Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue o item abaixo, relativo a educação a distância.
Ações de educação a distância desenvolvem-se em espaços virtuais de ensino e aprendizagem, espécies de sala de aula virtual a que o professor e os alunos devem conectar-se simultaneamente.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Ao trabalhar com alunos com deficiência mental em sala de aula, necessita-se de bases para compreender implicações educacionais dessa deficiência. A CIF (2004) auxilia no processo, mas é preciso conhecer a evolução dessa classificação.
A CIF transformou-se, de uma classificação de consequência da doença (versão de 1980) numa classificação de componentes da saúde. Os componentes da saúde identificam o que constitui a saúde, enquanto que as consequências referem-se
ao impacto das demandas internacionais das doenças.
às consequências do tratamento medicamentoso.
ao impacto local e regional das doenças.
às consequências do comprometimento emocional, apenas.
aos impactos das doenças na saúde das pessoas.
De acordo com Libâneo (1994), são características da Pedagogia Tradicional, em suas várias correntes:
I. Preponderância da ação de agentes externos na formação do aluno.
II. Transmissão do saber constituído na tradição e nas grandes verdades acumuladas pela humanidade.
III. Concepção de ensino como impressão de imagens propiciadas ora pela palavra do professor, ora pela observação sensorial.
IV. Tratamento científico do processo educacional, considerando as etapas sucessivas do desenvolvimento biológico e psicológico da criança.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
Considerando a prática educacional, assinale a alternativa correta.
É igual a outras práticas educativas.
Deve ser esporádica e intercalada.
Não deve aceitar alunos com dificuldades de aprendizagem.
Distingue-se de outras práticas educativas.
Equipara-se à prática educativa da família.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Tomás Tadeu da Silva afirma em seu livro: Documentos de Identidades Uma introdução às teorias do Currículo, que após os estudos das teorias críticas e pós críticas pode-se dizer que o currículo é:
teoria.
matéria
documento de identidade.
metodologia.
subjetividade.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito dos tipos e das modalidades de treinamento e de educação, julgue os itens que se seguem.
A participação do trabalhador em eventos acadêmicos realizados fora do ambiente de trabalho, como palestras e seminários sobre temas correlatos à área em que atua na organização, diz respeito à sua formação pessoal, não podendo ser considerada treinamento externo.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Atualmente temos diferentes referenciais para a definição, diagnóstico e classificação dos estados de saúde e doença. Um desses referenciais é o CIF Classificação Internacional de Funcionalidade (2004). Nesse documento, em suas páginas iniciais, são descritos os antecedentes e é feita uma associação entre esse referencial e outro, ou seja,
CMD-10 (Classificação Mental das Deficiências).
IDM-10 (Índice de Deficiência Mental).
CID-10 (Classificação Internacional de Doenças).
DIC-10 (Descrição Internacional de Clínicas).
CDM-10 (Classificação da Deficiência Mental).
O princípio que reconhece a diferença e a necessidade de haver condições diferenciadas para o processo educacional é o princípio da
diferença.
equidade.
constitucionalidade.
institucionalidade.
anulação.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação, por meio deste instrumento, podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. Define-se como um sistema de monitoramento contínuo, capaz de subsidiar as políticas educacionais, tendo como finalidade reverter o quadro de baixa qualidade e produtividade do ensino básico (Brasil, 1991), caracterizado, essencialmente, pelos índices de repetência e evasão escolar. Assinale a alternativa que corresponde à referida definição:
sistema integrado de avaliação do ensino.
sistema de supervisão do sistema de ensino.
sistema de avaliação do ensino básico.
sistema de inspeção do ensino básico.
sistema de atendimento especializado.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito dos tipos e das modalidades de treinamento e de educação, julgue os itens que se seguem.
A promoção de treinamento interno visa à aquisição, pelo trabalhador, de competências necessárias ao desempenho de suas atividades, não estando relacionada ao alcance dos objetivos organizacionais nem à elevação da competitividade da organização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...