Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Marque a opção que define Educação Inclusiva?

  • A.

    Educação Inclusiva pressupõe que as pessoas precisam ser modificadas (habilitada, reabilitada, educada) para tornar-se apta a freqüentar a escola;

  • B.

    Educação Inclusiva pressupõe que as pessoas com deficiência estudem em escolas especiais;

  • C.

    Educação Inclusiva pressupõe que as pessoas com deficiência devam só freqüentar oficinas pedagógicas;

  • D.

    Educação Inclusiva pressupõe que todas as pessoas tenham que ser avaliadas, para serem aceitas na escola.

  • E.

    Educação Inclusiva pressupõe que toda as pessoas tenham a mesma oportunidade de acesso, de permanência e de aproveitamento na escola, independentemente de qualquer característica peculiar que apresentem ou não.

Segundo as concepções atuais de leitura, os textos

  • A.

    sempre dizem tudo por meio de suas estruturas e é preciso decifrar seus signos.

  • B.

    devem ser apreendidos como objetos autônomos, encerrados em si mesmos.

  • C.

    podem gerar interpretações múltiplas, em função das interações dos leitores.

  • D.

    só podem ter múltiplos sentidos se houver liberdade para os leitores.

  • E.

    são sempre abertos, permitindo que o leitor atribua qualquer sentido ao que lê.

Em um dia chuvoso, Luisa e Milena, depois de olharem um bom tempo pela janela da sala, começam a conversar:

- O sol está escondido atrás da nuvem, diz Luisa.

- Não! Hoje o sol não veio, só a chuva! responde Milena.

Em uma turminha de crianças de 3 a 4 anos de idade, essa é uma situação bem comum. A observação dos fenômenos da natureza é um foco de interesse nessa faixa etária.

Observando tal situação, seria interessante o(a) educador(a):

  • A.

    lançar como matéria nova "o sol", oferecendo uma folha de papel com o "astro rei", para ser colorido pelas crianças.

  • B.

    separar Luisa e Milena, pois a discussão pode distrair as meninas, que precisam ser preparadas para a alfabetização.

  • C.

    alertar as crianças para que prestem atenção às atividades dirigidas que estão programadas.

  • D.

    apresentar um belo calendário, com sol, chuva e nuvens desenhados, já que as crianças ainda não sabem desenhar bem.

  • E.

    propor à turma uma observação diária do tempo, fazendo registros junto com as crianças.

O serviço de escrituração escolar é importantíssimo na dinâmica de uma escola. Analise as afirmativas abaixo, referentes à escrituração escolar:

 I- Os documentos expedidos pelo estabelecimento são assinados exclusivamente pelo Diretor da Escola.

II- A transcrição de dados deve ser exata, de acordo com os documentos originais, a fim de proporcionar confiabilidade aos documentos escolares;

III- Os originais dos documentos pessoais, como Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento e CPF não podem por norma legal, ficar retidos na escola. Deverão ser devolvidos após a conferência e anotação.

De acordo com análise feita, é possível concluir que:

  • A. apenas as afirmativas I e II estão corretas.
  • B. apenas as afirmativas I e III estão corretas.
  • C. apenas a afirmativa II está correta.
  • D. apenas as afirmativas II e III estão corretas.
  • E. as três afirmativas estão corretas.

Considerando o texto acima, julgue os itens de 106 a 110 relativos à função sociocultural da escola e à análise da escola como uma comunidade subsumida em contextos institucional e sociocultural.

A proposta de educação libertadora, de matriz freiriana, jaz subsumida ao texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

O professor, que adota a tendência progressista libertadora, deve ter o seguinte procedimento:

  • A.

    de um animador que "desce" ao nível dos alunos, adaptando-se às suas características e ao desenvolvimento do próprio grupo;

  • B.

    de um professor que transmite o conteúdo na forma de verdade a ser absorvida;

  • C.

    de um técnico que auxilia o desenvolvimento livre e espontâneo da criança;

  • D.

    de um especialista em relações humanas, garantindo o clima de relacionamento pessoal e autêntico;

  • E.

    de um modelador de respostas apropriadas aos objetivos instrucionais e controladores do ensino.

Para que o aproveitamento do aluno com deficiência visual possa acontecer com sucesso é importante que as suas aulas sejam:

  • A. Com recursos visuais ( filmes, gravuras);
  • B.

    Expositivas, que alguém leia para o aluno o que está escrito na lousa, que o professor disponibilize com antecedência os textos e livros ( para que possam ser transcritos para Braile ou gravados), que alguém descreva as imagens que aparecem nos livros ou em filmes, texto em braile ou gravados em CD/fita K7 ou ampliados;

  • C.

    Organizadas sem preocupação com os recursos utilizados;

  • D.

    Planejadas levando em consideração a experiência e a sensibilidade do professor.

  • E.

    Expositivas, com recursos visuais ( filmes, gravuras).

Considere a entrevista abaixo.

Entrevistadora: Que tipo de atividade você acha que mais funciona em sua aula?
Professora: Eu acho, eu acho que é gramática, trabalhando em cima do verbo, né? Parece que não, é muito tradicional, muito velho e coisa e tal, tem crítica a esse respeito, mas dá um suporte para o aluno.

Essa visão de ensino e aprendizagem de língua estrangeira na escola é criticada por especialistas porque

  • A.

    supõe que a aprendizagem de uma língua é principalmente a aprendizagem de um código composto por meio de regras gramaticais.

  • B.

    desconsidera que o ensino de gramática deve ser evitado em todos os momentos das aulas.

  • C.

    centra-se em itens como verbos em vez de focalizar a gramática da frase.

  • D.

    requer uma hierarquização de conteúdos lingüísticos que dificulta a espontaneidade e o improviso no aprendizado da língua.

  • E.

    considera o professor como facilitador do processo de aprendizagem.

Uma professora planejou ensinar os números a um grupo de crianças com cerca de 4 anos de idade, pois percebeu que elas não contavam usando a seqüência correta dos números. Para favorecer esse aprendizado, começou a ensinar as menores quantidades. Estipulou que a cada dia da semana focalizaria um número (de 1 a 10). Assim, no dia do 2, por exemplo, ela proporia que as crianças contassem a quantidade em diversas atividades diferentes. Posteriormente, ela apresentaria ao grupo um cartaz com o número 2 escrito.

Analisando esse planejamento, é correto definir que a atividade:

  • A.

    não é adequada, pois, além de partir da idéia de que as crianças não aprenderam nada em seu meio cultural, utiliza como estratégia a repetição, que não mobiliza o pensamento infantil e não traz desafios à inteligência.

  • B.

    não é adequada, pois, de acordo com estudos recentes, o aprendizado da seqüência numérica deve se dar do maior número para o menor, já que a criança nessa faixa etária percebe mais o todo que as partes.

  • C.

    é adequada, pois, além de promover a interação entre as crianças, desenvolve a percepção visual e a memória, capacidades indispensáveis para o aprendizado das relações lógicas da matemática no ensino fundamental.

  • D.

    é adequada, pois garante o aprendizado da seqüência numérica, sempre do menor para o maior, por meio de estratégias condizentes com a faixa etária das crianças, desenvolvendo assim a percepção e o raciocínio lógico.

  • E.

    é adequada, pois garante o aprendizado da seqüência numérica, porém a professora deveria trabalhar em pequenos grupos, estipulando um número para cada um, permitindo assim a troca de informações entre as crianças.

A Secretaria Escolar é o órgão central de desempenho das atividades administrativas da escola; tendo como atividades-meio as diferentes áreas de responsabilidade, a saber:

I- atendimento;

II- expediente;

III- supervisão pedagógica;

IV- arquivo;

V- escrituração;

Assinale a alternativa:

  • A.

    Se I, II, III e IV completam corretamente a sentença.

  • B.

    Se I, II, IV e V completam corretamente a sentença.

  • C.

    Se I, II, III e V completam corretamente a sentença.

  • D.

    Se I, III, IV e V completam corretamente a sentença.

  • E.

    Se II, III, IV e V completam corretamente a sentença.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...