Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Segundo Kroth (2008), a identidade do orientador educacional como um profissional e o seu posicionamento frente à vida são fatores que caracterizam o desencadeamento do processo de orientação. Se toda identificação profissional pressupõe reforço de valoração, supõe-se que o Orientador Educacional vivencie valores pessoais na sua atuação. Crenças, valores, atitudes da pessoa, ao serem associados com elementos comportamentais comuns a uma determinada profissão, delineiam um perfil profissional:
político
moral.
cidadão.
ético.
holístico.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O desenvolvimento da orientação e mobilidade de pessoas com deficiência visual ocorre como o de qualquer indivíduo, desde o nascimento. Nesse sentido,
as atividades de vida prática devem ser iniciadas somente nas vivências da rotina escolar, para futuramente visar a uma mobilidade independente.
nos programas de intervenção precoce, já deverão ser incluídos alguns procedimentos visando, futuramente, a uma orientação e mobilidade independente.
na rotina escolar não se deve introduzir procedimentos de mobilidade, pois os pais deverão ser os responsáveis pela orientação nessas atividades.
a professora deve evitar a introdução de procedimentos de orientação e mobilidade, pois estes deverão ser desenvolvidos pelo fisioterapeuta.
a iniciação das atividades de orientação e mobilidade não deve ocorrer no lar, mas ser introduzida pelo fisioterapeuta e o educador físico.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF) - 2012
A brincadeira é imprescindível para o desenvolvimento das crianças, pois é um(uma):
atividade simbólica que favorece a construção da sua identidade, assim como a internalização e elaboração de suas emoções e sentimentos.
meio de incutir nelas comportamentos e formas de agi r adequados , de acordo com os conhecimentos e a cultura da classe social hegemônica.
método de ensino que proporciona a sua heteronomia e o seu desenvolvimento psicossocial através de processos inatistas e fenomenológicos.
atividade que envolve o pensamento abstrato-emocional, segundo pensadores neoconstrutivistas, como Skinner, Pavlov e Wallon.
forma de resguardar a sua singularidade, considerando-as como sujeitos sociais, e de dissociar os aspectos sociais, afetivos e cognitivos.
As alternativas abaixo tratam das fases de desenvolvimento cognitivo do indivíduo, segundo Piaget. Indique a sequência correta destas fases:
período sensório-motor, operações formais, operações concretas.
pré-operatório, período sensório-motor, operações formais.
operações formais, operações concretas, período sensório-motor.
pré-operatório, operações concretas, sensório-motor.
N. D. A.
São fatores básicos do planejamento, EXCETO:
Onde se pretende chegar.
Mecanismo de verificação.
Estratégias viáveis e favoráveis.
Desarticulação com o real.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Um aluno com 16 anos de idade solicita matrícula no Ensino Fundamental em uma instituição de educação básica, que é autorizada a oferecer diversas modalidades de ensino. O Inspetor Escolar deve orientar para que o aluno seja matriculado:
No Ensino Fundamental regular, por ser menor de idade.
No Ensino Fundamental, na modalidade de Educação de Jovens Adultos por ter mais de 15 anos.
No Ensino Fundamental regular, porque é considerado adolescente, de acordo com o Estatuto da Criança e doAdolescente.
No Ensino Fundamental regular, porque está na faixa de escolaridade obrigatória e gratuita: entre 4 (quatro) e 17 (dezessete) anos de idade.
No Ensino Fundamental, na modalidade de Educação de Jovens Adultos, se for emancipado para os atos da vida civil.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A criança com deficiência visual precisa se locomover com segurança e eficiência. Para tanto, há necessidade de se garantir seu bom desenvolvimento quanto ao
esquema corporal, às aquisições intelectuais e emocionais.
aspecto físico, às capacidades intelectuais e temporais.
esquema corporal dos aspectos espaciais e dos temporais.
aspecto emocional, às aquisições intelectuais e às capacidades físicas.
esquema corporal, às orientações espacial e temporal e às capacidades físicas.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF) - 2012
Leia a citação abaixo:
Para este teórico, o desenvolvimento cognitivo se dá através de constantes desequilíbrios e equilibrações, por meio de dois mecanismos distintos e complementares, que são:
o insight e a intuição.
a maturação e a interiorização
a assimilação e a acomodação.
o treino e a interação.
a socialização e a abstração.
Wallon, compartilha com Vigotsky e Piaget sobre os estágios de desenvolvimento do indivíduo. Considerando os estágios descritos por Wallon, identifique a qual deles se refere a seguinte definição: é período da formação da personalidade e da auto consciência do indivíduo: período de crises de oposição e de negativismo.
puberdade e adolescência.
categoria
impulsivo emocional.
personalismo.
sensório motor e projetivo.
Nesse processo de ensino e de aprendizagem é necessário que sejam explorados os aspectos abaixo descritos, EXCETO:
Desenvolvimento do espírito crítico.
Memorização em detrimento à compreensão.
Estímulo à autonomia do sujeito.
Verificação e compreensão de hipóteses.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...