmetros e sem saber “quem educa quem”. No entanto, é preciso reconhecer que, em meio a tantas dúvidas, o melhor é deixar a “poeira abaixar”, pois não é fácil nem para os pais e nem para escola assumir alguma posição neste momento.

  • B.

    Cabe aos pais colocar os limites necessários às crianças, pois a criança que cresce sem entender a importância dos limites necessários para a convivência social torna-se, na maioria das vezes, um indivíduo com desvio de comportamento. Os bancos escolares são responsáveis somente pela educação informativa.

  • C.

    O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) deixa claro que "é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária." Quanto à educação propriamente dita, a responsabilidade fica somente para a escola.

  • D.

    Com relação aos valores que vão orientar e formar o indivíduo em sua trajetória de vida, é de responsabilidade da família assumir o papel na formação do indivíduo. A função da escola é assegurar a continuidade dessa formação paralelamente ao desenvolvimento intelectual e deixar claro para os pais e para todos envolvidos que a formação ética faz parte das atribuições de todo educador, sendo necessária a imposição de alguns valores, principalmente no que se refere à qualidade do convívio social escolar.

Com relação aos aspectos relacionados à metodologia de projetos, assinale a opção correta.

  • A.

    Culminação é a etapa da ação.

  • B.

    Anteprojeto é a denominação das ações impeditivas à execução do projeto.

  • C.

    A identificação do projeto é o espaço de colocação do título.

  • D.

    O que importa na metodologia de projetos é o caminho percorrido, portanto não se dá importância à comprovação.

  • E.

    A etapa mais importante do projeto é a definição do objetivo.

Assinale a alternativa que associa corretamente os números do primeiro bloco (de palavras) às letras do segundo:

1º BLOCO

(1) Abordagem tradicional.

(2) Abordagem comportamental.

(3) Abordagem cognitiva.

2º BLOCO

(A) Os desempenhos esperados dos alunos são instalados e mantidos por reforçadores: elogios, notas, prêmios...

(B) Ensinar consiste num planejamento de condições externas que levam os alunos a aprender.

(C) A exposição oral do professor tem lugar privilegiado, cabendo ao aluno a memorização do conteúdo.

(D) A aprendizagem se realiza quando o aluno elabora seu conhecimento.

A alternativa correta é:

  • A.

    3A, 2B, 1C, 1D

  • B.

    2A. 2B. 3C. 1D.

  • C.

    1A. 2B. 3C. 1D.

  • D.

    2A. 3B. 2C. 1D.

  • E.

    2A. 3B. 2C. 1D.

No entanto, o professor competente, ao avaliar a aprendizagem:

I. utiliza-se de variados instrumentos de avaliação.

II. elabora provas contextualizadas.

III. privilegia a memorização dos conteúdos.

IV. cria um ambiente favorável ao controle das emoções.

V. propõe prioritariamente questões transcritórias, e não operatórias.

Estão corretas:

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas III e IV.

  • C.

    Apenas I, II e IV.

  • D.

    Apenas II, III e V.

  • E.

    Apenas III e V.

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

É sabido que o contexto sócio-histórico em que _____________ está inserido(a) é de grande importância no entendimento sobre a _______________ e posteriormente o entendimento das relações entre cuidado e educação. O problema em questão é entender qual a relação existente no binômio cuidar-educar e o que este implica para se obter uma ____________ na Educação Infantil, sabendo que nos primeiros anos de vida é de extrema importância o desenvolvimento dos aspectos físico, ____________, afetivo e emocional.

  • A.

    o educando/ escola/ essência/ cognitivo

  • B.

    a criança/ convivência/ qualidade/ biológico

  • C.

    a criança/ infância/ qualidade/ cognitivo

  • D.

    o educando/ convivência/ essência/ sensorial

Considerando que a escola ocupa um espaço e um lugar que são transformados pelas relações ali estabelecidas e, portanto, não é neutra, e que carrega signos, símbolos e vestígios da condição e das relações sociais entre todos os que o habitam, os educadores devem

  • A.

    repensar na organização interna da escola para que esta seja coerente com sua concepção de ensino-aprendizagem e com a proposta de gestão participativa, e buscar outros espaços formadores na cidade e no campo para planejar sua ação pedagógica.

  • B.

    saber organizar os espaços para que os adultos possam controlar todas as situações, previsíveis ou não, e atuar para além da transmissão de conhecimentos.

  • C.

    planejar estudos do meio para suas crianças, transformando o território em um livro aberto. A experiência com múltiplas linguagens e com diversidade pode deixar as crianças confusas, demandando maior atenção dos educadores.

  • D.

    acompanhar detalhadamente o que os alunos estão aprendendo e, para isso, o centro das atenções do grupo deve ser o quadro negro.

No contexto de ensino e aprendizagem, diversos métodos são criados a partir das muitas teorias que explicam os fenômenos observados. Com relação à metodologia de projetos, assinale a opção correta.

  • A.

    O aluno é conquistado dia a dia para participar dos projetos.

  • B.

    O vocábulo problema designa uma situação de risco para o trabalho pedagógico.

  • C.

    O vocábulo problema designa a situação caracterizada pela diferença entre uma situação atualmente descrita e a que se pretende alcançar.

  • D.

    Nem todos os modelos de ensino se aplicam ao método de projetos.

  • E.

    Nessa metodologia o professor exerce o papel de idealizador.

“A atividade de planejar, invisível para os estudantes, é considerada complicada, chata e burocrática. Durante décadas, o professor foi obrigado a fazer planejamentos que não tinham nada a ver com o seu contidiano”. Com base nisso, marque a alternativa que apresenta as etapas do planejamento de ensino.

  • A.

    Observação, resolução de problemas e pesquisa.

  • B.

    Objetividade, coerência, flexibilidade, ordem sequencial.

  • C.

    Objetivos, conteúdos e métodos.

  • D.

    Sondagem (diagnóstico), elaboração, execução e avaliação.

  • E.

    Objetivos e métodos.

No que se refere à avaliação, considera-se que não se trata de avaliar a criança, mas sim as situações de aprendizagens que lhes foram oferecidas. Em relação à avaliação, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A avaliação deve ser levada a sério, logo, o professor não deve deixar as crianças brincarem livremente e interagir umas com as outras diariamente, assim como não precisam ir semanalmente à brinquedoteca. Precisam, sim, antes de tudo, ser avaliadas por registros escritos.

  • B.

    Os locais onde são desenvolvidos jogos diversos, brincadeiras de faz de conta, casinha de bonecas, fantoches, carrinhos, montagens de pecinhas e o desenvolvimento da imaginação e o raciocínio lógico através do brincar, não auxiliam o processo de avaliação.

  • C.

    Para uma boa avaliação, é necessária a observação das formas de expressão das crianças, de suas capacidades de concentração, envolvimento nas atividades, de satisfação com sua própria produção e suas próprias conquistas.

  • D.

    Uma boa avaliação visa, antes de tudo, ao aprendizado, assim, as crianças não devem ir à biblioteca manusear livros, inventar histórias, ler histórias, contar histórias, manusear ficheiros de imagens, enciclopédias, revistas, fotografias, sem primeiro terem feito o registro diário, que deverá sempre ser corrigido pelo professor.

A escola é um terreno fértil para construir conhecimento sobre o Eu e o Outro e fazer desse conhecimento novas formas de intervenção no mundo. Sabendo disso, pensar as relações escolares a partir de uma perspectiva geracional significa considerar que

  • A.

    o trabalho com a diversidade deve ser específico e reservado para momentos devidamente planejados para atender à tamanha exigência. Bons exemplos seriam as datas comemorativas, festa junina, natal, momentos em que o trabalho educativo flui naturalmente.

  • B.

    o trabalho com a diversidade não significa apenas listar as diferenças físicas, culturais ou religiosas entre as crianças, mas pressupõe o trato isolado com as diferenças e com as semelhanças, para que a escola construa uma única proposta pedagógica na qual todos os envolvidos possam se sentir “iguais”.

  • C.

    a existência da diversidade entre as gerações deve ser contemplada na construção do currículo escolar, salientando, porém, que as normas, processos de avaliação e regimentos internos deverão ser os mesmos para todos os estudantes, desde a alfabetização até o final do ensino fundamental.

  • D.

    a idade da criança deve ser entendida como um tempo de formação humana específico, reconhecendo que cada geração revela momentos muito distintos envolvendo sujeitos que são diferentes não apenas pela idade, mas por estarem dialogando com valores, conflitos e interesses distintos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...