Questões de Pedagogia

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Segundo Kroth (2008), a identidade do orientador educacional como um profissional e o seu posicionamento frente à vida são fatores que caracterizam o desencadeamento do processo de orientação. Se toda identificação profissional pressupõe reforço de valoração, supõe-se que o Orientador Educacional vivencie valores pessoais na sua atuação. Crenças, valores, atitudes da pessoa, ao serem associados com elementos comportamentais comuns a uma determinada profissão, delineiam um perfil profissional:

  • A.

    político

  • B.

    moral.

  • C.

    cidadão.

  • D.

    ético.

  • E.

    holístico.

O desenvolvimento da orientação e mobilidade de pessoas com deficiência visual ocorre como o de qualquer indivíduo, desde o nascimento. Nesse sentido,

  • A.

    as atividades de vida prática devem ser iniciadas somente nas vivências da rotina escolar, para futuramente visar a uma mobilidade independente.

  • B.

    nos programas de intervenção precoce, já deverão ser incluídos alguns procedimentos visando, futuramente, a uma orientação e mobilidade independente.

  • C.

    na rotina escolar não se deve introduzir procedimentos de mobilidade, pois os pais deverão ser os responsáveis pela orientação nessas atividades.

  • D.

    a professora deve evitar a introdução de procedimentos de orientação e mobilidade, pois estes deverão ser desenvolvidos pelo fisioterapeuta.

  • E.

    a iniciação das atividades de orientação e mobilidade não deve ocorrer no lar, mas ser introduzida pelo fisioterapeuta e o educador físico.

A brincadeira é imprescindível para o desenvolvimento das crianças, pois é um(uma):

  • A.

    atividade simbólica que favorece a construção da sua identidade, assim como a internalização e elaboração de suas emoções e sentimentos.

  • B.

    meio de incutir nelas comportamentos e formas de agi r adequados , de acordo com os conhecimentos e a cultura da classe social hegemônica.

  • C.

    método de ensino que proporciona a sua heteronomia e o seu desenvolvimento psicossocial através de processos inatistas e fenomenológicos.

  • D.

    atividade que envolve o pensamento abstrato-emocional, segundo pensadores neoconstrutivistas, como Skinner, Pavlov e Wallon.

  • E.

    forma de resguardar a sua singularidade, considerando-as como sujeitos sociais, e de dissociar os aspectos sociais, afetivos e cognitivos.

As alternativas abaixo tratam das fases de desenvolvimento cognitivo do indivíduo, segundo Piaget. Indique a sequência correta destas fases:

  • A.

    período sensório-motor, operações formais, operações concretas.

  • B.

    pré-operatório, período sensório-motor, operações formais.

  • C.

    operações formais, operações concretas, período sensório-motor.

  • D.

    pré-operatório, operações concretas, sensório-motor.

  • E.

    N. D. A.

São fatores básicos do planejamento, EXCETO:

  • A.

    Onde se pretende chegar.

  • B.

    Mecanismo de verificação.

  • C.

    Estratégias viáveis e favoráveis.

  • D.

    Desarticulação com o real.

Um aluno com 16 anos de idade solicita matrícula no Ensino Fundamental em uma instituição de educação básica, que é autorizada a oferecer diversas modalidades de ensino. O Inspetor Escolar deve orientar para que o aluno seja matriculado:

  • A.

    No Ensino Fundamental regular, por ser menor de idade.

  • B.

    No Ensino Fundamental, na modalidade de Educação de Jovens Adultos por ter mais de 15 anos.

  • C.

    No Ensino Fundamental regular, porque é considerado adolescente, de acordo com o Estatuto da Criança e doAdolescente.

  • D.

    No Ensino Fundamental regular, porque está na faixa de escolaridade obrigatória e gratuita: entre 4 (quatro) e 17 (dezessete) anos de idade.

  • E.

    No Ensino Fundamental, na modalidade de Educação de Jovens Adultos, se for emancipado para os atos da vida civil.

A criança com deficiência visual precisa se locomover com segurança e eficiência. Para tanto, há necessidade de se garantir seu bom desenvolvimento quanto ao

  • A.

    esquema corporal, às aquisições intelectuais e emocionais.

  • B.

    aspecto físico, às capacidades intelectuais e temporais.

  • C.

    esquema corporal dos aspectos espaciais e dos temporais.

  • D.

    aspecto emocional, às aquisições intelectuais e às capacidades físicas.

  • E.

    esquema corporal, às orientações espacial e temporal e às capacidades físicas.

Leia a citação abaixo:

Para este teórico, o desenvolvimento cognitivo se dá através de constantes desequilíbrios e equilibrações, por meio de dois mecanismos distintos e complementares, que são:

  • A.

    o insight e a intuição.

  • B.

    a maturação e a interiorização

  • C.

    a assimilação e a acomodação.

  • D.

    o treino e a interação.

  • E.

    a socialização e a abstração.

Wallon, compartilha com Vigotsky e Piaget sobre os estágios de desenvolvimento do indivíduo. Considerando os estágios descritos por Wallon, identifique a qual deles se refere a seguinte definição: “é período da formação da personalidade e da auto consciência do indivíduo: período de crises de oposição e de negativismo”.

  • A.

    puberdade e adolescência.

  • B.

    categoria

  • C.

    impulsivo emocional.

  • D.

    personalismo.

  • E.

    sensório motor e projetivo.

Nesse processo de ensino e de aprendizagem é necessário que sejam explorados os aspectos abaixo descritos, EXCETO:

  • A.

    Desenvolvimento do espírito crítico.

  • B.

    Memorização em detrimento à compreensão.

  • C.

    Estímulo à autonomia do sujeito.

  • D.

    Verificação e compreensão de hipóteses.

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