Questões de Pedagogia

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Conforme artigo 56 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de

  • A.

    reiteração de indisciplina, roubo na instituição envolvendo seus alunos e desrespeito às instâncias superiores da escola.

  • B.

    violência por parte de seus alunos, falta de participação dos pais em reuniões e descaso por parte dos familiares de seus alunos esgotados os recursos escolares.

  • C.

    alunos que não apresentam documentação necessária para inscrição, falta de vagas em sua unidade e inadequação do aluno a sua unidade.

  • D.

    maus-tratos envolvendo seus alunos, reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar esgotados os recursos escolares, e elevados níveis de repetência.

  • E.

    descaso por parte dos familiares de seus alunos esgotados os recursos escolares, maus-tratos envolvendo seus alunos e reiteração de indisciplina.

Muitas vezes, ao observar crianças brincando, é possível perceber que umas imitam as outras, imitam movimentos de animais, ou fazem caretas, emitindo diferentes sons. A respeito disso, assinale a alternativa correta.

  • A.

    No desenvolvimento dessa criança, a imitação, primeiramente, faz parte do processo de aprendizagem.

  • B.

    No desenvolvimento dessa criança, a imitação é apenas uma interpretação de mundo.

  • C.

    A imitação é um gesto mecânico e sem grande importância.

  • D.

    A imitação não é fundamental para o desenvolvimento cognitivo dessas crianças.

A respeito das Diretrizes Curriculares para a Educação Ambiental, assinale a opção incorreta.

  • A.

    São objetivos da Educação Ambiental: desenvolver a compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações para fomentar novas práticas sociais e de produção e consumo; fomentar e fortalecer a integração entre ciência e tecnologia, visando à sustentabilidade socioambiental.

  • B.

    A Educação Ambiental nas instituições de ensino deve contemplar abordagem curricular integrada e transversal, contínua e permanente em todas as áreas de conhecimento, componentes curriculares e atividades escolares e acadêmicas.

  • C.

    O tratamento pedagógico do currículo deve ser diversifi cado, permitindo reconhecer e valorizar a pluralidade e as diferenças individuais, sociais, étnicas e culturais dos estudantes, promovendo valores de cooperação, de relações solidárias e de respeito ao meio ambiente.

  • D.

    A inserção dos conhecimentos concernentes à Educação Ambiental nos currículos da Educação Básica e da Educação Superior deve ocorrer por meio de projetos de trabalho com integração entre as áreas de ensino e mobilização de toda a unidade educacional.

  • E.

    Os sistemas de ensino, em colaboração com outras instituições, devem instituir políticas permanentes que incentivem e deem condições concretas de formação continuada, para que se efetivem os princípios e se atinjam os objetivos da Educação Ambiental.

O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) considera criança a pessoa de até

  • A.

    9 anos de idade incompletos.

  • B.

    10 anos de idade incompletos.

  • C.

    11 anos de idade incompletos.

  • D.

    12 anos de idade incompletos.

  • E.

    13 anos de idade incompletos.

A criança é considerada um ser social que nasce com certas capacidades. Assinale a alternativa que apresenta essas capacidades.

  • A.

    Afetivas, emocionais e cognitivas.

  • B.

    Afetivas, emocionais e motoras.

  • C.

    Emocionais, motoras e visuais.

  • D.

    Motoras, visuais e auditivas.

  • A.

    assumir a formação integral do aluno e reforçar a necessidade do planejamento das atividades a serem desenvolvidas.

  • B.

    ter uma estrutura logística adequada, tais como quadras e laboratórios, para que possam ser trabalhados procedimentos, valores e normas.

  • C.

    realizar a avaliação de acordo com a matriz do SAEB, pois a mesma contempla também procedimentos, valores e atitudes.

  • D.

    proporcionar prioritariamente momentos lúdicos de jogos e brincadeiras, que auxiliem no desenvolvimento de procedimentos, normas e atitudes.

  • E.

    assumir a formação de seus profissionais, uma vez que a noção de conteúdo expressa nos documentos é complexa e de difícil compreensão.

Entre o bebê e as pessoas que interagem, cuidam e brincam com ele se constrói uma forte relação afetiva que estabelece, entre outros,

  • A.

    a construção de um mundo paralelo para a criança se desenvolver.

  • B.

    o uso de uma linguagem verbal para demonstrar diferentes sentimentos.

  • C.

    o emprego de figuras para o desenvolvimento visual da criança.

  • D.

    critérios de mediação entre a criança e o mundo imediato que a cerca.

AEducação Infantil é considerada a primeira etapa da Educação Básica (título capítulo II, seção II, Art. 29), tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade. O texto legal marca ainda a complementaridade entre as instituições de Educação Infantil e a família. O referencial curricular nacional para a Educação Infantil constitui-se em um conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação ou implementação de práticas educativas de qualidade que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças brasileiras. O referencial curricular nacional para a Educação Infantil com seus eixos de trabalho está agrupado em dois volumes relacionados aos seguintes âmbitos de experiência:

  • A.

    formação pessoal e relacional e conhecimento de mundo.

  • B.

    formação pessoal e relacional e interpretação de mundo.

  • C.

    formação corporal e motora e conhecimento de mundo.

  • D.

    formação pessoal e social e conhecimento de mundo.

  • E.

    formação corporal e motora e interpretação de mundo.

O censo escolar é realizado em âmbito nacional com informações referentes à educação básica em seus diferentes níveis (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio). Um dos objetivos deste processo é

  • A.

    avaliar as escolas públicas no que diz respeito às metodologias e práticas desenvolvidas.

  • B.

    gerar informações para a formulação, implementação e monitoramento das políticas educacionais no país.

  • C.

    coletar dados das escolas públicas do país para auxiliar diretores e coordenadores no monitoramento de suas ações.

  • D.

    fornecer subsídios para que os diretores e coordenadores das escolas possam implementar processos formativos mais eficientes.

  • E.

    coletar dados para compor banco de dados que auxilie no desenvolvimento de currículos mais contextualizados às demandas territoriais.

Na perspectiva da Educação Inclusiva, nas escolas públicas, a Educação Especial é considerada

  • A.

    independente, pois a Educação Especial é outra modalidade de ensino, muito específica.

  • B.

    complementar, pois dá o suporte específico para que o aluno com necessidades educacionais especiais possa se desenvolver no processo de ensino-aprendizagem.

  • C.

    mais importante que a educação oferecida pelo processo de inclusão, pois somente ela atende às necessidades do aluno com necessidades especiais.

  • D.

    técnica e deverá ser desenvolvida apenas nas instituições especializadas por pessoas altamente qualificadas.

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