Questões de Pedagogia

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Vista em um sentido mais restrito, a Educação Infantil

  • A.

    refere-se à frequência em um estabelecimento perto do domicílio do educando, ou seja, trata-se de um local em que se atende crianças entre 0 (zero) e 5 (cinco) anos de idade, seja uma casa ou mesmo um ambiente sem estrutura física, parecido com uma casa, mas que possa cuidar, alimentar e deixar a criança brincar, dormir e assistir a programas educativos na televisão.

  • B.

    designa a frequência regular a um estabelecimento educativo igual ao domicílio, ou seja, trata-se do período de vida em que se atende crianças entre 0 (zero) e 5 (cinco) anos de idade no Brasil, na casa de uma pessoa que possa suprir suas necessidades momentâneas.

  • C.

    designa a frequência regular a um estabelecimento educativo exterior ao domicílio, ou seja, trata-se do período de vida escolar em que se atende pedagogicamente crianças entre 0 (zero) e 5 (cinco) anos de idade no Brasil, lembrando que nesta faixa etária as crianças ainda não estão submetidas à obrigatoriedade escolar.

  • D.

    designa a frequência regular a um estabelecimento educativo, ou seja, trata-se do período de vida em que se atende pedagogicamente crianças entre 0 (zero) e 7 (sete) anos de idade no Brasil, lembrando que nesta faixa etária as crianças ainda não estão submetidas à obrigatoriedade escolar.

Na atualidade, um dos assuntos mais discutidos no mundo da educação são as COMPETÊNCIAS. Para Philippe Perrenoud, sociólogo suíço, especialista em práticas pedagógicas e instituições de ensino, COMPETÊNCIA em educação é

  • A.

    o currículo que defende o agrupamento de assuntos para serem memorizados e uma sequência de exercícios a serem praticados até serem dominados pelos alunos.

  • B.

    o referencial de conteúdos curriculares que os alunos precisam aprender para se assumirem como cidadãos capazes de desenvolver e expressar opiniões, analisar e julgar comportamentos e fatos do cotidiano.

  • C.

    a faculdade de mobilizar simultaneamente um conjunto de recursos cognitivos − como saberes, habilidades e informações − para se posicionar com clareza e solucionar com pertinência e eficácia variadas situações de aprendizagem.

  • D.

    a capacidade indispensável da escola de constituir-se em um lugar no qual as gerações transmitam umas às outras o acervo dos conhecimentos historicamente construídos.

Considerando as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo, assinale a opção correta.

  • A.

    A elaboração de um currículo segundo a concepção crítica deve orientar-se pelas noções de currículo oculto e subjetividade.

  • B.

    A teoria pós-crítica fundamenta-se na eficiência, emancipação e representação.

  • C.

    Os conceitos de identidade e de ideologia são frequentemente mobilizados nos estudos da teoria crítica.

  • D.

    As questões de gênero, raça, etnia e o multiculturalismo são objetos de estudo das teorias pós-críticas.

  • E.

    As teorias tradicionais enfatizam o que e como ensinar, além de privilegiarem o conceito de alteridade.

Todas as afirmativas abaixo estão relacionadas à percepção de que é preciso “trabalhar a partir da representação dos alunos”, EXCETO:

  • A.

    A escola não constrói a partir do zero;

  • B.

    O aluno não é uma tábua rasa, uma mente vazia;

  • C.

    O ensino, por vezes, choca-se de frente com as concepções dos aprendizes;

  • D.

    O professor deve ser capaz de desconstituir por completo e de imediato as concepções prévias dos aprendizes.

O trabalho do Professor de Educação Infantil deve ser orientado pelo princípio básico de procurar proporcionar à criança o desenvolvimento da autonomia, ou seja, a capacidade de construir as suas próprias regras e meios de ação,

  • A.

    que sejam de sua autoria, sem a interferência de outras pessoas, sejam eles adultos ou crianças. Obviamente, esta construção não se esgota no período do 0 (zero) aos 5 (cinco) anos de idade, devido às próprias características do desenvolvimento infantil, e tal construção precisa, necessariamente, ser iniciada na Educação Infantil.

  • B.

    que sejam flexíveis e possam ser negociadas com outras pessoas, sejam eles adultos ou crianças. Obviamente, esta construção não se esgota no período do 0 (zero) aos 5 (cinco) anos de idade, devido às próprias características do desenvolvimento infantil, e tal construção necessita ser iniciada na Educação Infantil.

  • C.

    que sejam flexíveis e possam ser negociadas com outras pessoas, sejam eles adultos ou crianças. Obviamente, esta construção se esgota no período de 0 (zero) aos 5 (cinco) anos de idade, devido às próprias características do desenvolvimento infantil. Esta etapa necessita ser concluída na Educação Infantil.

  • D.

    de 0 (zero) aos 5 (cinco) anos de idade, devido às próprias características do desenvolvimento infantil, sem opiniões de pessoas que poderiam influenciar na construção da identidade da criança.

Sabe-se que o que dá sentido aos processos de aprendizagem é o grau de comprometimento emocional que o grupo de alunos e professores atribui aos atos de ensinar e aprender. Sabe-se ainda que a emoção tem papel fundamental nas relações que se estabelecem dentro da sala de aula e na construção de vínculos entre as pessoas do grupo, o que favorece o desabrochar do interesse pelo conhecimento. Partindo dessa premissa, cabe ao professor

  • A.

    solicitar que os alunos se coloquem de maneira passiva diante da aprendizagem e que aguardem que o professor os oriente sobre o que devem fazer para garantir altos níveis de concentração.

  • B.

    explicar para os alunos, no início do ano escolar, as diferentes aprendizagens e conhecimentos que terão no espaço escolar, despertando seu interesse em diversificar os aprendizados, alternando aqueles obtidos no cotidiano com os construídos na escola.

  • C.

    colocar-se disponível para os alunos, saber escutar o grupo e compreender as demandas de conhecimento que surgem entre eles, através da observação, das conversas, da investigação das expressões corporais e das brincadeiras.

  • D.

    intervir sempre que o grupo de crianças apresentar perguntas do tipo: "Por que chove? O que tem dentro do nosso corpo? Por que os homens fazem guerra?", informando que haverá um momento propício para responder às indagações.

Assinale a opção correta acerca do planejamento participativo.

  • A.

    Dado o caráter democrático do planejamento participativo, a presença de um coordenador ou mediador compromete ou invalida seu processo de elaboração.

  • B.

    A concepção de totalidade da realidade a ser transformada por meio das ações do planejamento é pressuposto estruturante desse método.

  • C.

    A neutralidade é característica fundante dos instrumentos gerenciais utilizados na avaliação externa das ações previstas no planejamento participativo.

  • D.

    A elaboração do planejamento participativo deve fundamentarse no princípio da centralidade do orçamento, para se assegurar a implementação bem-sucedida das ações nele previstas.

  • E.

    A formação de grupos homogêneos favorece a consecução das etapas do planejamento, pois inibe o aparecimento de conflitos.

O estágio do ensino atrelado ao controle dos conhecimentos adquiridos pelos alunos é denominado de:

  • A.

    Planejamento Didático;

  • B.

    Avaliação;

  • C.

    Análise Motivacional;

  • D.

    Projeto Pedagógico.

O currículo envolve a seleção de conteúdos ou conhecimentos e há diferentes dimensões do conhecimento. Diante do exposto, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    um campo de conhecimento é uma comunidade de especialistas e professores que compartilham uma parcela do saber ou um determinado discurso intelectual com a preocupação de realizar contribuições para o mesmo.

  • B.

    uma área de conhecimento é expressão de uma certa capacidade de criação humana, dentro de um determinado território especializado ou em facetas entre vários deles, cuja dinâmica se mantém, seguindo certos princípios metodológicos, mas que também se alimenta de impulsos imaginativos, súbitos e oportunos.

  • C.

    uma disciplina ou campo especializado de conhecimento é um domínio, um território, mais ou menos ilimitado, com fronteiras impermeáveis, com uma certa visão especializada e, em muitos casos, egocêntrica, sobre a realidade.

  • D.

    um âmbito de saber está composto por uma determinada estrutura conceitual, formado por ideias básicas, hipóteses, conceitos, princípios, generalizações aceitas como válidas no momento de seu desenvolvimento.

  • E.

    os campos de saber supõem linguagens e sistemas de símbolos especializados, que criam mundos de significações próprias em diferentes graus, segundo as disciplinas de que tratem, como facilitação consequente de comunicação precisa que estes códigos permitem e com a dificuldade de aproximar o conhecimento aos que não os possuem.

Para se organizar o cotidiano das crianças da Educação Infantil é necessário, antes de tudo,

  • A.

    conhecer o grupo de crianças com o qual se irá trabalhar e, consequentemente, partir para o estabelecimento de uma sequência de atividades diárias conforme as necessidades delas. Além disso, o educador deve estar atento aos espaços que as crianças mais gostam de brincar, como essas brincadeiras se desenvolvem, o que mais gostam de fazer, o que mais lhes chama a atenção, em quais momentos estão mais tranquilas e mais agitadas. Este conhecimento é fundamental para que a estruturação espaço-temporal tenha significado.

  • B.

    conhecer o currículo da escola, o planejamento anual, o que a escola pretende ensinar e pôr esses conhecimentos em prática.

  • C.

    cumprir os horários pré-estabelecidos sem atrasos e sem faltar nos espaços que a escola disponibiliza aos educandos.

  • D.

    seguir a sequência de atividades, que são planejadas e orientadas com o objetivo de promover uma aprendizagem específica e definida, sequenciadas com o objetivo de oferecer desafios com graus diferentes de complexidade.

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