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Observe atentamente a imagem e leia o texto abaixo. .
Há uma lógica perversa por trás dessa asquerosa escalada. A promoção do desrespeito aos valores, ao bom senso, às regras de bem viver e à autoridade foi elevada a método de ensino e imperativo de convivência supostamente democrática. No início, foi omaio de 68, em Paris: gritava-se nas ruas que era proibido proibir. Depois, a geração do não bate, que traumatiza. A coisa continuou: Não reprove, que atrapalha. Não dê provas difíceis, pois temos que respeitar o perfil dos nossos alunos. Aliás, prova não prova nada. Deixe o aluno construir seu conhecimento. Não vamos avaliar o aluno. Pensando bem, é o aluno que vai avaliar o professor. Afinal de contas, ele está pagando... E como a estupidez humana não tem limite, a avacalhação geral epidêmica, travestida de novo paradigma, prosseguiu a todo vapor, em vários setores: o bandido é vítima da sociedade, temos que mudar tudo isso que está aí; mais importante que ter conhecimento é ser crítico. Claro que a intelectualidade rasa de pedagogos de panfleto e burocratas carreiristas ganhou um imenso impulso com a mercantilização desabrida do ensino: agora, o discurso anti-disciplina é anabolizado pela lógica doentia e desonesta da paparicação ao aluno cliente... Estamos criando gerações em que uma parcela considerável de nossos cidadãos é composta de adultos mimados, despreparados para os problemas, decepções e desafios da vida, incapazes de lidar com conflitos e, pior, dotados de uma delirante certeza de que o mundo lhes deve algo. Um desses jovens revoltado com suas notas baixas, cravou uma faca com dezoito centímetros de lâmina, bem no coração de um professor. Tirou-lhe tudo o que tinha e tudo o que poderia vir a ter, sentir, amar. Ao assassino, corretamente, deverão ser concedidos todos os direitos que a lei prevê: o direito ao tratamento humano, o direito à ampla defesa, o direito de não ser condenado em pena maior do que a prevista em lei. Tudo isso, e muito mais, fará parte do devido processo legal, que se iniciará com a denúncia, a ser apresentada pelo Ministério Público. (Prof. Wildmann é engenheiro, doutor em ciência da computação, professor universitário e cidadão). Podemos dizer que a imagem e o texto acima:
I. Acusam a pedagogia ideologizada, que pretende relativizar tudo e todos, equiparando certo ao errado e vice-versa.
II. Acusam os pseudo-intelectuais de panfleto, que romantizam a revolta dos oprimidos e justificam a violência por parte daqueles que se sentem vítimas.
III. Acusam os burocratas da educação e suas cartilhas do politicamente correto, que impedem a escola de constar faltas graves no histórico escolar, mesmo de alunos criminosos, deixando-os livres para tumultuar e cometer crimes em outras escolas.
IV. Acusam a hipocrisia de exigir professores com mestrado e doutorado, muitos dos quais, no dia a dia, serão pressionados a dar provas bem tranquilas, provas de mentirinha, para adequar a avaliação ao perfil dos alunos;
V. Acusam a mercantilização cretina do ensino, a venda de diplomas e títulos sem o mínimo de interesse e de responsabilidade com o conteúdo e formação dos alunos, bem como de suas futuras missões na sociedade.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I, II e III;
II, III e IV;
III, IV e V;
I, IV e V;
I, II, III, IV e V.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Sorobã (Soroban) para deficientes visuais é um instrumento utilizado para trabalhar cálculos e operações matemáticas. Ele
I. é uma espécie de ábaco;
II. contém 7 contas em cada eixo;
III. tem uma borracha compressora para fixar as contas.
Está correto o contido em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Segundo Arredondo e Diago (2009), um processo avaliador deve constar de três partes diferenciadas, quais sejam:
Elaboração de critérios, seleção de instrumentos e aferição de médias.
Estudo de caso, levantamento de hipóteses e conclusão.
Obtenção de informação, formulação de juízo e tomada de decisões.
Período de sondagem, medição de índices e classificação de resultados.
Aplicação de testes, tabulação de resultados e análise de rendimento.
Paulo Freire denominava o modelo tradicional de prática pedagógica de educação bancária, pois entendia que ela visava à mera transmissão passiva de conteúdos do professor, assumido como aquele que supostamente tudo sabe, para o aluno, que era assumido como aquele que nada sabe. A educação problematizadora de Paulo Freire rompe com a polarização entre professor e alunos, dominante na educação bancária, propondo em seu lugar o par educador-educandos. Segundo o autor, num tema gerador deve predominar:
O diálogo entre educador e educandos envolvidos num processo que deve propiciar a construção de um diálogo inteligente com o mundo, problematizando o conteúdo que os mediatiza.
Execução das tarefas indicadas pelo professor.
A realização das atividades pelos alunos sem questionamento.
O estudo de assuntos que priorizam a classe dominante.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A dimensão dos cuidados físicos, presentes na prática com as crianças pequenas, requer do Monitor:
habilidade de saber trocar as fraldas, porque ela terá que realizar esta tarefa várias vezes no dia, durante a permanência da criança na creche.
o desenvolvimento de habilidades para lidar com o corpo infantil, para assegurar à criança higiene, bem-estar e uma percepção positiva de si mesma.
a postura de tolerância com as crianças, porque ainda não têm controle do esfincter e se irritam quando estão sujas.
uma posição baseada em princípios educativos que devem estar presentes desde a creche, porque, somente assim, teremos futuros cidadãos conscientes.
uma postura de exigência com os cuidados físicos, como impedir que a criança participe de brincadeiras em que possam se sujar. Na unidade de Educação Infantil todos devem estar limpos.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A partir da definição de uma metodologia de ensino, para que o professor possa obter os resultados esperados, seu uso deve ser:
flexível, para permitir a sua apropriação pelas pessoas e o alcance dos objetivos pretendidos.
rígido, para garantir sua apropriação pelas pessoas e o alcance dos objetivos pretendidos.
esporádico, para não engessar o trabalho docente.
espontâneo e homogêneo, para garantir sua efetiva aplicação.
rigoroso, no sentido de aplicar todas as etapas previstas na metodologia escolhida.
Boa parte das práticas modernas foram herdadas da antiga Grécia. Muitos dos ensinamentos gregos são praticados nos dias atuais. Em se tratando da educação os gregos nos deixaram:
Construtivista;
Liberal;
Religiosa;
Tradicional;
Renovada.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O sistema sensorial mais importante que a pessoa cega possui para conhecer o mundo é o tato, que permite uma coleta de informação bastante precisa sobre os objetos próximos, mas é muito mais lento que a visão e, por isso,
a exploração dos objetos grandes é fragmentária e sequencial.
o cego se baseia na audição para esse tipo de coleta.
não há necessidade de integrar as percepções sucessivas em uma imagem total.
o cego utilizará o olfato e o paladar como substituto do tato.
é o canal que oferece mais dificuldade para a aprendizagem.
É um procedimento de avaliação que cumpre a função de ser também instrumento de registro e que propicia a memória dos processos de ensino e de aprendizagem, tanto para estudantes quanto para professores. Funciona como um baú de memórias e, ao final de um ano ou ciclo, o estudante terá um dossiê de sua trajetória e poderá ter um acervo de material rico para lhe auxiliar nas suas próximas etapas.
As informações acima dizem respeito ao
Álbum seriado.
Portfólio.
Diário de classe.
Grupo de observação.
Seminário
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) - 2012
Nas investigações sobre a gênese do conhecimento, Jean Piaget dividiu o desenvolvimento cognitivo em estágios. Assinale a alternativa CORRETA.
Primário, secundário, concreto e formal;
Sensório-motor, operacional concreto, operacional formal;
Sensório-motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal;
Infância, adolescência, maturidade e velhice.
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