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Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Segundo Érica Giaretta Biase, atualmente, a figura deste profissional nas Instituições Escolares proporciona uma estreita ligação entre os outros órgãos do Sistema Educacional, quer sejam Secretarias quer sejam Regionais e Unidades Escolares, para garantir a aplicação legal do regime democrático. Por isso, o Inspetor tem uma grande concentração nos aspectos Administrativos, Financeiros e Pedagógicos das Unidades Escolares, trabalhando inclusive, como agente sociopolítico. Considerando que a autonomia da instituição educacional se baseia na busca de sua identidade, expressa na construção de seu projeto pedagógico e do seu regimento escolar, como manifestação de seu ideal de educação e que permite uma nova e democrática ordenação pedagógica das relações escolares, a LDBEN, ao conceder autonomia às instituições de ensino destas , exige responsabilidade. Cabe à Inspeção Escolar do sistema de ensino ao qual a instituição estiver vinculada acompanhar o desenvolvimento de suas atividades visando à garantia da oferta de uma educação de qualidade. O Inspetor Escolar, no exercício de sua função, verifica:
a compatibilidade do Regimento Escolar e da Proposta Pedagógica com a legislação do sistema de ensino federal.
a compatibilidade do Regimento Escolar e da Proposta Pedagógica com a legislação do sistema de ensino estadual.
a compatibilidade do Regimento Escolar e da Proposta Pedagógica com a legislação do sistema de ensino municipal.
a compatibilidade do Regimento Escolar e da Proposta Pedagógica com a legislação do sistema de ensino ao(s) qual(is) estiver vinculada.
a compatibilidade do Regimento Escolar e da Proposta Pedagógica com a legislação dos sistemas federal, estadual e municipal de ensino.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em relação ao Braille, é correto afirmar que
I. permite ao cego ter uma velocidade de leitura maior que a do vidente.
II. é um sistema pouco utilizado pelos alunos deficientes visuais.
III. é um sistema de leitura e escrita utilizado por pessoas cegas e com baixa visão.
Está correto o contido em
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Diversos estudiosos da linguagem oral da criança, de 0 a 3 anos, defendem a importância:
de a criança ficar calada, ouvindo outras crianças, e também, os adultos, para não repetir os erros de linguagem, principalmente os das outras crianças.
de ensinar diariamente a linguagem oral para aprendizagem da criança na creche, pois assim se desenvolverá melhor e nunca cometerá erros na sua linguagem.
da imitação, como atividade inicial para a produção da linguagem oral da criança, porque ela ficará repetindo palavras e frases, não precisando da troca de ideias com os adultos, porque a fala do adulto ainda é de difícil compreensão para ela.
do diálogo, como unidade mínima para analisar a produção da linguagem oral da criança, porque existe uma relação de interdependência entre a fala da criança e a dos adultos com os quais ela convive diariamente.
da repetição, pela criança, do que o adulto fala. Ela ainda não tem condições de trocas na sua fala, devido à compreensão limitada que tem do que ocorre ao seu redor.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
As Instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para a avaliação do desenvolvimento da criança. Pode-se exemplificar os seguintes:
provas escritas, respostas aos questionários, gravuras, testes padronizados, objetivando classificar cada criança, segundo normas padronizadas.
testes de inteligência, de linguagem escrita e oral e testes motores, como material sigiloso que não pode ser revelado aos pais porque pode prejudicar o relacionamento da criança com a escola.
alguns documentos da área psiquiátrica, tendo em vista o acompanhamento individual de algumas crianças, principalmente no que se refere ao seu desenvolvimento psicossocial.
documentação específica que permite às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças, com a utilização de relatórios, fotografias, desenhos e álbuns.
as histórias contadas pelas crianças e registradas pela educadora, com o intuito de publicar e expor um livro que contenha as melhores histórias, selecionadas por uma equipe de pedagogos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Amorim e Alves apontam que para a leitura Braille, além da boa percepção tátil, é preciso compreender a
organização da página da leitura.
flexibilização dos punhos e dedos.
intenção do texto.
estrutura gramatical.
organização dos caracteres.
Para Paulo Freire, grande educador brasileiro, a educação serve para:
a conscientização;
a libertação;
a leitura;
o racismo;
o silencia.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Alguns recursos alternativos foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Educação para o atendimento às crianças com dificuldades motoras mais graves. São eles: órtese com suporte de lápis, pulseira de peso e faixa para restringir o movimento dos ombros.
O uso adequado destes recursos pelo profissional da educação, em relação às crianças com necessidades especiais, é importante porque visa a:
não excluir a criança das atividades escolares, realizando uma atividade de escrita alternativa e garantindo a sua participação no processo ensino/aprendizagem.
promover o assistencialismo necessário, por meio de novos recursos tecnológicos modernos e gratificantes para o aluno, professor e pais.
ser complacente com a criança, já que ela tem dificuldades na escrita e precisa do amparo do professor ou de outro profissional.
variar os incentivos estimuladores do processo de ensino/aprendizagem a fim de motivar o aluno para as tarefas, contribuindo para as competições que a vida oferece.
incluir a criança, parcialmente na sociedade, já que possui limitações com impedimentos para o seu posterior desenvolvimento, desde a etapa escolar até a fase adulta.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Amorim e Alves, para a aprendizagem da escrita Braille é preciso refinar as destrezas de manipulação e
a flexibilização dos punhos e cotovelos.
o tato, a audição e a propriocepção.
o sentido cinestésico e a propriocepção.
o uso da força da mão e a flexibilidade de punhos e dedos.
o uso da força dos braços e o tato.
Segundo Perrenoud, para desenvolver competências, é preciso que o professor:
I. Trabalhe por projetos, a partir do livro didático, assumindo a postura de centro irradiador da cultura universal.
II. Proponha tarefas complexas e desafios que incitem os alunos a mobilizar seus conhecimentos.
III. Adote uma pedagogia ativa, cooperativa, aberta para a cidade ou para o bairro, seja na zona urbana ou rural.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Jovens e adultos portadores de necessidades especiais devem ser estimulados, no seu processo de aprendizagem a frequentar as Oficinas de Trabalho, porque:
são espaços divertidos e alegres, facilitando a comunicação entre os deficientes das múltiplas condições: físicas, intelectuais, auditiva, visual, para que eles se sintam habilitados parcialmente.
elas constituem espaços pedagógicos que promovem o desenvolvimento de aptidões e habilidades dos alunos, por meio da realização de tarefas voltadas para prestação de serviços no mundo do trabalho.
a iniciativa de sua criação foi uma medida governamental de praticar a legislação vigente, com base na Constituição Federal.
elas são iniciativas beneméritas do serviço social, preocupado com a discriminação do adulto no município, sendo constituídas de alguns recursos materiais que, ao mesmo tempo, são considerados educativos.
as atividades previstas e realizadas nestas oficinas podem assegurar a sua continuidade de estudos na educação básica, facilitando inúmeras aprendizagens que vão garantir a terminalidade.
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