Questões de Pedagogia

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Acerca da educação, do treinamento e do desenvolvimento, julgue os itens seguintes.

A educação é o nível mais amplo das ações de aprendizagem, que têm por finalidade a formação permanente voltada para a qualificação profissional dos indivíduos em longo prazo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Finnie, a brincadeira dá à criança com paralisia cerebral a oportunidade de desenvolver as habilidades intelectuais, emocionais, de comunicação, habilidades motoras amplas e finas. No entanto, por causa de suas dificuldades físicas e dependendo da severidade e do tipo de paralisia cerebral, incluindo qualquer dano de visão e/ ou aprendizagem, seu progresso pode ser lento. A autora considera que a criança com paralisia cerebral será capaz de aprender enquanto brinca, mas é essencial levar em consideração alguns aspectos:

I. oferecer brinquedos de tamanhos e texturas variados, ao mesmo tempo, independentemente do seu nível de desenvolvimento, favorecendo a aquisição de novas experiências;

II. observar se a posição em que está fornece uma base segura e a estabilização necessária para que a fixação do braço e pulso seja possível;

III. estar ciente de seu nível de tolerância e de sua habilidade para concentrar-se;

IV. deixar a criança sentada em uma mesma posição por longo período do dia, restringindo determinados movimentos característicos do quadro motor.

Está correto o que se afirma apenas em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

O governo federal sancionou, em março de 2003, a Lei nº 10.639/03-MEC, que altera a LDB (Lei Diretrizes e Bases) e estabelece as Diretrizes Curriculares para a implementação da mesma. A Lei nº 10.639, instituiu a obrigatoriedade do ensino da História da África e dos africanos no currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio. Essa decisão resgata historicamente a contribuição dos negros na construção e formação da sociedade brasileira e é fundamentadaemquestões:

  • A.

    históricas, sociais e antropológicas.

  • B.

    filosóficas, culturais e antropológicas.

  • C.

    culturais, históricas e sociológicas.

  • D.

    humanísticas, sociais e antropológicas.

  • E.

    históricas, culturais e filosóficas.

O que significa sistema educacional?

  • A.

    Uma ordenação desmembrada dos vários elementos necessários à consecução dos objetivos educacionais preconizados para a população à qual se destina.

  • B.

    Uma ordenação articulada dos vários elementos necessários à consecução dos objetivos educacionais recomendados para a população à qual se destina.

  • C.

    Uma estrutura rígida, com elementos organizados de maneira fragmentada e destinados à população em geral.

  • D.

    Uma grade curricular estruturada linearmente, contendo vários elementos necessários à consecução dos objetivos educacionais recomendados para a população à qual se destina.

  • E.

    Uma grade curricular estruturada linearmente, contendo vários elementos necessários à consecução dos objetivos educacionais recomendados, exclusivamente, para as instituições públicas.

Considerando o que cada um dos indicadores educacionais mede, assinale a alternativa que corresponde à operação realizada para definir a matrícula final de um estabelecimento de ensino.

  • A.

    MF = AA – AR – AE – TE + TR.

  • B.

    MF = AA + AR + TR – TE.

  • C.

    MF = MI – AE – TE + TR.

  • D.

    MF = MI + TR + AE – TE.

São trabalhados obrigatoriamente mesmo que sob a forma de temas transversais, os conteúdos de:

  • A.

    Educação para o Trânsito, Estatuto do Idoso, Estatuto da Criança e doAdolescente e Educação Ambiental.

  • B.

    Educação para o Trânsito, Estatuto do Idoso, Estatuto da Criança e do Adolescente e Língua Espanhola.

  • C.

    Educação para o Trânsito, Estatuto do Idoso, Estatuto da Criança e do Adolescente e Língua Espanhola.

  • D.

    Educação para o Trânsito, Estatuto do Idoso, Estatuto da Criança e doAdolescente eArte.

  • E.

    Educação para o Trânsito, Estatuto da Criança e do Adolescente, Língua Espanhola e Educação Física.

Tomando como referência o projeto pedagógico e a gestão educacional decorrente de sua concepção, julgue os itens subsequentes.

No projeto pedagógico, definem-se, independentemente do contexto sociopolítico em que esteja inserida a instituição escolar, as ações educativas e as características necessárias para que a escola alcance seus objetivos de aprendizagem, de modo a evitar prejuízos à formação dos estudantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Martín (et al) ressalta a importância da organização de conteúdos e estratégias metodológicas a todos os alunos, incluindo especialmente os que apresentam inabilidades. Contudo, para que isso aconteça, é fundamental que os profissionais

  • A.

    mantenham objetivos inflexíveis, estabelecidos a partir de políticas educativas.

  • B.

    mantenham os currículos escolares baseados nas necessidades ou nos níveis de habilidades do aluno.

  • C.

    mudem seus valores e crenças acerca da inclusão.

  • D.

    mantenham atitudes abertas e flexíveis.

  • E.

    estabeleçam políticas educativas de atendimento.

Com base nessa citação, pode-se afirmar que o papel do educador em relação às atividades de expressão artísticas é

  • A.

    ensinar a expressão artística com base na realidade observável e valorizar o trabalho criador do aluno.

  • B.

    não interferir na atividade criadora da criança e orientar o uso dos instrumentos (pincéis, guaches, massa plástica).

  • C.

    trabalhar com modelos de desenhos e distribuir os instrumentos individualmente.

  • D.

    avaliar os trabalhos artísticos infantis com padrões estéticos adultos e estimular o processo de criação dos alunos.

  • E.

    ter amplo domínio das emoções infantis para o planejamento das atividades de expressão artística e estimular a criatividade infantil.

Em relação à organização curricular da educação básica, é correto afirmar:

  • A.

    A Língua Espanhola é de oferta obrigatória para todas as instituições de educação básica.

  • B.

    A Língua Espanhola é de oferta obrigatória para todas as instituições de educação básica e opcional para os alunos do Ensino Médio.

  • C.

    A Língua Espanhola é de oferta obrigatória para todas as instituições de educação básica e opcional para os alunos do Ensino Fundamental.

  • D.

    A Língua Espanhola é de oferta obrigatória para as instituições de Ensino Médio, sendo facultativa para os alunos.

  • E.

    A língua Espanhola é obrigatória nas instituições de educação básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos e de Educação a Distância para os alunos do MERCOSUL.

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