Questões de Pedagogia

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Segundo Érica Giaretta Biase, atualmente, “a figura deste profissional nas Instituições Escolares proporciona uma estreita ligação entre os outros órgãos do Sistema Educacional, quer sejam Secretarias quer sejam Regionais e Unidades Escolares, para garantir a aplicação legal do regime democrático. Por isso, o Inspetor tem uma grande concentração nos aspectos Administrativos, Financeiros e Pedagógicos das Unidades Escolares, trabalhando inclusive, como agente sociopolítico.” Considerando que a autonomia da instituição educacional se baseia na busca de sua identidade, expressa na construção de seu projeto pedagógico e do seu regimento escolar, como manifestação de seu ideal de educação e que permite uma nova e democrática ordenação pedagógica das relações escolares, a LDBEN, ao conceder autonomia às instituições de ensino destas , exige responsabilidade. Cabe à Inspeção Escolar do sistema de ensino ao qual a instituição estiver vinculada acompanhar o desenvolvimento de suas atividades visando à garantia da oferta de uma educação de qualidade. O Inspetor Escolar, no exercício de sua função, verifica:

  • A.

    a compatibilidade do Regimento Escolar e da Proposta Pedagógica com a legislação do sistema de ensino federal.

  • B.

    a compatibilidade do Regimento Escolar e da Proposta Pedagógica com a legislação do sistema de ensino estadual.

  • C.

    a compatibilidade do Regimento Escolar e da Proposta Pedagógica com a legislação do sistema de ensino municipal.

  • D.

    a compatibilidade do Regimento Escolar e da Proposta Pedagógica com a legislação do sistema de ensino ao(s) qual(is) estiver vinculada.

  • E.

    a compatibilidade do Regimento Escolar e da Proposta Pedagógica com a legislação dos sistemas federal, estadual e municipal de ensino.

Em relação ao Braille, é correto afirmar que

I. permite ao cego ter uma velocidade de leitura maior que a do vidente.

II. é um sistema pouco utilizado pelos alunos deficientes visuais.

III. é um sistema de leitura e escrita utilizado por pessoas cegas e com baixa visão.

Está correto o contido em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Diversos estudiosos da linguagem oral da criança, de 0 a 3 anos, defendem a importância:

  • A.

    de a criança ficar calada, ouvindo outras crianças, e também, os adultos, para não repetir os erros de linguagem, principalmente os das outras crianças.

  • B.

    de ensinar diariamente a linguagem oral para aprendizagem da criança na creche, pois assim se desenvolverá melhor e nunca cometerá erros na sua linguagem.

  • C.

    da imitação, como atividade inicial para a produção da linguagem oral da criança, porque ela ficará repetindo palavras e frases, não precisando da troca de ideias com os adultos, porque a fala do adulto ainda é de difícil compreensão para ela.

  • D.

    do diálogo, como unidade mínima para analisar a produção da linguagem oral da criança, porque existe uma relação de interdependência entre a fala da criança e a dos adultos com os quais ela convive diariamente.

  • E.

    da repetição, pela criança, do que o adulto fala. Ela ainda não tem condições de trocas na sua fala, devido à compreensão limitada que tem do que ocorre ao seu redor.

As Instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para a avaliação do desenvolvimento da criança. Pode-se exemplificar os seguintes:

  • A.

    provas escritas, respostas aos questionários, gravuras, testes padronizados, objetivando classificar cada criança, segundo normas padronizadas.

  • B.

    testes de inteligência, de linguagem escrita e oral e testes motores, como material sigiloso que não pode ser revelado aos pais porque pode prejudicar o relacionamento da criança com a escola.

  • C.

    alguns documentos da área psiquiátrica, tendo em vista o acompanhamento individual de algumas crianças, principalmente no que se refere ao seu desenvolvimento psicossocial.

  • D.

    documentação específica que permite às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças, com a utilização de relatórios, fotografias, desenhos e álbuns.

  • E.

    as histórias contadas pelas crianças e registradas pela educadora, com o intuito de publicar e expor um livro que contenha as melhores histórias, selecionadas por uma equipe de pedagogos.

Amorim e Alves apontam que para a leitura Braille, além da boa percepção tátil, é preciso compreender a

  • A.

    organização da página da leitura.

  • B.

    flexibilização dos punhos e dedos.

  • C.

    intenção do texto.

  • D.

    estrutura gramatical.

  • E.

    organização dos caracteres.

Para Paulo Freire, grande educador brasileiro, a educação serve para:

  • A.

    a conscientização;

  • B.

    a libertação;

  • C.

    a leitura;

  • D.

    o racismo;

  • E.

    o silencia.

Alguns recursos alternativos foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Educação para o atendimento às crianças com dificuldades motoras mais graves. São eles: órtese com suporte de lápis, pulseira de peso e faixa para restringir o movimento dos ombros.

O uso adequado destes recursos pelo profissional da educação, em relação às crianças com necessidades especiais, é importante porque visa a:

  • A.

    não excluir a criança das atividades escolares, realizando uma atividade de escrita alternativa e garantindo a sua participação no processo ensino/aprendizagem.

  • B.

    promover o assistencialismo necessário, por meio de novos recursos tecnológicos modernos e gratificantes para o aluno, professor e pais.

  • C.

    ser complacente com a criança, já que ela tem dificuldades na escrita e precisa do amparo do professor ou de outro profissional.

  • D.

    variar os incentivos estimuladores do processo de ensino/aprendizagem a fim de motivar o aluno para as tarefas, contribuindo para as competições que a vida oferece.

  • E.

    incluir a criança, parcialmente na sociedade, já que possui limitações com impedimentos para o seu posterior desenvolvimento, desde a etapa escolar até a fase adulta.

Segundo Amorim e Alves, para a aprendizagem da escrita Braille é preciso refinar as destrezas de manipulação e

  • A.

    a flexibilização dos punhos e cotovelos.

  • B.

    o tato, a audição e a propriocepção.

  • C.

    o sentido cinestésico e a propriocepção.

  • D.

    o uso da força da mão e a flexibilidade de punhos e dedos.

  • E.

    o uso da força dos braços e o tato.

Segundo Perrenoud, para desenvolver competências, é preciso que o professor:

I. Trabalhe por projetos, a partir do livro didático, assumindo a postura de centro irradiador da cultura universal.

II. Proponha tarefas complexas e desafios que incitem os alunos a mobilizar seus conhecimentos.

III. Adote uma pedagogia ativa, cooperativa, aberta para a cidade ou para o bairro, seja na zona urbana ou rural.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas I e II.

  • C.

    Apenas I e III.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    I, II e III.

Jovens e adultos portadores de necessidades especiais devem ser estimulados, no seu processo de aprendizagem a frequentar as “Oficinas de Trabalho”, porque:

  • A.

    são espaços divertidos e alegres, facilitando a comunicação entre os deficientes das múltiplas condições: físicas, intelectuais, auditiva, visual, para que eles se sintam habilitados parcialmente.

  • B.

    elas constituem espaços pedagógicos que promovem o desenvolvimento de aptidões e habilidades dos alunos, por meio da realização de tarefas voltadas para prestação de serviços no mundo do trabalho.

  • C.

    a iniciativa de sua criação foi uma medida governamental de praticar a legislação vigente, com base na Constituição Federal.

  • D.

    elas são iniciativas beneméritas do serviço social, preocupado com a discriminação do adulto no município, sendo constituídas de alguns recursos materiais que, ao mesmo tempo, são considerados educativos.

  • E.

    as atividades previstas e realizadas nestas oficinas podem assegurar a sua continuidade de estudos na educação básica, facilitando inúmeras aprendizagens que vão garantir a terminalidade.

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