Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Marque a opção INCORRETA.
Na educação infantil será avaliado o desenvolvimento da criança com o objetivo de promovê-lo ao ensino fundamental.
A educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus diversos aspectos e será oferecida em creches ou entidades equivalentes e pré-escolas.
ensino médio tem duração mínima de três anos e poderá preparar o educando para o exercício de profissões técnicas.
A preparação geral para o trabalho e a habilitação profissional, esta facultativa, podem ser desenvolvidas nos próprios estabelecimentos de ensino médio.
Numere a segunda coluna (características), de acordo com a primeira (teóricos), a seguir marque a seqüência correta:
(1) PIAGET
(2) VIGOTSKY
( ) O desenvolvimento do indivíduo é resultado de um processo sócio-histórico.
( ) O desenvolvimento é um processo de equilíbrações sucessivas sobre o objeto de conhecimento.
( ) A maturação biológica estabelece as pré-condições para o desenvolvimento.
( ) A aquisição de conhecimentos se dá pela interação do sujeito com o meio.
( ) O desenvolvimento ocorre de dentro para fora do sujeito.
A sequência correta é:
2, 2, 1, 1, 2.
1, 1, 2, 2, 1.
1, 1, 1, 2, 2.
1, 2, 1, 2, 1.
2, 1, 1, 2, 1.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
No documento Atendimento Educacional Especializado (Brasil.MEC/SEESP/2006), tem-se uma discussão a respeito do contexto das deficiências e da deficiência mental em específico. Desse contexto, faz parte o preconceito e a discriminação social. Os autores propõem que isso resulta
do medo da diferença e do desconhecido.
da diferença, apenas.
da incapacidade dessas pessoas.
da insegurança diante do desconhecido, apenas.
da imagem que se constrói de sua grande capacidade intelectual.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2012
Conforme Aranha (2006), a partir da década de 1990, os educadores passaram a discutir o chamado pós-construtivismo, que tem como questão central
a avaliação.
o currículo.
a escola.
a didática.
A Deficiência Mental é caracterizada como:
Atraso.
Transtorno mental.
Limitação intelectual e adaptativa.
Desenvolvimento irregular.
Com base na pedagogia e na andragogia, julgue o item a seguir.
A educação voltada para adultos preocupa-se fundamentalmente com a alfabetização e o resgate da cidadania dos educandos, devendo ser realizada por meio de técnicas de ensino-aprendizagem de sucesso aplicadas à educação de crianças e jovens.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A partir da leitura dos objetivos do CIF (2004), pode-se afirmar que esse documento
I. proporciona uma base científica para a compreensão e o estudo dos determinantes da saúde, dos resultados e das condições relacionadas com a saúde;
II. estabelece uma linguagem comum para a descrição da saúde e dos estados relacionados com a saúde, para melhorar a comunicação entre diferentes utilizadores, tais como, profissionais de saúde, investigadores, políticos e decisores e o público, incluindo pessoas com incapacidades;
III. permite a comparação de dados entre países, entre disciplinas relacionadas com os cuidados de saúde, entre serviços, e em diferentes momentos ao longo do tempo;
IV. proporciona um esquema de codificação para sistemas de informação exclusivamente da saúde.
São afirmativas verdadeiras apenas as contidas em
I e II.
II e IV.
III e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
Arredondo e Diago (2009) afirmam que a avaliação pressupõe três momentos: antes, durante e depois do processo. No momento inicial, ou seja, antes do processo, a avaliação possui um caráter:
I. Promocional.
II. Regulador.
III. Diagnóstico.
IV. Prognóstico.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
Se um grupo de alunos passa a ser controlados, na sala de aula, onde se tem um sistema rígido de recompensas e punições, consequentemente, há:
uma originalidade nos trabalhos dos alunos;
uma quimera de afeições em sala de aula por parte dos alunos;
uma falta de espontaneidade natural advinda por parte dos alunos;
uma imensa colaboração/participação por parte dos alunos nas atividades escolares;
uma recusa intencional por parte dos alunos nas atividades escolares;
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Os estudiosos da área do Currículo, atualmente, afirmam que este, em seu sentido mais amplo, significa:
matérias pedagógicas.
vida profissional.
atividades extraclasses.
a vida e as matérias pedagógicas.
a vida e todo o programa de escola, inclusive as atividades extraclasse.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...