Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No ensino de língua inglesa, a habilidade de escrita deve

  • A.

    receber menor atenção, limitando-se ao preenchimento de lacunas ou elaboração de respostas curtas em atividades escritas.

  • B.

    procurar desenvolver a articulação entre conhecimento de mundo, conhecimento lingüístico e organização textual.

  • C.

    concentrar-se no estudo de regras gramaticais, sendo estas um requisito imprescindível para as avaliações periódicas.

  • D.

    enfatizar o uso correto da língua, uma vez que essa é a única habilidade voltada a esse objetivo.

  • E.

    desestimular as criações livres, evitando que o aluno se frustre com seus erros.

Ler é compreender um texto. Ao escolher textos para o trabalho cotidiano na Educação Infantil, é fundamental que estes sejam:

  • A.

    autênticos, sendo necessário desvendar seu significado com um objetivo claro e explícito.

  • B.

    de leitura fácil e fluente, para que as crianças possam facilmente compreendê-los e memorizá-los.

  • C.

    simples, com poucas palavras, preferencialmente compostos de monossílabos e dissílabos.

  • D.

    produzidos com a letra manuscrita, para que a criança se familiarize com esse padrão.

  • E.

    acompanhados de ilustrações coloridas e de tamanhos diversos, para simplificar a leitura.

As relações intersubjetivas no mundo do trabalho colocam uma série de questões ao conhecimento científico bem como desafios à realidade, tais como: liderança; mecanismos de participação; normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal; e a inércia grupal, cuja superação é um dos maiores desafios a qualquer educador. Com relação a esses tópicos, julgue os itens de 111 a 115.

Algumas características de um líder autoritário são: impaciência para ouvir os argumentos da alteridade; intolerância para com pontos de vista divergentes; concentração de decisões; imposição de tarefas; culpabilização da alteridade pelo fracasso; assunção pessoal do sucesso; personalismo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para teóricos da educação alinhados a uma perspectiva crítica, a transformação da escola e do sistema educacional implica, entre outras medidas,

  • A.

    o estabelecimento de hierarquias de poder.

  • B.

    a produção de currículos nacionais.

  • C.

    a abolição de todo e qualquer regulamento.

  • D.

    o questionamento de discursos hegemônicos.

  • E.

    a exclusão de avaliações diagnósticas.

O nível do processo de planejamento vinculado ao momento de estabelecimento da missão da instituição é o

  • A. estratégico.
  • B. tático.
  • C. operacional.
  • D. funcional.

A sala de recursos destina-se a:

  • A.

    atender os alunos com necessidades educacionais que estão freqüentando classe especial;

  • B.

    atender alunos com necessidades educacionais especiais que estão freqüentando instituição clínica;

  • C.

    atender os alunos com necessidades educacionais que não freqüentam escolas;

  • D.

    atender os alunos com necessidades educacionais especiais que estão freqüentando classe comum;

  • E.

    atender alunos com necessidades educacionais que estão freqüentando escola especial.

No desenvolvimento da leitura, a ênfase no reconhecimento dos gêneros de texto

  • A.

    propõe uniformizar os conhecimentos diversificados dos alunos.

  • B.

    deve ocorrer depois que o aluno domina as estratégias de leitura.

  • C.

    prioriza a aprendizagem das estruturas gramaticais da língua.

  • D.

    visa à reconstrução, na escrita, dos textos lidos em sala de aula.

  • E.

    possibilita antecipar possíveis conteúdos e realizar leituras significativas.

Na Educação Infantil, a criança realiza aprendizagens fundamentais sobre a escrita. Nesse segmento, o foco principal é:

  • A.

    ensinar metodicamente as regras e funções da língua escrita por meio de exercícios, para que a criança se aproprie do sistema.

  • B.

    apresentar as letras do alfabeto para que a criança se familiarize com elas e possa, mais tarde, compreender o funcionamento da escrita.

  • C.

    viabilizar atividades que permitam à criança trabalhar a escrita, multiplicando suas observações e descobrindo suas funções, usos e prazeres.

  • D.

    facilitar a entrada da criança no Ensino Fundamental, fornecendo instrumentos a fim de que esteja preparada para os desafios que vai encontrar.

  • E.

    evitar que a criança aprofunde os conhecimentos sobre a escrita precocemente, a fim de que não sejam queimadas etapas importantes.

As relações intersubjetivas no mundo do trabalho colocam uma série de questões ao conhecimento científico bem como desafios à realidade, tais como: liderança; mecanismos de participação; normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal; e a inércia grupal, cuja superação é um dos maiores desafios a qualquer educador. Com relação a esses tópicos, julgue os itens de 111 a 115.

De modo geral, os indivíduos justificam sua impossibilidade de participação por intermédio de motivos racionalizadores tais como falta de tempo, falta de recursos e ineficácia do esforço. Esses argumentos racionais, em geral, escondem motivações emocionais e socioculturais tais como medo de represálias; receio dos efeitos da projeção do indivíduo e(ou) do grupo; insegurança quanto à própria competência individual e(ou) do grupo; e desconhecimento de saberes e de procedimentos específicos necessários à ação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A concepção de educação que se relaciona ao método tradicional de ensino vê a escola como

  • A.

    reprodutora do modelo social dominante, referendando-o.

  • B.

    um dos instrumentos de transformação efetiva da sociedade.

  • C.

    modificadora das relações de produção e das diferenças entre classes sociais.

  • D.

    uma instituição que estimula o aprofundamento do pensamento crítico.

  • E.

    necessária para a formação da cidadania, através de uma abordagem multidisciplinar.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...