Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Na ação do dia a dia da educadora de creche, uma atitude importante a ser desenvolvida é aquela em que a profissional:
super valoriza os cuidados físicos porque os pais desconhecem os conceitos básicos de higiene pessoal.
acata as determinações escritas pela diretora a respeito das soluções consideradas as melhores para as crianças.
reconhece e respeita as diferenças entre as crianças e encontra soluções compartilhadas com as famílias.
identifica as necessidades infantis expostas pelos familiares, ignorando as que não são educativas.
orienta todas as crianças de forma igual, não aceitando as observações dos seus pais, porque eles não são educadores.
Com base na história das Idéias Pedagógicas no Brasil, marque V para verdadeiro e F para falso.
( ) Entre 1549 e 1759: monopólio da vertente religiosa da Pedagogia tradicional.
( ) Entre 1759 e 1932: coexistência entre as vertentes religiosa e leiga da Pedagogia tradicional.
( ) Entre 1932 e 1969: predominância da Pedagogia Nova.
( ) Entre 1969 e 2001: predominância da Pedagogia Tecnicista.
( ) Entre 1969 e 2001: se subdivide em três momentos: 1) Pedagogia Tecnicista (1969 a 1980); 2) Pedagogias Críticas (1980 a 1991); e 3) Pedagogia da exclusão (1991 a 2001) (neoprodutivismo).
Assinale a sequencia correta.F, F, V, F, F.
V, V, F, V, V.
V, V, F, F, V.
F, V, F, V, F.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em uma pesquisa apresentada por Smith (2008), pessoas com deficiência mental foram indagadas a respeito de indicadores de qualidade de vida. Os entrevistados apontaram seis desejos.
A seguir, são apresentados alguns desejos:
I. ter sucesso econômico; ter uma propriedade;
II. vivenciar experiências seguras; estar livre de maus- -tratos e de abandono;
III. estudar em escola separada; ter contato apenas com pessoas deficientes mentais;
IV. participar da comunidade; escolher o que fazer com seu tempo livre.
Assinale a alternativa em que se encontram agrupados os seis desejos apresentados pelos participantes da pesquisa.
I, III e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
I e IV.
II e III.
Leia a seguir o trecho abaixo extraído da obra Indagações sobre o currículo: currículo, conhecimento e cultura (MEC/SEB, 2007):
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
Sob a perspectiva sócio-histórica, a experiência da surdez trouxe diversas consequências para a vida social de pessoas surdas. A mais importante delas foi:
A construção de um sistema linguístico visoespacial.
A formação de comunidades surdas.
A formação de guetos.
O isolamento de muitos surdos.
Analise os itens abaixo:
I- A característica mais marcante do escolanovismo é a valorização da criança, vista como ser dotado de poderes individuais, cuja liberdade, iniciativa, autonomia e interesses devem ser respeitados.
II- O período compreendido entre 1960 e 1968 foi marcado pela crise da Pedagogia Nova e articulação da tendência tecnicista, assumida pelo grupo militar e tecnocrata.
III- Na Didática Tecnicista, a desvinculação entre teoria e prática é mais acentuada. O professor torna-se mero executor de objetivos instrucionais, de estratégias de ensino e de avaliação. Acentua-se o formalismo didático através dos planos elaborados segundo normas pré-fixadas.
IV- O enfoque da Didática, de acordo com os pressupostos de uma Pedagogia Crítica, é o detrabalhar no sentido de ir além dos métodos e técnicas, procurando associar escolasociedade, teoria-prática, conteúdo-forma, técnico-político, ensino-pesquisa, professoraluno.
Agora, assinale a alternativa correta.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Todas estão corretas.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Smith (2008), as características que definem o retardo mental são:
I. problemas cognitivos;
II. problemas no comportamento adaptativo;
III. necessidade de apoio para sustentar a independência;
IV. autonomia e adaptação a novas situações.
Assinale a alternativa que contém apenas afirmações verdadeiras.
II e III.
II e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
II, III e IV.
A auto-avaliação é um processo mediante o qual o aluno participa da própria avaliação de sua atividade escolar. (Arredondo e Diago: 2009) A autoavaliação oportuniza ao aluno:
I. Reconhecer seus avanços, conquistas e dificuldades.
II. Analisar sua atuação individual e grupal no processo educacional.
III. Desenvolver uma atitude crítica e reflexiva.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Sabe-se que são diversas as causas da surdez, porém a principal é:
Hepatite B.
Meningite.
Rubéola.
Sarampo.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Ao explorar os componentes do retardo mental, Smith (2008) destaca o funcionamento intelectual, o comportamento adaptativo e os sistemas de apoio. Quanto ao funcionamento intelectual, a autora apresenta quatro níveis para expressar a gravidade do retardo mental:
leve, mediano, pontual e presente.
leve, moderado, grave e profundo.
limítrofe, mediano, grave e profundo.
mediano, grave, pontual e profundo.
leve, moderado, grave e presente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...