Questões de Pedagogia

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Ao discutir a psicometria e sua relação com a deficiência mental, Coll (2004) apresenta o cálculo do Quociente Intelectual (QI). Esse cálculo acompanhou o enfoque médico desde o início do século XX e é utilizado ainda hoje. Trata-se de

  • A.

    idade cronológica dividida pela idade mental e o resultado multiplicado por 100.

  • B.

    idade mental multiplicada pela idade cronológica e o resultado dividido por 100.

  • C.

    idade cronológica subtraída da idade mental e o resultado dividido por 100.

  • D.

    idade mental dividida pela idade cronológica e o resultado multiplicado por 100.

  • E.

    idade cronológica multiplicada pela idade mental e o resultado dividido por 50.

A inclusão da pessoa com deficiência na unidade escolar é uma conquista que vem se constituindo a cada dia. O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica e precisa estar presente nas discussões, nos debates, nas práticas cotidianas e acima de tudo em políticas públicas que resultem na garantia dos direitos da pessoa com deficiência, direitos estes que se consolidam em práticas que superem a exclusão e garantam que todos possam conviver e aprender juntos. Com base na perspectiva da Educação Inclusiva, analise as afirmativas abaixo e assinale C para certo e E para errado:

Assinale a opção CORRETA:

  • A.

    C – C – C – C – E

  • B.

    C – C – C – C – C

  • C.

    C – C – E – E – C

  • D.

    C – C – E – C - C

Toda metodologia de ensino, para ser utilizada, deve ser organizada, levando-se em conta:

1. as condições reais de tempo.

2. a autorização formal e por escrito da direção da instituição de ensino, para se utilizar a metodologia selecionada.

3. as condições reais do local.

4. o conhecimento real dos estudantes.

5. as possibilidades de participação efetiva dos estudantes.

6. se a forma de avaliação privilegia estratégias pautadas na concepção quantitativa.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 3, 4, 5 e 6.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4, 5 e 6.

Com relação às políticas educativas, qual é o papel estratégico das Secretarias de Educação?

  • A.

    Fiscalizarem ininterruptamente o trabalho docente.

  • B.

    Contratarem os docentes e orientá-los para realizarem o trabalho pedagógico pautado em suas próprias concepções.

  • C.

    Repassarem mensalmente um valor para cada instituição de ensino administrar as despesas com folha de pagamento e estrutura física.

  • D.

    Elaborarem mensalmente instrumentos de avaliação para averiguar o desempenho dos estudantes

  • E.

    Terem a responsabilidade no processo de construção, seguimento e avaliação participativa e democrática das políticas educativas.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educacional estabelece em seu Art. 7º que o ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições:

  • A.

    cumprimento das normas gerais da educação nacional e do respectivo sistema de ensino; autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público e capacidade de autofinanciamento, ressalvado o previsto no Art. 213 da Constituição Federal.

  • B.

    cumprimento das normas gerais da educação nacional e autorização e avaliação de qualidade pelo Poder Público.

  • C.

    cumprimento das normas gerais da educação nacional; autorização e avaliação de qualidade, pelo Poder Público, segundo as normas dos Conselhos Federal e Estadual de Educação e garantia pelo Poder Público de mecanismos de controle indispensáveis à necessária autorização para a cobrança de taxas, mensalidades e quaisquer outros pagamentos.

  • D.

    cumprimento das normas gerais da educação nacional.

  • E. avaliação de qualidade pelo Poder Público.

Acerca da educação, do treinamento e do desenvolvimento, julgue os itens seguintes.

O treinamento representa um valor particular para a organização, mas não para o indivíduo, por ser instrumento para o alcance das metas organizacionais, e não para a obtenção pelos trabalhadores de resultados como promoção ou aumento de salário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em seu texto sobre os alunos com deficiência mental, Coll (2004) escreve:

O que hoje se entende como deficiência mental foi identificada e conhecida no passado, mas apenas passou a ser objeto de atenção médica e pedagógica e de estudo científico a partir do _____________ .

Assinale a alternativa que completa essa afirmação.

  • A.

    início do século XVIII

  • B.

    final do século XV

  • C.

    final do século XVIII

  • D.

    início do século XX

  • E.

    final do século XIX

A partir de estudos realizados, pode-se dizer que para o professor fazer uso de uma metodologia de ensino, é preciso:

  • A.

    conhecer suas características, justificativa, etapas e implicações.

  • B.

    aplicar mecanicamente somente algumas etapas descritas no método escolhido.

  • C.

    seguir linearmente todas as etapas previstas no método escolhido.

  • D.

    selecionar somente as características mais interessantes da metodologia escolhida para aplicar.

  • E.

    utilizar as técnicas previstas na metodologia escolhida somente quando o professor sentir necessidade.

Estudos realizados apontam que a finalidade das políticas educacionais deve de ser:

  • A.

    o reconhecimento e a garantia do direito à educação para todos e para todas.

  • B.

    o reconhecimento e a garantia do direito à educação para uma parcela da população.

  • C.

    a garantia a permanência nas instituições de ensino, preferencialmente, para os estudantes que apresentam os melhores índices de aproveitamento escolar.

  • D.

    elaborar exclusivamente os subsídios teóricos e metodológicos para serem implementados pelas instituições de ensino.

  • E.

    definir a linha filosófica coerente com os interesses do governo para as instituições aplicarem rigorosamente em seus espaços educacionais.

Sobre o a presença de música do currículo da Educação Básica, é correto afirmar:

  • A.

    Música é componente curricular obrigatório.

  • B.

    Música é conteúdo obrigatório e exclusivo do componente curricular “Arte”.

  • C.

    Música é conteúdo obrigatório, mas não exclusivo do componente curricular “Arte”.

  • D.

    Música e Arte devem ser trabalhadas em EducaçãoArtística.

  • E.

    Música e Arte são componentes curriculares facultativos para os alunos.

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