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Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Projeto político-pedagógico elaborado de acordo com a concepção de educação emancipatória pressupõe
currículo homogêneo e avaliação voltada para o sucesso escolar.
primazia da qualidade formal.
currículo homogêneo e ação consciente e organizada.
avaliação voltada para o sucesso escolar e autonomia construída.
autonomia construída e primazia da qualidade formal.
Considere a seguinte situação para responder às questões 29 e 30.
Analise as seguintes afirmativas em relação à atividade realizada pela aluna em questão. Depois, assinale a alternativa correta:
I. Caroline não conhece o significado da palavra CASA.
II. Caroline sabe que o som [S], no final da palavra CASAS, indica o plural, mas ainda não sabe representar alfabeticamente essa ideia.
III. Em hipótese alguma há lógica na representação escrita da palavra CASAS (no plural).
IV. Na escrita da palavra CASAS (no plural), a aluna repete a palavra de modo que sua escrita corresponda ao número de casas representado no desenho, trata-se de uma hipótese bem própria da criança nessa fase inicial de alfabetização.
Apenas a I está correta.
Apenas a II está correta.
II e IV estão corretas.
I, II e III estão corretas.
Todas estão corretas.
Entende-se por Educação Especial:
A modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com necessidades especiais.
Uma modalidade de educação que visa separar os educandos com necessidades especiais, em salas especiais, com o objetivo de desenvolver um trabalho mais direcionado e com maior atenção.
Uma modalidade da educação básica e superior que visa formar indivíduos com necessidades espaciais para o mercado de trabalho.
Uma modalidade de educação escolar, onde a sua oferta é dever exclusivo do setor privado, tendo inicio na educação infantil, na faixa etária de zero a seis anos.
Deve-se considerar que as crianças são diferentes entre si e que cada uma possui um ritmo de aprendizagem. Por isso, o professor deve estar preparado para propiciar a elas uma educação baseada na condição de aprendizagem de cada uma, considerando-as singulares e com características próprias. Portanto, o grande desafio da Educação Infantil e de seus profissionais é
compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças perceberem o mundo.
ensinar, sem excluir a questão fundamental relacionada à classe social na qual a criança está inserida e à posição econômica da família, além de compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças perceberem o mundo.
compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças perceberem o mundo, respeitando seus desejos, seus hábitos pessoais, seus horários pré-estabelecidos e suas peculiaridades relacionadas com a família e à sociedade na qual a criança faz parte.
compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças perceberem o mundo; salientando, impreterivelmente, os aspectos monetários da família.
Paralelamente à construção dos conceitos das operações matemáticas e mediante a compreensão dos seus significados, faz-se necessário que o professor trabalhe com seus alunos uma base de apoio para o desenvolvimento da habilidade de cálculo. Esta base consiste
no desenvolvimento do pensamento lógico/racional e no domínio da contagem, em uma perspectiva de refinar os primeiros conceitos decimais e binários.
na percepção das diferentes dimensões (altura, largura e profundidade) e na construção das combinações numéricas básicas.
na aquisição das unidades básicas de medida e na adição de números de um dígito e seus correspondentes inversos da subtração.
no domínio da contagem, na construção das combinações numéricas básicas, na adição de números de um dígito e seus correspondentes inversos da subtração, em uma perspectiva de trabalhar com resolução de situações problema.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
São princípios norteadores do projeto político-pedagógico (PPP), entre outros,
liberdade ou autonomia e qualidade política em detrimento da técnica.
igualdade de condições no ponto de partida e gestão democrática.
igualdade de condições e liberdade ou autonomia.
qualidade política em detrimento da técnica e gestão democrática.
igualdade de condições no ponto de partida e gestão democrática.
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (lei 9394/96) é correto afirma:
O ensino religioso deve ser obrigatório para a educação básica.
O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.
O ensino religioso assegura o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil e o proselitismo.
O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino infantil e fundamental.
Estudo feito pelo Movimento Todos pela Educação aponta que 3,8 milhões de crianças e jovens entre 4 e 17 anos estavam fora da escola em 2010. Na década (2000-2010), entretanto, houve um aumento de 9,2% na taxa de acesso à escola, segundo o estudo De Olho nas Metas 2011, divulgado na terça-feira, 07/02/12. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a região que registrou o maior aumento na frequência ao sistema de ensino, com crescimento de 14,2%, o que possibilitou o atendimento de 87,8% das crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos e a região que teve o menor avanço na década, expansão de 8%.
Sudeste/ Nordeste.
Norte/ Sudeste.
Sul/ Nordeste.
Sul/ Norte.
Sabe-se que vários pesquisadores, como Emília Ferreiro, Celéstin Freinet, Paulo Freire e Howard Gardner, partem do princípio de que é preciso compreender e valorizar a ação do sujeito em seu processo de aquisição do conhecimento. A partir deste princípio, está correto afirmar:
Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (no livro "Psicogênese da Língua Escrita" de 1979) defendem que não é necessário diagnosticar o quanto os alunos já sabem antes de iniciar o processo de alfabetização.
Paulo Freire, grande pensador e educador, opunha-se ao que chamava de educação libertadora, onde o professor é o depositante e o aluno o depositário da educação, o que o torna incapaz de ler o mundo criticamente.
Célestin Freinet, desde os anos 20 do século passado, já defendia e utilizava práticas ainda hoje presentes em muitas escolas, quais sejam: construção de jornal escolar, troca de correspondências, cantinhos pedagógicos, trabalhos em grupo, aulas-passeio.
Howard Gardner, no livro Estruturas da Mente: Teoria das Inteligências Múltiplas, defende a existência de onze inteligências, e destaca a Inteligência musical no comentário: "Ter aulas de música garante aos estudantes desenvolver a inteligência musical, a noção espacial e as linguagens escrita, verbal e gestual.
A educação brasileira é organizada com base em parâmetros, planejamentos, projetos politico-pedagógicos, entre outros instrumentos. No que se refere a planejamento no âmbito da educação, assinale a opção correta.
O planejamento curricular corresponde ao processo de decisão sobre a atuação concreta dos professores em sala de aula, ou seja, no desempenho de seu trabalho pedagógico cotidiano.
O projeto político-pedagógico deve ser incorporado no momento do planejamento operacional, um dos últimos níveis do planejamento educacional.
O planejamento educacional corresponde ao primeiro nível de planejamento, que se processa unicamente em âmbito federal.
O planejamento educacional constitui o primeiro nível de planejamento, ou seja, aquele que se processa em âmbito governamental. Os PCN são instrumento resultante desse nível de planejamento.
Os planos de aula são os principais instrumentos do nível de planejamento escolar.
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