Questões de Pedagogia

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Ao discutir a etiologia da deficiência mental, Coll (2004) afirma que há inúmeros fatores determinantes. Dentre eles, destaca uma distinção clássica das causas. São elas:

  • A.

    primárias, secundárias e terciárias.

  • B.

    primárias, perinatais e terciárias.

  • C.

    pré-natais, perinatais e terciárias.

  • D.

    primárias, peri e pós-natais.

  • E.

    pré, peri e pós-natais.

Leia o trecho da obra de BOFF:

“Importa colocar cuidado em tudo, para isso urge desenvolver a dimensão anima que está em nós. Isto significa; conceder direito de cidadania a nossa capacidade de sentir o outro, de ter compaixão com todos os seres que sofrem, de humanos e não humanos, de obedecer à lógica do coração da cordialidade e da beleza do que é lógica, da conquista e do uso utilitário das coisas.” (BOFF, 1999).

Sobre o trecho da obra de BOFF é correto afirmar:

  • A.

    O autor expressa o seu desejo em ver a humanidade se relacionar novamente com a natureza respeitando a sua divindade e no processo os seres vivos de um modo geral;

  • B.

    A ideia central é apresentar o cuidado incorporado à natureza humana, para que assim possa apresentar reais sentimentos de compaixão e ação no mundo a sua volta. Parte de uma tomada de responsabilidade dos seres das pessoas e das coisas;

  • C.

    Expressa a possibilidade de divinização do homem na volta ao seu eu primitivo, ligando-o novamente a natureza a sua volta e assim passando a cuidar da mesma;

  • D.

    A dimensão do cuidado aproxima o homem do seu eu divino, a humanidade quando se relacionar com a natureza pela ótica da compaixão passará a respeita-la tornando-se novamente parte dela.

Quando falamos em aprendizagem “por projetos” estamos necessariamente nos referenciando à formulação de questões pelo autor do projeto, pelo sujeito que vai construir conhecimento. Partimos do princípio de que o aluno nunca é uma tábua rasa, isto é, partimos do princípio de que ele já pensava antes. (FAGUNDES, 2006)

Com base nas idéias expressas acima, classifique os itens abaixo em CERTO ou ERRADO:

I – Um projeto para aprender vai ser gerado pelos conflitos, pelas perturbações nesse sistema de significações, que constituem o conhecimento particular do aprendiz. Como poderemos ter acesso a esses sistemas? O próprio aluno não tem consciência dele! Por isso, a escolha das variáveis que vão ser testadas na busca de solução de qualquer problema, precisa ser sustentada por um levantamento de questões feitas pelo próprio estudante;

II - Na verdade, no projeto de ensino, tudo parte das decisões do professor, e a ele, ao seu controle, deverá retornar. Como se o professor pudesse dispor de um conhecimento único e verdadeiro para ser transmitido ao estudante e só a ele coubesse decidir o que, como, e com que qualidade deverá ser aprendida;

III - Os Projetos de Aprendizagem configuram uma atividade que pode ser utilizada pelo professor a qualquer momento, para sanar dificuldades, mostrar a aplicabilidade de determinados conteúdos, aumentar e/ou despertar o interesse de seus alunos e principalmente, trabalhar todos os itens acima integrados inserindo as novas tecnologias em suas aulas como elemento de emancipação humana;

IV - Os projetos de aprendizagem favorecem o aprendizado de maneira dinâmica, atrativa, contribuindo ao mesmo tempo para o aperfeiçoamento constante do professor, uma vez que, este passa a interagir mais com os alunos, com sua realidade, com seus interesses.

Assinale a opção correta:

  • A.

    Apenas a afirmativa I é correta

  • B.

    Apenas a afirmativa II é incorreta

  • C.

    Apenas a afirmativa III é correta

  • D.

    Todas as afirmativas são corretas

A noção de infância como temos hoje é ainda muito recente em termos de história. Dessa forma, pode-se considerar que:

  • A.

    o ato de mimar e paparicar as crianças, vistas como meio de entretenimento dos adultos (especialmente da elite), deveria ser extirpado por manter as crianças num estado infantil.

  • B.

    até o fim da Idade Média, inexistia o conceito de infância como um estágio específico do desenvolvimento do ser humano que deveria receber cuidados especiais por sua fragilidade, distinto da vida adulta.

  • C.

    o novo lugar assumido pela infância logo após a Idade Média levou a uma rápida extinção do sentido da infância, e, em consequência, crianças começaram a ser inseridas no mercado de trabalho.

  • D.

    depois da Idade Média, crianças passaram a ser vistas como irrelevantes para os adultos, eram retratadas e vestidas como adultas e, se morressem cedo, podiam ser enterradas em qualquer lugar.

  • E.

    crianças frequentavam espaços de adultos durante a Idade Média, sendo excluídas apenas de festas religiosas que diziam respeito a temas sexuais, como a circuncisão, e outras brincadeiras sexuais comuns na época.

Segundo o Art. 8º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino.

De acordo com a referida Lei, são incumbências do Município os itens abaixo, EXCETO:

  • A.

    assegurar o Ensino Fundamental e oferecer, com prioridade, Ensino Médio a todos que o demandarem.

  • B.

    organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados.

  • C.

    autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino.

  • D.

    oferecer a Educação Infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o Ensino Fundamental.

  • E.

    assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal.

Segundo Coll (2004), o traço mais visível das pessoas com deficiência mental é a rigidez do comportamento. Para explicar essa rigidez, o autor escreve que essas pessoas são capazes de estar e de persistir muito mais tempo que outras pessoas em uma determinada tarefa, por mais repetitiva que seja. Essa condição pode ser compreendida, segundo o autor, a partir

  • A.

    da baixa capacidade intelectual; consequentemente, da dificuldade na adaptação a situações novas.

  • B.

    da incapacidade intelectual; consequentemente, da maior necessidade de manter-se na mesma atividade.

  • C.

    da alta capacidade de atenção; consequentemente, da maior dificuldade em realizar várias atividades.

  • D.

    da incapacidade de concentração; consequentemente, da incapacidade de atenção.

  • E.

    da baixa capacidade intelectual; consequentemente, da maior capacidade de adaptação a situações novas.

Para PERRENOUD, a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos – como saberes, habilidades e informações – para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações se refere à:

  • A.

    Competência em educação;

  • B.

    Projeto Pedagógico;

  • C.

    Equilíbrio educacional;

  • D.

    Capacidade cognitiva.

Você - e todos os professores do Ensino Básico - tem um objetivo prioritário: fazer com que os alunos aprendam a produzir bons textos. Como um professor que acompanha as pesquisas sobre didática, você abandonou de vez as redações sobre as férias, a primavera ou de tema livre. Agora, você trabalha com gêneros e sua aula vai ser sobre fábula. Então, você diz aos alunos que a fábula tem uma narrativa breve, na qual os personagens geralmente são animais tipificados como humanos que se envolvem em uma situação-problema. O enredo se resolve com a solução do problema e uma lição de moral. Depois dessa explicação, você pede para que os alunos produzam cartazes sobre as características da fábula. Sua concepção de ensino de produção de texto mudou mesmo?

  • A.

    Sim. A conversa entre professor e alunos foi uma importante estratégia didática em se tratando da prática de produção de textos: ela permitiu, por exemplo, com que os alunos compreendessem o que é uma fábula. Portanto, eles teriam mais facilidade para redigir

  • B.

    Não, ainda. A escrita é uma prática social e o professor que pretende ensinar a escrever deve ter como referência fundamental os conteúdos envolvidos nas práticas sociais da leitura e da escrita. Isso não se faz verbalmente, como no exemplo acima. É preciso desenvolver os chamados comportamentos leitores e escritores, algo que se conquista por meio da familiarização com os textos em situação de leitura e com a prática da escrita de diferentes gêneros

  • C.

    Sim. Porque o professor criou condições para que os alunos aprendessem a escrever corretamente

  • D.

    Sim. O professor buscou com a atividade fazer com que os alunos identificassem conteúdos trabalhados em aula. Foi adequado solicitar aos alunos que escrevessem sobre o tema abordado

De acordo com a LDBEN, a Educação Física, integrada à Proposta Pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno em alguns casos. NÃO será isento o aluno:

  • A.

    que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas.

  • B.

    maior de 30 anos de idade.

  • C.

    que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física.

  • D.

    que seja atleta.

  • E.

    que tenha prole.

Julgue os itens a seguir, relativos aos fundamentos, aos papéis e às funções dos profissionais de treinamento e desenvolvimento.

O apoio gerencial ao treinamento e o suporte à transferência de aprendizagens na organização resultam em maior motivação dos empregados para aplicação, no trabalho, das habilidades adquiridas.

  • C. Certo
  • E. Errado
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