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Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Segundo FREIRE (1996: 96), o bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento, surpreendem suas pausas, dúvidas e incertezas... Sobre a relação professor/aluno, o primeiro a colocar a importância da linguagem, da fala e do discurso nos processos de transformação do professor foi:
Lacan.
Vigotsky.
Stern
Piaget.
Freud.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Embora a transversalidade implique que os conteúdos dos Temas Transversais sejam contemplados pelas áreas e não configurem um aprendizado à parte, todos os temas têm, explicitados em seus documentos, o conjunto de conceitos, procedimentos, atitudes e valores a serem ensinados e aprendidos.
As afirmativas seguintes apresentam especificidades dos conteúdos dosTemasTransversais, EXCETO:
Quanto à divisão dos conteúdos, considerou-se que nos Temas Transversais não há nada que, a priori , justifique uma sequenciação de conteúdos.
Os conteúdos podem ser abordados em qualquer ciclo, variando apenas o grau de profundidade e abrangência com que serão trabalhados.
A transversalidade possibilita ao professor desenvolver o trabalho com uma abordagem mais dinâmica e menos formalista.
Os Temas Transversais precisam necessariamente ser oferecidos aos alunos na sequência em que são apresentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Os conteúdos de cada tema foram organizados de forma a reunir os diversos conteúdos em função dos principais eixos de cada tema.
O alfabeto da Língua Portuguesa é composto por 26 letras, que possibilitam a escrita de todas as palavras da língua. O professor deve apresentá-lo aos alunos seguindo a ordem, o que facilita a compreensão do todo e a distinção de cada unidade, além de dar condição aos alunos de ampliarem sua compreensão sobre
os nomes das letras, familiarizando-se com a ortografia, pontuação, paragrafação na ordem alfabética.
a cultura escrita, familiarizando-se com um conhecimento de grande utilidade social, visto que muitos dos nossos escritos se organizam pela ordem alfabética.
a cultura escrita, familiarizando-se com o conhecimento de escrita de palavras, frases e textos.
o conhecimento de ortografia, pontuação, paragrafação e sua compreensão sobre como escrever palavras e frases sem erros ortográficos.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Reily, os sistemas de comunicação alternativa são recursos necessários para pessoas que apresentam impedimentos ou prejuízos na produção de sons e palavras reconhecíveis na língua. A autora aponta alguns grupos que podem se beneficiar do uso dos sistemas de comunicação. São pessoas que necessitam I. a lon
go prazo, de um meio alternativo de expressão, mas que preservam a capacidade de compreensão da linguagem oral;
II. de comunicação alternativa como estímulo para aquisição de habilidade e competências;
III. de comunicação alternativa para aquisição de linguagem;
IV. temporariamente de um auxílio de comunicação, pois há expectativa de aquisição ou retomada da fala no futuro.
Está correto o que se afirma apenas em
I e II.
I e III.
I e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Essa citação indica
uma preocupação em estimular o raciocínio simbólico das crianças pequenas.
atividades que precedem as aulas de matemática na pré- -escola.
a familiarização com elementos numéricos por meio de aproximações com as atividades do cotidiano.
a construção de competências matemáticas e aplicação de conceitos de peso, altura e sequências numéricas.
o desenvolvimento de relações de proporções por meio de atividades que envolvem o raciocínio lógico dedutivo.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Estudos evidenciam que a questão da Avaliação Institucional nas universidades brasileiras foi problemática discutida pelo movimento docente que, a partir de 1982, inicia um amplo debate coordenado pela(o):
Ministério da Educação e Desportos.
Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior.
Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação.
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.
Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A Teoria da Modificabilidade Cognitiva diz que a inteligência é algo dinâmico, com possibilidades de mudança.Oautor dessa teoria foi:
Reuven Feuerstein.
Jean Piaget.
Jorge Visca.
David Elkind.
HenryWallon.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A inclusão de questões sociais no currículo escolar não é uma preocupação inédita. Os Parâmetros Curriculares Nacionais incorporam essa tendência e a incluem no currículo de forma a comporumconjunto articulado e aberto de novos temas, buscando um tratamento didático que contemplem sua complexidade e sua dinâmica. De acordo com os PCNs, osTemasTransversais:
I. têm a mesma impor tância das áreas convencionais.
II. podem ser priorizados e contextualizados de acordo com as diferenças locais.
III. devem ser utilizados, mas não têm a mesma importância que as áreas convencionais.
Está(ão) correta(s):
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Therrién (1995) salienta o quanto os estudos sobre a formação do professor ainda persistem em uma dissociação entre a formação e a prática cotidiana, não enfatizando os saberes da experiência. Segundo o autor, esses saberes da experiência, que se caracterizam por serem originados na prática cotidiana da profissão, podem refletir tanto a dimensão da razão
instrumental, que implica um saber-fazer ou saber-agir, quanto a dimensão da razão interativa, que permite supor, julgar, decidir e modificar de acordo com os condicionamentos das situações complexas.
instrumental, que implica a transmissão do saber pelo professor, que detém todo o conhecimento a ser repassado pelo aluno, quanto a dimensão da razão interativa, que implica num saber-fazer ou saber-agir.
interativa, que implica um saber-fazer ou saber-agir, quanto a dimensão instrumental, que permite supor, julgar, decidir, modificar de acordo com os condicionamentos de situações complexas.
interativa, que implica a transmissão do saber pelo professor que detém todo o conhecimento a ser repassado pelo aluno, quanto a dimensão da razão instrumental que permite supor, julgar, decidir, modificar de acordo com os condicionamentos de situações complexas.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Martín (et al) declara que nos últimos anos, houve, na Espanha, um grande avanço em tecnologia de reabilitação e adaptação. Potencializaram-se tanto o desenho e a fabricação como a importação e a divulgação de suportes técnicos.
O programa de varredura em tela é indicado como um suportede controle de ambiente.
para reconhecimento numérico.
útil à comunicação.
para adequação postural.
para a mobilidade.
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