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Sobre o trato pedagógico da questão racial no cotidiano escolar do ensino fundamental, são feitas as seguintes recomendações:
I. Tratar a questão racial como conteúdo multidisciplinar, abordado como projeto extracurricular em datas comemorativas alusivas ao tema.
II. Fortalecer as posturas etnocêntricas com vistas à construção de estereótipos culturais que fortaleçam a identidade do grupo negro.
III. Recusar o uso de material pedagógico contendo imagens estereotipadas do negro, como postura pedagógica voltada à desconstrução de atitudes preconceituosas e discriminatórias.
IV. Banalizar a cultura negra, estudando tão somente aspectos relativos a seus costumes, alimentação, vestimenta ou rituais festivos sem contextualizá-la, é um procedimento a ser evitado.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
No que se diz respeito a história da Educação Inclusiva. Analise os itens a seguir.
I- Antigamente não se consideravam educáveis as crianças com necessidade especiais, e consequentemente, não se previam nenhum tipo de resposta educativa.
II- A rede regular de ensino, desde os primórdios, sempre teve em suas salas de aula crianças com necessidades especiais, assegurando todos os seus direitos.
III- Recentemente surgiu a necessidade de elaborar currículos abertos, no sentido de propiciar uma prática educativa congruente com o tratamento da diversidade aplicada ao conjunto de todos os alunos.
Marque a alternativa correta.
Todos os itens estão corretos.
Todos os itens estão falsos.
Somente I e III estão corretos.
Somente I e II estão falsos.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em seu livro sobre Educação Especial, Smith (2008) discute as mudanças nas definições de retardo mental da AAMR American Association on Mental Retardation propostas em 1992 e em 2002. A autora destaca que a definição de 2002
tem profundas diferenças com relação à definição de 1992 e retorna ao conceito de defasagem e perda.
reforça os conceitos de incapacidade e definição do QI como base para a definição.
retorna ao conceito do QI como única definição para diagnóstico da deficiência mental.
retoma a perspectiva negativa da deficiência intelectual sem se preocupar com o sistema de apoio.
reforça os conceitos do comportamento adaptativo e dos sistemas de apoio.
Ao longo de sua obra, Paulo Freire faz uma crítica contundente à pedagogia do dominante, centrada predominantemente na narração, que conduz os educandos à memorização e à repetição mecânica do conteúdo. Paulo Freire denomina essa concepção pedagógica de
bancária.
construtiva
quantitativa
individualista
legalista.
De acordo com a classificação atual, as pessoas com perdas auditivas entre 66 e 95 db são consideradas:
Socialmente normais.
Com Deficiência Auditiva Profunda.
Com Deficiência Auditiva Severa.
Com Deficiência Auditiva Moderada.
Nome dado o currículo que diz respeito àquelas aprendizagens que fogem ao controle da própria escola e do professor e passam quase despercebidas, mas que têm uma força formadora muito intensa:
Currículo real;
Currículo formal;
Currículo padrão;
Currículo oculto.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens seguintes, a respeito dos aspectos pedagógicos e técnico-didáticos do treinamento.
No contexto atual, os métodos e as técnicas de treinamento devem privilegiar o desenvolvimento de habilidades específicas e a aquisição de conhecimento técnico, centrados nas necessidades individuais do trabalhador, para que este se sinta valorizado e tenha alto desempenho.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para se compreender a função e o papel do AEE para os alunos em sua construção do conhecimento, tem-se os documentos oficiais (Brasil.MEC/SEESP/2006 e 2007). Estes definem que
o aluno seja incentivado a se expressar, pesquisar, inventar hipóteses e reinventar o conhecimento livremente.
o aluno faça a repetição do conteúdo de sala de aula até que seja capaz de reproduzi-lo.
o professor substitui o professor de sala de aula em sua função de ensinar aos alunos com deficiência mental.
o professor não deve permitir que o aluno se expresse livremente nem inventar hipóteses sobre o conhecimento.
o aluno deve seguir estritamente o que o professor da sala comum indicou como necessidade ao professor do AEE.
A maior parte do que atualmente se conhece sobre como uma criança pensa, aprende e usa o conhecimento deve-se à investigação desenvolvida por __________, autor de teorias relativamente complexas sobre ________________.
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas acima:
Froebel a psicologia da instrução.
Paulo Freire os temas geradores.
Vigotsky a psicogênese da alfabetização.
Piaget os estágios de desenvolvimento cognitivo.
Rogers a formação de professores para as séries iniciais.
O desenvolvimento cognitivo de uma criança com deficiência mental:
tem características próprias.
tem limites e ritmos próprios, embora siga as mesmas etapas porque passa a criança dita normal.
se iguala ao desenvolvimento das demais crianças com deficiência mental.
ocorre sob condições especiais.
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