Questões de Pedagogia

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Segundo FREIRE (1996: 96), “o bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento, surpreendem suas pausas, dúvidas e incertezas...” Sobre a relação professor/aluno, o primeiro a colocar a importância da linguagem, da fala e do discurso nos processos de transformação do professor foi:

  • A.

    Lacan.

  • B.

    Vigotsky.

  • C.

    Stern

  • D.

    Piaget.

  • E.

    Freud.

Embora a transversalidade implique que os conteúdos dos Temas Transversais sejam contemplados pelas áreas e não configurem um aprendizado à parte, todos os temas têm, explicitados em seus documentos, o conjunto de conceitos, procedimentos, atitudes e valores a serem ensinados e aprendidos.

As afirmativas seguintes apresentam especificidades dos conteúdos dosTemasTransversais, EXCETO:

  • A.

    Quanto à divisão dos conteúdos, considerou-se que nos Temas Transversais não há nada que, a priori , justifique uma sequenciação de conteúdos.

  • B.

    Os conteúdos podem ser abordados em qualquer ciclo, variando apenas o grau de profundidade e abrangência com que serão trabalhados.

  • C.

    A transversalidade possibilita ao professor desenvolver o trabalho com uma abordagem mais dinâmica e menos formalista.

  • D.

    Os Temas Transversais precisam necessariamente ser oferecidos aos alunos na sequência em que são apresentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

  • E.

    Os conteúdos de cada tema foram organizados de forma a reunir os diversos conteúdos em função dos principais eixos de cada tema.

O alfabeto da Língua Portuguesa é composto por 26 letras, que possibilitam a escrita de todas as palavras da língua. O professor deve apresentá-lo aos alunos seguindo a ordem, o que facilita a compreensão do todo e a distinção de cada unidade, além de dar condição aos alunos de ampliarem sua compreensão sobre

  • A.

    os nomes das letras, familiarizando-se com a ortografia, pontuação, paragrafação na ordem alfabética.

  • B.

    a cultura escrita, familiarizando-se com um conhecimento de grande utilidade social, visto que muitos dos nossos escritos se organizam pela ordem alfabética.

  • C.

    a cultura escrita, familiarizando-se com o conhecimento de escrita de palavras, frases e textos.

  • D.

    o conhecimento de ortografia, pontuação, paragrafação e sua compreensão sobre como escrever palavras e frases sem erros ortográficos.

Segundo Reily, os sistemas de comunicação alternativa são recursos necessários para pessoas que apresentam impedimentos ou prejuízos na produção de sons e palavras reconhecíveis na língua. A autora aponta alguns grupos que podem se beneficiar do uso dos sistemas de comunicação. São pessoas que necessitam I. a lon

go prazo, de um meio alternativo de expressão, mas que preservam a capacidade de compreensão da linguagem oral;

II. de comunicação alternativa como estímulo para aquisição de habilidade e competências;

III. de comunicação alternativa para aquisição de linguagem;

IV. temporariamente de um auxílio de comunicação, pois há expectativa de aquisição ou retomada da fala no futuro.

Está correto o que se afirma apenas em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I e IV.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    I, III e IV.

Essa citação indica

  • A.

    uma preocupação em estimular o raciocínio simbólico das crianças pequenas.

  • B.

    atividades que precedem as aulas de matemática na pré- -escola.

  • C.

    a familiarização com elementos numéricos por meio de aproximações com as atividades do cotidiano.

  • D.

    a construção de competências matemáticas e aplicação de conceitos de peso, altura e sequências numéricas.

  • E.

    o desenvolvimento de relações de proporções por meio de atividades que envolvem o raciocínio lógico dedutivo.

Estudos evidenciam que a questão da Avaliação Institucional nas universidades brasileiras foi problemática discutida pelo movimento docente que, a partir de 1982, inicia um amplo debate coordenado pela(o):

  • A.

    Ministério da Educação e Desportos.

  • B.

    Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior.

  • C.

    Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação.

  • D.

    Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.

  • E.

    Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior.

A Teoria da Modificabilidade Cognitiva diz que a inteligência é algo dinâmico, com possibilidades de mudança.Oautor dessa teoria foi:

  • A.

    Reuven Feuerstein.

  • B.

    Jean Piaget.

  • C.

    Jorge Visca.

  • D.

    David Elkind.

  • E.

    HenryWallon.

A inclusão de questões sociais no currículo escolar não é uma preocupação inédita. Os Parâmetros Curriculares Nacionais incorporam essa tendência e a incluem no currículo de forma a comporumconjunto articulado e aberto de novos temas, buscando um tratamento didático que contemplem sua complexidade e sua dinâmica. De acordo com os PCNs, osTemasTransversais:

I. têm a mesma impor tância das áreas convencionais.

II. podem ser priorizados e contextualizados de acordo com as diferenças locais.

 III. devem ser utilizados, mas não têm a mesma importância que as áreas convencionais.

Está(ão) correta(s):

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas II e III.

  • C.

    Apenas I.

  • D.

    Apenas II.

  • E.

    Apenas III.

Therrién (1995) salienta o quanto os estudos sobre a formação do professor ainda persistem em uma dissociação entre a formação e a prática cotidiana, não enfatizando os saberes da experiência. Segundo o autor, esses saberes da experiência, que se caracterizam por serem originados na prática cotidiana da profissão, podem refletir tanto a dimensão da razão

  • A.

    instrumental, que implica um saber-fazer ou saber-agir, quanto a dimensão da razão interativa, que permite supor, julgar, decidir e modificar de acordo com os condicionamentos das situações complexas.

  • B.

    instrumental, que implica a transmissão do saber pelo professor, que detém todo o conhecimento a ser repassado pelo aluno, quanto a dimensão da razão interativa, que implica num saber-fazer ou saber-agir.

  • C.

    interativa, que implica um saber-fazer ou saber-agir, quanto a dimensão instrumental, que permite supor, julgar, decidir, modificar de acordo com os condicionamentos de situações complexas.

  • D.

    interativa, que implica a transmissão do saber pelo professor que detém todo o conhecimento a ser repassado pelo aluno, quanto a dimensão da razão instrumental que permite supor, julgar, decidir, modificar de acordo com os condicionamentos de situações complexas.

Martín (et al) declara que nos últimos anos, houve, na Espanha, um grande avanço em tecnologia de reabilitação e adaptação. Potencializaram-se tanto o desenho e a fabricação como a importação e a divulgação de suportes técnicos.

O programa de varredura em tela é indicado como um suporte

  • A.

    de controle de ambiente.

  • B.

    para reconhecimento numérico.

  • C.

    útil à comunicação.

  • D.

    para adequação postural.

  • E.

    para a mobilidade.

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