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A Didática é um ramo de estudo da Pedagogia que:
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI MEC), são componentes curriculares do âmbito Conhecimento de Mundo da Educação Infantil os seguintes eixos de trabalho:
movimento, música, artes visuais, imagem e fotografia, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática.
movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática.
linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, matemática, educação física e desportos, artes e ciências da natureza.
movimento, música, artes visuais, português, matemática e ciências da natureza, educação física e atividades lúdicas.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais se constituem como um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o país. Neste sentido, este documento configura-se como
uma matriz curricular que deve ser executada por estados e municípios e tem como objetivo resolver os problemas educacionais do país.
um referencial curricular homogêneo, que deve ser aplicado por todos os estados para garantir bons resultados no sistema educacional.
um currículo que deve ser utilizado por todas as escolas do país, para garantir a qualidade da educação em escolas públicas e privadas.
uma matriz curricular a ser utilizada por todas as escolas públicas para garantir uma melhor avaliação no SAEB (Sistema de Avaliação do Ensino Básico).
um referencial curricular aberto e flexível a ser utilizado por estados e municípios e tem como objetivo contribuir com a qualidade da educação no país.
Para identificar as estratégias necessárias para atender um aluno com necessidades educacionais em sala de aula, o professor deverá
realizar um questionário e enviar para os responsáveis por aquele aluno para saber como trabalhar com aquele aluno.
fazer cursos de capacitação para conhecer as principais deficiências e as estratégias necessárias para interagir com esse aluno.
convidar os pais para sugerirem atividades a serem desenvolvidas.
ler o laudo do aluno para, posteriormente, saber o que fazer.
Diante de uma concepção baseada na aprendizagem significativa dos conteúdos de Matemática, seu ensino deve garantir
situações-problema ligadas às experiências cotidianas dos alunos.
a sistematização dos conteúdos apreendidos para que os mesmos sejam úteis.
que a assimilação do conhecimento por parte dos alunos ocorra de forma sistemática e constante.
o trabalho em duplas para que os conhecimentos assimilados possam ser compartilhados.
Pode-se afirmar que em uma instituição de educação infantil ou escolar:
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A LBDEN fixa seu efetivo de trabalho escolar em:
600 horas com 180 dias letivos.
800 horas com 200 dias letivos.
550 horas com 145 dias letivos.
280 horas com 100 dias letivos.
700 horas com 190 dias letivos.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A capacidade para mantermos a atenção em um determinado ponto ou estímulo é o resultado de uma ação de um sistema especializado localizado no cérebro, na região do(a):
hipófise.
córtex cerebral.
corpo caloso.
formação reticular.
cerebelo.
Algumas escolas públicas, infelizmente, ainda organizam a separação de classes. Em determinadas salas, convivem apenas alunos com diferentes necessidades educacionais especiais. Essa prática, do ponto de vista do conceito de escola para todos, está
adequada, pois os alunos com necessidades educacionais especiais necessitam de um espaço exclusivo para que o processo de aprendizagem aconteça verdadeiramente.
inadequada, pois os alunos deverão ser separados por necessidades educacionais semelhantes. Por exemplo: classes só de surdos, só de deficientes visuais, entre outras.
inadequada, pois, nos dias de hoje, a escola deverá organizar turmas em que todos os alunos, com e sem necessidades educacionais especiais, convivam em sala para o pleno exercício de suas potencialidades.
adequada, pois caberá à escola avaliar a necessidade ou não de serem separados os grupos de alunos com necessidades educacionais especiais daqueles que não as tem.
Na organização de sua rotina, a professora Ana Lúcia dedica um tempo para o trabalho com o calendário junto ao grupo. Para cada dia, propõe uma situação diferente, como: descobrir quantos dias faltam para determinado evento da escola, marcar uma data importante, pesquisar quantos são os aniversariantes do mês, descobrir quantos dias tem a semana, o mês, o semestre etc. Essa atuação da professora é
equivocada, pois as crianças precisam realizar todos os dias a mesma ação com o calendário para aprender a efetividade do seu uso.
equivocada, pois as crianças não precisam da problematização do professor, visto que o calendário é trabalhado desde os 3 anos de idade, diariamente.
adequada, pois as crianças irão ter um contato sistemático com o calendário e aprender com as tentativas de erro e acerto.
adequada, pois as crianças precisam resolver problemas com o uso do calendário e aprender sobre a função social desse instrumento.
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