Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Marque a opção que define Educação Inclusiva?
Educação Inclusiva pressupõe que as pessoas precisam ser modificadas (habilitada, reabilitada, educada) para tornar-se apta a freqüentar a escola;
Educação Inclusiva pressupõe que as pessoas com deficiência estudem em escolas especiais;
Educação Inclusiva pressupõe que as pessoas com deficiência devam só freqüentar oficinas pedagógicas;
Educação Inclusiva pressupõe que todas as pessoas tenham que ser avaliadas, para serem aceitas na escola.
Educação Inclusiva pressupõe que toda as pessoas tenham a mesma oportunidade de acesso, de permanência e de aproveitamento na escola, independentemente de qualquer característica peculiar que apresentem ou não.
Segundo as concepções atuais de leitura, os textos
sempre dizem tudo por meio de suas estruturas e é preciso decifrar seus signos.
devem ser apreendidos como objetos autônomos, encerrados em si mesmos.
podem gerar interpretações múltiplas, em função das interações dos leitores.
só podem ter múltiplos sentidos se houver liberdade para os leitores.
são sempre abertos, permitindo que o leitor atribua qualquer sentido ao que lê.
Em um dia chuvoso, Luisa e Milena, depois de olharem um bom tempo pela janela da sala, começam a conversar:
- O sol está escondido atrás da nuvem, diz Luisa.
- Não! Hoje o sol não veio, só a chuva! responde Milena.
Em uma turminha de crianças de 3 a 4 anos de idade, essa é uma situação bem comum. A observação dos fenômenos da natureza é um foco de interesse nessa faixa etária.
Observando tal situação, seria interessante o(a) educador(a):lançar como matéria nova "o sol", oferecendo uma folha de papel com o "astro rei", para ser colorido pelas crianças.
separar Luisa e Milena, pois a discussão pode distrair as meninas, que precisam ser preparadas para a alfabetização.
alertar as crianças para que prestem atenção às atividades dirigidas que estão programadas.
apresentar um belo calendário, com sol, chuva e nuvens desenhados, já que as crianças ainda não sabem desenhar bem.
propor à turma uma observação diária do tempo, fazendo registros junto com as crianças.
O serviço de escrituração escolar é importantíssimo na dinâmica de uma escola. Analise as afirmativas abaixo, referentes à escrituração escolar:
I- Os documentos expedidos pelo estabelecimento são assinados exclusivamente pelo Diretor da Escola.
II- A transcrição de dados deve ser exata, de acordo com os documentos originais, a fim de proporcionar confiabilidade aos documentos escolares;
III- Os originais dos documentos pessoais, como Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento e CPF não podem por norma legal, ficar retidos na escola. Deverão ser devolvidos após a conferência e anotação.
De acordo com análise feita, é possível concluir que:
Considerando o texto acima, julgue os itens de 106 a 110 relativos à função sociocultural da escola e à análise da escola como uma comunidade subsumida em contextos institucional e sociocultural.
A proposta de educação libertadora, de matriz freiriana, jaz subsumida ao texto.O professor, que adota a tendência progressista libertadora, deve ter o seguinte procedimento:
de um animador que "desce" ao nível dos alunos, adaptando-se às suas características e ao desenvolvimento do próprio grupo;
de um professor que transmite o conteúdo na forma de verdade a ser absorvida;
de um técnico que auxilia o desenvolvimento livre e espontâneo da criança;
de um especialista em relações humanas, garantindo o clima de relacionamento pessoal e autêntico;
de um modelador de respostas apropriadas aos objetivos instrucionais e controladores do ensino.
Para que o aproveitamento do aluno com deficiência visual possa acontecer com sucesso é importante que as suas aulas sejam:
Expositivas, que alguém leia para o aluno o que está escrito na lousa, que o professor disponibilize com antecedência os textos e livros ( para que possam ser transcritos para Braile ou gravados), que alguém descreva as imagens que aparecem nos livros ou em filmes, texto em braile ou gravados em CD/fita K7 ou ampliados;
Organizadas sem preocupação com os recursos utilizados;
Planejadas levando em consideração a experiência e a sensibilidade do professor.
Expositivas, com recursos visuais ( filmes, gravuras).
Considere a entrevista abaixo.
Entrevistadora: Que tipo de atividade você acha que mais funciona em sua aula?
Professora: Eu acho, eu acho que é gramática, trabalhando em cima do verbo, né? Parece que não, é muito tradicional, muito velho e coisa e tal, tem crítica a esse respeito, mas dá um suporte para o aluno.
Essa visão de ensino e aprendizagem de língua estrangeira na escola é criticada por especialistas porque
supõe que a aprendizagem de uma língua é principalmente a aprendizagem de um código composto por meio de regras gramaticais.
desconsidera que o ensino de gramática deve ser evitado em todos os momentos das aulas.
centra-se em itens como verbos em vez de focalizar a gramática da frase.
requer uma hierarquização de conteúdos lingüísticos que dificulta a espontaneidade e o improviso no aprendizado da língua.
considera o professor como facilitador do processo de aprendizagem.
Uma professora planejou ensinar os números a um grupo de crianças com cerca de 4 anos de idade, pois percebeu que elas não contavam usando a seqüência correta dos números. Para favorecer esse aprendizado, começou a ensinar as menores quantidades. Estipulou que a cada dia da semana focalizaria um número (de 1 a 10). Assim, no dia do 2, por exemplo, ela proporia que as crianças contassem a quantidade em diversas atividades diferentes. Posteriormente, ela apresentaria ao grupo um cartaz com o número 2 escrito.
Analisando esse planejamento, é correto definir que a atividade:
não é adequada, pois, além de partir da idéia de que as crianças não aprenderam nada em seu meio cultural, utiliza como estratégia a repetição, que não mobiliza o pensamento infantil e não traz desafios à inteligência.
não é adequada, pois, de acordo com estudos recentes, o aprendizado da seqüência numérica deve se dar do maior número para o menor, já que a criança nessa faixa etária percebe mais o todo que as partes.
é adequada, pois, além de promover a interação entre as crianças, desenvolve a percepção visual e a memória, capacidades indispensáveis para o aprendizado das relações lógicas da matemática no ensino fundamental.
é adequada, pois garante o aprendizado da seqüência numérica, sempre do menor para o maior, por meio de estratégias condizentes com a faixa etária das crianças, desenvolvendo assim a percepção e o raciocínio lógico.
é adequada, pois garante o aprendizado da seqüência numérica, porém a professora deveria trabalhar em pequenos grupos, estipulando um número para cada um, permitindo assim a troca de informações entre as crianças.
A Secretaria Escolar é o órgão central de desempenho das atividades administrativas da escola; tendo como atividades-meio as diferentes áreas de responsabilidade, a saber:
I- atendimento;
II- expediente;
III- supervisão pedagógica;
IV- arquivo;
V- escrituração;
Assinale a alternativa:
Se I, II, III e IV completam corretamente a sentença.
Se I, II, IV e V completam corretamente a sentença.
Se I, II, III e V completam corretamente a sentença.
Se I, III, IV e V completam corretamente a sentença.
Se II, III, IV e V completam corretamente a sentença.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...