Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Algumas crianças cegas podem apresentar atrasos em seu desenvolvimento em decorrência de seu ritmo individual e poucas experiências vividas. Também podem apresentar comportamentos autoestimulatórios, a saber:
ausência de marcha independente; repetir o que lhe é falado.
balanceios do corpo; apertar os olhos; girar a cabeça.
insegurança para andar; rir ou gritar fora do contexto.
dificuldade para pegar objetos; isolar-se em um canto.
dificuldade para comer sozinha; referir-se a si mesma na terceira pessoa.
De acordo com Fernandes e Freitas (2007), hoje é voz corrente afirmar-se que a avaliação não deve ser usada com o objetivo de punir, de classificar ou excluir. Usualmente, associase a esses objetivos excludentes a avaliação denominada:
Formativa.
Diagnóstica.
Analítica
Somativa
Reflexiva.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
O processo de aprendizagem é explicado de diferentes formas, a depender da perspectiva teórica adotada, nos campos da Psicologia do Desenvolvimento e da Psicologia da Aprendizagem.
Analise as afirmativas a seguir, julgando-as se verdadeiras (V) ou se falsas (F). ( ) Para a perspectiva comportamentalista, a aprendizagem ocorre por processos de condicionamento do comportamento. Nesse processo, nos casos de aprendizagem por condicionamento operante, os reforçadores são importantes para modelar o comportamento dos indivíduos.
( ) Na perspectiva genético-cognitivista piagetiana, a internalização é fundamental para o processo de aprendizagem, pois é por meio da internalização que as pessoas fazem sua autorregulação sempre que se deparam com um conflito cognitivo.
( ) Na perspectiva sociocultural, o processo de aprendizagem impulsiona o processo de desenvolvimento humano, considerando que é nas relações com o outro que as pessoas vão se apropriando das significações que são socialmente construídas.
( ) As perspectivas construtivistas reconhecem como importantes as relações que são estabelecidas entre o aluno, o professor, o colega e os conteúdos.
( ) Para a abordagem inatista, a aprendizagem e o ambiente externo têm um papel determinante no desenvolvimento dos indivíduos, tendo em vista que são inatos os atributos genéticos e biológicos necessários para que o meio externo determine como serão constituídos os indivíduos.
A opção que corresponde à sequência correta é
V, F, V, V, F.
F, V, F, V, V.
V, V, V, F, F.
V, F, F, V, V.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Cabe à instituição de educação, no tocante ao desempenho da educação especial, organizar e oferecer aos alunos integrados em classes do ensino regular:
vagas no Sistema Unificado de Saúde, para que haja atendimento por parte dos médicos e de outros profissionais que cuidam dos distúrbios comportamentais.
alguns momentos de atividades lúdicas, para que eles possam distrair-se porque ficam cansados das atividades das salas de ensino regular.
atividades incentivadoras da aprendizagem nos horários diurnos, em dias alternados, no pátio da escola, por serumespaço mais amplo.
apoio de psicólogos que atuam na modalidade clínica, a fim de que eles possam receber o tratamento psicanalítico dirigido à faixa etária da infância.
serviço de apoio especializado, com atendimento na sala de recursos, podendo o apoio ser realizado individual ou em pequenos grupos, de preferênciaemhorário inverso ao de suas aulas.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Tendo em vista que o mundo se apresenta atualmente marcado pela necessidade de globalidade, de totalidade e de complexidade, não tendo mais lugar para uma visão pequena ou compartimentalizada de homem e de planeta, assinale a proposta educacional que vem ao encontro destas características do mundo.
Deve ser desenvolvida baseando-se na interdisciplinaridade, focalizando o desenvolvimento da razão.
Necessita assumir uma função mais ampla, comprometida com a formação humana na sua integralidade.
A proposta educacional da escola deve estar voltada para a transmissão dos conteúdos e para a preparação do aluno para o mercado de trabalho.
Deve prever situações didático-pedagógicas que propiciem ao aluno o pensamento sistêmico, tendo em vista que as situações não podem ser entendidas isoladamente.
Deve oportunizar o desenvolvimento do aluno de forma integral, a partir das dimensões social, emocional, racional e espiritual, tendo em vista que estas dimensões, desenvolvidas de forma equilibrada, fazem da aprendizagem algo pessoal e socialmente significativo para o aluno, propiciando-lhe um sentido para a sua vida.
Para facilitar o acesso, a permanência, a aprendizagem e a obtenção de conhecimentos aos alunos com necessidades educacionais especiais, a escola que se propõe a ser inclusiva deve disponibilizar
tratamento clínico especializado para os alunos deficientes.
suportes técnicos e científicos sistemáticos aos professores.
psicólogos educacionais para avaliar as deficiências.
formação técnica aos pais de alunos deficientes.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Considere a publicação A construção do conceito de número e o pré-soroban (MEC/SEESP, 2006) e analise as afirmações a seguir.
I. Os jogos desenvolvem habilidades importantes para a compreensão de conceitos algorítmicos e de aprendizagem do soroban.
II. Os alunos precisam ter uma boa base sobre o conceito de número antes de aprender a utilizar o soroban.
III. O professor pode ensinar a utilização do soroban começando por qualquer uma das operações matemáticas.
Está correto o contido em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Analise as assertivas a seguir:
Educação dos sentidos, por meio da realização de jogos sensoriais e do uso de material didático próprio.
Educação do movimento, por meio da prática de exercícios físicos e rítmicos e do exercício da linha, no qual a criança anda sobre uma linha elíptica desenhada no chão, ao som de uma música.
Educação da inteligência, por meio de lições e exercícios sistemáticos e de materiais para concretizar os conteúdos a serem assimilados.
As afirmações acima explicitam alguns aspectos básicos preconizados pelo método de:
Montessori.
Freinet.
Paulo Freire.
Capanema.
Pestalozzi.
Inteligências Linguísticas: característica dos poetas; Inteligências Lógico-Matemática: à Capacidade lógica e matemática ; Inteligências Espacial: à capacidade de formar um mundo espacial e de ser capaz de manobrar e operar utilizando esse modelo; Inteligência Musical: possuir o dom da música como Mozart; Inteligência Corporal-Cinestésica: capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos utilizando o corpo; Inteligência Interpessoal: capacidade de compreender outras pessoas; Inteligência Intrapessoal: capacidade correlativa, voltada para dentro. Capacidade de formar um modelo acurado e verídico de si mesmo e de utilizar esse modelo para operar efetivamente na vida. As sete inteligências acima foram teorizadas por:
Philippe Perrenoud.
Carl Rogers.
Howard Gardner.
Wilson Garcia.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O reconhecimento de que as creches são espaços educativos não é uma concepção apenas da legislação atual. Assim, é necessário que as creches representem espaços de:
atitudes de cordialidade com os pais, a fim de que não perturbem o funcionamento diário da instituição.
troca de informações a respeito das crianças de 2 a 5 anos, conforme a orientação da Secretaria Municipal de Educação.
aquisição de boas maneiras, pelas crianças, sendo necessárias para a sua futura condição de adultos,em suas relações diárias.
aprendizagem da dança para que mais tarde, como adultos, possam se desenvolver como artistas da comunidade.
cuidados e educação realizados de modo prazeroso e lúdico, estimulando e desafiando a curiosidade e a criatividade da criança.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...