Questões de Pedagogia

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Projeto político-pedagógico elaborado de acordo com a concepção de educação emancipatória pressupõe

  • A.

    currículo homogêneo e avaliação voltada para o sucesso escolar.

  • B.

    primazia da qualidade formal.

  • C.

    currículo homogêneo e ação consciente e organizada.

  • D.

    avaliação voltada para o sucesso escolar e autonomia construída.

  • E.

    autonomia construída e primazia da qualidade formal.

Considere a seguinte situação para responder às questões 29 e 30.

Analise as seguintes afirmativas em relação à atividade realizada pela aluna em questão. Depois, assinale a alternativa correta:

I. Caroline não conhece o significado da palavra CASA.

II. Caroline sabe que o som [S], no final da palavra CASAS, indica o plural, mas ainda não sabe representar alfabeticamente essa ideia.

III. Em hipótese alguma há lógica na representação escrita da palavra CASAS (no plural).

IV. Na escrita da palavra CASAS (no plural), a aluna repete a palavra de modo que sua escrita corresponda ao número de casas representado no desenho, trata-se de uma hipótese bem própria da criança nessa fase inicial de alfabetização.

  • A.

    Apenas a I está correta.

  • B.

    Apenas a II está correta.

  • C.

    II e IV estão corretas.

  • D.

    I, II e III estão corretas.

  • E.

    Todas estão corretas.

Entende-se por Educação Especial:

  • A.

    A modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com necessidades especiais.

  • B.

    Uma modalidade de educação que visa separar os educandos com necessidades especiais, em salas especiais, com o objetivo de desenvolver um trabalho mais direcionado e com maior atenção.

  • C.

    Uma modalidade da educação básica e superior que visa formar indivíduos com necessidades espaciais para o mercado de trabalho.

  • D.

    Uma modalidade de educação escolar, onde a sua oferta é dever exclusivo do setor privado, tendo inicio na educação infantil, na faixa etária de zero a seis anos.

Deve-se considerar que as crianças são diferentes entre si e que cada uma possui um ritmo de aprendizagem. Por isso, o professor deve estar preparado para propiciar a elas uma educação baseada na condição de aprendizagem de cada uma, considerando-as singulares e com características próprias. Portanto, o grande desafio da Educação Infantil e de seus profissionais é

  • A.

    compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças perceberem o mundo.

  • B.

    ensinar, sem excluir a questão fundamental relacionada à classe social na qual a criança está inserida e à posição econômica da família, além de compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças perceberem o mundo.

  • C.

    compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças perceberem o mundo, respeitando seus desejos, seus hábitos pessoais, seus horários pré-estabelecidos e suas peculiaridades relacionadas com a família e à sociedade na qual a criança faz parte.

  • D.

    compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças perceberem o mundo; salientando, impreterivelmente, os aspectos monetários da família.

Paralelamente à construção dos conceitos das operações matemáticas e mediante a compreensão dos seus significados, faz-se necessário que o professor trabalhe com seus alunos uma base de apoio para o desenvolvimento da habilidade de cálculo. Esta base consiste

  • A.

    no desenvolvimento do pensamento lógico/racional e no domínio da contagem, em uma perspectiva de refinar os primeiros conceitos decimais e binários.

  • B.

    na percepção das diferentes dimensões (altura, largura e profundidade) e na construção das combinações numéricas básicas.

  • C.

    na aquisição das unidades básicas de medida e na adição de números de um dígito e seus correspondentes inversos da subtração.

  • D.

    no domínio da contagem, na construção das combinações numéricas básicas, na adição de números de um dígito e seus correspondentes inversos da subtração, em uma perspectiva de trabalhar com resolução de situações problema.

São princípios norteadores do projeto político-pedagógico (PPP), entre outros,

  • A.

    liberdade ou autonomia e qualidade política em detrimento da técnica.

  • B.

    igualdade de condições no ponto de partida e gestão democrática.

  • C.

    igualdade de condições e liberdade ou autonomia.

  • D.

    qualidade política em detrimento da técnica e gestão democrática.

  • E.

    igualdade de condições no ponto de partida e gestão democrática.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (lei 9394/96) é correto afirma:

  • A.

    O ensino religioso deve ser obrigatório para a educação básica.

  • B.

    O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.

  • C.

    O ensino religioso assegura o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil e o proselitismo.

  • D.

    O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino infantil e fundamental.

Estudo feito pelo Movimento Todos pela Educação aponta que 3,8 milhões de crianças e jovens entre 4 e 17 anos estavam fora da escola em 2010. Na década (2000-2010), entretanto, houve um aumento de 9,2% na taxa de acesso à escola, segundo o estudo De Olho nas Metas 2011, divulgado na terça-feira, 07/02/12. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a região que registrou o maior aumento na frequência ao sistema de ensino, com crescimento de 14,2%, o que possibilitou o atendimento de 87,8% das crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos e a região que teve o menor avanço na década, expansão de 8%.

  • A.

    Sudeste/ Nordeste.

  • B.

    Norte/ Sudeste.

  • C.

    Sul/ Nordeste.

  • D.

    Sul/ Norte.

Sabe-se que vários pesquisadores, como Emília Ferreiro, Celéstin Freinet, Paulo Freire e Howard Gardner, partem do princípio de que é preciso compreender e valorizar a ação do sujeito em seu processo de aquisição do conhecimento. A partir deste princípio, está correto afirmar:

  • A.

    Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (no livro "Psicogênese da Língua Escrita" de 1979) defendem que não é necessário diagnosticar o quanto os alunos já sabem antes de iniciar o processo de alfabetização.

  • B.

    Paulo Freire, grande pensador e educador, opunha-se ao que chamava de educação libertadora, onde o professor é o depositante e o aluno o depositário da educação, o que o torna incapaz de ler o mundo criticamente.

  • C.

    Célestin Freinet, desde os anos 20 do século passado, já defendia e utilizava práticas ainda hoje presentes em muitas escolas, quais sejam: construção de jornal escolar, troca de correspondências, cantinhos pedagógicos, trabalhos em grupo, aulas-passeio.

  • D.

    Howard Gardner, no livro “Estruturas da Mente: Teoria das Inteligências Múltiplas”, defende a existência de onze inteligências, e destaca a Inteligência musical no comentário: "Ter aulas de música garante aos estudantes desenvolver a inteligência musical, a noção espacial e as linguagens escrita, verbal e gestual”.

A educação brasileira é organizada com base em parâmetros, planejamentos, projetos politico-pedagógicos, entre outros instrumentos. No que se refere a planejamento no âmbito da educação, assinale a opção correta.

  • A.

    O planejamento curricular corresponde ao processo de decisão sobre a atuação concreta dos professores em sala de aula, ou seja, no desempenho de seu trabalho pedagógico cotidiano.

  • B.

    O projeto político-pedagógico deve ser incorporado no momento do planejamento operacional, um dos últimos níveis do planejamento educacional.

  • C.

    O planejamento educacional corresponde ao primeiro nível de planejamento, que se processa unicamente em âmbito federal.

  • D.

    O planejamento educacional constitui o primeiro nível de planejamento, ou seja, aquele que se processa em âmbito governamental. Os PCN são instrumento resultante desse nível de planejamento.

  • E.

    Os planos de aula são os principais instrumentos do nível de planejamento escolar.

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