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Luckesi (1994) afirma que a avaliação escolar cumpre três funções. Associe corretamente cada função (coluna 1) à sua característica (coluna 2). Marque a sequência correta.
1 Pedagógico-didática;
2 Diagnóstico;
3 Controle.
( ) Identifica processos e dificuldades dos alunos.
( ) Verifica sistemática e continuamente o que ocorre no processo de aprendizagem do aluno.
( ) Fornece ao professor dados sobre a conclusão de seu trabalho.
( ) Possibilita o aprimoramento do trabalho do professor.
A afirmativa correta é:
1, 2, 3, 1.
2, 3, 2, 1.
1, 3, 2, 2.
1, 1, 2, 3.
3, 1, 2, 2.
A alfabetização passa a ser concebida, pela UNESCO (1999), como conhecimento básico, necessário a todos num mundo em transformação; em sentido amplo, é um direito humano fundamental [...]".
A alfabetização, nesta concepção, tem principalmente o papel deensinar técnicas de leitura e escrita para melhor desenvolver a concentração dos alunos nos estudos.
possibilitar a inserção das pessoas no mercado de trabalho informal, de maneira a permitir a ascensão social.
incentivar os alunos a teorizar, por meio da aquisição de conhecimentos empíricos, para que consigam prosseguir os estudos.
promover a participação em atividades sociais, econômicas, políticas e culturais, além de ser requisito básico para a educação continuada durante a vida.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Os comportamentos autoestimulatórios podem indicar que o meio externo não está chamando a atenção da criança ou uma forma de comunicar seu descontentamento, sua insegurança, dentre outros.
Assim, é necessário
I. procurar entender como essa criança se comunica por meio desses comportamentos;
II. exterminar rapidamente esses comportamentos, isolando a criança do convívio com os demais colegas;
III. fazer a criança se sentir segura e despertar seu interesse para atividades e relacionamento com o mundo externo.
Está correto o contido em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Sobre as técnicas e os instrumentos de avaliação, são feitas as seguintes considerações:
I. Ao avaliar o aluno, o professor deve utilizar técnicas diversas e instrumentos variados, pois quanto maior for a amostragem, mais perfeita será a avaliação.
II. A seleção das técnicas e dos instrumentos de avaliação deve ser realizada durante o processo de planejamento de ensino.
III. A aplicação de provas, dissertativas ou objetivas, tem como objetivo básico determinar o aproveitamento cognitivo do aluno, em decorrência da aprendizagem.
IV. A observação é uma das técnicas de que o professor dispõe para melhor conhecer seus alunos, identificando suas dificuldades e avaliando seu avanço nas várias atividades realizadas e seu progresso na aprendizagem.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Analise os itens a seguir e assinale a opção que indica os fatores mais citados entre esses estudiosos.
I a existência de um projeto institucional que impulsione e avalize a inovação educativa utilizando as TIC.
II a existência de instrumentos de avaliação quantitativa em relação à instituição, ao curso e à aprendizagem dos estudantes.
III a existência de condições e de cultura organizacional nas escolas que apoie e impulsione o uso das TIC nos processos pedagógicos. IV a formação de professores e sua predisposição em relação ao uso das TIC no processo educativo.
Apenas II, III e IV estão corretas.
Apenas I, III e IV estão corretas.
Apenas I, II e III estão corretas.
Apenas II e IV estão corretas.
O plano de aula é uma ferramenta muito importante para o professor. Por meio dele, o educador pode fazer a previsão dos conteúdos que serão dados, as atividades que serão desenvolvidas, os objetivos que pretende alcançar, e as formas de avaliação. Mais do que saber elaborar um plano, é necessário acreditar que ele é o instrumento pessoal e intransferível de trabalho do professor, e expressa as concepções teóricas que sustentam suas atividades:
docentes.
familiares.
complementares.
discentes.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Considera-se pessoa portadora de deficiência aquela que apresenta:
em caráter permanente, perdas ou reduções de sua estrutura, ou função anatômica, fisiológica, psicológica ou mental, que gerem incapacidade para certas atividades, de acordo com o padrão considerado normal para o ser humano.
em caráter temporário, padrões intelectuais reduzidos, apresentando dificuldades de aprendizagem, de relacionamento com a família, possuindo dificuldades para automatismos, habilidades motoras e senso de responsabilidade.
em caráter temporário, sinais de angústia, dificuldades na interação com pessoas de diferentes grupos sociais, não se relacionando com outras pessoas, principalmente com as que dirigem órgãos e setores de trabalho.
espontaneamente, facilidade em conversar com pessoas diferentes, não tendo vergonha do que faz, expressando-se sempre em voz alta, mesmo que o lugar exija silêncio, repetindo os anos de escolaridade na Escola, sendo motivo de zombaria do grupo.
facilidade em repetir frases feitas por outro, decorando o que lê , e repetindo inadequadamente trechos do decorado, de forma a cansar as outras pessoas que estão próximas fisicamente, como também, as desconhecidas.
Em geral, os professores consideram a avaliação como um procedimento usado apenas para cumprir uma exigência da escola. A concepção mais adequada sobre avaliação é:
valorizar demasiadamente o espírito de competição.
a prova é a única técnica avaliativa, porque permite verificar o nível de aprendizagem do aluno.
prática que acompanha todo o processo de aprendizagem do aluno.
as provas são prejudiciais ao desenvolvimento do aluno.
privilegia os aspectos quantitativos sobre os qualitativos.
Em relação à competência e ao compromisso do educador, é correto afirmar:
( ) O conceito de competências é novidade na pedagogia.
( ) A competência se afirma pela responsabilidade de adquirir a formação e o aperfeiçoamento que permitem enfrentar a complexidade da tarefa, de atender às exigências da eficácia de suas intervenções e de determinar padrões de qualidade e critérios éticos referentes ao exercício de tarefas cujo papel é claramente definido.
( ) O reconhecimento das competências do/a docente parte da clareza da função do ensino, das tarefas exigidas para a mesma e o papel de cada uma delas, além dos efeitos presentes nas diferentes intervenções.
( ) As competências indispensáveis para o exercício da função do/a educador/a não podem ser aprendidas posto que são inatas.
( ) O/a educador/a não pode satisfazer-se tão somente com a questão de se conhecer muito bem a matéria a ser ensinada; a sua responsabilidade está diretamente relacionada, em igual proporção, às formas, aos meios, enfim à mediação necessária à aprendizagem dos/as alunos/as para o desenvolvimento dos diferentes saberes e habilidades.
Considerando (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas, temos a seguinte sequência, de cima para baixo:
V V V F F
F F V V F
V V F F V
F V V F V
F V V V F
Para que a escola seja inclusiva, respeitando e valorizando a diversidade cultural existente em nossa sociedade, nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, públicos e privados,
o estudo da história e cultura afrobrasileira e indígena é obrigatório.
a aprendizagem de LIBRAS tornou-se parte integrante dos currículos escolares.
o direito à liberdade de expressão foi legalmente instituído aos grupos socialmente discriminados.
a aquisição da leitura e da escrita se dará a partir do estudo do Estatuto da Criança e do Adolescente.
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