Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Ao discutir a etiologia da deficiência mental, Coll (2004) afirma que há inúmeros fatores determinantes. Dentre eles, destaca uma distinção clássica das causas. São elas:
primárias, secundárias e terciárias.
primárias, perinatais e terciárias.
pré-natais, perinatais e terciárias.
primárias, peri e pós-natais.
pré, peri e pós-natais.
Leia o trecho da obra de BOFF:
Importa colocar cuidado em tudo, para isso urge desenvolver a dimensão anima que está em nós. Isto significa; conceder direito de cidadania a nossa capacidade de sentir o outro, de ter compaixão com todos os seres que sofrem, de humanos e não humanos, de obedecer à lógica do coração da cordialidade e da beleza do que é lógica, da conquista e do uso utilitário das coisas. (BOFF, 1999).
Sobre o trecho da obra de BOFF é correto afirmar:
O autor expressa o seu desejo em ver a humanidade se relacionar novamente com a natureza respeitando a sua divindade e no processo os seres vivos de um modo geral;
A ideia central é apresentar o cuidado incorporado à natureza humana, para que assim possa apresentar reais sentimentos de compaixão e ação no mundo a sua volta. Parte de uma tomada de responsabilidade dos seres das pessoas e das coisas;
Expressa a possibilidade de divinização do homem na volta ao seu eu primitivo, ligando-o novamente a natureza a sua volta e assim passando a cuidar da mesma;
A dimensão do cuidado aproxima o homem do seu eu divino, a humanidade quando se relacionar com a natureza pela ótica da compaixão passará a respeita-la tornando-se novamente parte dela.
Quando falamos em aprendizagem por projetos estamos necessariamente nos referenciando à formulação de questões pelo autor do projeto, pelo sujeito que vai construir conhecimento. Partimos do princípio de que o aluno nunca é uma tábua rasa, isto é, partimos do princípio de que ele já pensava antes. (FAGUNDES, 2006)
Com base nas idéias expressas acima, classifique os itens abaixo em CERTO ou ERRADO:
I Um projeto para aprender vai ser gerado pelos conflitos, pelas perturbações nesse sistema de significações, que constituem o conhecimento particular do aprendiz. Como poderemos ter acesso a esses sistemas? O próprio aluno não tem consciência dele! Por isso, a escolha das variáveis que vão ser testadas na busca de solução de qualquer problema, precisa ser sustentada por um levantamento de questões feitas pelo próprio estudante;
II - Na verdade, no projeto de ensino, tudo parte das decisões do professor, e a ele, ao seu controle, deverá retornar. Como se o professor pudesse dispor de um conhecimento único e verdadeiro para ser transmitido ao estudante e só a ele coubesse decidir o que, como, e com que qualidade deverá ser aprendida;
III - Os Projetos de Aprendizagem configuram uma atividade que pode ser utilizada pelo professor a qualquer momento, para sanar dificuldades, mostrar a aplicabilidade de determinados conteúdos, aumentar e/ou despertar o interesse de seus alunos e principalmente, trabalhar todos os itens acima integrados inserindo as novas tecnologias em suas aulas como elemento de emancipação humana;
IV - Os projetos de aprendizagem favorecem o aprendizado de maneira dinâmica, atrativa, contribuindo ao mesmo tempo para o aperfeiçoamento constante do professor, uma vez que, este passa a interagir mais com os alunos, com sua realidade, com seus interesses.
Assinale a opção correta:
Apenas a afirmativa I é correta
Apenas a afirmativa II é incorreta
Apenas a afirmativa III é correta
Todas as afirmativas são corretas
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A noção de infância como temos hoje é ainda muito recente em termos de história. Dessa forma, pode-se considerar que:
o ato de mimar e paparicar as crianças, vistas como meio de entretenimento dos adultos (especialmente da elite), deveria ser extirpado por manter as crianças num estado infantil.
até o fim da Idade Média, inexistia o conceito de infância como um estágio específico do desenvolvimento do ser humano que deveria receber cuidados especiais por sua fragilidade, distinto da vida adulta.
o novo lugar assumido pela infância logo após a Idade Média levou a uma rápida extinção do sentido da infância, e, em consequência, crianças começaram a ser inseridas no mercado de trabalho.
depois da Idade Média, crianças passaram a ser vistas como irrelevantes para os adultos, eram retratadas e vestidas como adultas e, se morressem cedo, podiam ser enterradas em qualquer lugar.
crianças frequentavam espaços de adultos durante a Idade Média, sendo excluídas apenas de festas religiosas que diziam respeito a temas sexuais, como a circuncisão, e outras brincadeiras sexuais comuns na época.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Segundo o Art. 8º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino.
De acordo com a referida Lei, são incumbências do Município os itens abaixo, EXCETO:
assegurar o Ensino Fundamental e oferecer, com prioridade, Ensino Médio a todos que o demandarem.
organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados.
autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino.
oferecer a Educação Infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o Ensino Fundamental.
assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Coll (2004), o traço mais visível das pessoas com deficiência mental é a rigidez do comportamento. Para explicar essa rigidez, o autor escreve que essas pessoas são capazes de estar e de persistir muito mais tempo que outras pessoas em uma determinada tarefa, por mais repetitiva que seja. Essa condição pode ser compreendida, segundo o autor, a partir
da baixa capacidade intelectual; consequentemente, da dificuldade na adaptação a situações novas.
da incapacidade intelectual; consequentemente, da maior necessidade de manter-se na mesma atividade.
da alta capacidade de atenção; consequentemente, da maior dificuldade em realizar várias atividades.
da incapacidade de concentração; consequentemente, da incapacidade de atenção.
da baixa capacidade intelectual; consequentemente, da maior capacidade de adaptação a situações novas.
Para PERRENOUD, a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos como saberes, habilidades e informações para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações se refere à:
Competência em educação;
Projeto Pedagógico;
Equilíbrio educacional;
Capacidade cognitiva.
Você - e todos os professores do Ensino Básico - tem um objetivo prioritário: fazer com que os alunos aprendam a produzir bons textos. Como um professor que acompanha as pesquisas sobre didática, você abandonou de vez as redações sobre as férias, a primavera ou de tema livre. Agora, você trabalha com gêneros e sua aula vai ser sobre fábula. Então, você diz aos alunos que a fábula tem uma narrativa breve, na qual os personagens geralmente são animais tipificados como humanos que se envolvem em uma situação-problema. O enredo se resolve com a solução do problema e uma lição de moral. Depois dessa explicação, você pede para que os alunos produzam cartazes sobre as características da fábula. Sua concepção de ensino de produção de texto mudou mesmo?
Sim. A conversa entre professor e alunos foi uma importante estratégia didática em se tratando da prática de produção de textos: ela permitiu, por exemplo, com que os alunos compreendessem o que é uma fábula. Portanto, eles teriam mais facilidade para redigir
Não, ainda. A escrita é uma prática social e o professor que pretende ensinar a escrever deve ter como referência fundamental os conteúdos envolvidos nas práticas sociais da leitura e da escrita. Isso não se faz verbalmente, como no exemplo acima. É preciso desenvolver os chamados comportamentos leitores e escritores, algo que se conquista por meio da familiarização com os textos em situação de leitura e com a prática da escrita de diferentes gêneros
Sim. Porque o professor criou condições para que os alunos aprendessem a escrever corretamente
Sim. O professor buscou com a atividade fazer com que os alunos identificassem conteúdos trabalhados em aula. Foi adequado solicitar aos alunos que escrevessem sobre o tema abordado
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
De acordo com a LDBEN, a Educação Física, integrada à Proposta Pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno em alguns casos. NÃO será isento o aluno:
que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas.
maior de 30 anos de idade.
que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física.
que seja atleta.
que tenha prole.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens a seguir, relativos aos fundamentos, aos papéis e às funções dos profissionais de treinamento e desenvolvimento.
O apoio gerencial ao treinamento e o suporte à transferência de aprendizagens na organização resultam em maior motivação dos empregados para aplicação, no trabalho, das habilidades adquiridas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...