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Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca da educação, do treinamento e do desenvolvimento, julgue os itens seguintes.
A educação é o nível mais amplo das ações de aprendizagem, que têm por finalidade a formação permanente voltada para a qualificação profissional dos indivíduos em longo prazo.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Finnie, a brincadeira dá à criança com paralisia cerebral a oportunidade de desenvolver as habilidades intelectuais, emocionais, de comunicação, habilidades motoras amplas e finas. No entanto, por causa de suas dificuldades físicas e dependendo da severidade e do tipo de paralisia cerebral, incluindo qualquer dano de visão e/ ou aprendizagem, seu progresso pode ser lento. A autora considera que a criança com paralisia cerebral será capaz de aprender enquanto brinca, mas é essencial levar em consideração alguns aspectos:
I. oferecer brinquedos de tamanhos e texturas variados, ao mesmo tempo, independentemente do seu nível de desenvolvimento, favorecendo a aquisição de novas experiências;
II. observar se a posição em que está fornece uma base segura e a estabilização necessária para que a fixação do braço e pulso seja possível;
III. estar ciente de seu nível de tolerância e de sua habilidade para concentrar-se;
IV. deixar a criança sentada em uma mesma posição por longo período do dia, restringindo determinados movimentos característicos do quadro motor.
Está correto o que se afirma apenas em
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
O governo federal sancionou, em março de 2003, a Lei nº 10.639/03-MEC, que altera a LDB (Lei Diretrizes e Bases) e estabelece as Diretrizes Curriculares para a implementação da mesma. A Lei nº 10.639, instituiu a obrigatoriedade do ensino da História da África e dos africanos no currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio. Essa decisão resgata historicamente a contribuição dos negros na construção e formação da sociedade brasileira e é fundamentadaemquestões:
históricas, sociais e antropológicas.
filosóficas, culturais e antropológicas.
culturais, históricas e sociológicas.
humanísticas, sociais e antropológicas.
históricas, culturais e filosóficas.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
O que significa sistema educacional?
Uma ordenação desmembrada dos vários elementos necessários à consecução dos objetivos educacionais preconizados para a população à qual se destina.
Uma ordenação articulada dos vários elementos necessários à consecução dos objetivos educacionais recomendados para a população à qual se destina.
Uma estrutura rígida, com elementos organizados de maneira fragmentada e destinados à população em geral.
Uma grade curricular estruturada linearmente, contendo vários elementos necessários à consecução dos objetivos educacionais recomendados para a população à qual se destina.
Uma grade curricular estruturada linearmente, contendo vários elementos necessários à consecução dos objetivos educacionais recomendados, exclusivamente, para as instituições públicas.
Considerando o que cada um dos indicadores educacionais mede, assinale a alternativa que corresponde à operação realizada para definir a matrícula final de um estabelecimento de ensino.
MF = AA AR AE TE + TR.
MF = AA + AR + TR TE.
MF = MI AE TE + TR.
MF = MI + TR + AE TE.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
São trabalhados obrigatoriamente mesmo que sob a forma de temas transversais, os conteúdos de:
Educação para o Trânsito, Estatuto do Idoso, Estatuto da Criança e doAdolescente e Educação Ambiental.
Educação para o Trânsito, Estatuto do Idoso, Estatuto da Criança e do Adolescente e Língua Espanhola.
Educação para o Trânsito, Estatuto do Idoso, Estatuto da Criança e do Adolescente e Língua Espanhola.
Educação para o Trânsito, Estatuto do Idoso, Estatuto da Criança e doAdolescente eArte.
Educação para o Trânsito, Estatuto da Criança e do Adolescente, Língua Espanhola e Educação Física.
Tomando como referência o projeto pedagógico e a gestão educacional decorrente de sua concepção, julgue os itens subsequentes.
No projeto pedagógico, definem-se, independentemente do contexto sociopolítico em que esteja inserida a instituição escolar, as ações educativas e as características necessárias para que a escola alcance seus objetivos de aprendizagem, de modo a evitar prejuízos à formação dos estudantes.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Martín (et al) ressalta a importância da organização de conteúdos e estratégias metodológicas a todos os alunos, incluindo especialmente os que apresentam inabilidades. Contudo, para que isso aconteça, é fundamental que os profissionais
mantenham objetivos inflexíveis, estabelecidos a partir de políticas educativas.
mantenham os currículos escolares baseados nas necessidades ou nos níveis de habilidades do aluno.
mudem seus valores e crenças acerca da inclusão.
mantenham atitudes abertas e flexíveis.
estabeleçam políticas educativas de atendimento.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Com base nessa citação, pode-se afirmar que o papel do educador em relação às atividades de expressão artísticas é
ensinar a expressão artística com base na realidade observável e valorizar o trabalho criador do aluno.
não interferir na atividade criadora da criança e orientar o uso dos instrumentos (pincéis, guaches, massa plástica).
trabalhar com modelos de desenhos e distribuir os instrumentos individualmente.
avaliar os trabalhos artísticos infantis com padrões estéticos adultos e estimular o processo de criação dos alunos.
ter amplo domínio das emoções infantis para o planejamento das atividades de expressão artística e estimular a criatividade infantil.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Em relação à organização curricular da educação básica, é correto afirmar:
A Língua Espanhola é de oferta obrigatória para todas as instituições de educação básica.
A Língua Espanhola é de oferta obrigatória para todas as instituições de educação básica e opcional para os alunos do Ensino Médio.
A Língua Espanhola é de oferta obrigatória para todas as instituições de educação básica e opcional para os alunos do Ensino Fundamental.
A Língua Espanhola é de oferta obrigatória para as instituições de Ensino Médio, sendo facultativa para os alunos.
A língua Espanhola é obrigatória nas instituições de educação básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos e de Educação a Distância para os alunos do MERCOSUL.
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