Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Joaquim é professor de inglês e gosta muito de sua profissão. Letícia, sua aluna e fã ardorosa de determinado cantor norte-americano, é uma adolescente indisciplinada que falta às aulas e não realiza as tarefas propostas pelo professor. A fim de modificar o comportamento da aluna, o professor elabora as tarefas das aulas a partir das letras das músicas do cantor.
Com relação a essa situação hipotética e à luz do behaviorismo skinneriano, é correto afirmar que a atitude do professor Joaquimbaseia-se no conceito de reforço.
baseia-se no conceito de condicionamento respondente.
visa estimular o ego da aluna.
se explica pelo conceito de colaboração.
pode ser classificada como construtivismo.
Leia o trecho da obra de CRUZ e em seguida faça o que se pede:
Dar um enfoque correto à avaliação é uma questão de competência pedagógica e de compreensão do que é, de fato, educação... Usar vários instrumentos de avaliação, com o máximo de participação dos alunos na discussão dos resultados, também faz parte do processo de conscientização para a desejável mudança de atitude. (CRUZ, 1997). Sobre a frase
Dar um enfoque correto à avaliação é correto afirmar:
Na frase a autora admite falhas nos processos avaliativos do ensino Religioso. Como se trata de um tema subjetivo as questões abordadas podem possuir múltiplas interpretações expondo os alunos ao constrangimento e traumas;
A frase na verdade se refere ao não constrangimento dos alunos ao abordar assuntos que não se referem as suas religiões, fato que distanciaria o educador do seu propósito de fazer o aluno incidir um olhar crítico sobre os temas discorridos;
A frase sugere incidir o foco das avaliações para provocação da mudança comportamental, pensamentos e atitudes ao receberem os conteúdos propostos;
A frase sugere não apenas um sistema de avaliação tradicional, mas também a utilização de outros mecanismos objetivando a formação de indivíduos conscientes de suas ações e atitudes com ênfase na participação dos alunos.
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
O(A) _____________ tem direito a uma educação de base e não mais a uma prévia ___________________, como antes era denominado de pré-escola; o termo Educação Infantil aparece denotando a importância desta ________. A criança é vista como sujeito de direito social, e não apenas como uma promessa de _______________, tem-se que pensar na criança no presente, na sua condição de criança, pois estas são peças fundamentais no processo de troca, interação e transformação da sociedade, uma vez que são atores sociais.criança/ escolarização/ fase/ futuro
criança/ alfabetização/ etapa/ cidadão
educando/ escolarização/ situação/ leitor
educando/ alfabetização/ base/ leitor
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Joana é mãe de Alice, de 3 anos de idade, que ainda não frequenta a escola, e de Antônio, que tem apenas 15 dias de nascido. Mãe e filha estavam na cozinha quando Joana ouviu um ruído vindo do quarto onde Antônio dormia. A mãe então dirigiu-se à filha e solicitou que fosse verificar se seu irmãozinho estava acordado. A pequena Alice dirigiu-se, sem titubear, ao berço onde seu irmão se encontrava.
A partir da situação hipotética acima apresentada, assinale a opção correta segundo o pensamento de Lev Vigotski acerca de aprendizagem.O conceito de aprendizagem significativa, que se inclui no repertório conceitual de Vigotski, explica a ação da menina.
O conceito de irmão, manifestado pela menina, é conhecido como conceito cotidiano.
Para Vigotski, a ilustração pode ser explicada pela ideia de zona de desenvolvimento proximal.
Identificação e diferenciação são características do período pré-operatório, segundo Vigotski.
A menina, para saber que o irmão não é a mãe, utiliza-se do conceito de dedução.
Para garantir um bom planejamento didático-pedagógico das atividades e avaliação dos processos educativos é importante que o educador defina
com clareza os objetivos das atividades, a partir da realização de diagnósticos dos saberes dos alunos, e desenvolva periodicamente processos avaliativos.
a metodologia a ser utilizada durante as atividades e realize a avaliação ao final do ano letivo com o objetivo de verificar o que foi aprendido pelos alunos.
os instrumentais de avaliação a serem utilizados com antecedência e possa aplicá-los durante todo o processo educativo.
os materiais a serem utilizados e implemente processos de autoavaliação, com o objetivo de auxiliar os alunos em novas aprendizagens.
os conteúdos procedimentais e atitudinais a serem desenvolvidos e realize a avaliação ao final do ano letivo para verificar quais conteúdos foram assimilados pelos alunos.
São aspectos que devem ser considerados na elaboração de um instrumento de avaliação, EXCETO:
Utilização de uma linguagem clara;
Estar coerente com os propósitos do ensino;
Explorar a capacidade de leitura e de escrita, bem como o raciocínio;
A descontextualização daquilo que se investiga.
É importante ressaltar que a Educação Infantil tem uma função pedagógica, um trabalho que toma a realidade e os conhecimentos infantis como ponto de partida e os amplia através de atividades que têm significado concreto para a vida das crianças e, simultaneamente, asseguram a aquisição de novos conhecimentos. Diante disso, é importante que o educador, na Educação Infantil, preocupe-se com a organização e aplicação das atividades contribuindo assim para o desenvolvimento da criança.
Em relação a esse assunto, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, cabe ao Professordeixar livres as situações de aprendizagem oferecidas às crianças, sem considerar suas capacidades afetivas, emocionais, sociais, cognitivas, assim como os conhecimentos que possuem dos mais diferentes assuntos e suas origens socioculturais diversas. Isso significa que o Professor deve oferecer uma gama variada de experiências que responda igual a todas as crianças.
individualizar as situações de aprendizagem oferecidas às crianças, considerando suas capacidades afetivas, emocionais, sociais, cognitivas assim como os conhecimentos que possuem dos mais diferentes assuntos e suas origens socioculturais diversas. Isso significa que o professor deve planejar e oferecer uma gama variada de experiências que responda, simultaneamente, às demandas do grupo e às individualidades de cada criança.
deixar que os alunos estudem o mesmo conteúdo e tenham as mesmas experiências. Isso significa que o Professor deve planejar e oferecer atividades que respondam aos apelos dos pais, que querem muita lição, pois, para eles, lição é sinônimo de conhecimento.
fazer atividades padronizadas e com muito exercício escrito. As situações de aprendizagem oferecidas às crianças devem considerar que o que os pais desejam é o que importa. Isso significa que o Professor deve planejar e oferecer uma gama variada de experiências que responda às demandas do grupo sem ficar se prendendo à individualidade de cada criança.
O Fórum Mineiro de Educação Infantil − FMEI vem discutindo, aprofundando concepções, intervindo na mobilização de gestores, conselheiros, técnicos e educadores para a construção de consensos e práticas que efetivem os direitos das crianças pequenas. Para avaliar os principais aspectos que integram esta política, o FMEI faz uma leitura do cenário do Estado seguindo alguns passos para serem analisados:
Diagnóstico, Planejamento, Regulamentação, Gestão, Financiamento, Formação de Profissionais, Proposta Pedagógica.
Avaliação de viabilidade do plano de carreira dos professores, da estratégia de reforma arquitetônica das escolas, bem como da relação entre as unidades escolares e a Secretaria de Educação.
Aprofundamento do diagnóstico psicológico das crianças pequenas e de suas famílias, objetivando compreender as dificuldades de adaptação da criança ao meio escolar.
Envolvimento da comunidade de educadores em um estudo que investigue se a evasão e o fracasso no ensino fundamental são consequências de repetências consecutivas por conta da idade inapropriada da criança pequena matriculada no 1º ano.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Um currículo elaborado conforme a tendência emancipadora de educação
apresenta lógica temporal rígida e inflexível.
prescreve os conteúdos necessários aos alunos.
privilegia o saber dos alunos como ponto de partida para a seleção de conteúdos.
fundamenta-se nos princípios da administração científica de Taylor.
valoriza diferentemente as áreas de conhecimento, conforme sua importância ou status na sociedade.
A certificação, ou seja, a emissão de um diploma que garante que o seu detentor recebeu uma formação, e assumida, segundo PERRENOUD, por qual função tradicional do contexto escolar:
Controle;
Avaliação;
Planejamento;
Administração Escolar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...