Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Relacione corretamente as colunas abaixo.
1 - Pedagogia Tradicional
2 Pedagogia Renovada
3 Pedagogia Tecnicista
( ) origina-se na Europa e Estados Unidos, no final do século XIX, influenciando o Brasil por volta dos anos 1930.
( ) Determinada pela crescente industrialização, quando a Pedagogia do Escolanovismo não responde às questões referentes ao preparo de profissionais.
( ) O papel da escola é para o preparo intelectual, Iniciou-se no século XIX e domina grande parte do século XX, sendo ainda hoje utilizada. Inclui tendências e manifestações diversas.
A sequência correta encontrada é:
2-1-3;
3 -1-2;
2-3-1;
1-3-2.
Cada portfólio é uma criação única porque o aluno seleciona as evidências de aprendizagem e inclui reflexões sobre o processo desenvolvido. Tendo como referência o trabalho com o portfólio, podemos afirmar, EXCETO:
É um procedimento de avaliação condizente com a avaliação somativa.
É um conjunto de produções do aluno que conta a história dos seus esforços, progressos ou desempenho.
É um conjunto de atividades que permite ao professor entender o trabalho do aluno de forma contextualizada.
É um conjunto de trabalhos que permitem ao aluno a oportunidade de registrar, de modo contínuo, experiências e êxitos significativos.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2012
Em relação ao princípio da adoção da gestão democrática nas escolas públicas, pode-se afirmar que
a construção coletiva da gestão escolar pressupõe precipuamente a atuação dos profissionais da Educação.
se impõe a instauração de um processo no interior da escola em que a alteridade esteja cotidianamente presente.
deve ser reconhecida a autonomia absoluta de que gozam as escolas na elaboração do seu Projeto Pedagógico.
a liberdade de cátedra, corporificada em cada plano de ensino docente, é plena e não deve ser desrespeitada, dado que a gestão pedagógica é mister próprio do professor.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Assinale a opção correta acerca da concepção progressista libertária.
A relação entre professor e aluno ocorre de forma horizontal, o que possibilita o desenvolvimento, no aluno, da consciência da realidade em que vive com vistas à busca da transformação social.
Segundo essa concepção, cujo principal representante foi Celestin Freinet, a estratégia pedagógica deve ser não diretiva, ou seja, o professor é orientador e os alunos são livres.
A proposta pedagógica da Escola de Summerhill, idealizada por Alexander Neill, que propôs utilizar a escola para construir um mundo melhor, fundamenta-se nessa concepção.
A principal representante dessa concepção foi Maria Montessori, para quem o professor era um auxiliador no desenvolvimento livre da criança.
A exposição e demonstração verbal da matéria e a utilização de modelos são as principais estratégias pedagógicas dessa concepção.
A tirinha do Calvin ilustra a relação professor/aluno e o fazer pedagógico. Observando a tirinha e tendo como base o artigo 13 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), que estabelece as incumbências do docente, marque a alternativa INCORRETA:
Zelar pela aprendizagem e estabelecer estratégias de recuperação para os alunos.
Participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.
Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo sua própria concepção pedagógica.
As escolas podem criar, extraordinariamente, classes especiais para alunos que apresentem dificuldades acentuadas na aprendizagem. Aos alunos atendidos em classes especiais devem ter assegurados, entre outros,
I. professores especializados em educação especial. II. atividades da vida autônoma e social no turno inverso, quando necessário. III. organização de classes por necessidades educacionais especiais, dispensando adaptações nos elementos curriculares. É correto o que está contido emI, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Confrontar a experiência do aluno com o saber sistematizado constitui método de ensino-aprendizagem próprio da concepção pedagógica
liberal tecnicista.
progressista histórico-crítica.
liberal renovadora progressiva.
progressista libertadora.
progressista libertária.
Educação Inclusiva é definida como uma proposta educacional que reconhece e garante o direito de todos os alunos de compartilhar um mesmo espaço escolar, sem discriminação de qualquer natureza. Nesse contexto, a Educação Especial é entendida como
um campo de conhecimento e uma modalidade transversal de ensino que perpassa todos os níveis e etapas. Responsável, portanto, pelo atendimento educacional especializado.
uma modalidade transversal de ensino independente da Educação Inclusiva, responsável apenas pelo atendimento educacional especializado.
um campo de conhecimento específico que não é transversal e praticado apenas nas escolas especiais ou nas instituições especializadas.
um campo de conhecimento e uma modalidade transversal de ensino que perpassa os níveis iniciais, responsável pelo atendimento educacional especializado.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A aprendizagem, de acordo com a concepção pedagógica liberal renovadora não diretiva,
consiste em modificar as percepções da realidade.
baseia-se na motivação e na estimulação de problemas.
baseia-se no desempenho do aluno.
prioriza a resolução de situações-problema a partir de temas geradores.
ocorre a partir da interação social, da construção de conhecimento em grupo.
Com relação aos pilares da educação, de acordo com Delors et al, é correto afirmar que, em nível do ensino superior,
o ensino formal deve orientar-se, essencialmente e por que não dizer exclusivamente, para o aprender a conhecer e para o aprender a fazer.
a formação inicial deve fornecer a todos os alunos instrumentos, conceitos e referências resultantes dos avanços das ciências e dos paradigmas do nosso tempo.
o aprender a conhecer visa, sobretudo, à aquisição de um repertório de saberes codificados, os quais se tornarão meio de se alcançarem objetivos profissionais.
o aprender a fazer significa preparar alguém para uma tarefa material bem determinada, pois a especialização constitui, atualmente, fator determinante entre sucesso e fracasso.
os empregadores exigem cada vez mais das pessoas formação técnica e profissional, uma vez que tais qualidades constituem aptidão necessária e suficiente para o trabalho.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...