Questões de Pedagogia

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Luckesi (1994) afirma que a avaliação escolar cumpre três funções. Associe corretamente cada função (coluna 1) à sua característica (coluna 2). Marque a sequência correta.

1 – Pedagógico-didática;

2 – Diagnóstico;

3 – Controle.

( ) Identifica processos e dificuldades dos alunos.

( ) Verifica sistemática e continuamente o que ocorre no processo de aprendizagem do aluno.

( ) Fornece ao professor dados sobre a conclusão de seu trabalho.

( ) Possibilita o aprimoramento do trabalho do professor.

A afirmativa correta é:

  • A.

    1, 2, 3, 1.

  • B.

    2, 3, 2, 1.

  • C.

    1, 3, 2, 2.

  • D.

    1, 1, 2, 3.

  • E.

    3, 1, 2, 2.

A alfabetização passa a ser concebida, pela UNESCO (1999), como “conhecimento básico, necessário a todos num mundo em transformação; em sentido amplo, é um direito humano fundamental [...]".

A alfabetização, nesta concepção, tem principalmente o papel de

  • A.

    ensinar técnicas de leitura e escrita para melhor desenvolver a concentração dos alunos nos estudos.

  • B.

    possibilitar a inserção das pessoas no mercado de trabalho informal, de maneira a permitir a ascensão social.

  • C.

    incentivar os alunos a teorizar, por meio da aquisição de conhecimentos empíricos, para que consigam prosseguir os estudos.

  • D.

    promover a participação em atividades sociais, econômicas, políticas e culturais, além de ser requisito básico para a educação continuada durante a vida.

Os comportamentos autoestimulatórios podem indicar que o meio externo não está chamando a atenção da criança ou uma forma de comunicar seu descontentamento, sua insegurança, dentre outros.

Assim, é necessário

I. procurar entender como essa criança se comunica por meio desses comportamentos;

II. exterminar rapidamente esses comportamentos, isolando a criança do convívio com os demais colegas;

III. fazer a criança se sentir segura e despertar seu interesse para atividades e relacionamento com o mundo externo.

Está correto o contido em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Sobre as técnicas e os instrumentos de avaliação, são feitas as seguintes considerações:

I. Ao avaliar o aluno, o professor deve utilizar técnicas diversas e instrumentos variados, pois quanto maior for a amostragem, mais perfeita será a avaliação.

II. A seleção das técnicas e dos instrumentos de avaliação deve ser realizada durante o processo de planejamento de ensino.

III. A aplicação de provas, dissertativas ou objetivas, tem como objetivo básico determinar o aproveitamento cognitivo do aluno, em decorrência da aprendizagem.

IV. A observação é uma das técnicas de que o professor dispõe para melhor conhecer seus alunos, identificando suas dificuldades e avaliando seu avanço nas várias atividades realizadas e seu progresso na aprendizagem.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas III e IV.

  • C.

    Apenas I, II e III.

  • D.

    Apenas II, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

Analise os itens a seguir e assinale a opção que indica os fatores mais citados entre esses estudiosos.

I a existência de um projeto institucional que impulsione e avalize a inovação educativa utilizando as TIC.

II a existência de instrumentos de avaliação quantitativa em relação à instituição, ao curso e à aprendizagem dos estudantes.

III a existência de condições e de cultura organizacional nas escolas que apoie e impulsione o uso das TIC nos processos pedagógicos. IV a formação de professores e sua predisposição em relação ao uso das TIC no processo educativo.

  • A.

    Apenas II, III e IV estão corretas.

  • B.

    Apenas I, III e IV estão corretas.

  • C.

    Apenas I, II e III estão corretas.

  • D.

    Apenas II e IV estão corretas.

O plano de aula é uma ferramenta muito importante para o professor. Por meio dele, o educador pode fazer a previsão dos conteúdos que serão dados, as atividades que serão desenvolvidas, os objetivos que pretende alcançar, e as formas de avaliação. Mais do que saber elaborar um plano, é necessário acreditar que ele é o instrumento pessoal e intransferível de trabalho do professor, e expressa as concepções teóricas que sustentam suas atividades:

  • A.

    docentes.

  • B.

    familiares.

  • C.

    complementares.

  • D.

    discentes.

Considera-se pessoa portadora de deficiência aquela que apresenta:

  • A.

    em caráter permanente, perdas ou reduções de sua estrutura, ou função anatômica, fisiológica, psicológica ou mental, que gerem incapacidade para certas atividades, de acordo com o padrão considerado normal para o ser humano.

  • B.

    em caráter temporário, padrões intelectuais reduzidos, apresentando dificuldades de aprendizagem, de relacionamento com a família, possuindo dificuldades para automatismos, habilidades motoras e senso de responsabilidade.

  • C.

    em caráter temporário, sinais de angústia, dificuldades na interação com pessoas de diferentes grupos sociais, não se relacionando com outras pessoas, principalmente com as que dirigem órgãos e setores de trabalho.

  • D.

    espontaneamente, facilidade em conversar com pessoas diferentes, não tendo vergonha do que faz, expressando-se sempre em voz alta, mesmo que o lugar exija silêncio, repetindo os anos de escolaridade na Escola, sendo motivo de zombaria do grupo.

  • E.

    facilidade em repetir frases feitas por outro, decorando o que lê , e repetindo inadequadamente trechos do decorado, de forma a cansar as outras pessoas que estão próximas fisicamente, como também, as desconhecidas.

Em geral, os professores consideram a avaliação como um procedimento usado apenas para cumprir uma exigência da escola. A concepção mais adequada sobre avaliação é:

  • A.

    valorizar demasiadamente o espírito de competição.

  • B.

    a prova é a única técnica avaliativa, porque permite verificar o nível de aprendizagem do aluno.

  • C.

    prática que acompanha todo o processo de aprendizagem do aluno.

  • D.

    as provas são prejudiciais ao desenvolvimento do aluno.

  • E.

    privilegia os aspectos quantitativos sobre os qualitativos.

Em relação à competência e ao compromisso do educador, é correto afirmar:

( ) O conceito de competências é novidade na pedagogia.

( ) A competência se afirma pela responsabilidade de adquirir a formação e o aperfeiçoamento que permitem enfrentar a complexidade da tarefa, de atender às exigências da eficácia de suas intervenções e de determinar padrões de qualidade e critérios éticos referentes ao exercício de tarefas cujo papel é claramente definido.

( ) O reconhecimento das competências do/a docente parte da clareza da função do ensino, das tarefas exigidas para a mesma e o papel de cada uma delas, além dos efeitos presentes nas diferentes intervenções.

( ) As competências indispensáveis para o exercício da função do/a educador/a não podem ser aprendidas posto que são inatas.

( ) O/a educador/a não pode satisfazer-se tão somente com a questão de se conhecer muito bem a matéria a ser ensinada; a sua responsabilidade está diretamente relacionada, em igual proporção, às formas, aos meios, enfim à mediação necessária à aprendizagem dos/as alunos/as para o desenvolvimento dos diferentes saberes e habilidades.

Considerando (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas, temos a seguinte sequência, de cima para baixo:

  • A.

    V – V – V – F – F

  • B.

    F – F – V – V – F

  • C.

    V – V – F – F – V

  • D.

    F – V – V – F – V

  • E.

    F – V – V – V – F

Para que a escola seja inclusiva, respeitando e valorizando a diversidade cultural existente em nossa sociedade, nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, públicos e privados,

  • A.

    o estudo da história e cultura afrobrasileira e indígena é obrigatório.

  • B.

    a aprendizagem de LIBRAS tornou-se parte integrante dos currículos escolares.

  • C.

    o direito à liberdade de expressão foi legalmente instituído aos grupos socialmente discriminados.

  • D.

    a aquisição da leitura e da escrita se dará a partir do estudo do Estatuto da Criança e do Adolescente.

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