Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No ensino de língua inglesa, a habilidade de escrita deve
receber menor atenção, limitando-se ao preenchimento de lacunas ou elaboração de respostas curtas em atividades escritas.
procurar desenvolver a articulação entre conhecimento de mundo, conhecimento lingüístico e organização textual.
concentrar-se no estudo de regras gramaticais, sendo estas um requisito imprescindível para as avaliações periódicas.
enfatizar o uso correto da língua, uma vez que essa é a única habilidade voltada a esse objetivo.
desestimular as criações livres, evitando que o aluno se frustre com seus erros.
Ler é compreender um texto. Ao escolher textos para o trabalho cotidiano na Educação Infantil, é fundamental que estes sejam:
autênticos, sendo necessário desvendar seu significado com um objetivo claro e explícito.
de leitura fácil e fluente, para que as crianças possam facilmente compreendê-los e memorizá-los.
simples, com poucas palavras, preferencialmente compostos de monossílabos e dissílabos.
produzidos com a letra manuscrita, para que a criança se familiarize com esse padrão.
acompanhados de ilustrações coloridas e de tamanhos diversos, para simplificar a leitura.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
As relações intersubjetivas no mundo do trabalho colocam uma série de questões ao conhecimento científico bem como desafios à realidade, tais como: liderança; mecanismos de participação; normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal; e a inércia grupal, cuja superação é um dos maiores desafios a qualquer educador. Com relação a esses tópicos, julgue os itens de 111 a 115.
Algumas características de um líder autoritário são: impaciência para ouvir os argumentos da alteridade; intolerância para com pontos de vista divergentes; concentração de decisões; imposição de tarefas; culpabilização da alteridade pelo fracasso; assunção pessoal do sucesso; personalismo.
Para teóricos da educação alinhados a uma perspectiva crítica, a transformação da escola e do sistema educacional implica, entre outras medidas,
o estabelecimento de hierarquias de poder.
a produção de currículos nacionais.
a abolição de todo e qualquer regulamento.
o questionamento de discursos hegemônicos.
a exclusão de avaliações diagnósticas.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O nível do processo de planejamento vinculado ao momento de estabelecimento da missão da instituição é o
A sala de recursos destina-se a:
atender os alunos com necessidades educacionais que estão freqüentando classe especial;
atender alunos com necessidades educacionais especiais que estão freqüentando instituição clínica;
atender os alunos com necessidades educacionais que não freqüentam escolas;
atender os alunos com necessidades educacionais especiais que estão freqüentando classe comum;
atender alunos com necessidades educacionais que estão freqüentando escola especial.
No desenvolvimento da leitura, a ênfase no reconhecimento dos gêneros de texto
propõe uniformizar os conhecimentos diversificados dos alunos.
deve ocorrer depois que o aluno domina as estratégias de leitura.
prioriza a aprendizagem das estruturas gramaticais da língua.
visa à reconstrução, na escrita, dos textos lidos em sala de aula.
possibilita antecipar possíveis conteúdos e realizar leituras significativas.
Na Educação Infantil, a criança realiza aprendizagens fundamentais sobre a escrita. Nesse segmento, o foco principal é:
ensinar metodicamente as regras e funções da língua escrita por meio de exercícios, para que a criança se aproprie do sistema.
apresentar as letras do alfabeto para que a criança se familiarize com elas e possa, mais tarde, compreender o funcionamento da escrita.
viabilizar atividades que permitam à criança trabalhar a escrita, multiplicando suas observações e descobrindo suas funções, usos e prazeres.
facilitar a entrada da criança no Ensino Fundamental, fornecendo instrumentos a fim de que esteja preparada para os desafios que vai encontrar.
evitar que a criança aprofunde os conhecimentos sobre a escrita precocemente, a fim de que não sejam queimadas etapas importantes.
As relações intersubjetivas no mundo do trabalho colocam uma série de questões ao conhecimento científico bem como desafios à realidade, tais como: liderança; mecanismos de participação; normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal; e a inércia grupal, cuja superação é um dos maiores desafios a qualquer educador. Com relação a esses tópicos, julgue os itens de 111 a 115.
De modo geral, os indivíduos justificam sua impossibilidade de participação por intermédio de motivos racionalizadores tais como falta de tempo, falta de recursos e ineficácia do esforço. Esses argumentos racionais, em geral, escondem motivações emocionais e socioculturais tais como medo de represálias; receio dos efeitos da projeção do indivíduo e(ou) do grupo; insegurança quanto à própria competência individual e(ou) do grupo; e desconhecimento de saberes e de procedimentos específicos necessários à ação.
A concepção de educação que se relaciona ao método tradicional de ensino vê a escola como
reprodutora do modelo social dominante, referendando-o.
um dos instrumentos de transformação efetiva da sociedade.
modificadora das relações de produção e das diferenças entre classes sociais.
uma instituição que estimula o aprofundamento do pensamento crítico.
necessária para a formação da cidadania, através de uma abordagem multidisciplinar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...