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Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Na Escola "Brasil Unido", localizada na periferia da Cidade de São Paulo, região de baixo nível de desenvolvimento humano, com altos índices de violência, tráfico e consumo de drogas, a comunidade apresenta problemas de saúde e os alunos têm apresentado baixo desempenho em termos de aprendizagem. Pensando que os professores não podem ficar alheios a essa realidade, e que existe necessidade de trabalhar em equipe para enfrentar tais problemas, leia as frases a respeito dessa competência específica do professor.
I. Demonstrar auto-suficiência em sua formação continuada.
II. Ser capaz de captar representações comuns e conduzir reuniões de trabalho.
III. Enfrentar e analisar, em conjunto, situações complexas e problemas profissionais.
IV. Administrar crises ou conflitos interpessoais.
V. Utilizar recursos de multimídia para inovar suas práticas pedagógicas.
Referem-se, corretamente, à competência do professor para trabalhar em equipe, apenas as frases contidas nos itens
II, III e IV.
II, IV e V.
IV e V.
II e V.
I e II.
Considerando o texto acima, julgue os itens de 106 a 110 relativos à função sociocultural da escola e à análise da escola como uma comunidade subsumida em contextos institucional e sociocultural.
O texto é um exemplo de doutrinação ideológica. Nesse sentido, não pode ser utilizado como material didático, uma vez que um dos objetivos da educação, previsto na Constituição Federal de 1988, é o preparo do educando para o exercício da cidadania.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os seguintes itens, tendo como referência o modelo de conversão de conhecimento tácito em implícito de Nonaka e Takeuchi (1997).
O conhecimento tácito é automatizado e está ligado à atividade prática.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
A respeito do planejamento de projetos didáticos, considere as afirmativas abaixo:
1. A organização do processo ensino-aprendizagem, por meio de projetos temáticos, supõe uma forma diferenciada de produção, apropriação e socialização de conhecimentos, na qual os limites entre áreas curriculares se tornam menos relevantes.
2. O planejamento de projetos didáticos deve estar baseado no trabalho coletivo dos docentes da escola.
3. Projetos didáticos devem ser adotados porque estão em voga.
4. Os projetos didáticos devem ter objetivos comuns, traduzidos em temas ou problemas, que exigem um encaminhamento colaborativo e globalizante, e não individual ou fragmentado.
5. O tempo de trabalho a ser destinado a um projeto didático deve ser definido e não pode ser alterado, respeitando-se o princípio da inflexibilidade.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 3 e 5 são verdadeiras.
A concepção de leitura contida na citação acima opõe-se de forma radical à visão de leitura como
interpretação de sentidos.
posicionamento do leitor diante do texto.
decodificação de signos lingüísticos.
interação entre texto e leitor.
antecipação quanto ao tema e objetivo do texto.
No ensino da Geografia, que atividade atende as novas perspectivas dos Parâmetros Curriculares Nacionais:
estudo descritivo dos conteúdos da geografia, enfatizando os aspectos físicos, paisagens da área;
memorização dos principais aspectos físicos da geografia, sobretudo, a geografia mundial;
uso do livro didático de Geografia, com aulas expositivas e orientação do professor;
os alunos começam sua pesquisa a partir de observações do próprio cotidiano, sobre como o bairro em que vivem é organizado, quais os trajetos que percorrem.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A descentralização da escola e a implantação dos colegiados é algo recente, sendo comum que suas discussões estejam centradas em questões financeiras, administrativas e pedagógicas. Analisando as atas de reuniões desses grupos, Abranches (2003) detectou alguns problemas freqüentes que podem ser minorados com a participação efetiva dos professores e da comunidade. Pensando no melhor funcionamento e eficácia dos colegiados, assinale a alternativa que aponta um importante problema a ser sanado.
A pauta da reunião é elaborada pela comunidade, cabendo a ela muitas decisões.
A diretora dá muita abertura à comunidade, o que gera problemas com os professores.
Os pais centralizam as discussões em questões financeiras e administrativas, não dando importância às pedagógicas.
Há centralização das discussões sobre as questões financeiras e administrativas pelo grupo de pais.
As questões pedagógicas são monopolizadas pelos professores e diretores, mesmo sendo poucas vezes abordadas.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Tendo em vista o texto acima e a análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta, julgue os itens subseqüentes.
Depreende-se do conteúdo do texto uma visão durkheimiana de educação, no qual o processo de educação não-formal civiliza o homem.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens seguintes, relativos às teorias de aprendizagem.
Para Ausubel, a aprendizagem deve ser significativa — e não, mecânica, que ocorre de forma arbitrária —, sendo necessário o trabalho com organizadores prévios para que ela ocorra.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Assinale a opção que não apresenta uma função do planejamento de ensino.
Prever conteúdos, objetivos e métodos com base nas exigências postas pela realidade social.
Assegurar a racionalização, a organização e a coordenação do trabalho docente.
Apresentar as formas organizativas de ensino e seus métodos.
Controlar a aprendizagem por meio de verificação e qualificação dos resultados.
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