Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca dos PCN, assinale a opção correta.

  • A.

    A abordagem de conteúdos preconizada pelos PCN apoia-se no binômio transmissão/incorporação, sendo a incorporação de conteúdos curriculares pelo aluno a finalidade essencial da educação escolar.

  • B.

    Os critérios de avaliação, conforme orientam os PCN, não necessitam expressar todos os conteúdos que foram trabalhados no ciclo escolar, mas apenas os que são fundamentais para atestar a aquisição pelo aluno de capacidades que lhes permitam continuar aprendendo no ciclo seguinte.

  • C.

    Os PCN, por sua dimensão nacional e de integração, devem ser considerados princípios atemporais.

  • D.

    A formulação dos PCN baseia-se em uma concepção de ensino e aprendizagem como processo que se desenvolve por etapas, nas quais o conhecimento, considerado permanente, é esgotado.

  • E.

    Por constituírem um referencial normativo, os PCN configuram uma proposta curricular homogênea e impositiva, respeitada a competência político-executiva dos estados e munícipios.

Faça a correspondência entre as colunas no que tange as definições:

I. Educação infantil.

II. Ensino Fundamental.

III. Ensino Médio.

IV. Ensino Superior.

( ) Tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

( ) Tem por objetivo o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o plenodomínio da leitura, da escrita e do cálculo.

( ) Preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.

( ) Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.

  • A.

    IV – III – II – I;

  • B.

    IV – I – II – III;

  • C.

    I – II – III – IV;

  • D.

    III – IV – II – I;

  • E.

    II – I – III – IV.

Sobre as lições esposadas por Jean Piaget, em relação ao desenvolvimento infantil, é incorreto afirmar que o autor

  • A.

    considera que o desenvolvimento mental da criança dá-se, espontaneamente, a partir de suas potencialidades e da sua interação com o meio.

  • B.

    defende a existência de dois mecanismos mentais opostos, mas complementares: a assimilação e a acomodação.

  • C.

    concebe que o desenvolvimento mental ocorre por meio de graduações sucessivas.

  • D.

    analisa a distância entre o nível de desenvolvimento real da criança e o nível de desenvolvimento potencial.

Uma professora da 2ª série trabalhou com a profissão do pai de um aluno da classe para ensinar as primeiras noções de unidades de medida. Ela considerou importante trazer situações cotidianas da comunidade para a sala de aula, integrando o trabalho pedagógico com a vivência cultural dos alunos. Esta professora

  • A.

    deixa de resgatar o interesse dos alunos da sala, pois a vivência cultural não representa desafios apropriados a serem assumidos e transpostos durante o aprendizado.

  • B.

    segue os avanços teóricos que comprovam que a aprendizagem não se dá pelo treino mecânico descontextualizado, ou pela exposição exaustiva do professor.

  • C.

    preocupa-se mais com o que ensinar e menos com os modos pelos quais os alunos aprendem.

  • D.

    segue por avanços estratégicos, sem levar em conta o conteúdo e a proposta curricular pré-estabelecidos.

São características do estilo de liderança democrática

  • A.

    ênfase nos subordinados e ausência de níveis hierárquicos.

  • B.

    ênfase no líder e a divisão das tarefas.

  • C.

    ênfase nos subordinados e mobilização das pessoas para uma única visão.

  • D.

    ênfase no líder e nas tarefas e mobilização das pessoas para uma única visão.

  • E.

    ênfase no equilíbrio entre líder e subordinados e divisão de tarefas.

Sobre as recomendações metodológicas para favorecer a aprendizagem da leitura e da escrita, marque a alternativa INCORRETA:

  • A.

    Os conhecimentos prévios dos alunos devem ser levados em conta.

  • B.

    As atividades de leitura e escrita devem ter sentido, facilitando o trabalho cooperativo.

  • C.

    O professor é o protagonista do processo de aprendizagem.

  • D.

    Os objetivos e critérios da avaliação devem ser comunicados aos alunos.

Analise as assertivas abaixo em relação às principais tendências pedagógicas na prática escolar do Brasil:

I. acentua a primazia dos conteúdos estudados no seu confronto com as realidades sociais.

II. concebe o papel da escola como preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições.

III. admite o princípio da aprendizagem significativa.

De acordo com José Carlos Libâneo, em “Democratização da Escola Pública”, assinale a alternativa que define corretamente a tendência pedagógica descrita.

  • A.

    Liberal renovada progressista.

  • B.

    Liberal renovada não diretiva.

  • C.

    Progressista crítico-social dos conteúdos.

  • D.

    Progressista-libertária.

Analise o seguinte texto:

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A.

    tecnicista ; passivos

  • B.

    tecnicista ; participativos

  • C.

    progressista ; participativos

  • D.

    progressista ; passivos

  • E.

    tradicional ; participativos

  • A.

    considerar alfabetização e letramento como processos diferentes, cada um com suas especificidades, mas complementares e inseparáveis, sendo ambos indispensáveis.

  • B.

    entender que a ação pedagógica mais adequada e produtiva é aquela que primeiramente contempla a alfabetização, para em um segundo momento, contemplar o letramento.

  • C.

    focar-se no letramento, uma vez que grande parte dos indicadores do SAEB mostra que muitas crianças, embora alfabetizadas, não são letradas ou manifestam diferentes graus de analfabetismo funcional.

  • D.

    dedicar sempre a maior ênfase à alfabetização, por ser o mecanismo pelo qual a criança se apropria do sistema alfabético, já que este envolve aprendizados muito específicos e totalmente independentes do letramento e dos componentes do sistema fonológico da língua.

O líder que concede aos grupos ou indivíduos total liberdade para a tomada de decisões exerce tipicamente a

  • A.

    liderança situacional.

  • B.

    liderança emergente.

  • C.

    liderança liberal.

  • D.

    liderança democrática.

  • E.

    liderança autocrática.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...