Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Didática é um ramo de estudo da Pedagogia que:

  • A. investiga a natureza das finalidades da educação numa sociedade.
  • B. busca em outras ciências os conhecimentos que esclarecem o fenômeno educativo.
  • C. estuda a dinâmica das relações sociais e o processo do desenvolvimento humano.
  • D. investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino.
  • E. nenhuma alternativa está correta

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI – MEC), são componentes curriculares do âmbito Conhecimento de Mundo da Educação Infantil os seguintes eixos de trabalho:

  • A.

    movimento, música, artes visuais, imagem e fotografia, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática.

  • B.

    movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática.

  • C.

    linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, matemática, educação física e desportos, artes e ciências da natureza.

  • D.

    movimento, música, artes visuais, português, matemática e ciências da natureza, educação física e atividades lúdicas.

  • E. movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e cultura e direitos humanos e das crianças.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais se constituem como um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o país. Neste sentido, este documento configura-se como

  • A.

    uma matriz curricular que deve ser executada por estados e municípios e tem como objetivo resolver os problemas educacionais do país.

  • B.

    um referencial curricular homogêneo, que deve ser aplicado por todos os estados para garantir bons resultados no sistema educacional.

  • C.

    um currículo que deve ser utilizado por todas as escolas do país, para garantir a qualidade da educação em escolas públicas e privadas.

  • D.

    uma matriz curricular a ser utilizada por todas as escolas públicas para garantir uma melhor avaliação no SAEB (Sistema de Avaliação do Ensino Básico).

  • E.

    um referencial curricular aberto e flexível a ser utilizado por estados e municípios e tem como objetivo contribuir com a qualidade da educação no país.

Para identificar as estratégias necessárias para atender um aluno com necessidades educacionais em sala de aula, o professor deverá

  • A.

    realizar um questionário e enviar para os responsáveis por aquele aluno para saber como trabalhar com aquele aluno.

  • B.

    fazer cursos de capacitação para conhecer as principais deficiências e as estratégias necessárias para interagir com esse aluno.

  • C.

    convidar os pais para sugerirem atividades a serem desenvolvidas.

  • D.

    ler o laudo do aluno para, posteriormente, saber o que fazer.

Diante de uma concepção baseada na aprendizagem significativa dos conteúdos de Matemática, seu ensino deve garantir

  • A.

    situações-problema ligadas às experiências cotidianas dos alunos.

  • B.

    a sistematização dos conteúdos apreendidos para que os mesmos sejam úteis.

  • C.

    que a assimilação do conhecimento por parte dos alunos ocorra de forma sistemática e constante.

  • D.

    o trabalho em duplas para que os conhecimentos assimilados possam ser compartilhados.

Pode-se afirmar que em uma instituição de educação infantil ou escolar:

  • A. Não existe ação educativa nem organização.
  • B. Tanto a ação educativa quanto a organização estão a serviço dos funcionários.
  • C. A ação educativa deve estar a serviço da organização da instituição.
  • D. A organização da instituição deve estar a serviço da ação educativa.
  • E. Nenhuma alternativa está correta

A LBDEN fixa seu efetivo de trabalho escolar em:

  • A.

    600 horas com 180 dias letivos.

  • B.

    800 horas com 200 dias letivos.

  • C.

    550 horas com 145 dias letivos.

  • D.

    280 horas com 100 dias letivos.

  • E.

    700 horas com 190 dias letivos.

A capacidade para mantermos a atenção em um determinado ponto ou estímulo é o resultado de uma ação de um sistema especializado localizado no cérebro, na região do(a):

  • A.

    hipófise.

  • B.

    córtex cerebral.

  • C.

    corpo caloso.

  • D.

    formação reticular.

  • E.

    cerebelo.

Algumas escolas públicas, infelizmente, ainda organizam a separação de classes. Em determinadas salas, convivem apenas alunos com diferentes necessidades educacionais especiais. Essa prática, do ponto de vista do conceito de escola para todos, está

  • A.

    adequada, pois os alunos com necessidades educacionais especiais necessitam de um espaço exclusivo para que o processo de aprendizagem aconteça verdadeiramente.

  • B.

    inadequada, pois os alunos deverão ser separados por necessidades educacionais semelhantes. Por exemplo: classes só de surdos, só de deficientes visuais, entre outras.

  • C.

    inadequada, pois, nos dias de hoje, a escola deverá organizar turmas em que todos os alunos, com e sem necessidades educacionais especiais, convivam em sala para o pleno exercício de suas potencialidades.

  • D.

    adequada, pois caberá à escola avaliar a necessidade ou não de serem separados os grupos de alunos com necessidades educacionais especiais daqueles que não as tem.

Na organização de sua rotina, a professora Ana Lúcia dedica um tempo para o trabalho com o calendário junto ao grupo. Para cada dia, propõe uma situação diferente, como: descobrir quantos dias faltam para determinado evento da escola, marcar uma data importante, pesquisar quantos são os aniversariantes do mês, descobrir quantos dias tem a semana, o mês, o semestre etc. Essa atuação da professora é

  • A.

    equivocada, pois as crianças precisam realizar todos os dias a mesma ação com o calendário para aprender a efetividade do seu uso.

  • B.

    equivocada, pois as crianças não precisam da problematização do professor, visto que o calendário é trabalhado desde os 3 anos de idade, diariamente.

  • C.

    adequada, pois as crianças irão ter um contato sistemático com o calendário e aprender com as tentativas de erro e acerto.

  • D.

    adequada, pois as crianças precisam resolver problemas com o uso do calendário e aprender sobre a função social desse instrumento.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...