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Conforme artigo 56 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de
reiteração de indisciplina, roubo na instituição envolvendo seus alunos e desrespeito às instâncias superiores da escola.
violência por parte de seus alunos, falta de participação dos pais em reuniões e descaso por parte dos familiares de seus alunos esgotados os recursos escolares.
alunos que não apresentam documentação necessária para inscrição, falta de vagas em sua unidade e inadequação do aluno a sua unidade.
maus-tratos envolvendo seus alunos, reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar esgotados os recursos escolares, e elevados níveis de repetência.
descaso por parte dos familiares de seus alunos esgotados os recursos escolares, maus-tratos envolvendo seus alunos e reiteração de indisciplina.
Muitas vezes, ao observar crianças brincando, é possível perceber que umas imitam as outras, imitam movimentos de animais, ou fazem caretas, emitindo diferentes sons. A respeito disso, assinale a alternativa correta.
No desenvolvimento dessa criança, a imitação, primeiramente, faz parte do processo de aprendizagem.
No desenvolvimento dessa criança, a imitação é apenas uma interpretação de mundo.
A imitação é um gesto mecânico e sem grande importância.
A imitação não é fundamental para o desenvolvimento cognitivo dessas crianças.
A respeito das Diretrizes Curriculares para a Educação Ambiental, assinale a opção incorreta.
São objetivos da Educação Ambiental: desenvolver a compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações para fomentar novas práticas sociais e de produção e consumo; fomentar e fortalecer a integração entre ciência e tecnologia, visando à sustentabilidade socioambiental.
A Educação Ambiental nas instituições de ensino deve contemplar abordagem curricular integrada e transversal, contínua e permanente em todas as áreas de conhecimento, componentes curriculares e atividades escolares e acadêmicas.
O tratamento pedagógico do currículo deve ser diversifi cado, permitindo reconhecer e valorizar a pluralidade e as diferenças individuais, sociais, étnicas e culturais dos estudantes, promovendo valores de cooperação, de relações solidárias e de respeito ao meio ambiente.
A inserção dos conhecimentos concernentes à Educação Ambiental nos currículos da Educação Básica e da Educação Superior deve ocorrer por meio de projetos de trabalho com integração entre as áreas de ensino e mobilização de toda a unidade educacional.
Os sistemas de ensino, em colaboração com outras instituições, devem instituir políticas permanentes que incentivem e deem condições concretas de formação continuada, para que se efetivem os princípios e se atinjam os objetivos da Educação Ambiental.
O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) considera criança a pessoa de até
9 anos de idade incompletos.
10 anos de idade incompletos.
11 anos de idade incompletos.
12 anos de idade incompletos.
13 anos de idade incompletos.
A criança é considerada um ser social que nasce com certas capacidades. Assinale a alternativa que apresenta essas capacidades.
Afetivas, emocionais e cognitivas.
Afetivas, emocionais e motoras.
Emocionais, motoras e visuais.
Motoras, visuais e auditivas.
assumir a formação integral do aluno e reforçar a necessidade do planejamento das atividades a serem desenvolvidas.
ter uma estrutura logística adequada, tais como quadras e laboratórios, para que possam ser trabalhados procedimentos, valores e normas.
realizar a avaliação de acordo com a matriz do SAEB, pois a mesma contempla também procedimentos, valores e atitudes.
proporcionar prioritariamente momentos lúdicos de jogos e brincadeiras, que auxiliem no desenvolvimento de procedimentos, normas e atitudes.
assumir a formação de seus profissionais, uma vez que a noção de conteúdo expressa nos documentos é complexa e de difícil compreensão.
Entre o bebê e as pessoas que interagem, cuidam e brincam com ele se constrói uma forte relação afetiva que estabelece, entre outros,
a construção de um mundo paralelo para a criança se desenvolver.
o uso de uma linguagem verbal para demonstrar diferentes sentimentos.
o emprego de figuras para o desenvolvimento visual da criança.
critérios de mediação entre a criança e o mundo imediato que a cerca.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
AEducação Infantil é considerada a primeira etapa da Educação Básica (título capítulo II, seção II, Art. 29), tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade. O texto legal marca ainda a complementaridade entre as instituições de Educação Infantil e a família. O referencial curricular nacional para a Educação Infantil constitui-se em um conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação ou implementação de práticas educativas de qualidade que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças brasileiras. O referencial curricular nacional para a Educação Infantil com seus eixos de trabalho está agrupado em dois volumes relacionados aos seguintes âmbitos de experiência:
formação pessoal e relacional e conhecimento de mundo.
formação pessoal e relacional e interpretação de mundo.
formação corporal e motora e conhecimento de mundo.
formação pessoal e social e conhecimento de mundo.
formação corporal e motora e interpretação de mundo.
O censo escolar é realizado em âmbito nacional com informações referentes à educação básica em seus diferentes níveis (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio). Um dos objetivos deste processo é
avaliar as escolas públicas no que diz respeito às metodologias e práticas desenvolvidas.
gerar informações para a formulação, implementação e monitoramento das políticas educacionais no país.
coletar dados das escolas públicas do país para auxiliar diretores e coordenadores no monitoramento de suas ações.
fornecer subsídios para que os diretores e coordenadores das escolas possam implementar processos formativos mais eficientes.
coletar dados para compor banco de dados que auxilie no desenvolvimento de currículos mais contextualizados às demandas territoriais.
Na perspectiva da Educação Inclusiva, nas escolas públicas, a Educação Especial é considerada
independente, pois a Educação Especial é outra modalidade de ensino, muito específica.
complementar, pois dá o suporte específico para que o aluno com necessidades educacionais especiais possa se desenvolver no processo de ensino-aprendizagem.
mais importante que a educação oferecida pelo processo de inclusão, pois somente ela atende às necessidades do aluno com necessidades especiais.
técnica e deverá ser desenvolvida apenas nas instituições especializadas por pessoas altamente qualificadas.
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