Questões de Pedagogia

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Leia o texto a seguir.

Essa fase do desenvolvimento social da criança é marcada pelo aumento dos contatos sociais e pela paulatina diminuição das brincadeiras solitárias, inicia-se um envolvimento maior com outras crianças, estas desenvolvem uma maior capacidade de interação com o “outro”, e demonstram habilidades em manter conversas umas com as outras sobre o que estão fazendo.

Essas características referem-se às crianças na faixa etária entre

  • A.

    2 e 5 anos de idade.

  • B.

    5 e 6 anos de idade.

  • C.

    0 e 6 anos de idade.

  • D.

    3 e 4 anos de idade.

  • E.

    0 e 3 anos de idade.

Paulo Freire fala da utopia como uma possibilidade, como uma necessidade fundamental do ser humano. Para ele, o amanhã, para cuja realização se luta, implica necessariamente no sonho e na utopia. A partir do texto analise os procedimentos a serem seguidos pelo Supervisor Escolar, apresentados a seguir:

I. Ele deve estar atento a todo discurso fatalista que reduza a educação a um amontoado de técnicas que transformam os educadores em repetidores;

II. Ele deve identificar a ideologia que domina a fala dos professores sobre o modo acomodado de lidar com a educação, de que “o tempo vai ensinar o aluno”.

III. Ele deve estar atento à ética difundida pelo neoliberalismo que estabelece a diminuição das verbas para o ensino fundamental.

IV. Ele deve estar ligado naqueles que se recusam a aceitar a acomodação e não deixam morrer em si o ideal da educação.

Assinale somente as afirmativas corretas:

  • A.

    I, II e III;

  • B.

    II e III;

  • C.

    I, III e IV;

  • D.

    I, II e IV;

  • E.

    I e IV.

Na literatura contemporânea sobre a Educação Infantil, há uma crítica à dissociação do binômio cuidar / educar e a defesa de que:

  • A.

    o educar relaciona-se à mente e o cuidar relaciona-se ao corpo.

  • B.

    o cuidado deve ser compreendido como parte integrante da educação.

  • C.

    o educar é papel dos professores, enquanto que o cuidar é papel dos auxiliares.

  • D.

    o cuidado restringe-se à função guardiã e o educar destina-se à função preparatória.

  • E.

    o cuidado e a educação representam uma cisão a ser buscada e perpetuada.

A classificação de alunos, em qualquer série ou etapas, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita:

  • A.

    por promoção, para alunos que cursaram com aproveitamento a série ou fase anterior, na própria escola.

  • B.

    por transferência, para candidatos procedentes de outras escolas.

  • C.

    independentemente de escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua inscrição na série ou etapa adequada, conforme legislação do respectivo sistema de ensino.

  • D.

    todas as alternativas anteriores são corretas.

Segundo Giacaglia e Penteado (2000), constitui condição importante para que o Orientador Educacional exerça suas atribuições, a contento, o conhecimento das pessoas, principalmente dos alunos. Quanto mais completo, profundo e acurado for esse conhecimento, maior a eficácia de seu trabalho. No exercício de suas funções, são utilizadas várias técnicas e instrumentos de medida para coleta de dados. Assinale a alternativa que corresponde ao recurso de investigação para o qual o Orientador Educacional NÃO está habilitado:

  • A.

    observação sistemática e assistemática.

  • B.

    entrevista estruturada e não estuturada.

  • C.

    questionários abertos e fechados.

  • D.

    teste audiométrico.

  • E.

    teste sociométrico.

Observe o texto abaixo:

Ele descreve um método de ensino característico da Pedagogia:

  • A.

    tradicional.

  • B.

    tecnicista

  • C.

    humanista

  • D.

    progressista.

  • E.

    libertadora.

No ano de 2003, a rede de ensino do Estado de Minas Gerais implementou o Ensino Fundamental de nove anos organizado em ciclos de aprendizagem. De acordo com diversos pesquisadores, o sistema de ciclos é positivo para o desenvolvimento da Alfabetização e do Letramento, pois promove a

  • A.

    diminuição das taxas de reprovação nas turmas de alfabetização, resultando na economia e na redistribuição das verbas públicas educacionais.

  • B.

    diluição das metas e objetivos de cada faixa etária ao longo do processo de escolarização, favorecendo um tempo maior aos alunos com dificuldade na área de Língua Portuguesa.

  • C.

    revisão do sentido da escola e das práticas avaliativas, implicando mudanças nas concepções e práticas pedagógicas.

  • D.

    permanência dos alunos no ambiente escolar até a conclusão do Ensino Médio, diminuindo consideravelmente as taxas de evasão.

As autoras Lima, Nassif e Felippe afirmam que a tecnologia vem contribuindo cada vez mais na reabilitação do deficiente visual para as atividades nas áreas educacional, profissional e social.

Nesse contexto, responda às questões de números 57 a 60.

Há recursos de informática que permitem ler o texto por meio de um sistema de voz sintetizada. Os softwares utilizados são:

  • A.

    Dosvox, Windows, Jaws e Motrix.

  • B.

    Dosvox, Virtual Vision, Jaws e Motrix.

  • C.

    Jaws, Motrix, Virtual Vision e Windows.

  • D.

    Dosvox, Virtual Vision, Jaws, Winvox.

  • E.

    Jaws, Motrix, Virtual Vision e Winvox.

A perspectiva teórica apontada nessa citação é a(o)

  • A.

    pedagogia histórico-crítica.

  • B.

    epistemologia genética.

  • C.

    tendência progressista libertária.

  • D.

    modelo epistemológico empirista.

  • E.

    behaviorismo

O ingresso da criança nas instituições de Educação Infantil pode ser um momento permeado por ansiedade, tanto para ela como para os seus responsáveis e professores, principalmente quando se trata de bebês pequenos. Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, são considerados fatores favoráveis a esse processo de adaptação, dentre outros:

  • A.

    a manutenção da rotina que ocorrerá posteriormente, sendo aconselhável que o tempo de permanência na instituição seja, desde o início, integral; promover a rotatividade de adultos em contato com a criança, com o objetivo de diversificar as atividades e os vínculos.

  • B.

    o preparo emocional dos educadores, que devem deixar a criança chorar até se acostumar com o novo ambiente, sem dar importância a esse fato; uma conduta mais objetiva e menos afetiva, evitando-se o contato físico, principalmente o colo.

  • C.

    a determinação de procedimentos a serem cumpridos pela família durante esse processo, que não devem ser modificados em hipótese alguma; a assertividade no momento da separação da criança de seu responsável, que deve ocorrer repentinamente.

  • D.

    o distanciamento necessário entre o(a) professor(a) e a família com o objetivo de evitar a mistura de papéis; a orientação de que os responsáveis não permaneçam na instituição, para impedir que o eventual encontro com a criança interfira na construção de sua autonomia.

  • E.

    a realização de um encontro anterior com a família, para obter informações sobre os hábitos e rotina da criança e estabelecer um vínculo inicial; a sugestão de que sejam trazidos para a instituição alguns objetos de transição (como chupeta, paninho ou brinquedos).

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