Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na ação do dia a dia da educadora de creche, uma atitude importante a ser desenvolvida é aquela em que a profissional:

  • A.

    super valoriza os cuidados físicos porque os pais desconhecem os conceitos básicos de higiene pessoal.

  • B.

    acata as determinações escritas pela diretora a respeito das soluções consideradas as melhores para as crianças.

  • C.

    reconhece e respeita as diferenças entre as crianças e encontra soluções compartilhadas com as famílias.

  • D.

    identifica as necessidades infantis expostas pelos familiares, ignorando as que não são educativas.

  • E.

    orienta todas as crianças de forma igual, não aceitando as observações dos seus pais, porque eles não são educadores.

Com base na história das Idéias Pedagógicas no Brasil, marque V para verdadeiro e F para falso.

( ) Entre 1549 e 1759: monopólio da vertente religiosa da Pedagogia tradicional.

( ) Entre 1759 e 1932: coexistência entre as vertentes religiosa e leiga da Pedagogia tradicional.

( ) Entre 1932 e 1969: predominância da Pedagogia Nova.

( ) Entre 1969 e 2001: predominância da Pedagogia Tecnicista.

( ) Entre 1969 e 2001: se subdivide em três momentos: 1) Pedagogia Tecnicista (1969 a 1980); 2) Pedagogias Críticas (1980 a 1991); e 3) Pedagogia da exclusão (1991 a 2001) (neoprodutivismo).

Assinale a sequencia correta.

  • A.

    F, F, V, F, F.

  • B.

    V, V, F, V, V.

  • C.

    V, V, F, F, V.

  • D.

    F, V, F, V, F.

Em uma pesquisa apresentada por Smith (2008), pessoas com deficiência mental foram indagadas a respeito de indicadores de qualidade de vida. Os entrevistados apontaram seis desejos.

A seguir, são apresentados alguns desejos:

I. ter sucesso econômico; ter uma propriedade;

II. vivenciar experiências seguras; estar livre de maus- -tratos e de abandono;

III. estudar em escola separada; ter contato apenas com pessoas deficientes mentais;

IV. participar da comunidade; escolher o que fazer com seu tempo livre.

Assinale a alternativa em que se encontram agrupados os seis desejos apresentados pelos participantes da pesquisa.

  • A.

    I, III e IV.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    I, II e IV.

  • D.

    I e IV.

  • E.

    II e III.

Leia a seguir o trecho abaixo extraído da obra “Indagações sobre o currículo: currículo, conhecimento e cultura” (MEC/SEB, 2007):

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas III e IV.

  • C.

    Apenas I, II e III.

  • D.

    Apenas II, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

Sob a perspectiva sócio-histórica, a experiência da surdez trouxe diversas consequências para a vida social de pessoas surdas. A mais importante delas foi:

  • A.

    A construção de um sistema linguístico visoespacial.

  • B.

    A formação de comunidades surdas.

  • C.

    A formação de guetos.

  • D.

    O isolamento de muitos surdos.

Analise os itens abaixo:

I- A característica mais marcante do escolanovismo é a valorização da criança, vista como ser dotado de poderes individuais, cuja liberdade, iniciativa, autonomia e interesses devem ser respeitados.

II- O período compreendido entre 1960 e 1968 foi marcado pela crise da Pedagogia Nova e articulação da tendência tecnicista, assumida pelo grupo militar e tecnocrata.

III- Na Didática Tecnicista, a desvinculação entre teoria e prática é mais acentuada. O professor torna-se mero executor de objetivos instrucionais, de estratégias de ensino e de avaliação. Acentua-se o formalismo didático através dos planos elaborados segundo normas pré-fixadas.

IV- O enfoque da Didática, de acordo com os pressupostos de uma Pedagogia Crítica, é o detrabalhar no sentido de ir além dos métodos e técnicas, procurando associar escolasociedade, teoria-prática, conteúdo-forma, técnico-político, ensino-pesquisa, professoraluno.

Agora, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Apenas I e II estão corretas.

  • B.

    Apenas I e III estão corretas.

  • C.

    Apenas I e III estão corretas.

  • D.

    Todas estão corretas.

Segundo Smith (2008), as características que definem o retardo mental são:

I. problemas cognitivos;

II. problemas no comportamento adaptativo;

III. necessidade de apoio para sustentar a independência;

IV. autonomia e adaptação a novas situações.

Assinale a alternativa que contém apenas afirmações verdadeiras.

  • A.

    II e III.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    I, II e IV.

  • E.

    II, III e IV.

“A auto-avaliação é um processo mediante o qual o aluno participa da própria avaliação de sua atividade escolar.” (Arredondo e Diago: 2009) A autoavaliação oportuniza ao aluno:

I. Reconhecer seus avanços, conquistas e dificuldades.

II. Analisar sua atuação individual e grupal no processo educacional.

III. Desenvolver uma atitude crítica e reflexiva.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas I e II.

  • C.

    Apenas I e III.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    I, II e III.

Sabe-se que são diversas as causas da surdez, porém a principal é:

  • A.

    Hepatite B.

  • B.

    Meningite.

  • C.

    Rubéola.

  • D.

    Sarampo.

Ao explorar os componentes do retardo mental, Smith (2008) destaca o funcionamento intelectual, o comportamento adaptativo e os sistemas de apoio. Quanto ao funcionamento intelectual, a autora apresenta quatro níveis para expressar a gravidade do retardo mental:

  • A.

    leve, mediano, pontual e presente.

  • B.

    leve, moderado, grave e profundo.

  • C.

    limítrofe, mediano, grave e profundo.

  • D.

    mediano, grave, pontual e profundo.

  • E.

    leve, moderado, grave e presente.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...