Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A ___________ deve buscar a articulação entre os vários aspectos da vida cidadã (a saúde, a sexualidade, a vida familiar e social, o meio ambiente, o trabalho, a ciência e a tecnologia, a cultura, as linguagens) com as áreas de conhecimento (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Língua Estrangeira, Educação Artística, Educação Física e Educação Religiosa).

A expressão que preenche adequadamente a lacuna acima é:

  • A.

    composição curricular;

  • B.

    Lei de Diretrizes e Bases da Educação;

  • C.

    Avaliação:

  • D.

    Educação Infantil.

Numere cada abordagem de aprendizagem à sua característica. A seguir marque a alternativa correta:

1 – Ambientalista

2 – Inatista

3 – Interacionista

( ) O indivíduo é resultado de uma dupla determinação de fatores internos e das pressões do meio ambiente.

( ) O desempenho individual depende de suas capacidades inatas.

( ) A aprendizagem ocorre numa perspectiva dialética: organismo e meio se completam.

( ) Os estímulos recebidos do meio são os principais responsáveis pela formação humana.

( ) O ensino não influencia nem interfere no processo de desenvolvimento das capacidades dos alunos.

A afirmativa correta é:

  • A.

    1, 1, 2, 2, 3.

  • B.

    3, 3, 1, 1, 2.

  • C.

    1, 2, 1, 3, 1.

  • D.

    2, 3, 2, 1, 3.

  • E.

    3, 2, 3, 1, 2.

Com a leitura dos documentos oficiais (Brasil.MEC/ SEESP/2006 e 2007), pode-se afirmar que o Atendimento Educacional Especializado (AEE) constitui-se em

  • A.

    atendimento particular, reforço escolar, preocupado com as diferenças de cada aluno.

  • B.

    atendimento em grupos heterogêneos (idade/deficiência) preocupado com o modo de cada aluno se relacionar com o saber.

  • C.

    atendimento particular, dentro de um grupo com a mesma faixa etária e deficiência.

  • D.

    reforço escolar realizado em grupo para atender as necessidades do grupo acima das necessidades de cada aluno.

  • E.

    atendimento em grupos separados por deficiência e inabilidades.

A escolha dos conteúdos é uma das tarefas mais importantes para o professor, pois eles são a base informativa e formativa do processo de transmissão-assimilação.

São critérios elencados por Libâneo (1994) para a escolha dos conteúdos, EXCETO:

  • A.

    Caráter científico.

  • B.

    Domínio público.

  • C.

    Relevância social.

  • D.

    Acessibilidade e solidez.

  • E.

    Caráter sistemático.

A Deficiência Mental é um transtorno que se manifesta:

  • A.

    No nascimento.

  • B.

    Após o segundo ano de vida.

  • C.

    Na adolescência.

  • D.

    Antes dos 18 anos.

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil apresenta diversas características relevantes.

Qual das afirmativas abaixo se refere à característica da “adequação”:

  • A.

    elaboração do currículo conforme a avaliação dos interesses, habilidades e necessidades das crianças;

  • B.

    o conteúdo curricular tem estrutura aberta, que permite a introdução de novos elementos e a modificação dos existentes;

  • C.

    os referenciais devem gerar diferentes propostas pedagógicas atendendo as demandas e peculiaridades de cada região;

  • D.

    a organização interna é consistente com uma ordenação didática que facilita a compreensão do seu conteúdo curricular e sua relação com os componentes que a integram.

O conhecimento das teorias de aprendizagem é essencial no trabalho do orientador pedagógico. Numere a 2ª coluna (características) de acordo com a 1ª (etapas do desenvolvimento cognitivo). Marque em seguida a sequência correta:

(1) Operações formais.

(2) Sensório-motor.

(3) Operações concretas. (4) Pré-operatório.

( ) Etapa do domínio da linguagem, desenvolvimento da coordenação motora fina.

( ) Preferências afetivas, desenvolvimento da percepção e constância do objeto.

( ) Formação de conceitos abstratos, crítica aos valores morais e sociais.

( ) Planejamento das ações, compreensão das relações entre coisas, superação do egocentrismo.

A sequência correta é:

  • A.

    4, 2, 1, 3.

  • B.

    4, 3, 2, 1.

  • C.

    2, 1, 4, 3.

  • D.

    1, 2, 3, 4.

  • E.

    3, 1, 2, 4.

Ao apresentar a problemática da escola e sua relação com as pessoas com deficiência mental na construção do conhecimento (Brasil.MEC/SEESP/2006), os autores destacam que escolas com gestão autoritária, de caráter homogeneizador, meritocrático e competitivo

I. oprimem o professor;

II. oferecem formação contínua para atuação;

III. reduzem o professor a uma situação de isolamento e impotência;

IV. apoiam e auxiliam os professores no processo de inclusão.

São afirmativas verdadeiras apenas as contidas em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    II, III e IV.

A partir das décadas de 1960 e 1970 começou a se esboçar na educação a tendência tecnicista, de influência norte-americana, cuja proposta tinha o intuito de tornar a aprendizagem mais objetiva, organizada e racional. Os pressupostos teóricos do tecnicismo podem ser encontrados na:

I. Psicologia behaviorista.

II. Filosofia positivista.

III. Pedagogia de Dewey.

IV. Teoria não diretiva.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas III e IV.

  • C.

    Apenas I, II e III.

  • D.

    Apenas II, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

É considerado Deficiente Mental alguém que mediante os resultados dos testes psicométricos atinge um quociente intelectual (QI):

  • A.

    Superior a 90.

  • B.

    Superior a 70 e inferior a 80.

  • C.

    Superior a 75 e inferior a 90.

  • D.

    Inferior a 70.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...