Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Marque a opção INCORRETA.

  • A.

    Na educação infantil será avaliado o desenvolvimento da criança com o objetivo de promovê-lo ao ensino fundamental.

  • B.

    A educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus diversos aspectos e será oferecida em creches ou entidades equivalentes e pré-escolas.

  • C.

    ensino médio tem duração mínima de três anos e poderá preparar o educando para o exercício de profissões técnicas.

  • D.

    A preparação geral para o trabalho e a habilitação profissional, esta facultativa, podem ser desenvolvidas nos próprios estabelecimentos de ensino médio.

Numere a segunda coluna (características), de acordo com a primeira (teóricos), a seguir marque a seqüência correta:

(1) PIAGET

(2) VIGOTSKY

( ) O desenvolvimento do indivíduo é resultado de um processo sócio-histórico.

( ) O desenvolvimento é um processo de equilíbrações sucessivas sobre o objeto de conhecimento.

( ) A maturação biológica estabelece as pré-condições para o desenvolvimento.

( ) A aquisição de conhecimentos se dá pela interação do sujeito com o meio.

( ) O desenvolvimento ocorre de “dentro para fora” do sujeito.

A sequência correta é:

  • A.

    2, 2, 1, 1, 2.

  • B.

    1, 1, 2, 2, 1.

  • C.

    1, 1, 1, 2, 2.

  • D.

    1, 2, 1, 2, 1.

  • E.

    2, 1, 1, 2, 1.

No documento Atendimento Educacional Especializado (Brasil.MEC/SEESP/2006), tem-se uma discussão a respeito do contexto das deficiências e da deficiência mental em específico. Desse contexto, faz parte o preconceito e a discriminação social. Os autores propõem que isso resulta

  • A.

    do medo da diferença e do desconhecido.

  • B.

    da diferença, apenas.

  • C.

    da incapacidade dessas pessoas.

  • D.

    da insegurança diante do desconhecido, apenas.

  • E.

    da imagem que se constrói de sua grande capacidade intelectual.

Conforme Aranha (2006), a partir da década de 1990, os educadores passaram a discutir o chamado pós-construtivismo, que tem como questão central

  • A.

    a avaliação.

  • B.

    o currículo.

  • C.

    a escola.

  • D.

    a didática.

  • E. o professor.

A Deficiência Mental é caracterizada como:

  • A.

    Atraso.

  • B.

    Transtorno mental.

  • C.

    Limitação intelectual e adaptativa.

  • D.

    Desenvolvimento irregular.

Com base na pedagogia e na andragogia, julgue o item a seguir.

A educação voltada para adultos preocupa-se fundamentalmente com a alfabetização e o resgate da cidadania dos educandos, devendo ser realizada por meio de técnicas de ensino-aprendizagem de sucesso aplicadas à educação de crianças e jovens.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir da leitura dos objetivos do CIF (2004), pode-se afirmar que esse documento

I. proporciona uma base científica para a compreensão e o estudo dos determinantes da saúde, dos resultados e das condições relacionadas com a saúde;

II. estabelece uma linguagem comum para a descrição da saúde e dos estados relacionados com a saúde, para melhorar a comunicação entre diferentes utilizadores, tais como, profissionais de saúde, investigadores, políticos e decisores e o público, incluindo pessoas com incapacidades;

III. permite a comparação de dados entre países, entre disciplinas relacionadas com os cuidados de saúde, entre serviços, e em diferentes momentos ao longo do tempo;

IV. proporciona um esquema de codificação para sistemas de informação exclusivamente da saúde.

São afirmativas verdadeiras apenas as contidas em

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    I, II e IV.

Arredondo e Diago (2009) afirmam que a avaliação pressupõe três momentos: antes, durante e depois do processo. No momento inicial, ou seja, antes do processo, a avaliação possui um caráter:

I. Promocional.

II. Regulador.

III. Diagnóstico.

IV. Prognóstico.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas III e IV.

  • C.

    Apenas I, II e III.

  • D.

    Apenas II, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

Se um grupo de alunos passa a ser controlados, na sala de aula, onde se tem um sistema rígido de recompensas e punições, consequentemente, há:

  • A.

    uma originalidade nos trabalhos dos alunos;

  • B.

    uma quimera de afeições em sala de aula por parte dos alunos;

  • C.

    uma falta de espontaneidade natural advinda por parte dos alunos;

  • D.

    uma imensa colaboração/participação por parte dos alunos nas atividades escolares;

  • E.

    uma recusa intencional por parte dos alunos nas atividades escolares;

Os estudiosos da área do Currículo, atualmente, afirmam que este, em seu sentido mais amplo, significa:

  • A.

    matérias pedagógicas.

  • B.

    vida profissional.

  • C.

    atividades extraclasses.

  • D.

    a vida e as matérias pedagógicas.

  • E.

    a vida e todo o programa de escola, inclusive as atividades extraclasse.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...