Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Gaspariam (2005) explica a importância da visão sistêmica da escola por parte do orientador pedagógico. Sobre este tema é correta a afirmativa.
conhecimento parcial das diferenças que ocorrem no sistema educativo
sistematização da aprendizagem, garantindo ao aluno matrícula e materiais didáticos.
pressupõe a difícil tarefa de resolver os problemas de indisciplina na sala de aula.
preponderância da formação intelectual X formação integral.
percepção total da escola: seu funcionamento, sua estrutura o conhecimento relacional de cada sujeito que atua na escola.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo a citação, os conteúdos matemáticos na Educação Infantil
devem ser trabalhados por meio da experiência direta e adequados às etapas do desenvolvimento cognitivo da criança.
têm o papel fundamental de sedimentar as bases genéticas da cognição infantil.
servem para fixar conceitos matemáticos necessários para o prosseguimento dos estudos no ensino fundamental.
são importantes para estabelecer relações de quantificação e devem ser trabalhados isentos dos critérios científicos.
são importantes para estabelecer relações de quantificação e devem ser trabalhados isentos dos critérios científicos.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A respeito do processo de avaliação das Instituições de Ensino Superior, pesquisadores apontam que a melhora Institucional realiza-se em dois planos complementares. Quais são esses planos?
O ativo e o passivo
O individual e o coletivo
O homogêneo e o heterogêneo
O autoritário e o democrático
O Linear e o cíclico
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Gestão escolar diz respeito às atividades de planejamento, execução e avaliação que dirigentes e professores precisam desenvolver para levar adiante seus projetos educacionais e curriculares. A execução de um plano é, por natureza, um processo dinâmico e flexível que para funcionar de forma adequada, como elemento facilitador de uma gestão para mudança, exige talento político e:
formação.
liderança.
competências.
informação.
especialização.
Lúcia é professora em uma escola pública e ministra aulas no Ensino Fundamental no 2º ano (1ª série). Rachel, sua colega de turno, solicitou sua ajuda para montar os agrupamentos e reagrupamentos com sua sala, com o objetivo de fornecer a aprendizagem de todos os seus alunos com relação à leitura. Rachel tem algumas informações sobre o perfil dos seus alunos e, também, registros sobre as hipóteses de escrita das crianças. Lúcia ofereceu as seguintes orientações a Rachel para que o planejamento dos agrupamentos seja produtivo e atinja os objetivos de aprendizagem dos alunos:
realizar uma atividade diferente com cada aluno, tendo o professor como o único informante durante o desenvolvimento da atividade.
desenvolver atividades com pouco desafio, intervir da mesma maneira com todos os alunos e definir o número de participantes nos agrupamentos.
organizar atividades em pequenos grupos, definir o número de participantes em cada grupo e estabelecer critérios de seleção dos participantes.
planejar os agrupamentos junto com os alunos, sendo que eles devem escolher com quem desejam realizar a atividade.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Mulhollande foi um dos primeiros fisioterapeutas a defender a ideia de que com relação às crianças com paralisia cerebral, uma postura assentada ideal poderia minimizar os efeitos do tônus anormal, maximizando suas capacidades. Chaves (et al), in Teixeira (org.), destaca que o conceito e a prática da adequação postural, também conhecida pelo termo seating, são recentes. De acordo com essa autora, a adequação postural tem como objetivos:
I. proporcionar suporte corporal e aliviar pressão;
II. favorecer o processo de desenvolvimento e a aquisição de conhecimentos;
III. incrementar a função, ser confortável e permitir alterações e ajustes;
IV. desenvolver recursos e estratégias que favoreçam a interação da pessoa que apresenta deficiência física com o meio.
É correto o que se afirma apenas em
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Considerando a necessária formação do orientador pedagógico escolar, os benefícios de sua atuação profissional torna-se imprescindível:
obter uma visão global da escola como uma organização social, cultural e humana.
abster-se do conhecimento das práticas administrativas.
evitar o envolvimento com alunos e seus familiares.
manter-se afastado Conselho Escolar.
dificultar a articulação escola-comunidade.
Que tipo de planejamento apresenta a seguinte definição: é a previsão dos conhecimentos a serem desenvolvidos e das atividades a serem realizadas em uma determinada classe, durante um certo período de tempo, geralmente durante o ano ou semestre letivo?
Planejamento de unidade.
Planejamento educacional.
Planejamento de aula.
Planejamento de curso.
Planejamento escolar.
O Islã, complexa civilização que iluminou a cultura medieval ocidental, concentrava sua educação em comunhão:
com a leitura;
com a instrução;
com a dedicação;
com a obediência;
com a penitência.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Com relação à trajetória da avaliação Institucional no Brasil, é possível dizer que na concepção de que a avaliação deveria ser utilizada como forma de as Instituições de Ensino Superior prestarem contas à sociedade, dos recursos recebidos e justificarem os investimentos realizados, surgiu, em 1983, a primeira proposta de avaliação da educação superior no Brasil, que foi o(a):
Exame Nacional de Cursos (ENC)
Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG)
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)
Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB)
Programa de Avaliação da Reforma Universitária (PARU)
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...