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A escola inclusiva baseia-se na defesa de princípios e valores éticos, nos ideais de cidadania, justiça e igualdade para todos. Para que se torne realidade, a escola precisa responder às necessidades dos alunos. Nesse sentido, é fundamental
uma transformação e democratização da educação que envolva o compromisso de pais, professores, especialistas, agentes do poder público e de outros atores sociais.
que a escola seja um espaço que receba todas as crianças indistintamente e possa se adaptar de tal forma que não precise de aparelhamento específico, professores especializados e nem reformas do espaço físico.
evitar discussões na sala de aula que possam evidenciar posicionamentos diferenciados, pois cada grupo deve garantir sua identidade podendo se defender da perda de suas características, mantendo-as intactas.
um currículo diferenciado para cada segmento da sociedade, adaptando os conteúdos escolares às especificidades dos alunos, sejam elas de fundo social, econômico, cultural, étnico, religioso, político, físico ou intelectual.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Em relação às concepções de gestão educacional, assinale a opção correta.
A concepção democrático-participativa privilegia a aquisição de qualificação e competência profissional e rejeita todo poder instituído.
A concepção funcionalista enfatiza a administração e o poder instituinte da escola.
A concepção autogestionária focaliza o vínculo das formas de gestão interna com as formas de autogestão social e a responsabilidade coletiva.
A concepção democrático-participativa privilegia a divisão técnica do trabalho escolar e a avaliação sistemática com finalidade pedagógica.
A concepção autogestionária enfatiza as relações interpessoais e as de subordinação.
Significa a interdependência, interação e comunicação entre campos do saber, ou disciplinas, o que possibilita a integração do conhecimento em áreas significativas:
Transdisciplinaridade;
Interdisciplinaridade;
Transversalidade;
Pluridisciplinariedade
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
As relações entre currículo formal e dinâmica do ensino em situações formais nos levam a refletir sobre, EXCETO:
A dimensão formal que identifica o currículo aprovado pelas entidades responsáveis, formais do sistema educacional.
A dimensão percebida que representa o que os professores realizam, partindo do que compreendem e interpretam do formal.
A dimensão vivenciada que representa o que os alunos recebem e aprendem a partir do que foi planejado.
A dimensão observada (operacional), sob a perspectiva daqueles que descrevem o ensino formal como ele acontece, independentemente da perspectiva de professores, alunos e administração.
A dimensão informal que identifica o currículo aprovado pelas entidades responsáveis, formais do sistema educacional.
É correto afirmar que o Professor deve
estar preparado para propiciar às crianças uma educação baseada na condição de aprendizagem de cada uma, considerando-as singulares e com características próprias, já que elas são diferentes entre si e cada uma possui um ritmo de aprendizagem.
preocupar-se em passar o conteúdo referente à faixa etária, sem deixar para trás nenhum item, mesmo que alguns alunos demorem a entender, cumprindo, assim, o cronograma escolar.
estar preparado para usar uma proposta de trabalho na qual todos aprendem, sem exceções.
ensinar tradicionalmente, pois já está comprovado que antigamente o ensino era mais forte.
Transformar as atividades escolares em situações que contribuam efetivamente para a formação integradora dos alunos é uma meta de todo educador. Para isso, é essencial que o professor tenha clareza de alguns princípios coerentes com essa prática, como, dentre outros:
No cotidiano escolar deve-se saber diferenciar os momentos para ensinar, em que os alunos devem saber ouvir e aprender, e os momentos voltados para a discussão de valores como a solidariedade e respeito.
Uma pergunta desafiadora, um limite proposto no momento adequado ou mesmo um elogio encorajador durante as atividades de sala de aula frequentemente prejudicam o planejamento do professor e interferem negativamente na aprendizagem dos alunos.
Diferentes dimensões da formação não podem coexistir em atividades tão diferenciadas quanto observar um fenômeno científico e apreciar um poema.
Para considerar as várias ações como intervenções pedagogicamente apropriadas, é preciso que todo educador reveja constantemente seus valores, seus conhecimentos e consequentemente suas ações para transformar as atividades escolares em situações de formação individual e coletiva.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Consoante a concepção tradicional de gestão educacional,
o acompanhamento do trabalho dos profissionais da educação realiza-se por meio de mecanismos gerenciais de controle.
os conselhos de escola têm função deliberativa.
as decisões são centralizadas, e os espaços escolares são essencialmente coletivos.
o gestor escolar, indicado pelo poder local, zela pelos interesses da comunidade.
as relações entre os segmentos escolares estruturam-se horizontalmente.
Segundo Perrenoud (1999), nossas práticas de avaliação são atravessadas por duas lógicas não necessariamente excludentes: a formativa e a somativa. Qual das afirmativas abaixo se refere à lógica somativa:
Vse relaciona mais ao produto demonstrado pelo aluno em situações previamente estipuladas e definidas pelo professor, e se materializa na nota, objeto de desejo e sofrimento dos alunos, de suas famílias e até do próprio professor.
preocupa-se com o processo de apropriação dos saberes pelo aluno, os diferentes caminhos que percorre, mediados pela intervenção ativa do professor, a fim de promover a regulação das aprendizagens;
Busca reverter uma eventual rota do fracasso e reinsere o aluno no processo educativo;
Não se apóia em uma lógica ou em uma concepção classificatória de avaliação cuja função, ao final de uma unidade de estudos, semestre ou ano letivo, é a de verificar se houve aquisição de conhecimento.
Na Educação Infantil, para que o educando tenha um ensino adequado, é necessário oferecer um ambiente voltado ao atendimento institucional à criança pequena, além de proporcionar aos alunos conhecimento e criticidade em um contexto interdisciplinar, envolvendo temas voltados para a sua realidade, alicerçando, assim, sua aprendizagem, desenvolvimento crítico e participativo. Em relação a esse assunto, é correto afirmar que
uma educação infantil adequada é conceituada como a primeira etapa da Educação Básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 7 (sete) anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico e social, complementando a ação da família e da comunidade.
é imprescindível a organização de um espaço físico bonito e moderno para o desenvolvimento de atividades que contribuam para o processo de conquistar novas amizades. Essas atividades devem ser trazidas de experiências de autores internacionais, que tenham vasta experiência comprovada e aprovada.
é imprescindível a organização de um espaço físico adequado ao desenvolvimento de um processo no qual os que já sabem muito vão ficar em destaque em detrimento dos que têm pouco estímulo familiar. Serão atividades inovadoras na educação mundial.
é imprescindível a organização de um espaço físico adequado ao desenvolvimento de atividades que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem das crianças na Educação Infantil, como devem ser organizadas essas atividades no tempo e no espaço e também sobre as diversidades destas atividades.
A partir da concepção de que o erro é elemento intrínseco ao processo de aprendizagem, é fundamental que o professor
analise os resultados, em uma concepção classificatória, para identificar quais alunos serão aprovados e quais serão reprovados.
conheça melhor os alunos de modo que possa identificar quais intervenções são adequadas e necessárias para propiciar novas aprendizagens.
identifique o que os alunos sabem e em que precisam melhorar em relação às práticas de leitura em uma avaliação específica de domínio da Língua Portuguesa.
questione constantemente se os alunos devem passar de ano sem saber.
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