Questões de Pedagogia

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Sobre o trato pedagógico da questão racial no cotidiano escolar do ensino fundamental, são feitas as seguintes recomendações:

I. Tratar a questão racial como conteúdo multidisciplinar, abordado como projeto extracurricular em datas comemorativas alusivas ao tema.

II. Fortalecer as posturas etnocêntricas com vistas à construção de estereótipos culturais que fortaleçam a identidade do grupo negro.

III. Recusar o uso de material pedagógico contendo imagens estereotipadas do negro, como postura pedagógica voltada à desconstrução de atitudes preconceituosas e discriminatórias.

IV. Banalizar a cultura negra, estudando tão somente aspectos relativos a seus costumes, alimentação, vestimenta ou rituais festivos sem contextualizá-la, é um procedimento a ser evitado.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas III e IV.

  • C.

    Apenas I, II e III.

  • D.

    Apenas II, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

No que se diz respeito a história da Educação Inclusiva. Analise os itens a seguir.

I- Antigamente não se consideravam educáveis as crianças com necessidade especiais, e consequentemente, não se previam nenhum tipo de resposta educativa.

II- A rede regular de ensino, desde os primórdios, sempre teve em suas salas de aula crianças com necessidades especiais, assegurando todos os seus direitos.

III- Recentemente surgiu a necessidade de elaborar currículos abertos, no sentido de propiciar uma prática educativa congruente com o tratamento da diversidade aplicada ao conjunto de todos os alunos.

 Marque a alternativa correta.

  • A.

    Todos os itens estão corretos.

  • B.

    Todos os itens estão falsos.

  • C.

    Somente I e III estão corretos.

  • D.

    Somente I e II estão falsos.

Em seu livro sobre Educação Especial, Smith (2008) discute as mudanças nas definições de retardo mental da AAMR – American Association on Mental Retardation propostas em 1992 e em 2002. A autora destaca que a definição de 2002

  • A.

    tem profundas diferenças com relação à definição de 1992 e retorna ao conceito de defasagem e perda.

  • B.

    reforça os conceitos de incapacidade e definição do QI como base para a definição.

  • C.

    retorna ao conceito do QI como única definição para diagnóstico da deficiência mental.

  • D.

    retoma a perspectiva negativa da deficiência intelectual sem se preocupar com o sistema de apoio.

  • E.

    reforça os conceitos do comportamento adaptativo e dos sistemas de apoio.

Ao longo de sua obra, Paulo Freire faz uma crítica contundente à pedagogia do dominante, centrada predominantemente na narração, que conduz os educandos à memorização e à repetição mecânica do conteúdo. Paulo Freire denomina essa concepção pedagógica de

  • A.

    bancária.

  • B.

    construtiva

  • C.

    quantitativa

  • D.

    individualista

  • E.

    legalista.

De acordo com a classificação atual, as pessoas com perdas auditivas entre 66 e 95 db são consideradas:

  • A.

    Socialmente normais.

  • B.

    Com Deficiência Auditiva Profunda.

  • C.

    Com Deficiência Auditiva Severa.

  • D.

    Com Deficiência Auditiva Moderada.

Nome dado o currículo que diz respeito àquelas aprendizagens que fogem ao controle da própria escola e do professor e passam quase despercebidas, mas que têm uma força formadora muito intensa:

  • A.

    Currículo real;

  • B.

    Currículo formal;

  • C.

    Currículo padrão;

  • D.

    Currículo oculto.

Julgue os itens seguintes, a respeito dos aspectos pedagógicos e técnico-didáticos do treinamento.

No contexto atual, os métodos e as técnicas de treinamento devem privilegiar o desenvolvimento de habilidades específicas e a aquisição de conhecimento técnico, centrados nas necessidades individuais do trabalhador, para que este se sinta valorizado e tenha alto desempenho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para se compreender a função e o papel do AEE para os alunos em sua construção do conhecimento, tem-se os documentos oficiais (Brasil.MEC/SEESP/2006 e 2007). Estes definem que

  • A.

    o aluno seja incentivado a se expressar, pesquisar, inventar hipóteses e reinventar o conhecimento livremente.

  • B.

    o aluno faça a repetição do conteúdo de sala de aula até que seja capaz de reproduzi-lo.

  • C.

    o professor substitui o professor de sala de aula em sua função de ensinar aos alunos com deficiência mental.

  • D.

    o professor não deve permitir que o aluno se expresse livremente nem inventar hipóteses sobre o conhecimento.

  • E.

    o aluno deve seguir estritamente o que o professor da sala comum indicou como necessidade ao professor do AEE.

A maior parte do que atualmente se conhece sobre como uma criança pensa, aprende e usa o conhecimento deve-se à investigação desenvolvida por __________, autor de teorias relativamente complexas sobre ________________.

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas acima:

  • A.

    Froebel – a psicologia da instrução.

  • B.

    Paulo Freire – os temas geradores.

  • C.

    Vigotsky – a psicogênese da alfabetização.

  • D.

    Piaget – os estágios de desenvolvimento cognitivo.

  • E.

    Rogers – a formação de professores para as séries iniciais.

O desenvolvimento cognitivo de uma criança com deficiência mental:

  • A.

    tem características próprias.

  • B.

    tem limites e ritmos próprios, embora siga as mesmas etapas porque passa a criança dita normal.

  • C.

    se iguala ao desenvolvimento das demais crianças com deficiência mental.

  • D.

    ocorre sob condições especiais.

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