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Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Ao discutir a psicometria e sua relação com a deficiência mental, Coll (2004) apresenta o cálculo do Quociente Intelectual (QI). Esse cálculo acompanhou o enfoque médico desde o início do século XX e é utilizado ainda hoje. Trata-se de
idade cronológica dividida pela idade mental e o resultado multiplicado por 100.
idade mental multiplicada pela idade cronológica e o resultado dividido por 100.
idade cronológica subtraída da idade mental e o resultado dividido por 100.
idade mental dividida pela idade cronológica e o resultado multiplicado por 100.
idade cronológica multiplicada pela idade mental e o resultado dividido por 50.
A inclusão da pessoa com deficiência na unidade escolar é uma conquista que vem se constituindo a cada dia. O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica e precisa estar presente nas discussões, nos debates, nas práticas cotidianas e acima de tudo em políticas públicas que resultem na garantia dos direitos da pessoa com deficiência, direitos estes que se consolidam em práticas que superem a exclusão e garantam que todos possam conviver e aprender juntos. Com base na perspectiva da Educação Inclusiva, analise as afirmativas abaixo e assinale C para certo e E para errado:
C C C C E
C C C C C
C C E E C
C C E C - C
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Toda metodologia de ensino, para ser utilizada, deve ser organizada, levando-se em conta:
1. as condições reais de tempo.
2. a autorização formal e por escrito da direção da instituição de ensino, para se utilizar a metodologia selecionada.
3. as condições reais do local.
4. o conhecimento real dos estudantes.
5. as possibilidades de participação efetiva dos estudantes.
6. se a forma de avaliação privilegia estratégias pautadas na concepção quantitativa.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 3, 4, 5 e 6.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4, 5 e 6.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Com relação às políticas educativas, qual é o papel estratégico das Secretarias de Educação?
Fiscalizarem ininterruptamente o trabalho docente.
Contratarem os docentes e orientá-los para realizarem o trabalho pedagógico pautado em suas próprias concepções.
Repassarem mensalmente um valor para cada instituição de ensino administrar as despesas com folha de pagamento e estrutura física.
Elaborarem mensalmente instrumentos de avaliação para averiguar o desempenho dos estudantes
Terem a responsabilidade no processo de construção, seguimento e avaliação participativa e democrática das políticas educativas.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A Lei de Diretrizes e Bases da Educacional estabelece em seu Art. 7º que o ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições:
cumprimento das normas gerais da educação nacional e do respectivo sistema de ensino; autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público e capacidade de autofinanciamento, ressalvado o previsto no Art. 213 da Constituição Federal.
cumprimento das normas gerais da educação nacional e autorização e avaliação de qualidade pelo Poder Público.
cumprimento das normas gerais da educação nacional; autorização e avaliação de qualidade, pelo Poder Público, segundo as normas dos Conselhos Federal e Estadual de Educação e garantia pelo Poder Público de mecanismos de controle indispensáveis à necessária autorização para a cobrança de taxas, mensalidades e quaisquer outros pagamentos.
cumprimento das normas gerais da educação nacional.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca da educação, do treinamento e do desenvolvimento, julgue os itens seguintes.
O treinamento representa um valor particular para a organização, mas não para o indivíduo, por ser instrumento para o alcance das metas organizacionais, e não para a obtenção pelos trabalhadores de resultados como promoção ou aumento de salário.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em seu texto sobre os alunos com deficiência mental, Coll (2004) escreve:
O que hoje se entende como deficiência mental foi identificada e conhecida no passado, mas apenas passou a ser objeto de atenção médica e pedagógica e de estudo científico a partir do _____________ .
Assinale a alternativa que completa essa afirmação.
início do século XVIII
final do século XV
final do século XVIII
início do século XX
final do século XIX
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A partir de estudos realizados, pode-se dizer que para o professor fazer uso de uma metodologia de ensino, é preciso:
conhecer suas características, justificativa, etapas e implicações.
aplicar mecanicamente somente algumas etapas descritas no método escolhido.
seguir linearmente todas as etapas previstas no método escolhido.
selecionar somente as características mais interessantes da metodologia escolhida para aplicar.
utilizar as técnicas previstas na metodologia escolhida somente quando o professor sentir necessidade.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Estudos realizados apontam que a finalidade das políticas educacionais deve de ser:
o reconhecimento e a garantia do direito à educação para todos e para todas.
o reconhecimento e a garantia do direito à educação para uma parcela da população.
a garantia a permanência nas instituições de ensino, preferencialmente, para os estudantes que apresentam os melhores índices de aproveitamento escolar.
elaborar exclusivamente os subsídios teóricos e metodológicos para serem implementados pelas instituições de ensino.
definir a linha filosófica coerente com os interesses do governo para as instituições aplicarem rigorosamente em seus espaços educacionais.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Sobre o a presença de música do currículo da Educação Básica, é correto afirmar:
Música é componente curricular obrigatório.
Música é conteúdo obrigatório e exclusivo do componente curricular Arte.
Música é conteúdo obrigatório, mas não exclusivo do componente curricular Arte.
Música e Arte devem ser trabalhadas em EducaçãoArtística.
Música e Arte são componentes curriculares facultativos para os alunos.
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