Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando o texto acima, julgue os itens de 106 a 110 relativos à função sociocultural da escola e à análise da escola como uma comunidade subsumida em contextos institucional e sociocultural.
O conteúdo e o desenvolvimento do texto por intermédio de atividades não se prestam à avaliação devido ao seu foco ideológico.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os seguintes itens, tendo como referência o modelo de conversão de conhecimento tácito em implícito de Nonaka e Takeuchi (1997).
A geração de conhecimento na organização compreende a interação entre quatro processos: transferência vertical de conhecimentos, externalização, combinação e internalização.
Qual a postura a ser adotada pelos professores para que sejam respeitadas as diferenças dos alunos com necessidades educacionais especiais?
O aluno deve ter privilégios em relação aos demais alunos (não realizar provas);
O aluno não deve ter privilégios em relação aos demais alunos, mas suas provas devem ser diferentes (mais fáceis) dos outros;
O aluno deve ter privilégios em relação aos demais alunos e deve ser avaliado através da freqüência;
O aluno não deve ter privilégios em relação aos demais alunos, mas dependendo de sua condição, as provas e as avaliações podem ser diferentes na forma (oral, letras ampliadas, tempo maior para a realização);
O aluno não deve ter privilégios, mas não deve ser avaliado.
Considere estas instruções para uma aula de leitura em língua inglesa.
Compare o teor das duas reportagens sobre o tema. Em que se diferenciam e em que revelam aspectos comuns. Para mais informações sobre Plutão, visite o site da Nasa: http://solarsystem.jpl.nasa.gov/planets/profile.cfm
As tarefas propostas têm como objetivo principal o desenvolvimento da seguinte habilidade de leitura:
confirmação das hipóteses de sentido criadas antes da leitura.
localização do tema ou da idéia principal dos textos.
consulta prévia a outras fontes para reconhecimento de vocabulário.
identificação de conexões entre textos sobre o mesmo tema.
reconhecimento do gênero textual a que os textos pertencem.
Um passeio pelo bairro onde está situada a instituição de educação infantil pode fornecer elementos referentes à análise de paisagens, à identificação de características de diferentes grupos sociais, à presença de animais, fenômenos da natureza, ao contato com a escrita e os números presentes nas casas, placas, etc, contextualizando cada elemento na complexidade do meio. O mesmo passeio envolve, também, aprendizagens relativas à socialização, mobiliza sentimentos e emoções, constituindo-se em uma atividade que pode contribuir para o desenvolvimento das crianças. Sendo assim, o planejamento do professor deve prever que
as atividades sejam agrupadas em três grandes modalidades de organização do tempo como atividades permanentes, seqüência de atividades e projetos de trabalho, a fim de facilitar a aprendizagem.
os conteúdos sejam trabalhados de forma integrada e relacionados entre si, a fim de possibilitar que a realidade seja analisada por diferentes aspectos, sem fragmentá-la.
os diferentes conteúdos sejam tratados de maneira apropriada, de forma não simplificada e associados a práticas sociais reais, a fim de que sejam valorizados pelas crianças.
as atividades desenvolvidas na volta à sala de aula, oportunizem que as crianças trabalhem com símbolos, idéias, imagens e representações que permitam atribuir sentido à realidade.
os conteúdos e as atividades sejam desenvolvidos como recursos para pensar, permitindo a apropriação de formas de representação e comunicação com a maior fidedignidade possível pelas crianças.
Há consenso entre os especialistas de educação de que a maneira pela qual se organizam os conteúdos e as disciplinas escolares limita a expansão do direito à educação básica. Tal organização resulta
da ênfase nos aspectos cognitivos em detrimento do necessário foco nos conteúdos.
do incentivo à interdisciplinaridade que, contraditoriamente, reforçou a importância das disciplinas.
do incentivo ao desenvolvimento das competências e das habilidades propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, em especial em relação às disciplinas das ciências exatas.
da repetição, no currículo escolar, da divisão dos saberes originária das ciências modernas e não das características e necessidades próprias da infância e da adolescência.
da ênfase nos resultados obtidos em avaliações nacionais externas tipo "SAEB" ou "Prova Brasil".
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando o texto acima, julgue os itens de 106 a 110 relativos à função sociocultural da escola e à análise da escola como uma comunidade subsumida em contextos institucional e sociocultural.
A escola, como uma organização social complexa, apresenta conexões com o nível local, o regional, o nacional e, em um contexto global, até mesmo com o planetário. Essas conexões fazem-se presentes no currículo expresso e no currículo oculto. O texto acima é uma expressão dos conteúdos componentes do currículo oculto.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os seguintes itens, tendo como referência o modelo de conversão de conhecimento tácito em implícito de Nonaka e Takeuchi (1997).
O conhecimento explícito é compartilhado na organização mediante a troca de experiências emocionais entre pessoas.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
"O ofício de professor se dá dentro de um sistema de educação formal, numa determinada instituição escolar, num coletivo de profissionais que fazem a escola, numa sociedade específica". (Rios, 2001)
A competência profissional possui 4 (quatro) dimensões: técnica, estética, ética e política. Para haver uma docência da melhor qualidade é preciso que o professor busque essas dimensões continuamente, entretanto, a competência profissional é fundada, primordialmente,
na dimensão ética, pois o trabalho só ganhará seu significado pleno se pautado nos princípios éticos com vistas a uma vida digna e solidária.
na dimensão técnica, pois refere-se à capacidade de o professor trabalhar com os conteúdos e estratégias variadas.
nas dimensões éticas e políticas, tendo em vista que elas atendem à participação coletiva na sociedade, ao exercício de direitos e deveres e ao princípio da solidariedade.
na dimensão estética, pois diz respeito à sensibilidade importante às relações interpessoais.
na dimensão política, no que diz respeito à participação na construção coletiva da sociedade.
Para alunos com deficiência auditiva as aulas devem privilegiar:
recursos auditivos (gravações em fita K7, músicas, aulas expositivas),
recursos visuais (objetos, filmes legendados, fotos, gravuras de livros, revistas e desenhos);
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...