Questões de Pedagogia

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Algumas crianças cegas podem apresentar atrasos em seu desenvolvimento em decorrência de seu ritmo individual e poucas experiências vividas. Também podem apresentar comportamentos autoestimulatórios, a saber:

  • A.

    ausência de marcha independente; repetir o que lhe é falado.

  • B.

    balanceios do corpo; apertar os olhos; girar a cabeça.

  • C.

    insegurança para andar; rir ou gritar fora do contexto.

  • D.

    dificuldade para pegar objetos; isolar-se em um canto.

  • E.

    dificuldade para comer sozinha; referir-se a si mesma na terceira pessoa.

De acordo com Fernandes e Freitas (2007), hoje é voz corrente afirmar-se que a avaliação não deve ser usada com o objetivo de punir, de classificar ou excluir. Usualmente, associase a esses objetivos excludentes a avaliação denominada:

  • A.

    Formativa.

  • B.

    Diagnóstica.

  • C.

    Analítica

  • D.

    Somativa

  • E.

    Reflexiva.

O processo de aprendizagem é explicado de diferentes formas, a depender da perspectiva teórica adotada, nos campos da Psicologia do Desenvolvimento e da Psicologia da Aprendizagem.

Analise as afirmativas a seguir, julgando-as se verdadeiras (V) ou se falsas (F). ( ) Para a perspectiva comportamentalista, a aprendizagem ocorre por processos de condicionamento do comportamento. Nesse processo, nos casos de aprendizagem por condicionamento operante, os reforçadores são importantes para modelar o comportamento dos indivíduos.

( ) Na perspectiva genético-cognitivista piagetiana, a internalização é fundamental para o processo de aprendizagem, pois é por meio da internalização que as pessoas fazem sua autorregulação sempre que se deparam com um conflito cognitivo.

( ) Na perspectiva sociocultural, o processo de aprendizagem impulsiona o processo de desenvolvimento humano, considerando que é nas relações com o outro que as pessoas vão se apropriando das significações que são socialmente construídas.

( ) As perspectivas construtivistas reconhecem como importantes as relações que são estabelecidas entre o aluno, o professor, o colega e os conteúdos.

( ) Para a abordagem inatista, a aprendizagem e o ambiente externo têm um papel determinante no desenvolvimento dos indivíduos, tendo em vista que são inatos os atributos genéticos e biológicos necessários para que o meio externo determine como serão constituídos os indivíduos.

A opção que corresponde à sequência correta é

  • A.

    V, F, V, V, F.

  • B.

    F, V, F, V, V.

  • C.

    V, V, V, F, F.

  • D.

    V, F, F, V, V.

Cabe à instituição de educação, no tocante ao desempenho da educação especial, organizar e oferecer aos alunos integrados em classes do ensino regular:

  • A.

    vagas no Sistema Unificado de Saúde, para que haja atendimento por parte dos médicos e de outros profissionais que cuidam dos distúrbios comportamentais.

  • B.

    alguns momentos de atividades lúdicas, para que eles possam distrair-se porque ficam cansados das atividades das salas de ensino regular.

  • C.

    atividades incentivadoras da aprendizagem nos horários diurnos, em dias alternados, no pátio da escola, por serumespaço mais amplo.

  • D.

    apoio de psicólogos que atuam na modalidade clínica, a fim de que eles possam receber o tratamento psicanalítico dirigido à faixa etária da infância.

  • E.

    serviço de apoio especializado, com atendimento na sala de recursos, podendo o apoio ser realizado individual ou em pequenos grupos, de preferênciaemhorário inverso ao de suas aulas.

Tendo em vista que o mundo se apresenta atualmente marcado pela necessidade de globalidade, de totalidade e de complexidade, não tendo mais lugar para uma visão pequena ou compartimentalizada de homem e de planeta, assinale a proposta educacional que vem ao encontro destas características do mundo.

  • A.

    Deve ser desenvolvida baseando-se na interdisciplinaridade, focalizando o desenvolvimento da razão.

  • B.

    Necessita assumir uma função mais ampla, comprometida com a formação humana na sua integralidade.

  • C.

    A proposta educacional da escola deve estar voltada para a transmissão dos conteúdos e para a preparação do aluno para o mercado de trabalho.

  • D.

    Deve prever situações didático-pedagógicas que propiciem ao aluno o pensamento sistêmico, tendo em vista que as situações não podem ser entendidas isoladamente.

  • E.

    Deve oportunizar o desenvolvimento do aluno de forma integral, a partir das dimensões social, emocional, racional e espiritual, tendo em vista que estas dimensões, desenvolvidas de forma equilibrada, fazem da aprendizagem algo pessoal e socialmente significativo para o aluno, propiciando-lhe um sentido para a sua vida.

Para facilitar o acesso, a permanência, a aprendizagem e a obtenção de conhecimentos aos alunos com necessidades educacionais especiais, a escola que se propõe a ser inclusiva deve disponibilizar

  • A.

    tratamento clínico especializado para os alunos deficientes.

  • B.

    suportes técnicos e científicos sistemáticos aos professores.

  • C.

    psicólogos educacionais para avaliar as deficiências.

  • D.

    formação técnica aos pais de alunos deficientes.

Considere a publicação A construção do conceito de número e o pré-soroban (MEC/SEESP, 2006) e analise as afirmações a seguir.

I. Os jogos desenvolvem habilidades importantes para a compreensão de conceitos algorítmicos e de aprendizagem do soroban.

II. Os alunos precisam ter uma boa base sobre o conceito de número antes de aprender a utilizar o soroban.

III. O professor pode ensinar a utilização do soroban começando por qualquer uma das operações matemáticas.

Está correto o contido em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Analise as assertivas a seguir:

• Educação dos sentidos, por meio da realização de jogos sensoriais e do uso de material didático próprio.

• Educação do movimento, por meio da prática de exercícios físicos e rítmicos e do “exercício da linha”, no qual a criança anda sobre uma linha elíptica desenhada no chão, ao som de uma música.

• Educação da inteligência, por meio de lições e exercícios sistemáticos e de materiais para concretizar os conteúdos a serem assimilados.

As afirmações acima explicitam alguns aspectos básicos preconizados pelo método de:

  • A.

    Montessori.

  • B.

    Freinet.

  • C.

    Paulo Freire.

  • D.

    Capanema.

  • E.

    Pestalozzi.

Inteligências Linguísticas: característica dos poetas; Inteligências Lógico-Matemática: à Capacidade lógica e matemática ; Inteligências Espacial: à capacidade de formar um mundo espacial e de ser capaz de manobrar e operar utilizando esse modelo; Inteligência Musical: possuir o dom da música como Mozart; Inteligência Corporal-Cinestésica: capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos utilizando o corpo; Inteligência Interpessoal: capacidade de compreender outras pessoas; Inteligência Intrapessoal: capacidade correlativa, voltada para dentro. Capacidade de formar um modelo acurado e verídico de si mesmo e de utilizar esse modelo para operar efetivamente na vida. As sete inteligências acima foram teorizadas por:

  • A.

    Philippe Perrenoud.

  • B.

    Carl Rogers.

  • C.

    Howard Gardner.

  • D.

    Wilson Garcia.

O reconhecimento de que as creches são espaços educativos não é uma concepção apenas da legislação atual. Assim, é necessário que as creches representem espaços de:

  • A.

    atitudes de cordialidade com os pais, a fim de que não perturbem o funcionamento diário da instituição.

  • B.

    troca de informações a respeito das crianças de 2 a 5 anos, conforme a orientação da Secretaria Municipal de Educação.

  • C.

    aquisição de boas maneiras, pelas crianças, sendo necessárias para a sua futura condição de adultos,em suas relações diárias.

  • D.

    aprendizagem da dança para que mais tarde, como adultos, possam se desenvolver como artistas da comunidade.

  • E.

    cuidados e educação realizados de modo prazeroso e lúdico, estimulando e desafiando a curiosidade e a criatividade da criança.

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