Questões de Pedagogia

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Joaquim é professor de inglês e gosta muito de sua profissão. Letícia, sua aluna e fã ardorosa de determinado cantor norte-americano, é uma adolescente indisciplinada que falta às aulas e não realiza as tarefas propostas pelo professor. A fim de modificar o comportamento da aluna, o professor elabora as tarefas das aulas a partir das letras das músicas do cantor.

Com relação a essa situação hipotética e à luz do behaviorismo skinneriano, é correto afirmar que a atitude do professor Joaquim

  • A.

    baseia-se no conceito de reforço.

  • B.

    baseia-se no conceito de condicionamento respondente.

  • C.

    visa estimular o ego da aluna.

  • D.

    se explica pelo conceito de colaboração.

  • E.

    pode ser classificada como construtivismo.

Leia o trecho da obra de CRUZ e em seguida faça o que se pede:

“Dar um enfoque correto à avaliação é uma questão de competência pedagógica e de compreensão do que é, de fato, educação... Usar vários instrumentos de avaliação, com o máximo de participação dos alunos na discussão dos resultados, também faz parte do processo de conscientização para a desejável mudança de atitude.” (CRUZ, 1997). Sobre a frase “

Dar um enfoque correto à avaliação” é correto afirmar:

  • A.

    Na frase a autora admite falhas nos processos avaliativos do ensino Religioso. Como se trata de um tema subjetivo as questões abordadas podem possuir múltiplas interpretações expondo os alunos ao constrangimento e traumas;

  • B.

    A frase na verdade se refere ao não constrangimento dos alunos ao abordar assuntos que não se referem as suas religiões, fato que distanciaria o educador do seu propósito de fazer o aluno incidir um olhar crítico sobre os temas discorridos;

  • C.

    A frase sugere incidir o foco das avaliações para provocação da mudança comportamental, pensamentos e atitudes ao receberem os conteúdos propostos;

  • D.

    A frase sugere não apenas um sistema de avaliação tradicional, mas também a utilização de outros mecanismos objetivando a formação de indivíduos conscientes de suas ações e atitudes com ênfase na participação dos alunos.

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

O(A) _____________ tem direito a uma educação de base e não mais a uma prévia ___________________, como antes era denominado de pré-escola; o termo “Educação Infantil” aparece denotando a importância desta ________. A criança é vista como sujeito de direito social, e não apenas como uma promessa de _______________, tem-se que pensar na criança no presente, na sua condição de criança, pois estas são peças fundamentais no processo de troca, interação e transformação da sociedade, uma vez que são atores sociais.

  • A.

    criança/ escolarização/ fase/ futuro

  • B.

    criança/ alfabetização/ etapa/ cidadão

  • C.

    educando/ escolarização/ situação/ leitor

  • D.

    educando/ alfabetização/ base/ leitor

Joana é mãe de Alice, de 3 anos de idade, que ainda não frequenta a escola, e de Antônio, que tem apenas 15 dias de nascido. Mãe e filha estavam na cozinha quando Joana ouviu um ruído vindo do quarto onde Antônio dormia. A mãe então dirigiu-se à filha e solicitou que fosse verificar se seu irmãozinho estava acordado. A pequena Alice dirigiu-se, sem titubear, ao berço onde seu irmão se encontrava.

A partir da situação hipotética acima apresentada, assinale a opção correta segundo o pensamento de Lev Vigotski acerca de aprendizagem.

  • A.

    O conceito de aprendizagem significativa, que se inclui no repertório conceitual de Vigotski, explica a ação da menina.

  • B.

    O conceito de irmão, manifestado pela menina, é conhecido como conceito cotidiano.

  • C.

    Para Vigotski, a ilustração pode ser explicada pela ideia de zona de desenvolvimento proximal.

  • D.

    Identificação e diferenciação são características do período pré-operatório, segundo Vigotski.

  • E.

    A menina, para saber que o irmão não é a mãe, utiliza-se do conceito de dedução.

Para garantir um bom planejamento didático-pedagógico das atividades e avaliação dos processos educativos é importante que o educador defina

  • A.

    com clareza os objetivos das atividades, a partir da realização de diagnósticos dos saberes dos alunos, e desenvolva periodicamente processos avaliativos.

  • B.

    a metodologia a ser utilizada durante as atividades e realize a avaliação ao final do ano letivo com o objetivo de verificar o que foi aprendido pelos alunos.

  • C.

    os instrumentais de avaliação a serem utilizados com antecedência e possa aplicá-los durante todo o processo educativo.

  • D.

    os materiais a serem utilizados e implemente processos de autoavaliação, com o objetivo de auxiliar os alunos em novas aprendizagens.

  • E.

    os conteúdos procedimentais e atitudinais a serem desenvolvidos e realize a avaliação ao final do ano letivo para verificar quais conteúdos foram assimilados pelos alunos.

São aspectos que devem ser considerados na elaboração de um instrumento de avaliação, EXCETO:

  • A.

    Utilização de uma linguagem clara;

  • B.

    Estar coerente com os propósitos do ensino;

  • C.

    Explorar a capacidade de leitura e de escrita, bem como o raciocínio;

  • D.

    A descontextualização daquilo que se investiga.

É importante ressaltar que a Educação Infantil tem uma função pedagógica, um trabalho que toma a realidade e os conhecimentos infantis como ponto de partida e os amplia através de atividades que têm significado concreto para a vida das crianças e, simultaneamente, asseguram a aquisição de novos conhecimentos. Diante disso, é importante que o educador, na Educação Infantil, preocupe-se com a organização e aplicação das atividades contribuindo assim para o desenvolvimento da criança.

Em relação a esse assunto, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, cabe ao Professor

  • A.

    deixar livres as situações de aprendizagem oferecidas às crianças, sem considerar suas capacidades afetivas, emocionais, sociais, cognitivas, assim como os conhecimentos que possuem dos mais diferentes assuntos e suas origens socioculturais diversas. Isso significa que o Professor deve oferecer uma gama variada de experiências que responda igual a todas as crianças.

  • B.

    individualizar as situações de aprendizagem oferecidas às crianças, considerando suas capacidades afetivas, emocionais, sociais, cognitivas assim como os conhecimentos que possuem dos mais diferentes assuntos e suas origens socioculturais diversas. Isso significa que o professor deve planejar e oferecer uma gama variada de experiências que responda, simultaneamente, às demandas do grupo e às individualidades de cada criança.

  • C.

    deixar que os alunos estudem o mesmo conteúdo e tenham as mesmas experiências. Isso significa que o Professor deve planejar e oferecer atividades que respondam aos apelos dos pais, que querem muita lição, pois, para eles, lição é sinônimo de conhecimento.

  • D.

    fazer atividades padronizadas e com muito exercício escrito. As situações de aprendizagem oferecidas às crianças devem considerar que o que os pais desejam é o que importa. Isso significa que o Professor deve planejar e oferecer uma gama variada de experiências que responda às demandas do grupo sem ficar se prendendo à individualidade de cada criança.

O Fórum Mineiro de Educação Infantil − FMEI vem discutindo, aprofundando concepções, intervindo na mobilização de gestores, conselheiros, técnicos e educadores para a construção de consensos e práticas que efetivem os direitos das crianças pequenas. Para avaliar os principais aspectos que integram esta política, o FMEI faz uma leitura do cenário do Estado seguindo alguns passos para serem analisados:

  • A.

    Diagnóstico, Planejamento, Regulamentação, Gestão, Financiamento, Formação de Profissionais, Proposta Pedagógica.

  • B.

    Avaliação de viabilidade do plano de carreira dos professores, da estratégia de reforma arquitetônica das escolas, bem como da relação entre as unidades escolares e a Secretaria de Educação.

  • C.

    Aprofundamento do diagnóstico psicológico das crianças pequenas e de suas famílias, objetivando compreender as dificuldades de adaptação da criança ao meio escolar.

  • D.

    Envolvimento da comunidade de educadores em um estudo que investigue se a evasão e o fracasso no ensino fundamental são consequências de repetências consecutivas por conta da idade inapropriada da criança pequena matriculada no 1º ano.

Um currículo elaborado conforme a tendência emancipadora de educação

  • A.

    apresenta lógica temporal rígida e inflexível.

  • B.

    prescreve os conteúdos necessários aos alunos.

  • C.

    privilegia o saber dos alunos como ponto de partida para a seleção de conteúdos.

  • D.

    fundamenta-se nos princípios da administração científica de Taylor.

  • E.

    valoriza diferentemente as áreas de conhecimento, conforme sua importância ou status na sociedade.

A certificação, ou seja, a emissão de um diploma que garante que o seu detentor recebeu uma formação, e assumida, segundo PERRENOUD, por qual função tradicional do contexto escolar:

  • A.

    Controle;

  • B.

    Avaliação;

  • C.

    Planejamento;

  • D.

    Administração Escolar.

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