Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A ___________ deve buscar a articulação entre os vários aspectos da vida cidadã (a saúde, a sexualidade, a vida familiar e social, o meio ambiente, o trabalho, a ciência e a tecnologia, a cultura, as linguagens) com as áreas de conhecimento (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Língua Estrangeira, Educação Artística, Educação Física e Educação Religiosa).
A expressão que preenche adequadamente a lacuna acima é:
composição curricular;
Lei de Diretrizes e Bases da Educação;
Avaliação:
Educação Infantil.
Numere cada abordagem de aprendizagem à sua característica. A seguir marque a alternativa correta:
1 Ambientalista
2 Inatista
3 Interacionista
( ) O indivíduo é resultado de uma dupla determinação de fatores internos e das pressões do meio ambiente.
( ) O desempenho individual depende de suas capacidades inatas.
( ) A aprendizagem ocorre numa perspectiva dialética: organismo e meio se completam.
( ) Os estímulos recebidos do meio são os principais responsáveis pela formação humana.
( ) O ensino não influencia nem interfere no processo de desenvolvimento das capacidades dos alunos.
A afirmativa correta é:
1, 1, 2, 2, 3.
3, 3, 1, 1, 2.
1, 2, 1, 3, 1.
2, 3, 2, 1, 3.
3, 2, 3, 1, 2.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Com a leitura dos documentos oficiais (Brasil.MEC/ SEESP/2006 e 2007), pode-se afirmar que o Atendimento Educacional Especializado (AEE) constitui-se em
atendimento particular, reforço escolar, preocupado com as diferenças de cada aluno.
atendimento em grupos heterogêneos (idade/deficiência) preocupado com o modo de cada aluno se relacionar com o saber.
atendimento particular, dentro de um grupo com a mesma faixa etária e deficiência.
reforço escolar realizado em grupo para atender as necessidades do grupo acima das necessidades de cada aluno.
atendimento em grupos separados por deficiência e inabilidades.
A escolha dos conteúdos é uma das tarefas mais importantes para o professor, pois eles são a base informativa e formativa do processo de transmissão-assimilação.
São critérios elencados por Libâneo (1994) para a escolha dos conteúdos, EXCETO:
Caráter científico.
Domínio público.
Relevância social.
Acessibilidade e solidez.
Caráter sistemático.
A Deficiência Mental é um transtorno que se manifesta:
No nascimento.
Após o segundo ano de vida.
Na adolescência.
Antes dos 18 anos.
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil apresenta diversas características relevantes.
Qual das afirmativas abaixo se refere à característica da adequação:
elaboração do currículo conforme a avaliação dos interesses, habilidades e necessidades das crianças;
o conteúdo curricular tem estrutura aberta, que permite a introdução de novos elementos e a modificação dos existentes;
os referenciais devem gerar diferentes propostas pedagógicas atendendo as demandas e peculiaridades de cada região;
a organização interna é consistente com uma ordenação didática que facilita a compreensão do seu conteúdo curricular e sua relação com os componentes que a integram.
O conhecimento das teorias de aprendizagem é essencial no trabalho do orientador pedagógico. Numere a 2ª coluna (características) de acordo com a 1ª (etapas do desenvolvimento cognitivo). Marque em seguida a sequência correta:
(1) Operações formais.
(2) Sensório-motor.
(3) Operações concretas. (4) Pré-operatório.
( ) Etapa do domínio da linguagem, desenvolvimento da coordenação motora fina.
( ) Preferências afetivas, desenvolvimento da percepção e constância do objeto.
( ) Formação de conceitos abstratos, crítica aos valores morais e sociais.
( ) Planejamento das ações, compreensão das relações entre coisas, superação do egocentrismo.
A sequência correta é:
4, 2, 1, 3.
4, 3, 2, 1.
2, 1, 4, 3.
1, 2, 3, 4.
3, 1, 2, 4.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Ao apresentar a problemática da escola e sua relação com as pessoas com deficiência mental na construção do conhecimento (Brasil.MEC/SEESP/2006), os autores destacam que escolas com gestão autoritária, de caráter homogeneizador, meritocrático e competitivo
I. oprimem o professor;
II. oferecem formação contínua para atuação;
III. reduzem o professor a uma situação de isolamento e impotência;
IV. apoiam e auxiliam os professores no processo de inclusão.
São afirmativas verdadeiras apenas as contidas em
I e II.
I e III.
III e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2012
A partir das décadas de 1960 e 1970 começou a se esboçar na educação a tendência tecnicista, de influência norte-americana, cuja proposta tinha o intuito de tornar a aprendizagem mais objetiva, organizada e racional. Os pressupostos teóricos do tecnicismo podem ser encontrados na:
I. Psicologia behaviorista.
II. Filosofia positivista.
III. Pedagogia de Dewey.
IV. Teoria não diretiva.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
É considerado Deficiente Mental alguém que mediante os resultados dos testes psicométricos atinge um quociente intelectual (QI):
Superior a 90.
Superior a 70 e inferior a 80.
Superior a 75 e inferior a 90.
Inferior a 70.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...