Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Alunos da 6º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio, em particular, são suscetíveis de apresentar problemas de adaptação. Mesmo quando permanecem na escola, a formação dessas classes, geralmente com colegas, professores e matérias totalmente novos, costuma representar, para boa parte dos alunos, um processo de readaptação à escola. Nesse contexto, o Orientador Educacional deve programar um atendimento especial, logo no início do ano letivo, para essas turmas que, não por acaso, são as que apresentam grandes índices de:

  • A.

    conflitos e repetência.

  • B.

    desvios e evasão.

  • C.

    evasão e repetência.

  • D.

    bulling e evasão.

  • E.

    repetência e bulling.

A teoria elaborada por Lev Vygotsky (1896-1934) e seus colaboradores ressalta estudos sobre a forma pela qual ocorre a aprendizagem. Consideram que as interações entre os vários sujeitos da aprendizagem e destes com o meio desencadeiam o desenvolvimento sociocognitivo. Um dos pontos relevantes, por eles postulado, é o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDL) ao afirmar que a aprendizagem ocorre no intervalo entre os conhecimentos:

  • A.

    intuitivo e real.

  • B.

    potencial e intuitivo.

  • C.

    real e o potencial.

  • D.

    verbal e o potencial.

  • E.

    real e verbal.

A escola brasileira traz números alarmantes de alunos que não aprendem a ler e escrever no decorrer da escolaridade, como afirma o Plano Curricular de Minas Gerais. A esse respeito, está correto afirmar que a escola produz analfabetos funcionais, ou seja, alunos que

  • A.

    dominam as habilidades de codificar e decodificar, mas não utilizam essas competências nas práticas sociais.

  • B.

    dominam a leitura, mas têm dificuldade em codificar os sons da língua transformando em sinais gráficos.

  • C.

    dominam a escrita, mas têm dificuldade em decodificar os sinais gráficos transformando em sons.

  • D.

    não dominam a escrita convencional e têm muita dificuldade em decodificar os sinais gráficos.

As autoras Lima, Nassif e Felippe afirmam que a tecnologia vem contribuindo cada vez mais na reabilitação do deficiente visual para as atividades nas áreas educacional, profissional e social.

Nesse contexto, responda às questões de números 57 a 60.

Recursos eletrônicos são constituídos por câmera, um sistema óptico e um monitor. Os mais utilizados são:

  • A.

    Max TV e Lupa eletrônica.

  • B.

    CCTV (circuito fechado de televisão) e Lupa eletrônica.

  • C.

    CCTV (circuito fechado de televisão) e Max TV.

  • D.

    Lupa eletrônica e Livro Falado (em CD e MP3).

  • E.

    Áudio livro (em CD e MP3) e Max TV.

Sobre a avaliação na Educação Infantil, é correto afirmar que

  • A.

    sua periodicidade é anual e consiste em preencher um relatório individualizado sobre as atitudes do aluno em escalas numéricas ou comparativas.

  • B.

    é uma obrigatoriedade do sistema oficial de ensino, dado o caráter de terminalidade da Educação Infantil.

  • C.

    deve ser quantitativa e avaliar as áreas afetiva, cognitiva e psicomotora do desenvolvimento da criança.

  • D.

    se faz através de relatórios de avaliação de caráter individualizado que documentam o cotidiano da criança e contextualizam seu processo de aprendizagem.

  • E.

    segue parâmetros do ensino fundamental e avalia as potencialidades da criança em avançar para essa etapa da educação básica.

Leia com atenção o texto abaixo, que relata uma situação observada numa creche, com crianças de 1 ano e meio a 2 anos:

Nesta situação, podemos identificar alguns aspectos relevantes da atividade lúdica na Educação Infantil, tais como:

  • A.

    o faz de conta, que representa uma fase típica do estágio sensório-motor e revela a preponderância pensamento abstrato.

  • B.

    a imitação, que é uma atividade que estimula a criatividade e que deve ser usada para o condicionamento de condutas desejáveis.

  • C.

    a imitação, que é uma atividade que estimula a criatividade e que deve ser usada para o condicionamento de condutas desejáveis.

  • D.

    a mediação do educador, que deve ser evitada durante as brincadeiras, para que as crianças sintam-se à vontade e respeitadas.

  • E.

    as cantigas, que têm uma função importante pelo seu caráter moralista, inculcando valores e modos de pensar tradicionais.

As práticas atuais em orientação profissional têm se dado rotineiramente com adolescentes que apresentam uma carga acentuada de intensidade, que pode agir como um inibidor do potencial do jovem. Em meio às transformações pelas quais passam, os adolescentes são surpreendidos com várias indagações, uma delas referente à escolha profissional. A esse respeito Lisboa (2000) comenta: “[...] o processo da adolescência é tido como um dos mais complexos para o ser humano, principalmente por gerar instabilidade e insegurança em virtude da profundidade das transformações que encerra”. À medida que cresce, o ser humano se modifica e são evidentes as transformações:

  • A.

    orgânicas e mentais.

  • B.

    físicas e psicológicas.

  • C.

    cognitivas e psicológicas.

  • D.

    psicológicas e sociais.

  • E.

    familiares e escolares.

As pessoas com baixa visão também necessitam de recursos ópticos para ampliação das imagens para longe. Assinale a alternativa que contém esses recursos.

  • A.

    Telelupas ou telescópios de aumentos variados (para leitura de lousa e letreiros de ônibus); Max TV.

  • B.

    Lupa eletrônica (fabricada no Brasil); Softwares.

  • C.

    Câmera; Sistema Óptico e Monitor de TV.

  • D.

    Lupa com iluminação (para leitura de lousa e letreiros de ônibus); Telescópio de aumento variado.

  • E.

    Sistema de Leitura Portátil; Lupa de apoio e Óculos Prismáticos (para leitura de placas de ônibus e de ruas).

As ações educativas junto aos bebês envolvem a satisfação de suas necessidades de alimentação, higiene e descanso, além dos diversos estímulos para que se desenvolvam plenamente. O controle dos esfíncteres ocorre, em geral, entre os 18 e 24 meses e o papel dos profissionais de Educação Infantil na retirada de fraldas é muito importante. Algumas ações são indicadas para favorecer esse processo, dentre as quais:

  • A. fazer um quadro com imagens representando cada criança, contendo símbolos com expressões felizes indicando as vezes que conseguiram ir ao banheiro e com expressões de desagrado quando não conseguiram.
  • B.

    estimular a criança a ir ao banheiro nos horários predeterminados durante a rotina diária, utilizando-se do recurso de premiá-las com balas, brindes ou outros itens de seu interesse durante este período de treinamento.

  • C.

    repreender a criança imediatamente, ao urinar ou evacuar fora do sanitário quando está sem fraldas, demonstrando a inadequação de sua atitude e mostrando como deve se comportar das próximas vezes.

  • D.

    utilizar músicas e dramatizações contendo mensagens que, indiretamente, levem as crianças a acreditar que haverá a punição se não urinarem ou evacuarem corretamente no banheiro, favorecendo essa associação.

  • E.

    combinar com a família procedimentos integrados, de forma a estimular a autonomia da criança para utilizar o sanitário, demonstrando respeito por sua vontade e a identificação de suas necessidades.

Para que as crianças deficientes tenham seus direitos assegurados, o Sistema de Ensino deve oferecer, EXCETO:

  • A.

    Professor com especialização adequada para atendimento à criança deficiente, exclusivamente nas escolas especiais.

  • B.

    Terminalidade específica para aquele que não puder atingir o nível exigido para a conclusão do Ensino Fundamental.

  • C.

    Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos.

  • D.

    Educação Especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida e na sociedade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...