Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No ensino de leitura em língua inglesa, a leitura de elementos não-verbais (fotografias, tabelas, gráficos, mapas etc.) é

  • A.

    necessária para auxiliar o aluno na compreensão do conteúdo verbal.

  • B.

    prejudicial porque distrai o aluno.

  • C.

    redundante, já que repete informações do texto verbal.

  • D.

    recomendável para tirar dúvidas sobre o conteúdo verbal.

  • E.

    adequada apenas para alunos iniciantes.

possibilidade de uma nova organização do trabalho pedagógico, que permite uma nova apreensão dos saberes, não mais marcado pela absoluta compartimentalização estanques das disciplinas, mas permitindo uma comunicação entre os compartimentos disciplinares, denomina-se de:

  • A.

    transversalidade;

  • B.

    disciplinaridade;

  • C.

    interdisciplinaridade;

  • D.

    pluridisciplinaridade<;/p>

O Governo do Estado de São Paulo vem desenvolvendo um projeto que abre a escola aos finais de semana, quando são desenvolvidas, para e pela comunidade, atividades recreativas e culturais. Esse projeto é denominado

  • A.

    Família na Escola.

  • B.

    Escola, Família e Comunidade.

  • C.

    Parceiros do Futuro.

  • D.

    Escola da Família.

  • E.

    Amigos da Escola.

A cultura escolar, historicamente, configurou-se na ênfase da questão da igualdade, o que significou, na prática, a afirmação da hegemonia da cultura ocidental européia e a ausência no currículo e em outras práticas educativa, de outras vozes, particularmente referidas às culturas originárias do Continente, à cultura negra e de outros grupos étnicos marginalizados de nossa sociedade.

Problematizar esta questão evitando generalizações sobre um hipotético conhecimento universal, pode significar o ponto de partida fundamental para a

  • A.

    conquista do direito à educação e a permanência do aluno na escola.

  • B.

    conquista de uma escola realmente democrática.

  • C.

    construção plural de um currículo.

  • D.

    participação efetiva do aluno na organização geral da escola.

  • E.

    valorização dos profissionais do ensino.

Considerando o texto acima, julgue os itens de 106 a 110 relativos à função sociocultural da escola e à análise da escola como uma comunidade subsumida em contextos institucional e sociocultural.

A função social do conhecimento é promover o esclarecimento do homem, rompendo com as pré-noções cristalizadas pelo senso comum. Nesse sentido, o texto acima presta-se ao debate sobre a questão ambiental, que deve ser explorada em várias disciplinas, por ser um dos eixos temáticos estabelecidos pelos PCN.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, tendo como referência o modelo de conversão de conhecimento tácito em implícito de Nonaka e Takeuchi (1997).

O processo de socialização compreende a difusão do conhecimento tácito por meio do compartilhamento de experiências.

  • C. Certo
  • E. Errado

O projeto é um documento que formula metas, prevê ações, institui procedimentos e instrumentos de ação e propõe

  • A.

    esforço coletivo temporário empreendido para alcançar um objetivo.

  • B.

    direção política e pedagógica para transformar o trabalho escolar.

  • C.

    respostas a um problema concreto por meio de técnicas construtivistas.

  • D.

    construção partilhada entre a coordenação pedagógica e especialistas.

  • E.

    a utilização dos conhecimentos acumulados dos professores pelo seu caráter inovador.

"A inclusão escolar significa que todas as crianças e jovens em idade escolar devem freqüentar a mesma escola, que deverá estar organizada para atender às necessidades educativas especiais de todos os seus alunos. Significa garantir que também os alunos com deficiência tenham o acesso à escola, possam aí permanecer e nela serem bem sucedidos, indo esse movimento, portanto, muito além da inclusão física, apenas."

(MENICUCCI, Maria do Carmo - 2006).

A garantia para que os alunos com Necessidades Educacionais Especiais sejam bem sucedidos na escola, está assegurada através das adaptações de grande e pequeno porte. As adaptações de pequeno porte são responsabilidades:

  • A.

    do professor (novas formas de ensinar, de avaliar, de acompanhar o desenvolvimento de seus alunos, de se relacionar com as diferenças, de trabalhar de forma cooperativa);

  • B.

    da escola (espaços acessíveis, professor de apoio professor intérprete, número menor de alunos nas salas inclusivas);

  • C.

    da escola (professor intérprete, professor capaz de se relacionar com as diferenças, não preocupação de número de alunos nas salas inclusivas).

  • D.

    do professor (novas formas de ensinar, de avaliar, professor intérprete).

  • E. do aluno (ele deverá providenciar as adaptações).

O tipo de exercício descrito na citação acima

  • A.

    deve ser privilegiado com alunos que têm pouco conhecimento da língua inglesa.

  • B.

    é desnecessário e revela uma prática não mais adotada.

  • C.

    não deve ser realizado individualmente como tarefa de casa.

  • D.

    oferece aos alunos a oportunidade de escrever textos de todos os gêneros.

  • E.

    não leva em conta que a produção escrita real requer a definição do leitor e do objetivo do texto.

Dentre as abordagens da aprendizagem que podem constituir na didática em sala de aula, qual delas considera que ensinar consiste num arranjo e planejamento de condições externas. As condutas esperadas dos alunos são instaladas e mantidas por condicionantes e reforçadores arbitrários, tais como: elogios, graus, notas, prêmios, etc.

  • A.

    abordagem cognitivista;

  • B.

    abordagem tradicional;

  • C.

    abordagem comportamentalista;

  • D.

    abordagem sociocultural.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...