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Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia o texto a seguir.
Essa fase do desenvolvimento social da criança é marcada pelo aumento dos contatos sociais e pela paulatina diminuição das brincadeiras solitárias, inicia-se um envolvimento maior com outras crianças, estas desenvolvem uma maior capacidade de interação com o outro, e demonstram habilidades em manter conversas umas com as outras sobre o que estão fazendo.
Essas características referem-se às crianças na faixa etária entre
2 e 5 anos de idade.
5 e 6 anos de idade.
0 e 6 anos de idade.
3 e 4 anos de idade.
0 e 3 anos de idade.
Paulo Freire fala da utopia como uma possibilidade, como uma necessidade fundamental do ser humano. Para ele, o amanhã, para cuja realização se luta, implica necessariamente no sonho e na utopia. A partir do texto analise os procedimentos a serem seguidos pelo Supervisor Escolar, apresentados a seguir:
I. Ele deve estar atento a todo discurso fatalista que reduza a educação a um amontoado de técnicas que transformam os educadores em repetidores;
II. Ele deve identificar a ideologia que domina a fala dos professores sobre o modo acomodado de lidar com a educação, de que o tempo vai ensinar o aluno.
III. Ele deve estar atento à ética difundida pelo neoliberalismo que estabelece a diminuição das verbas para o ensino fundamental.
IV. Ele deve estar ligado naqueles que se recusam a aceitar a acomodação e não deixam morrer em si o ideal da educação.
Assinale somente as afirmativas corretas:
I, II e III;
II e III;
I, III e IV;
I, II e IV;
I e IV.
Na literatura contemporânea sobre a Educação Infantil, há uma crítica à dissociação do binômio cuidar / educar e a defesa de que:
o educar relaciona-se à mente e o cuidar relaciona-se ao corpo.
o cuidado deve ser compreendido como parte integrante da educação.
o educar é papel dos professores, enquanto que o cuidar é papel dos auxiliares.
o cuidado restringe-se à função guardiã e o educar destina-se à função preparatória.
o cuidado e a educação representam uma cisão a ser buscada e perpetuada.
A classificação de alunos, em qualquer série ou etapas, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita:
por promoção, para alunos que cursaram com aproveitamento a série ou fase anterior, na própria escola.
por transferência, para candidatos procedentes de outras escolas.
independentemente de escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua inscrição na série ou etapa adequada, conforme legislação do respectivo sistema de ensino.
todas as alternativas anteriores são corretas.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Segundo Giacaglia e Penteado (2000), constitui condição importante para que o Orientador Educacional exerça suas atribuições, a contento, o conhecimento das pessoas, principalmente dos alunos. Quanto mais completo, profundo e acurado for esse conhecimento, maior a eficácia de seu trabalho. No exercício de suas funções, são utilizadas várias técnicas e instrumentos de medida para coleta de dados. Assinale a alternativa que corresponde ao recurso de investigação para o qual o Orientador Educacional NÃO está habilitado:
observação sistemática e assistemática.
entrevista estruturada e não estuturada.
questionários abertos e fechados.
teste audiométrico.
teste sociométrico.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Observe o texto abaixo:
Ele descreve um método de ensino característico da Pedagogia:
tradicional.
tecnicista
humanista
progressista.
libertadora.
No ano de 2003, a rede de ensino do Estado de Minas Gerais implementou o Ensino Fundamental de nove anos organizado em ciclos de aprendizagem. De acordo com diversos pesquisadores, o sistema de ciclos é positivo para o desenvolvimento da Alfabetização e do Letramento, pois promove a
diminuição das taxas de reprovação nas turmas de alfabetização, resultando na economia e na redistribuição das verbas públicas educacionais.
diluição das metas e objetivos de cada faixa etária ao longo do processo de escolarização, favorecendo um tempo maior aos alunos com dificuldade na área de Língua Portuguesa.
revisão do sentido da escola e das práticas avaliativas, implicando mudanças nas concepções e práticas pedagógicas.
permanência dos alunos no ambiente escolar até a conclusão do Ensino Médio, diminuindo consideravelmente as taxas de evasão.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
As autoras Lima, Nassif e Felippe afirmam que a tecnologia vem contribuindo cada vez mais na reabilitação do deficiente visual para as atividades nas áreas educacional, profissional e social.
Nesse contexto, responda às questões de números 57 a 60.
Há recursos de informática que permitem ler o texto por meio de um sistema de voz sintetizada. Os softwares utilizados são:
Dosvox, Windows, Jaws e Motrix.
Dosvox, Virtual Vision, Jaws e Motrix.
Jaws, Motrix, Virtual Vision e Windows.
Dosvox, Virtual Vision, Jaws, Winvox.
Jaws, Motrix, Virtual Vision e Winvox.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A perspectiva teórica apontada nessa citação é a(o)
pedagogia histórico-crítica.
epistemologia genética.
tendência progressista libertária.
modelo epistemológico empirista.
behaviorismo
O ingresso da criança nas instituições de Educação Infantil pode ser um momento permeado por ansiedade, tanto para ela como para os seus responsáveis e professores, principalmente quando se trata de bebês pequenos. Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, são considerados fatores favoráveis a esse processo de adaptação, dentre outros:
a manutenção da rotina que ocorrerá posteriormente, sendo aconselhável que o tempo de permanência na instituição seja, desde o início, integral; promover a rotatividade de adultos em contato com a criança, com o objetivo de diversificar as atividades e os vínculos.
o preparo emocional dos educadores, que devem deixar a criança chorar até se acostumar com o novo ambiente, sem dar importância a esse fato; uma conduta mais objetiva e menos afetiva, evitando-se o contato físico, principalmente o colo.
a determinação de procedimentos a serem cumpridos pela família durante esse processo, que não devem ser modificados em hipótese alguma; a assertividade no momento da separação da criança de seu responsável, que deve ocorrer repentinamente.
o distanciamento necessário entre o(a) professor(a) e a família com o objetivo de evitar a mistura de papéis; a orientação de que os responsáveis não permaneçam na instituição, para impedir que o eventual encontro com a criança interfira na construção de sua autonomia.
a realização de um encontro anterior com a família, para obter informações sobre os hábitos e rotina da criança e estabelecer um vínculo inicial; a sugestão de que sejam trazidos para a instituição alguns objetos de transição (como chupeta, paninho ou brinquedos).
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